Questões de Concursos Intérprete de Libras

Resolva questões de Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1014653 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à deficiência auditiva, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) A audição normal corresponde à habilidade para detecção de sons até 20 dB N.A.

(__) A deficiência auditiva condutiva é geralmente reversível com tratamento clínico ou cirúrgico.

(__) A deficiência auditiva sensório-neural pode ser causada por problemas no pré-natal como rubéola e sífilis.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1015069 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

O termo “identidades surdas flutuantes” designa os sujeitos surdos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1015074 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Todas as línguas humanas utilizam um conjunto finito de sons discretos {ou gestos) que são combinados para formar elementos significativos ou palavras, os quais por sua vez formam um conjunto infinito de sentenças possíveis. Todas as gramáticas contêm regras de um tipo semelhante para formação de palavras e sentenças. Um processo recorrente de formação de palavras em libras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1015876 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Nas sentenças sinalizadas em Libras “Eu tenho muitos amigos” e “Eu não tenho muitos amigos”, o verbo “ter”, na sua forma afirmativa e negativa, é sinalizado com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1013616 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Considerando a competência socioemocional, referindo que o constructo consiste em competências, habilidades e facilitadores emocionais e sociais, relacione as áreas da COLUNA I com suas respectivas características, presentes na COLUNA II.
COLUNA I 1. Intrapessoais 2. Interpessoais 3. Gerenciamento do estresse 4. Adaptabilidade 5. Humor geral
COLUNA II (  ) Empatia, responsabilidade social e relações interpessoais. ( ) Felicidade e otimismo.   (  ) Consciência emocional, assertividade, independência, autoestima e autorrealização. (  ) Flexibilidade e resolução de problemas. (  ) Tolerância ao estresse e controle de impulsos.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1015205 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Patos PB, EDUCA, 2018

Em consonância com a Lei Nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, de acordo com o Art. 4° a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de: I. Curso profissionalizante. II. Cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou. III. Cursos de extensão universitária. IV. Curso de formação em modalidade normal. V. Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1013233 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Analise a afirmativa a seguir.
Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A história da constituição deste profissional deu-se a partir de atividades __________ que foram sendo valorizadas enquanto atividade __________ na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. A participação de surdos nas discussões sociais representou e representa a chave para a __________ dos tradutores e intérpretes de língua de sinais. Outro elemento fundamental neste processo é o reconhecimento da ___________ em cada país.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1015565 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O pronome de primeira pessoa (EU) nem sempre é sinalizado em Libras, pois vários verbos incorporam o argumento que está na posição sintática de sujeito por meio do movimento. Além disso, parte-se da premissa de que aquele que sinaliza é sempre da primeira pessoa, a menos que o sinalizante indique outra pessoa do discurso como sujeito do verbo. Dessa forma, o parâmetro de sujeito nulo é possível em Libras, bem como o parâmetro pro-drop (tanto o sujeito quanto o objeto podem ser omitidos na sinalização com o uso de um verbo direcional).

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1013527 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

Alguns sinais em Libras iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente à letra inicial da própria palavra em português.
Assinale a alternativa com a dupla em que ambas apresentam um exemplo nestes termos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1015610 | Libras, Educação dos Surdos, Interprete de Libras, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023

A respeito da alfabetização de surdos em Libras, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1015877 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Em termos interpretativos com qualquer par linguístico, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1014357 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Analise as afirmativas sobre verbos em Libras, e verifique se é verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Verbos simples não apresentam marcas de concordância de número e pessoa.

( ) Verbos simples não apresentam marcações aspectuais e locativas.

( ) Verbos com concordância apresentam marcações de número, pessoa e locativo.

( ) Verbos com concordância apresentam marcas por meio do movimento direcional aplicado ao verbo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1014121 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.



A formação dos professores de Libras deve incorporar uma compreensão profunda dos aspectos psicológicos da educação de alunos surdos, incluindo as teorias do desenvolvimento cognitivo e emocional, para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficaz.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q1015420 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Sassaki (2009) aborda 6 (seis) dimensões da acessibilidade, quais sejam: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Assinale a alternativa correta, segundo Sassaki (2009), para designar a acessibilidade que é necessária e predomina na educação dos surdos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1015201 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Patos PB, EDUCA, 2018

De acordo com os modelos de processamento no ato da tradução e interpretação há três passos a serem seguidos pelo intérprete no modelo cognitivo, são eles: I. Entender a mensagem na língua fonte. II. Entender a mensagem na língua alvo. III. Ser capaz de internalizar o significado na língua alvo. IV. Interpretar a fonte. V. Ser capaz de expressar a mensagem na língua alvo sem lesar a mensagem transmitida na língua fonte. Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1015218 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

À medida em que a língua de sinais do país passou a ser reconhecida enquanto língua de fato, os surdos passaram a ter garantias de acesso a ela enquanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1015224 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

Dominar a língua de sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.