Questões de Concursos Intérprete de Libras

Resolva questões de Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

701Q1013343 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

Não é um dos elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de acordo com a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q1013348 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

O Código de Ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação.

Sobre os deveres fundamentais do intérprete, segundo o Código de Ética (integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes- FENEIS), assinale a opção INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q1016165 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Um professor de Libras apresentou aos seus alunos os sinais representados pelas glosas a seguir, objetivando a observação de traços construtivos; levantamento e elucidação de questionamentos acerca dos referidos traços; e prática da realização dos sinais:

BONITINHO-BONITO-MAISBONITO-BONITÃO

COITADINHO-COITADO-MAISCOITADO-COITADO

POBREZINHO-POBRE-MAISPOBRE-PROBREZÃO


A fundamentação que embasa corretamente a seleção efetuada pelo professor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

704Q1015914 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre os verbos em Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas a seguir.

I. A Libras possui verbos sem marca de concordância, embora possa ter flexão para aspecto verbal, como: EU TRABALHAR ESCOLA / EL@ TRABALHAR ESCOLA / NÓS TRABALHAR ESCOLA.

II. Na Libras, há verbos que apresentam concordância de gênero, que têm sua orientação indicando os emissores do discurso, em que o ponto de início corresponde ao sujeito, e o ponto de término, ao objeto.

III. A Libras tem verbos que possuem marca de concordância número‑pessoal, que são os verbos adjetivos, porque a eles estão incorporados, por meio da configuração de mãos.

IV. A Libras possui verbos que fazem concordância com a localização: são verbos que começam ou terminam em um determinado lugar, que se refere ao lugar de uma pessoa, coisa, animal ou veículo, que está sendo colocado, carregado etc.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q1015915 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre os classificadores em Libras, complete as lacunas do texto a seguir.

Os classificadores são ____________ que existem em línguas tanto orais quanto de sinais. As línguas de sinais exploram ____________ o espaço ____________em que se realizam os sinais, sendo uma representação da Libras que apresenta os detalhes específicos, permitindo o(a) ____________ de pessoas, animais e objetos, bem como sua movimentação ou localização, e estão diretamente relacionados à quantidade, ao pronome ____________ e / ou com um indicador das ações na sinalização de alguma ação e / ou situação para a qual não há um sinal específico.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto apresentado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q1015919 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre a postura ética e profissional e seu respectivo conceito e características.

COLUNA I

1. Ser imparcial

2. Ser discreto

3. Ter postura

4. Ser fiel


COLUNA II

(    ) Não sentar em cima de uma mesa ou escorar‑se em parede para traduzir ou ficar em uma posição desvantajosa para o surdo ou para o ouvinte.

(    ) Conhecer bem as línguas envolvidas (tanto a Libras quanto o Português) e usar a estrutura gramatical própria de cada uma, não inventando sinais.

(    ) Não mastigar chicletes nem usar roupas e adereços que distraiam os que dependem dele, não chamando a atenção para si mesmo, dificultando a interpretação.

(    ) Não emitir opiniões ou comentários sobre o que está sendo interpretado, e ter cuidado ao passar a informação para Libras e / ou Português, uma vez que não é orador / emissor, e sim o mediador da comunicação.

Assinale a sequência correta.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q1014396 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Os contextos de interpretação para surdos são variados e uma enorme demanda ocorre na área escolar.

Sobre o intérprete educacional, é correto afirmar que esse profissional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q1013136 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Segundo a Lei nº 13.146, os tradutores e intérpretes de Libras atuantes na educação básica devem ter, no mínimo, a seguinte formação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

711Q1013137 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A história dos intérpretes educacionais registra que, muitos deles, inicialmente, vinham de ambientes religiosos variados, o que exigia um processo de desconstrução, que consistia em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

712Q1014417 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Um intérprete de Libras contratado por uma instituição pública é solicitado a compartilhar informações confidenciais de uma reunião com outros colegas que não estavam presentes. De acordo com os princípios de ética no serviço público, a postura correta do intérprete é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q1013954 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A comunidade surda é uma comunidade linguística. Comunidade, neste caso, não tem a ver necessariamente com espacialidade. É possível pensar uma rede de sociabilidade que envolve surdos e outras pessoas que saibam de LIBRAS, pessoalmente ou via internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

714Q1013451 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Nas afirmações que se referem aos aspectos históricos, culturais e de identidade da comunidade surda, I. A cultura surda não considera a audição e os elementos sonoros como essenciais para a comunidade surda. II. A cultura surda vincula-se às concepções dos sujeitos surdos que negam o conceito de identidade e da comunidade surda. III. A cultura surda é constituída dos seguintes artefatos culturais: experiência visual, linguístico, familiar, vida social e esportiva, artes visuais, política, literatura surda e materiais que se referem às diversas tecnologias. IV. Identidade cultural surda é constituída quando os sujeitos surdos interagem com seus pares em uma comunidade surda. Assinale a alternativa a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q1013452 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Na língua portuguesa identificamos os tipos de frase através das entonações da voz. No caso de uma frase em Libras está pode estar na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa. Portanto, o que se deve observar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q1014476 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Analise a amostra de interpretação realizada em sala de aula:

Português (língua fonte)

... sistema previamente selecionado

E o que eu tenho? ...

Aquilo que tem um significado para mim. O que não tem significado, eu não vou selecionar.

Como se forma isso?

Então, como é?

Eu já tenho um conhecimento prévio e adquiro um conhecimento novo.

Só que a realidade externa é diferente para cada um de nós.

Cada um tem uma interpretação diferente. Por isso, quando o professor nos dá aula, cada um tem um foco diferenciado, porquê?

Porque nós interpretamos conforme nosso sistema.

Eu estou fazendo o curso de direito também. E a dificuldade se dá e como o esquema foi possível fazer tudo.

Alguém tem alguma dúvida?


Libras (interpretação realizada por intérprete)

... ORGANIZAÇÃO ASPAS

SELECIONAR SELECIONAR

TEM SINAL (SIGNIFICADO) MEU ASPAS TEM SINAL MEU COLOCAR PEGAR COLOCAR PEGAR

AGORA CONHECER NOVO PRECISA APRENDER MELHOR:

EU LER ENTENDER FABIANO LER ENTENDER DIFERENTE

EU DELA PESSOA SENTIMENTO DIFERENTE

VARIAR

ORGANIZAR PENSAR

EU CURSO DIREITO. ANTES DIFÍCIL ESTUDAR. DEPOIS COMEÇAR ORGANIZAR E-S-Q-U-E-M-A MELHOR PORQUE EU COMEÇAR

ORGANIZAR MEU ESTUDO

ELE PERGUNTAR TEM DÚVIDA <?>

Nessa tradução e interpretação da língua portuguesa para Libras identificam-se as seguintes características, EXCETO:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

717Q1028814 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Intérprete de Libras, Câmara de Betim MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Em uma cidade, observou-se que:

1. Todas as chuvas fortes causam inundação.

2. Todas as inundações deixam pessoas sem energia elétrica.

Dessa forma, é verdade que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

718Q1014479 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Os intérpretes e tradutores de Libras são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais, sendo conhecimento correto sobre seu papel nas instâncias sociais que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

719Q1013712 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Leia o trecho abaixo:
De acordo com Damázio (2007, p. 14), “os alunos com surdez precisam de ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento, explorem suas capacidades, em todos os sentidos”.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

720Q1013457 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Qual afirmativa sobre a Libras é CORRETA? A Libras é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.