Questões de Concursos Intérprete de Libras

Resolva questões de Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

681Q1013991 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A dificuldade interacional devido ao problema da comunicação, bem como os consequentes preconceitos e segregação constituem-se como elementos facilitadores e estimulantes para uma maior interação das pessoas da comunidade surda com outros indivíduos que não fazem parte desse grupo social.

  1. ✂️
  2. ✂️

682Q1013992 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

O grupo de sinais que se difere por meio de um parâmetro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q1016297 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

Quanto ao exercício da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Lei Nº 14.704, de 2023) é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1013995 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), o sinal é constituído por uma unidade mínima, antes chamada de quirema, que, atualmente, corresponde ao fonema; isso está relacionado aos parâmetros das línguas de sinas, consequentemente da Libras. Com base no parâmetro “movimento”, o grupo de sinais que não possui movimento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

685Q1013228 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Seringueiras RO, IBADE, 2019

Em conselhos de classe e reuniões de professores, que tipo de questão é pertinente direcionar ao intérprete de Libras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1013996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Quando um sinal se assemelha ao seu referente, mesmo que isso implique uma informação de ordem conceitual ou cultural (QUADROS, 2019), estamos discutindo a ideia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q1013998 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Sobre políticas linguísticas no campo da Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q1013232 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

O objetivo do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos (2001) era subsidiar professores, profissionais de educação e pessoas surdas no processo educacional de alunos com surdez e constituía-se de grandes ações. Dentre elas, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q1013234 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Que evento foi realizado em 1992, organizado pela FENEIS, que promoveu o intercâmbio entre as diferentes experiências dos intérpretes no País, discussões e votação do regimento interno do Departamento Nacional de Intérpretes, fundado mediante a aprovação do mesmo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q1013235 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Uma postura ética e profissionalmente aceita sempre quando atuando, essa deve ser a atitude do intérprete. Isto quer dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q1014003 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

A Declaração de Salamanca, importante documento elaborado pela parceria de várias nações em torno de princípios que reformulassem o sistema educacional, afirma, na parte sobre “perspectivas comunitárias”, no subtópico “parceria com os pais”, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

692Q1013236 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

O papel do intérprete é realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada, e vice-versa observando o seguinte preceito ético:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q1016055 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

A defesa de que o bilinguismo se traduz em aumento da capacidade de considerar a linguagem como objeto de reflexão, manejando forma e função e que esta é uma das características que facilita toda a aprendizagem linguística que conduz a melhores desempenhos escolares da criança surda remente ao conceito de capacidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

694Q1014269 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Ainda em conformidade com parâmetros da LIBRAS, qual o par de palavras, que ao ser sinalizado apresenta movimento, dentre alternativas abaixo apresentadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q1016090 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre o papel do psicólogo escolar na educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q1016091 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Julgue os itens a seguir em V para verdadeiro e F para falso, e assinale a alternativa CORRETA.

(__) Uma das atribuições inerentes ao professor bilingue é conduzir o processo de elaboração dos conceitos científicos que compõem os conteúdos curriculares das diversas disciplinas, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa na modalidade escrita.

(__) O professor intérprete de Libras, professor ouvinte, com fluência em Libras, comprovada por meio de exame de proficiência, com capacitação em tradução e interpretação, Libras/Português/Libras, é responsável pela interpretação de todas as atividades e eventos de caráter educacional, nas turmas mistas das séries finais do ensino fundamental e ensino médio, bem como nas modalidades da EJA, educação profissional e educação indígena.

(__) O Instrutor de Libras, devendo obrigatoriamente ser ouvinte, com fluência em Libras, comprovada por meio de exame de proficiência, preferencialmente com formação de nível superior na área da educação, que atua com o ensino da Libras, tem por função possibilitar à comunidade escolar a aquisição e a aprendizagem da Libras.

(__) O Professor guia-intérprete deve ser preferencialmente habilitado em educação especial, com domínio em Libras, em sistema Braille e em outros sistemas de comunicação, que atendam às necessidades dos alunos com surdocegueira.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q1014356 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Partindo da realidade que o ensino de gêneros textuais promove no aluno surdo o entendimento da funcionalidade da aprendizagem da escrita da língua portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q1013845 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

A presença da iconicidade é uma característica inerente e fundamental à Língua de Sinais, e isso ocorre porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q1013846 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

As tomadas de palavras representam uma maneira de atualizar o vocabulário. Isso envolve uma palavra nova não devido à criação original, mas devido à sua adoção. A palavra emprestada pode ou não passar por modificações materiais, semânticas e expressivas durante sua transição para outra língua. Os marcadores gráficos de pontuação (como vírgula, ponto de interrogação etc.) são geralmente reproduzidos no ar, a partir de um ponto fixo no espaço neutro, usando o dedo indicador da mão não dominante. Estudos linguísticos nas línguas de sinais indicam que esse tipo de tomada de palavra pode ser classificado como empréstimo linguístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

700Q1013853 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

De acordo com Pereira e Freitas-Reis (2023), a inclusão de um estudante surdo pode ocorrer por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.