Questões de Concursos Intérprete de Libras

Resolva questões de Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

622Q1013226 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Seringueiras RO, IBADE, 2019

Fonologia é compreendida como a parte da ciência lingüística que analisa as unidades mínimas sem significado de uma língua e a sua organização interna. Nas línguas de sinais, as configurações de mãos juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades menores que formam as palavras. Com relação aos sinais para azar e desculpas, analise as seguintes afirmativas:
I. A configuração de mão é a mesma em ambos sinais. II. A localização é a mesma para os dois sinais. III. O movimento é diferente.
Está (ão) correta (s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q1013999 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Na modalidade visuoespacial, em função da sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade que representa, mas isso não é uma regra, podendo os sinais também ser arbitrários.
De acordo com o exposto acima, a opção que corresponde aos sinais arbitrários é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q1014258 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Interprete de Libras, Câmara de Cajazeiras PB, EDUCA, 2023

Entender e conhecer mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, inclusive suas aplicações de tradução e interpretação, é importante para que os serviços sejam ofertados para todas as pessoas, de forma que todos possam entender a informação transmitida.

Sobre a Língua Brasileira de Sinais, assinale:

1. Para Interpretações em Libras.

2. Para Tradução em Libras.

( ) Necessita de, pelo menos, um texto escrito.

( ) Possui foco nas intermediações orais.

( ) Acontece quando o profissional possui um documento prévio do conteúdo a ser traduzido, com tempo suficiente para entender e analisar as informações presentes.

( ) Acontece na medida em que as informações são transmitidas de forma simultânea ou consecutiva.

( ) É, essencialmente, uma atividade comunicativa. E como tal, ela vive nos domínios da língua, servindo-se dos mais diferentes aspectos e conceitos.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q1015538 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

Em vários países, existem tradutores e intérpretes de língua de sinais. No Brasil, a história da construção desse profissional ocorreu com base em atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividades laborais na medida em que os surdos foram ampliando suas conquistas, no exercício de cidadania. Como pioneirismo, pode-se citar a presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados por volta dos anos 80. O primeiro intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete foram realizados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

626Q1015798 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A fonologia da Língua Brasileira de Sinais (Libras) incorpora a articulação simultânea de múltiplos parâmetros fonológicos, como configuração e orientação das mãos, ponto de articulação, movimento e expressões faciais não-manuais. Essa simultaneidade contrasta com a articulação sequencial dos fonemas em línguas orais, sublinhando a complexidade e a singularidade estrutural das línguas de sinais. A capacidade de integrar esses parâmetros de maneira concomitante exige um profundo entendimento das interações multimodais e das nuances contextuais que moldam o significado e a gramática em Libras.

  1. ✂️
  2. ✂️

627Q1014263 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

De acordo com o exposto na declaração de Salamanca, assinale a alternativa correta;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q1014267 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

A respeito do sinal que identifica o Estado do Pernambuco, está correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q1016086 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Analise a situação a seguir:

Maria é uma intérprete de Libras que começou a atuar em uma escola pública após a implementação da Lei n.º 12.319/2010. Durante uma aula de ciências, a professora utilizou termos técnicos que não têm sinais específicos em Libras. Assinale a alternativa CORRETA de como Maria deveria proceder para garantir que o aluno surdo compreenda o conteúdo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

630Q1014554 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Analise os enunciados abaixo, marque, posteriormente, a alternativa respectiva.
I – Nas frases afirmativas, observa-se um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima;
II – Nas frases exclamativas, as sobrancelhas ficam levantadas e há um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima e para baixo;

III – Nas frases negativas, há obrigatoriamente a realização de um movimento negativo com a cabeça, simultaneamente à ação que está sendo negada;
IV – Nas frases interrogativas, incorpora-se o sinal de interrogação por meio do dedo indicador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q1080346 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Interprete de Libras, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023

Nas alternativas a seguir, conforme estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência, estão listados os considerados deficientes especialmente vulneráveis, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

632Q1013531 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

No tocante ao histórico das línguas de sinais, observamos na literatura uma oscilação entre métodos e abordagens. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Os surdos sempre receberam instrução via língua de sinais no Brasil, apenas as abordagens educacionais se distinguiam.
( ) Hoje reconhece-se que a comunicação total foi o melhor método de educação para surdos, pois os surdos precisam falar a língua portuguesa para viverem melhor.
( ) A Libras é uma língua rica, com inúmeras características observadas também nas línguas orais, e seu estatuto linguístico foi reconhecido na década de 60.
( ) As famílias ouvintes de crianças surdas são todas bem esclarecidas quanto à surdez, a língua de sinais e as características culturais da comunidade surda.
( ) O intérprete de Libras é uma grande conquista para a formação do surdo, mas ainda há muitas confusões em relação ao seu papel profissional e às formas de atuação nas escolas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q1014555 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Sobre os aspectos relativos à terminologia “surda” e/ou pessoa com “deficiência auditiva”, é falso afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q1014049 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Itapecuru Mirim MA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a principal característica da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

635Q1081382 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Intérprete de Libras, Câmara de Lorena SP, AGIRH, 2023

De acordo com a Lei nº 13.146/ 2015, julgue as seguintes afirmativas:

I. O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.
II. Incumbe ao poder privado assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, dentre outros, a oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
III. Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas, dentre outras medidas, tradução completa do edital e de suas retificações em Libras.

São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

636Q1013799 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

Decidiu -se que o meio humano para a comunicação do pensamento é a língua oral e declara-se que a educação oralista é superior ao da língua gestual, isso ocorre nos congressos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q1014318 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

O sinal de “justiça” (substantivo), ao ser sinalizado em Libras, como na sentença em Português “A justiça é um direito de todos”, é composto pelo parâmetro de movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q1014342 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Marque a alternativa que contemple corretamente a denominação do tipo de gênero em LIBRAS proveniente da tradição japonesa, sendo tradicionalmente uma série de poemas de haicai. Segundo Sutton-Spence, este gênero foi introduzido e promovido a partir da Europa no ano de 2010 e chegou ao Brasil. “É um poema coletivo e colaborativo. Um grupo de pessoas (normalmente de cinco a dez) cria um poema em conjunto, cada um contribuindo na sua vez. Cada pessoa sinaliza seu próprio haicai, ou pelo menos apresenta um trecho poético de alguns sinais, antes de passar para a próxima pessoa que vai continuar com a trama, muitas vezes começando com um sinal que usa a mesma configuração de mão do último sinal usado pela pessoa anterior. O momento da transição entre duas pessoas é muito importante e deve ser planejado cuidadosamente. Nesse momento, os dois participantes podem interagir, criando um dueto curto, em que os sinais são ligados pela forma e pelo sentido” (SUTTON-SPENCE, 2021, p. 151 texto adaptado).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q1014349 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Quanto aos aspectos fonológicos em Libras, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.