Questões de Concursos Intérprete de Libras

Resolva questões de Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q1013317 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçoiaba da Serra SP, OMNI, 2021

Sobre os surdos, na Idade Antiga, é CORRETO afirmar que em Roma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q1013326 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Ao sinalizarmos o vocábulo “formatura” em Libras temos na composição do sinal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1015127 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cerquilho SP, MetroCapital Soluções, 2020

No Brasil, o pioneiro na educação de surdos, responsável na base para a formulação de uma língua de sinais própria no país, foi o professor francês:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q1014104 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A regulamentação da profissão de intérprete de Libras em 2010, após anos de marginalização da Língua de Sinais, exigiu mudanças estruturais nas instituições educacionais e profissionais brasileiras, promovendo a inclusão social dos surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q1014631 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

Quanto às atribuições do tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1015911 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A experiência visual do surdo, sendo um artefato cultural que o distingue, é fundamental: é o primeiro artefato cultural dos indivíduos surdos, moldando sua percepção única do mundo e influenciando diretamente a construção de suas subjetividades. A partir dessa perspectiva, no campo da educação, o processo de aprendizagem do aluno surdo é visual e espacial.

PORQUE


II. Principalmente por meio da visão, o mundo se revela à pessoa surda, compreendendo a alteridade surda e desenvolvendo práticas educativas que estejam alinhadas aos processos de aquisição da linguagem, bem como aos recursos didáticos necessários para pessoas surdas no ambiente escolar, buscando‑se construir uma Pedagogia Visual.

Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q1013608 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os tipos de discurso existentes às suas características.
COLUNA I 1. Narrativo 2. Persuasivo 3. Explicativo 4. Argumentativo
COLUNA II (  ) Oferece informações requeridas em determinado contexto. (  ) Objetiva influenciar a conduta de alguém. (  ) Objetiva provar alguma coisa para a audiência. (  ) Reconta uma série de eventos ordenados mais ou menos de forma cronológica.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q1015145 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Deu no site da Revista Eletrônica Brasil Escola: A Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e ouvintes. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil. A educação de surdos no país – que resultou na criação da Libras – remonta à instalação da primeira escola para surdos no século XIX. O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pela Lei nº 10.436. Isso foi resultado de ampla mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q1017460 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Considerando os classificadores na LIBRAS, qual seria a forma correta de sinalizar "um grupo de pessoas sentadas em uma mesa redonda"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q1014649 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Sobre os modelos de Tradução e Interpretação em Libras, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas as corretas:

I. O modelo consecutivo de interpretação ocorre quando o intérprete aguarda o término de um trecho da fala para traduzi-lo em Libras.

II. No modelo simultâneo de interpretação, o tradutor-intérprete transmite a mensagem ao mesmo tempo em que o falante está se comunicando.

III. A interpretação em dupla é uma estratégia utilizada em eventos de longa duração ou em situações que exigem um alto nível de precisão e fluência.

IV. No modelo de tradução intermodal, a interpretação ocorre apenas entre duas línguas orais, sem envolvimento da Língua de Sinais.

V. A escolha do modelo de tradução e interpretação não depende do contexto, das necessidades dos surdos e do tipo de evento ou situação comunicativa.


Após análise, assinale a alternativa que contém apenas as proposições corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1015421 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 15290 refere-se à acessibilidade em comunicação na televisão e visa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q1014654 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Sete Lagoas MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Analise as afirmativas a seguir relativas à atuação do profissional tradutor / intérprete de Libras, bem como à competência tradutória.

I. A competência tradutória é um sistema subjacente de conhecimentos integrado por um conjunto de conhecimentos e habilidades em maior proporção, operacionais, necessários para saber traduzir, interpretar e levar a informação sem omissões e / ou acréscimos.
II. Todas as pessoas têm habilidades e competências para serem tradutores e intérpretes de Libras, uma vez que ser e atuar como profissional nessa área inclui ser bilíngue, o que já está implícito nessa competência.
III. A competência tradutória é composta de cinco subcompetências (bilíngue, extralinguística, conhecimentos sobre tradução, instrumental e estratégica).
IV. A prática de tradução e interpretação requer competência específica metodológica e de transferência, com a previsão de uma formação básica, proporcionando a capacidade de um processo tradutório de qualidade.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q1014656 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Sete Lagoas MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre os classificadores em Língua de Sinais, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Os classificadores na Libras são representações que detalham com precisão características específicas, permitindo a descrição de pessoas, animais e objetos, além de sua movimentação ou localização.
(    ) Os classificadores estão diretamente relacionados à quantidade, ao pronome demonstrativo e / ou a um indicador de ações na sinalização de situações ou ações para as quais não existe um sinal específico.
(    ) Os classificadores (Cls) são elementos sintáticos que existem em línguas tanto orais quanto de sinais, em que as Línguas de Sinais exploram a sintaxe do espaço bidimensional em que se realizam os sinais.
(    ) Os classificadores adquirem significado a partir da indicação do nome, característica ou agente da ação que será expresso, associando características, ou parte delas, do referente às ações, formas e movimentos, dando expressividade icônica para a ação / situação / forma.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q1014658 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Sete Lagoas MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre a Literatura Surda, analise as afirmativas a seguir:

I. A participação de um surdo na narração da Literatura Surda desempenha um papel significativo na educação e construção da identidade dos surdos desde a mais tenra idade, passando pela fase de desenvolvimento na adolescência e contribuindo também para a resolução de conflitos na vida adulta, além de trazer entretenimento e estimular a reflexão dos idosos surdos.
II. A narração da Literatura Surda contada por um surdo apresenta aspectos do mundo em que ele vive, abordando as experiências vivenciadas pelos não surdos bem como os aspectos culturais, sociais e linguísticos desses últimos.
III. A narrativa surda descrita por um surdo que se conecta diretamente com seus dilemas mais pessoais traz consigo seus embates e suas emoções, convertidos em narrativa literária, validando sua cultura e compartilhando sua realidade e seu mundo.
IV. Quando um surdo narra a Literatura Surda, ela se transforma em um precioso tesouro cultural enriquecido com autenticidade, com os aspectos intrínsecos ao ser surdo, já que ele próprio experimenta profundamente tudo o que envolve essa condição.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q1014684 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Segundo Luria (1986), os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem incluem o conjunto de interações entre a criança e o ambiente, podendo fatores externos afetar esses processos, positiva ou negativamente. As pessoas surdas adquirirem linguagem, assim como as ouvintes, dentre outros objetivos, para transmitir conceitos e sentimentos, além desta fornecer elementos para expandir o conhecimento. O sistema empregado pelo surdo para produção e reconhecimento da linguagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q1015200 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Patos PB, EDUCA, 2018

O intérprete tem o papel de realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa observando os seguintes preceitos éticos: I. Confiabilidade. II. Imparcialidade. III. Envolvimento com o assunto. IV. Discrição. V. Descrição. VI. Distância profissional. VII. Fidelidade na interpretação. VIII. Bom relacionamento pessoal e profissional. Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q1015212 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) De acordo os parâmetros linguísticos da Libras, assinale a alternativa que apresenta sinais com a mesma localização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q1015983 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Caxias MA, IMA, 2018

Sobre a REFERENCIAÇÃO na Libras, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.