Questões de Concursos Intérprete de Libras

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721Q1013714 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Configuração de mãos, orientação e movimento são alguns dos parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Ao descrevermos a forma em que se realiza o sinal abaixo, temos: mão em Y, palma para baixo, dedos apontando para a esquerda, ponta do polegar tocando o lado direito da testa. Mover a mão para frente girando a palma para frente. Assinale a alternativa que expressa o significado de sinal:
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722Q1013721 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Para realizar o sinal da cor “amarela”, são necessários os seguintes parâmetros:
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723Q1015259 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

Em 1989, proeminentes artistas Surdos reuniram-se no festival Deaf Way75 e lançaram um manifesto que serviu de base para se reconceituar a chamadas Artes Surdas. Nesse texto, lançam o termo De’VIA (Deaf View/Image Art) para determinar um tipo de arte em que estiverem representadas as percepções e experiências Surdas. (Nakagawa, 2012, p. 71)4.
É correto afirmar quanto as Artes Surdas:
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724Q1016030 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

As vivências cotidianas dos surdos são atravessadas por aspectos específicos.
Assinale a alternativa que apresenta um traço cultural na comunidade surda.
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725Q1016294 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

O planejamento e a organização do trabalho do intérprete de Libras exigem estratégias coordenadas com a equipe docente, incluindo preparação prévia do vocabulário e análise das demandas pedagógicas. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse processo:
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726Q1013223 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Seringueiras RO, IBADE, 2019

Complete a seguinte frase de acordo com definição citada por Ronice Quadros para língua de sinais:
" São línguas que são utilizadas pelas comunidades _____. As línguas de sinais apresentam as propriedades específicas das línguas _______, sendo, portanto, reconhecidas enquanto línguas pela Lingüística. As línguas de sinais são ___________ captando as experiências visuais das pessoas surdas."
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727Q1016296 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada pela comunidade surda do Brasil. A Libras é uma língua visual-espacial, com uma estrutura gramatical própria. é CORRETO afirmar:
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728Q1013994 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

“[...], a composição é um processo de formação de palavras que utiliza estruturas sintáticas para fins lexicais. A própria estruturação geral do processo de composição se relaciona com a natureza de sua função, que é inteiramente diferente do da derivação: enquanto na derivação tem-se a expressão de noções comuns e gerais, a composição é um processo que vai permitir categorizações cada vez mais particulares” (QUADROS, 2007). De acordo com o excerto, os sinais compostos são:
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729Q1013238 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. Conforme apresentado em http://www.deafmall.net/deaflinx/edcoe.html (2002), nos Estados Unidos, foi determinado ser antiético exigir que o intérprete assuma funções que não sejam específicas da sua atuação como intérpretes, tais como
( ) tutorar os alunos (em qualquer circunstância). ( ) apresentar informações a respeito do desenvolvimento dos alunos. ( ) acompanhar os alunos. ( ) disciplinar os alunos. ( ) realizar atividades gerais extraclasse.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
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730Q1014262 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Sobre a história da língua de sinais no Brasil, é possível afirmar que:
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732Q1016062 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Sobre aspectos morfológicos em Libras, marque a alternativa INCORRETA:
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733Q1016082 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Analise as sentenças abaixo sobre o Intérprete de Libras:

I- O intérprete deve manter uma postura imparcial ao longo da interpretação, evitando inserir interferências e opiniões pessoais, nem mesmo quando solicitado pelo grupo.

II- O intérprete deve realizar a interpretação de maneira fiel e com a melhor habilidade possível, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante, devendo estar consciente dos limites de sua função e evitar ultrapassar suas responsabilidades.

III- O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência ao aceitar tarefas, não devendo buscar ajuda de outros intérpretes e/ou profissionais, pois isso o prejudicaria enquanto profissional.

IV- O intérprete deve adotar uma vestimenta adequada, sem adereços chamativos, preservando a dignidade da profissão e evitando chamar atenção indevida para si mesmo durante o exercício da função.

Quanto aos princípios fundamentais inerentes à profissão de Tradutor, Intérprete de Libras, estão CORRETOS os itens:

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734Q1016083 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre a crescente demanda por intérpretes educacionais na década de 1980, assinale a alternativa que representa o principal motivo deste fato.
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736Q1016088 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Analise a situação a seguir:

Durante uma aula, o professor usou uma metáfora complexa para explicar um conceito filosófico. O intérprete de Libras, Carlos, percebeu que a metáfora poderia não ser clara para o aluno surdo. Assinale a alternativa CORRETA quanto à ação que deveria ser tomada por Carlos.

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738Q1016093 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Assinale a alternativa que contém somente exemplos de sinais icônicos na Libras:

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739Q1013320 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a concluir que a sociedade atual impôs aos surdos e aos mudos um padrão de vida próximo e absolutamente alinhado às suas expectativas e desejos.

II. O texto procura destacar que, para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses dos surdos e mudos.

Marque a alternativa CORRETA:
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740Q1013331 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Em termos históricos na comunidade surda, é correto afirmar que:
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