Sobre o ensino de Libras para ouvintes, analise
cada afirmativa e verifique se é verdadeira (V) ou
falsa (F):
( ) O ensino de Libras com L2 para alunos ouvintes,
familiares e toda a comunidade escolar é um
dos pilares com perspectiva bilíngue,
especialmente, nas escolas inclusivas.
( ) Enquanto a L1 dos alunos ouvintes se apresenta
na modalidade oral, a Libras é produzida e
recebida através do canal visual-gestual;portanto, o ensino implica desenvolver no aluno
habilidades linguísticas como usar o espaço, o
corpo, as mãos e a face.
( ) Infelizmente, ainda não existe materiais e uma
metodologia para o ensino de Libras para
alunos ouvintes.
( ) Promover o acesso às produções literárias em
Libras para alunos ouvintes pode contribuir
para o ensino de segunda língua
contextualizado, desenvolvendo nesses
discentes a capacidade de: reconhecer as
formas que a língua pode tomar, compreender
aspectos culturais e identitários abordados nos
textos sinalizados estudados.
( ) Diferente do ensino de língua oral, estudos
comprovam que no ensino de Libras para
ouvintes, a habilidade de escrever em Língua
de Sinais não precisa ser desenvolvida. A forma
escrita da Libras é desenvolvida apenas no
ensino para crianças surdas.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️