Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q1074633 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, INSS, FUNRIO

A representação esquemática do processo comunicacional elaborado pelos engenheiros de telecomunicações Shannon e Weaver preocupava-se com a utilização eficiente dos meios ou canais disponíveis, conseguindo-se um máximo de informação e um mínimo de ruído. Esse modelo baseia-se na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1074634 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

O segundo parágrafo do texto jornalístico, resultante de um desmembramento do lide, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1074637 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Assinale a única alternativa que não está de acordo com o que diz a Instrução Normativa nº 5 (SECOM da Presidência da República) de 6 de junho de 2011
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1074638 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

A palavra podcast, associada com frequência a uma nova forma de fazer rádio na internet, nasce da associação dos seguintes termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1074643 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Segundo Philip Kotler, o marketing 3.0 é pautado pelo objetivo de fazer do mundo um lugar melhor. As diretrizes de marketing de uma organização, nesse caso, devem valorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1060240 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

A prática do Jornalismo de Soluções iniciou-se de modo disperso nas redações, sendo institucionalizada na Solutions Journalism Network, que lista algumas de suas características, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1074641 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Sobre a necessidade da utilização dos infográficos, apresentam-se abaixo quatro características:

I. O texto tem excesso de informações numéricas que levariam o leitor a se perder em meio a tantos dados.
II. Alguma coisa que não pode ser descrita com palavras ou fotos.
III. Não há fotografias suficientes ou a qualidade não é satisfatória.
IV. Quando se precisa embelezar páginas de jornais ou revistas.

Quantas das quatro características podem ser atribuídas a essa necessidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q993374 | Legislação Federal, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Os sítios na Internet dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta deverão, em cumprimento às normas estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação, atender aos seguintes requisitos, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1060235 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Quanto às circunstâncias de realização de entrevistas jornalísticas, elas podem ser classificadas em: ocasionais, coletivas, confrontos ou dialogais.
Sobre elas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1074631 | Jornalismo, História do Jornalismo, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Muniz Sodré é considerado um dos mais importantes teóricos brasileiros de comunicação. No início de sua carreira acadêmica na década de 1970, escreveu um ensaio, em forma de livro, sobre a cultura de massa no Brasil, no qual analisa os Programas do Chacrinha e o ridículo da sociedade de consumo. Essa obra intitula-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1074635 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

As redes sociais modificaram o panorama da comunicação nos últimos anos, tendo sido incorporadas por organizações privadas e públicas, colaborando no fortalecimento da marca e na fidelização de seus públicos. O usuário-mídia é um novo público que as empresas incluem como produtores de conteúdo. Nesse contexto, segundo Carolina Terra, é solução para atestar a autenticidade do conteúdo de baixa qualidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1060237 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

As legendas são usadas sob as imagens fotográficas no jornalismo para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1074639 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Para Dominique Wolton, a sociedade da informação impôs-se em menos de vinte anos com um sucesso considerável, legitimado pela prospectiva, pelas indústrias da comunicação, pelos tecnocratas e por um certo discurso de engenheiros e pelas mídias. Junto ao surgimento dessa sociedade, se fortalece a presença de uma ideologia técnica, que possui entre seus efeitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1074640 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Jornalismo, INSS, FUNRIO

A ação conjunta de duas áreas do conhecimento, a Comunicação e a Educação, deu origem a um campo de conhecimento e prática acadêmica denonimado Educomunicação. Essa atividade tem como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1074632 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Associado à Escola de Frankfurt, o pensador alemão que dedicou parte de seus estudos à cidade de Paris e suas famosas Passagens no século XIX chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q993371 | Legislação Federal, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

A Lei nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. Sobre a LAI, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q993372 | Legislação Federal, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

No que se refere às regras para obtenção de informação por meio da Lei de Acesso à Informação, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1074636 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Em Pesquisa de Opinião e de Mercado, existem quatro tipos básicos de escalas de medidas. Aquela em que os números servem apenas para nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos é a escala
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.