Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1060226 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto publicado no site de O Globo, em junho de 2024.

Há cerca de quatro anos, O GLOBO utiliza inteligência artificial em sistemas de recomendação de conteúdo em plataformas digitais. Com o Irineu, em linha com as melhores publicações internacionais, o jornal dá início a uma nova era, baseada em IA generativa, capaz de processar e gerar textos, imagens, vídeos ou áudios.

O primeiro recurso ofertado pela ferramenta que homenageia o jornalista Irineu Marinho, fundador do jornal, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1055107 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Observe os conceitos referentes aos termos jornalísticos.
1. Matéria, geralmente de entretenimento e variedades, caracterizada por ser menos perecível que a notícia comum e podendo ser publicada a qualquer tempo. 2. Notícia ou fato que desperta interesse do leitor por implicar rompimento extraordinário dos acontecimentos cotidianos, como crime, morte e desastre. 3. Jornalista novato, repórter sem experiência na profissão. 4. Publicação da imprensa alternativa, dedica-se a assuntos musicais e outras manifestações culturais. Nasceu junto com o movimento punk inglês, na década de 1970.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta dos termos jornalísticos em relação aos seus conceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1060233 | Jornalismo, História do Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Lançado em 1822,o primeiro jornal a ser produzido e impresso na província do Grão-Pará, atual Estado do Pará, e pioneiro da imprensa no Norte do Brasil, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1060236 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Os estudos de produção de notícias dedicam-se a identificar os caminhos e regras usados pelos meios de comunicação para enquadrar, isto é, organizar, um determinado evento. Em outras palavras, como a mídia conta uma história. A maneira como uma história é relatada lhe dá um determinado sentido, e fornece ao leitor/telespectador algumas direções de como a mensagem deve ser entendida. As escolhas feitas pelo jornalista quando escreve uma notícia vão mudar, em algum grau, o jeito como os leitores vão entendê-la. Para o leitor, a compreensão de uma notícia depende em grande medida da forma como a informação é apresentada e, além disso, como a informação a respeito do assunto tem sido previamente organizada. Há uma óbvia assimetria entre o número infinito de eventos reais e o espaço restrito de um jornal ou um programa de televisão. O profissional de comunicação aplica a essa realidade seu olhar, treinado na prática, para decidir o que vale a pena ser usado e o que deve ser deixado de lado.

(MARTINO, Luís Mauro Sá, 2014)


No texto acima, o autor se refere aos estudos da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1060223 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o trecho de reportagem publicada em agosto de 2023, no Observatório da Imprensa, por ocasião da divulgação da sexta edição do Atlas da Notícia, que busca mapear o jornalismo local no Brasil.
Redução de desertos mostra força da imprensa na região Norte
(por Jessica Botelho)

“(...)Todos os estados da região Norte, à exceção do Amapá, registraram pelo menos um município que deixou de ser deserto de notícias, chegando ao total de 95. Pará e Tocantins lideram na quantidade de municípios que progrediram para classificação de quase deserto (...), seguidos pelo Amazonas. Outro dado importante desta edição é que nenhuma cidade nortista se tornou deserto de notícias. Ou seja, além de avançar na redução de desertos, não notamos retrocessos na classificação dos municípios quase desertos”.

São classificados como quase desertos, os municípios em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q993380 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das funções desenvolvidas pela assessoria de imprensa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q993384 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Entrevista é a técnica de obter matérias de interesse jornalístico por meio de perguntas e respostas, sendo um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Considerando as técnicas de entrevista, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Perguntas frouxas e equivocadas pressupõem respostas do mesmo teor. A inteligência das questões e a descoberta do mote correto podem transformar conversas aparentemente inócuas em grandes depoimentos.

( ) É importante que o entrevistador seja o condutor da entrevista. Ele só estará no comando se estiver bem informado e bem preparado.

( ) Em entrevistas com autoridades políticas, o improviso do repórter pode ser um grande aliado. O entrevistado ficará mais à vontade para responder às perguntas se perceber que o repórter não domina o assunto.

( ) É fundamental que a primeira pergunta ao entrevistado seja a pergunta-chave da entrevista, pois, caso seja deixada para o final, o repórter poderá se esquecer de fazê-la ou o entrevistado poderá negar-se a responder.

( ) É recomendado que o repórter grave ou anote as palavras-chave da entrevista, já que muitas declarações envolvem números ou nomes de difícil entendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1055099 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

“O segredo da boa notícia depende da maneira como chega ao leitor.” De acordo com as técnicas de produção de um texto jornalístico, há três sistemas de redação para apresentação das matérias. Um deles é a pirâmide invertida, que é o mais usado pelos jornalistas. (ERBOLATO, 1991.)
Assinale a sequência correta dos fatos na pirâmide invertida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q1055105 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Ao produzir a informação para os meios digitais, o Jornalista deve considerar os princípios do webwriting. Assinale-os.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1055108 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

“Meio termo entre jornalismo e literatura. Tem o interesse pela atualidade, mas procura ultrapassar o simples fato. O autor não prescinde do acontecimento, mas paira sobre o fato, fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal. É um gênero marcadamente impressionista, sendo resultado da impressão que o fato causa no autor. Tem como representantes grandes nomes, como Machado de Assis, Clarisse Lispector e Nelson Rodrigues.” As características anteriores se referem a que tipo de texto jornalístico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q1055110 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

São funções e serviços típicos de um Jornalista assessor de imprensa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1074642 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Em anos recentes, os blogs se transformaram em importantes ferramentas de comunicação. Um dos grandes atrativos dessa ferramenta é a simplicidade da operação, já que suas páginas contam com espaços para os comentários (os posts) e templates prontos, sendo que estes últimos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q993383 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. No texto para telejornal, que inclui a redação de textos em off, notas cobertas, nota-pé e cabeças, para se garantir comunicação eficaz com o telespectador, deve-se

I. evitar as frases curtas.

II. fazer uso de adjetivos.

III. adotar a ordem direta na construção das orações.

IV. evitar a repetição de informações.

V. separar cada ideia em uma frase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1055095 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A comunicação jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isso impõe o uso quase obrigatório da terceira pessoa. As exceções – uso em primeira pessoa – são encontradas em poucos textos jornalísticos, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1055098 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Webwriting é o conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais. Sobre as características de webwriting, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1055103 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Nas técnicas de apuração jornalística as fontes são um fator determinante para a qualidade da informação produzida pelos meios de comunicação. Sobre as fontes utilizadas na apuração jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1060224 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre o conceito de Indústria Cultural

À primeira vista, Indústria Cultural é o conjunto das instituições sociais vinculadas à produção e distribuição de bens _____. Editoras, gravadoras, jornais, agências de publicidade, redes de rádio e televisão, provedores de conteúdo para a web, são parte desse complexo. (...). Na indústria cultural, o (a) _____ orienta a produção, e o espaço da criação individual é _____ em virtude da lógica da produção coletiva. Duas ordens de produção – material e simbólica – se sobrepõem, com substanciais _____ para a cultura. O artista criador é _____ pela linha de produção, com uma divisão do trabalho cultural em partes mais e mais compartimentadas. A imaginação e o ato criador são adaptados às exigências da produção. Fórmulas e modelos _____ a espontaneidade e os padrões tomam lugar da inovação. (...). O espaço para o experimentalismo é mínimo: não agradar ao público contraria a lógica da produção.

(MARTINO, Luís Mauro Sá: 2014, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1060238 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto a seguir sobre as rotinas de uma assessoria de comunicação nos anos 1990.

Quando algo negativo acontecia - casos como acidentes de trabalho ou suposto envolvimento de donos ou executivos em ilegalidades -, respondia-se algo evasivo e apenas se houvesse o “vazamento” da informação ou se algum repórter descobrisse. Pensar em tomar a iniciativa para comunicar à opinião pública não era algo que passava pela cabeça da maioria dos executivos e seus assessores.

(CECATO, Valdete, 2011)

Hoje, a passividade dos executivos e de seus assessores de comunicação em situações de crise
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1055104 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

As fontes na apuração jornalística podem ser classificadas sob vários aspectos: quanto ao tipo de informação, à maneira como aparecem na notícia, aos setores onde são apuradas, entre outros. Assinale a alternativa em que as fontes recebem classificações INCORRETAS quanto à sua natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q1060239 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Pesquisadores organizam a história do webjornalismo em fases. Segundo Mielniczuk (2003), as duas primeiras foram: 1. Transposição e 2. Metáfora.

A segunda se diferencia da primeira, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.