Questões de Concursos Intérprete de Libras

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241Q1016239 | Libras, Aspectos Fonológicos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

A língua de sinais é muito mais complexa do que somente aprender sinais ou fazer alguns gestos, pois deve-se ter a capacidade visuoespacial, que tem sua base estruturada nos cinco parâmetros básicos dessa língua, descritos a seguir, EXCETO:
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242Q1014452 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Manaus AM, Instituto Acesso, 2024

Analise o trecho abaixo:
A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, conhecida como Lei de Libras, é um marco legal fundamental para acomunidade surda no Brasil, pois reconhece oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e expressão. Ela visa garantir os direitos das pessoas surdas à comunicação, à educação e à participação social, promovendo a inclusão e acessibilidade. No entanto, o reconhecimento da Libras por si só não garante a implementação imediata de políticas de acessibilidade, sendo necessário regulamentar as formas e condições de sua aplicação por meio de normas específicas e instrumentos complementares, como o Decreto nº 5.626/2005. Complete as lacunas abaixo com as palavras mais adequadas para descrever corretamente as disposições da Lei nº 10.436/2002.

A Lei nº 10.436/2002 estabelece em seu Artigo 1º que a Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, cabendo ao (1) propor ações para sua difusão e uso, e que o ensino da Libras deve ser oferecido no âmbito dos cursos de (2).
Assinale a alternativa correta, a qual apresenta os números apresentados no texto e as respectivas expressões que dão sentido e ele.
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243Q1015226 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

O processo de decodificação de um estímulo auditivo tem início na cóclea e termina nos centros auditivos do cérebro, possibilitando: a compreensão da mensagem recebida.
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244Q1015483 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2023

Muitos dos mitos sobre as línguas de sinais e a cultura surda são frutos da falta de informação e até mesmo da repressão feita em alguns momentos do passado. Nos dias de hoje, tais conhecimentos inverídicos e sem fundamentos ainda circulam e prejudicam o desenvolvimento linguístico dos surdos, desprestigiam estes indivíduos e o trabalho dos professores e intérpretes. NÃO se constitui em um mito sobre a Libras e cultura surda:
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245Q1015228 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

A surdez congênita e pré-verbal pode bloquear o desenvolvimento da linguagem verbal, mas não impede:
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246Q1014983 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Quadros (1997) afirma que, na língua de sinais, para referentes não-presentes, são estabelecidos pontos específicos (locais) no espaço de sinalização e que vários são os mecanismos utilizados referentes no espaço. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Fazer o sinal em uma localização particular (se a forma do sinal permitir). ( ) Apontar um substantivo em uma localização particular. ( ) Direcionar a cabeça e os olhos (e talvez o corpo) em direção a uma localização particular fazendo o sinal de um substantivo ou apontando para o substantivo. ( ) Usar o pronome depois de um sinal para um referente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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247Q1014984 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Para Moura (2013), um aspecto importante para a criança surda e que, se relaciona à linguagem, é a comunidade surda. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
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248Q1014986 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Sobre o aprendizado de língua de sinais, Santiago (2013) afirma que, na perspectiva enunciativo-discursiva, há sinais que assumem vários significados, apesar de apresentarem uma única forma. Diante disto, assinale a alternativa incorreta.
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249Q1013455 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Com relação ao disposto na Lei nº 13.146/2015, analise as opções abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
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250Q1013967 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Em cumprimento ao princípio da isonomia na Administração Pública, é vedado ao servidor público que realizar a função de intérprete de LIBRAS compreender as implicações da surdez e as necessidades particulares da pessoa surda.

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251Q1028817 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Intérprete de Libras, Câmara de Betim MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Bernardo disse: “Meu nome não possui vogais e não possui a letra z.”

Rafael disse: “Meu nome não possui consoantes ou possui seis letras.”

Patrícia disse: “Se algum dos dois (Bernardo e Rafael) disse a verdade, eu sou brasileira.”

Sabendo que Patrícia é portuguesa, quantos dos três disseram verdade?

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252Q1013977 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Pessoas surdas que vivem na diáspora muitas vezes enfrentam desafios únicos em relação à sua identidade. Elas podem se sentir divididas entre a cultura e língua surda de sua comunidade de origem e a cultura e língua predominantes do local em que vivem. A diáspora surda pode resultar em uma experiência de deslocamento e uma necessidade de adaptação às normas e expectativas culturais diferentes.

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253Q1013483 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

O ponto de articulação:
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254Q1014004 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

A Declaração de Salamanca, elaborada em assembleia em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, representa
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255Q1015549 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

A Transladação próxima do original (close renditions):
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256Q1013507 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADM TEC, 2022

Analise as afirmativas a seguir:

I. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

II. De acordo com a legislação vigente, as organizações brasileiras concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir o atendimento e o tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.



Marque a alternativa CORRETA:

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257Q1013769 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto a Lei Nº 12.319, de 1º de setembro de 20101 , que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras é CORRETO afirmar:


1 Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em 13 de junho de 2023.
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258Q1015568 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O intérprete de Libras deverá procurar manter a literalidade e a pureza da língua de sinais. Ele também deverá estar pronto para aprender e aceitar sinais novos, se isso for necessário para o entendimento.

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259Q1015060 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Sobre alguns aspectos relacionados à metodologia de ensino para alunos surdos. Assinale a alternativa CORRETA.
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