Questões de Concursos Intérprete de Libras

Resolva questões de Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

361Q1013323 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Texto associado.
Comunidades de surdos

or I. G. Cardoso, 2016 (adaptado).

As comunidades de surdos de todo o mundo passaram a ser comunidades culturais, “falantes” de uma língua própria. Assim, mesmo quando não vocaliza, um surdo pode perfeitamente “falar” em sua língua de sinais, não cabendo a denominação surdo-mudo. Por outro lado, a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. A surdez não está absolutamente vinculada à mudez. Dizer que alguém que fala com dificuldades é mudo é preconceituoso, na visão de muitos estudiosos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível.

Mas o termo em voga traz duas vertentes, quando é aplicado de forma a chamar um surdo. Existem surdos que não gostam do termo, como há os que não se opõem.

A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações construídas pela medicina, a qual considera que aqueles são doentes e/ou deficientes e, categoriza-os de acordo com o grau da surdez, entre leve, moderado, severo ou profundo.

Porém, pode-se ressaltar que, contraditoriamente, há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”. Consciente ou inconscientemente, outras os utilizam apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais.

Disponível em: https://bit.ly/38Lgs2j
Leia o texto 'Comunidades de surdos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto sugere que há pessoas surdas que utilizam os termos “deficiente auditivo” ou “D.A.”, por exemplo, apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais.

II. O texto procura destacar que a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q1013337 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

Segundo a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, assinale a opção FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q1015642 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.

A Libras é uma língua de sinais que utiliza gestos, movimentos das mãos, expressões faciais e corporais para a comunicação. Diferentemente das línguas orais, a Libras é uma língua visual-espacial e não depende exclusivamente da modalidade oral para a comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

365Q1013340 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

Considerando a Nota Técnica FEBRAPILS, no que diz respeito à edição da janela, a norma orienta, noitem 7.1.3 que o recorte ou o wipe deve respeitar os seguintes parâmetros, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q1013854 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

Diferente do atendimento ao surdo, o atendimento ao surdo-cego exige do tradutor-intérprete não apenas o domínio das diferentes formas de comunicação possíveis, mas também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q1014112 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A inclusão de temas culturais e históricos da comunidade surda nas aulas de Libras não é eficaz para a valorização da identidade surda e para uma compreensão mais profunda da língua de sinais. Por exemplo, discutir a história do movimento surdo ou as contribuições culturais de pessoas surdas não contribui para o aprimoramento das habilidades linguísticas dos alunos em Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️

368Q1015136 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

A respeito dos tipos de discurso existentes nos quais o intérprete de língua de sinais está constantemente exposto, analise os itens a seguir:

( ) Persuasivo - oferece informações requeridas em determinado contexto.

( ) Explicativo - objetiva influenciar a conduta de alguém.

( ) Argumentativo - objetiva provar alguma coisa para a audiência.

( ) Procedural - dá instruções para executar uma atividade ou usar algum objeto.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1015137 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

Assinale a opção que está em DESACORDO com a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q1015906 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Em conformidade ao decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, identifique a opção correta;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q1013349 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

O intérprete está para intermediar um processo interativo que envolve determinadas intenções conversacionais e discursivas. Nestas interações, o intérprete tem a responsabilidade pela veracidade e fidelidade das informações. Assim, ética deve estar na essência desse profissional.

Assinale a opção que está em DESACORDO com o Código de Ética (parte integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes - FENEIS).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q1014120 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A precisão na configuração das mãos é dispensável para a interpretação de sinais em Libras por parte dos intérpretes, sendo uma escolha meramente estética que não afeta a compreensão semântica ou sintática dos sinais. Por exemplo, um intérprete pode optar por qualquer configuração ao sinalizar termos técnicos em uma aula de biologia, sem comprometer a clareza e a exatidão do conteúdo transmitido aos alunos surdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

373Q1013610 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Em relação aos parâmetros da Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(  ) As expressões corporais também têm uma marcação importante na concordância dos verbos conhecidos por direcionais ou de movimento.
(  ) As configuração de mão e a direção do movimento também adicionam significado às unidades lexicais sinalizadas.
(  ) As expressões faciais, além de traços discursivos, contêm traços semânticos e morfológicos intervenientes na composição do significado de uma unidade lexicais sinalizada com elas construída.
(  ) O ponto de articulação também tem uma marcação importante na concordância dos verbos conhecidos por direcionais ou de movimento, um reconhecimento presente em grande parte dos estudos clássicos sobre as Línguas de Sinais.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q1013612 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Analise o texto a seguir.
Morfologia
“As línguas de sinais, assim como as línguas orais, possuem um sistema de formação de palavras. Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma.”
QUADROS e KARNOPP, 2004, p. 86
Em relação à morfologia nos estudos das línguas de sinais, analise as afirmativas a seguir.
I. A morfologia nos estudos das línguas de sinais ampara-se nas definições encontradas nos estudos das línguas orais, embora o foco de análise dos fenômenos tenha-se ampliado em vários aspectos.
II. Os morfemas podem ser livres quando ocorrem isolados, e presos quando não podem ocorrer isolados, mas, exclusivamente ligados a outro(s) morfema(s).
III. A sintaxe se ocupa da descrição e da análise dos significantes de cada língua, ou seja, da porção que cada língua formatou a partir da dêixis ou gestual.
IV. A fonética tem como objeto o estudo da significação construída a partir do momento em que a língua é posta em uso, ou seja, em uma determinada situação de fala.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q1014647 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Sobre o papel do Tradutor/Intérprete de Libras (TILS) no contexto educacional, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas as corretas:

I. O tradutor-intérprete educacional deve atuar como professor da turma, auxiliando diretamente os alunos surdos no aprendizado dos conteúdos escolares.

II. A atuação do TILS na escola inclui facilitar a comunicação entre alunos surdos, professores e demais membros da comunidade escolar.

III. O tradutor-intérprete deve adaptar a linguagem e os conteúdos didáticos conforme sua interpretação pessoal, para tornar a aula mais acessível.

IV. A presença do TILS na sala de aula não substitui a necessidade de práticas pedagógicas bilíngues voltadas especificamente para estudantes surdos.

V. A atuação do TILS deve respeitar a autonomia do aluno surdo, incentivando sua participação ativa nas atividades escolares.


Após análise, assinale a alternativa que contém apenas as proposições corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q1015416 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Leia o fragmento a seguir: “Os __________________ podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Eles exercem a função de ______________ de concordância de gênero para pessoas, animais ou coisas. Exercem um papel crucial na ______________, pois eles ajudam a construir sua estrutura sintática através de recursos corporais que possibilitam relações gramaticais abstratas”.
Fonte: https://www.cchla.ufpb.br/libras/wp-content/uploads/2017/02/pdf
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q1014651 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Sobre os desafios da implementação da educação bilíngue para surdos, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q1013381 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Fundão ES, IDCAP, 2020

LIBRAS : Começou a ser utilizada no Brasil na década de 90, e de lá para cá, passou a ser reconhecida como uma das línguas oficiais do Brasil em 2002. A língua brasileira de sinais é formada por todos os elementos que dizem respeito à língua oral preenchendo, assim, os requisitos para ser considerado um instrumento linguístico de grande poder de atuação, além de ser considerada uma língua oficial aqui no Brasil e ser a segunda mais utilizada, perdendo apenas para o português falado. Para se comunicar através dessa língua, existe uma técnica que ensina os sinais a partir de combinações, movimentos, entre outros, que são realizados no momento da comunicação. (__) Oralismo : Tem como principal caraterística desenvolver a fala do sujeito surdo, pois para os defensores deste método, a fala seria considerada indispensável para comunicação e desenvolvimento integral das crianças com deficiência auditiva. (__) Comunicação total : Quando se constatou que os surdos educados por meio da metodologia Oralista não conseguiriam se comunicar ou falar como os ouvintes de maneira satisfatória e que, mesmo com a imposição das práticas oralistas, as pessoas surdas insistiam em se comunicar por meio da língua de sinais, decidiu-se então que os surdos poderiam utilizar toda e qualquer forma de comunicação. Surge, então, o método que ficou conhecido como Comunicação Total. (__) Bilinguismo : Esta forma de comunicação visa o uso das duas línguas dentro do ambiente escolar, sendo neste caso, a LIBRAS e a língua portuguesa de forma escrita. Se tem notícia de que esta metodologia Bilíngue é utilizada atualmente com surdos em algumas instituições educacionais brasileiras. (__) Pedagogia Surda : Esta metodologia surge com o fim de apresentar um novo caminho para a educação do sujeito surdo. Surge com a finalidade de mostrar um novo caminho para a educação do surdo, pois ela é uma metodologia que atende de uma forma satisfatória as especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais deste sujeito. (__) Braille : O código Braille é composto por uma combinação de pontos dispostos em uma célula de três linhas e duas colunas. Por meio da combinação destes símbolos, o deficiente visual pode realizar a leitura e a escrita de qualquer tipo de texto. Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q1015174 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

As comunidades surdas no Brasil possuem uma longa trajetória histórica. O povo surdo brasileiro travou muitos embates e muitas lutas na busca por sua organização. Estas organizações iniciaram diante da necessidade de o povo surdo ter um espaço para se reunir e resistir contra as práticas e filosofias ouvintistas que não respeitam sua cultura. Sobre povo surdo, comunidade surda e cultura surda: I – Na comunidade surda pode haver sujeitos surdos e ouvintes que participam e compartilham interesses em comum. II – Povo surdo são sujeitos surdos que habitam/residem no mesmo local e compartilham os costumes, as histórias e as tradições através do artefato cultural visual. III – A cultura surda se refere ao jeito surdo de ser, de perceber, sentir, comunicar, vivenciando uma cultura visual, usuária da língua de sinais, cultivando costumes e hábitos do povo surdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q1015206 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Patos PB, EDUCA, 2018

Mobilização de textos produzidos de formar oral ou sinalizada para pessoas que possuem surdo-cegueira. Neste caso, o profissional age de acordo com as modalidades de comunicação específicas utilizadas pela pessoa surdo-cega (Língua Oral Amplificada, Escrita na Palma da Mão, Alfabeto Manual Tátil, Língua de Sinais Tátil, Sistema Braile Tátil ou Manual, Língua de Sinais em Campo Reduzido, dentre outras) facilitando sua mobilidade e descrevendo o que ocorre nas situações de comunicação em que está atuando. De acordo com as especificidades ligadas ao campo de atuação do tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras e Língua Portuguesa, a descrição anterior, refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.