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21Q943680 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) reúne no seu site a opinião de diversos jornalistas sobre o assunto. Dentre eles, destaca-se o depoimento de Leonardo Sakamoto, da Repórter Brasil.
É o jornalismo de "precisão" e de fôlego que, através de pesquisa de campo e/ou trabalho de gabinete com dados e documentos, tem como objetivos a) trazer à tona informação de interesse público que alguém ou alguma instituição deliberadamente mantenha em sigilo e/ou b) retirar o véu de ignorância sobre determinado assunto, aprofundando significativamente o entendimento da sociedade sobre ele e trazendo novas interpretações que, principalmente, refutem a percepção corrente. (Disponível em: https://abraji.org.br/noticias/jornalismo-investigativo-definicoes-de-associados-e-seguidores)
Neste sentido, o jornalismo investigativo contempla uma pauta mais complexa e exige profundidade na checagem. Com relação a produção de uma reportagem investigativa, podemos dizer que:
I. Para fazer a denúncia, o repórter deve avaliar se há interesse público.
II. Ainda no planejamento, deve ser avaliado o risco para os jornalistas, se descobertos.
III. Pessoas que não estão envolvidas na denúncia devem ter imagem e voz preservados.
IV. O levantamento de informações que possam revelar um fato grave, de interesse social, conferem ao jornalista uma licença para subverter a lei.
V. Deve-se usar câmera escondida em qualquer situação.
Em relação as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
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22Q943692 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Dona Maria é uma simpática senhora de 60 anos que todos os dias lê seu jornal pela manhã, bem cedo, e depois, passa a comentar os fatos com os clientes de seu pequeno bar. Um dia, ela comentou sobre o roubo ao caixa eletrônico do banco do bairro vizinho, conforme descrito no jornal, mas o cliente - um vigilante bancário - explicou a ela o que teria realmente acontecido, contestando informações que Dona Maria apresentava (que havia retirado do jornal). Muito espantada com tal fato, Dona Maria respondeu que ele estava errado e que todas as informações dela sobre o roubo eram verídicas, pois estavam no jornal.
Com base no texto acima, qual Teoria do Jornalismo explica a visão de Dona Maria sobre o Jornalismo.
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23Q944990 | Jornalismo, Lei de Acesso à Informação, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Não pode ser negado acesso a informações que sejam necessárias para garantir ou reivindicar direitos fundamentais (liberdade de expressão, vida, liberdade religiosa etc.). Documentos com informações sobre violação de direitos humanos praticada por agentes públicos ou por ordem de autoridades públicas devem ser de acesso livre, sem restrições. Detalhe relevante: esta determinação permite que a grande maioria dos documentosrelacionados à prática de tortura e outros tipos de violação de direitos cometidos durante a ditadura militar seja aberta.
ABRAJI. Lei de Acesso a Informações Públicas: o que você precisa saber. São Paulo: ABRAJI, 2014 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto e a Lei de Acesso à Informação (LAI), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em reportagens investigativas, o jornalista pode valer-se da LAI para solicitar documentos e dados do governo e de instituições que recebem recursos públicos, a fim de elaborar notícias sobre questões relacionadas ao uso do dinheiro público e também à defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
PORQUE
II. Os cidadãos também têm direito a solicitar dados por meio da LAI, para combater a violação de direitos humanos e da democracia e fiscalizar os gastos públicos, sem que precisem justificar o pedido, e a levar, depois, essas informações ao conhecimento da imprensa e da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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24Q944991 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Atualmente, os jornalistas precisam ser conhecedores dos dados. Há algum tempo, costumava-se conseguir novas reportagens conversando com pessoas em bares; e é possível que, às vezes, se continue fazendo isso. Mas, hoje, fazem-se reportagens debruçando-se também sobre dados e equipando-se com as ferramentas corretas para analisá-los e identificar o que há de interessante neles. Dessa forma, é possível descobrir como as informações se encaixam e o que está acontecendo no país.
Disponível em: http://datajournalismhandbook.org/pt/introducao_2.html. Acesso em: 22 jun. 2018 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalismo de dados vem ganhando destaque atualmente, visto que reforça o papel do jornalismo como um dos instrumentos importantes da sociedade para a manutenção da democracia.
II. O jornalismo de dados originou-se da necessidade de adaptação que o trabalho de apuração das informações exige, em face da expansão das novas tecnologias.
III. O jornalismo de dados, focado na apuração e na coleta de dados, surgiu e foi incorporado ao trabalho jornalístico com o advento dos computadores.

É correto o que se afirma em
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25Q944993 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

No jornalismo, a entrevista é um tipo de relacionamento. Depende da capacidade que o jornalista tem de conversar e de demonstrar interesse pelo que o outro tem a dizer. Não basta ter uma lista de perguntas e ficar esperando respostas. A entrevista é usada como uma dastécnicas para obter informação. O repórter ouve várias fontes e alia as informações obtidas a outras que recolheu por meio de pesquisa, observação e documentação.
PINTO, A. E. S. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: PubliFolha, 2009 (adaptado).

Considerando a prática da entrevista jornalística, avalie as afirmações a seguir.
I. A condução de uma entrevista jornalística requer o desenvolvimento de um roteiro de perguntas que não deve ser alterado durante a tomada de declarações.
II. A repetição ou insistência em uma mesma pergunta gera incômodo nos entrevistados e, por isso, compromete o bom andamento da entrevista.
III. A gravação da entrevista com o consentimento do entrevistado é um cuidado tanto para o jornalista quanto para a fonte, pois garante a literalidade do que foi dito.

É correto o que se afirma em
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26Q943674 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Se o entrevistado disser algo surpreendente, o jornalista deve manter a serenidade e persistir nas perguntas até o esclarecimento completo do assunto. O entrevistador deve ter cuidado para que a entrevista não se transforme em um discurso unilateral e para que não se perca o controle da entrevista. (IAROCHINSKI, Ulisses. Escrevendo para falar no rádio. Curitiba: InterSaberes, 2017, p.186 adaptado).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da condução de entrevistas para o rádio.
I. O entrevistador deve interromper o entrevistado com firmeza e educação se o entrevistado falar sem parar. Pedir para que ele seja mais objetivo e conciso nas respostas.
II. O entrevistador concorda quando o entrevistado contextualiza antes de responder uma pergunta. Caso contrário, corre o risco de perder o controle da entrevista.
III. O entrevistador repete a pergunta se o entrevistado questionar o que ele quis dizer. Como formulada antes, com mais calma e clareza.
Assinale a opção correta.
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27Q943676 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A ideia de credibilidade jornalística é antiga, mas ganhou força a partir do momento em que os jornais deixaram de ser essencialmente opinativos para transformarem em empresas jornalísticas e se aproximarem de um público maior, com notícias do mundo social. Analise as afirmativas a seguir e marque a afirmativa correta.
I - O jornalista passou a ser o profissional capacitado para escrever de modo diferente e não comprometido com interesses de qualquer grupo social ou político.
II - Os jornais aumentaram seu tamanho, o que possibilitou ao jornalista aprofundar o estilo literário, com o consequente aumento na credibilidade do texto.
III - A técnica jornalística é baseada no princípio da neutralidade e, portanto, o jornalista deve manter-se neutro diante daquilo que noticia.
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28Q944986 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A etnografia é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta características específicas. Ela exige um “mergulho” do pesquisador, ou seja, não é um tipo de pesquisa que pode ser realizada em um período excessivamente curto e sem preparo. É fundamental, como etapa anterior à etnografia propriamente dita, realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, a partir da leitura dos clássicos e de estudos contemporâneos sobre o assunto de que trata a pesquisa.
TRAVANCAS, I. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 98-109 (adaptado).

Considerando a etnografia como uma das metodologias utilizadas na pesquisa das práticas jornalísticas, verifica-se que o objetivo de sua utilização é analisar
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29Q943686 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a redação do texto no radiojornalismo, analise as afirmações abaixo:
I. No rádio, mesmo curta, a matéria jornalística deve responder, imediatamente, às questões clássicas: o que aconteceu? com quem? como? quando? onde? por que?
II. Não há necessidade de lide no radiojornalismo. As notas e matérias obedecem a um estilo próprio de roteirização.
III. É prerrogativa do texto do radio eliminar o supérfluo para melhorar a compreensão por parte do ouvinte porque o rádio precisa selecionar e focar em informações prioritárias.
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30Q943683 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

As afirmações a seguir referem-se à pauta fotojornalística:
I - O fotojornalista deve se preparar da forma mais adequada para a realização de seu trabalho, compreendendo o contexto do assunto e suas particularidades, selecionando câmeras e lentes mais condizentes com o objeto da pauta e antecipando-se junto a seus superiores caso haja necessidade de credenciais ou autorização para ter acesso ao local do fato;
II - A pauta fotográfica contém elementos em comum com a pauta noticiosa, como as indicações de data, horário e local e o resumo da matéria, mas terá também elementos específicos como o nome do repórter fotográfico e algumas indicações técnicas voltadas ao campo da fotografia (sugestões de planos fotográficos, perspectivas visuais, personagens de destaque e quantidade de imagens necessárias);
III - Não existe pauta especificamente fotográfica no Fotojornalismo: a pauta da reportagem em si é utilizada como único documento capaz de guiar tanto o repórter como o fotógrafo na cobertura do evento planejado. Na ausência de recomendações técnicas ao fotógrafo, cabe ao repórter a definição de como o fotógrafo deve atuar, assim como a escolha da câmera, das lentes e dos planos fotográficos mais adequados.
Estão corretas:
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31Q943685 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Ao veículo rádio são atribuídas características determinantes que irão moldar a estrutura da relação com sua audiência. Analise as afirmativas sobre estas características:
I.O imediatismo é atribuição inicial apontando como a transmissão dos fatos no momento em que ocorrem e a instantaneidade já que a mensagem radiofônica é recebida no momento da emissão
II. A interatividade e a mobilidade só foram atribuídas ao veículo rádio após a internet 3.0 com as ferramentas das mídias sociais.
III. A penetração é a característica que permite ao rádio chegar a diversos lugares, sendo que, ao mesmo tempo, também pode estar presente o regionalismo, que integra o ouvinte por meio das mensagens locais.
Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:
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32Q944983 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O jornalista sabe que o seu trabalho vai passar por etapas em que seus editores têm certos poderes e meios de controle. O jornalista tem que se antecipar às expectativas dos editores, para evitar os retoques em seus textos e as reprimendas — dois meios que fazem parte do sistema de controle e podem ter efeitos ou não sobre a manutenção do seu lugar, a escolha das suas tarefas e a sua promoção — quer dizer, nada menos do que a sua carreira profissional.
TRAQUINA, N. As Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005 (adaptado).

O jornalista, na sua missão de informar, mantém o controle de como a notícia será construída. Diante dos filtros pelos quais a reportagem passa até chegar à divulgação, qual das teorias mais influencia o processo noticioso nesse caso?
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33Q943690 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

O time de futebol Várzea do Distante - representa uma pequena cidade do interior do país - e está pela primeira vez disputando o campeonato Brasileiro da Série A. A equipe surpreendentemente lidera a competição após um turno já disputado. Por outro lado, o Clube Popular é o que possui o maior número de torcedores no país, mas seu time está em má fase, sendo apenas o 15º colocado no final do primeiro turno. Entretanto, a escala prévia das partidas que serão transmitidas pela TV aberta lista apenas um jogo de Várzea do Distante, justamento contra o Clube Popular, enquanto está prevista a transmissão de mais oito jogos da equipe Popular, apesar de sua fraca campanha na competição.
A Teoria Organizacional pode explicar a preferência pela transmissão de jogos do Clube Popular. Ela discute o conceito de produção de notícia, observando caminhos, modelos e parâmetros das normatizações empresariais, linhas editorias como fatores determinantes da prática jornalística.
Acerca de tal teoria, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). E assinale a sequência CORRETA.
( ) A habilidade do jornalista com normas vigentes da empresa é imprescindível para o caminho que ele trilha para a produção e sua carreira jornalística.
( ) O conhecimento das funções técnicas e pragmáticas do jornalismo empresarial prejudica a captação de boas histórias e seus sentidos humanistas.
( ) A comum organização de jornalistas em grupos e categorias facilita o espírito de corpo necessário para a ascensão funcional de todo coletivo.
( ) A compreensão de uma ordem econômica e ideológica que permeia a linha editorial da empresa é determinante para os caminhos da produção.
( ) A percepção da realidade do funcionamento interno da redação garante aos jornalistas um sucesso na gerência da empresa.
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34Q943691 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Complete as lacunas abaixo, relacionando as informações sobre cada pesquisa com a Teoria do Jornalismo utilizada como referencial teórico e metodológico.
Durante um mês, a estudante de jornalismo Nathalia deseja realizar uma pesquisa sobre o processo de escolha dos assuntos que serão manchete de capa do jornal A Tribuna, de Vitória. A intenção é entender os critérios de noticiabilidade, valores-notícias, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas de produção. Para isso, ele pode se valer dos estudos da teoria ___________________.
A cobertura da morte do Papa João Paulo II, ocorrida em abril de 2005, serviu de base para a realização de uma pesquisa, que buscou identificar os critérios de seleção de notícias do jornal Folha de São Paulo. Para isso, os alunos utilizaram a teoria __________________. Eles chegaram aos resultados esperados, que comprovam o caráter subjetivo e arbitrário dos processos de seleção e edição de notícias, com critérios muitas vezes baseados nos valores pessoais.
O terceiro e último editorial da edição do dia 2 de maio é uma crítica ao "Caos Publicitário", no qual a prefeitura de São Paulo estaria sendo altamente condescendente com a situação, graças às receitas proporcionadas pelos descontrolados anúncios em locais públicos, em detrimento dos pedestres. Mas, por que a Folha decidiu discutir um fato que há tempos vinha ocorrendo na cidade de São Paulo? Possivelmente, a política editorial do veículo possui algumas diretrizes que, de alguma forma, poderiam estar entrando em choque com os interesses da prefeitura de São Paulo. Entretanto, o que se propõe com essa discussão é estimular as diversas interpretações acerca da divulgação da notícia em discussão. Mostra-se, neste caso, e, mais uma vez, que a teoria ______________ pode ser contestada.
Um dos resultados da pesquisa de José Luís Garcia, realizada em Portugal, é que 90,6% dos jornalistas daquele país revelaram já ter sofrido algum tipo de pressão no exercício de sua profissão. Essas pressões eram de origem externa e interna. Entre as pressões externas, a maioria provinha de grupos de interesse político-partidário (85,8%), seguidos por grupos empresariais e governamentais. Essa pressão, entretanto, não é direta. Ao jornalista inexperiente não é informado o que ele deve ou não deve fazer. Ele o aprende aos poucos, através de uma sucessão sutil de recompensas e punições. Assim, o jornalista aprende a antever aquilo que se espera dele, a fim de obter recompensas e evitar penalidades. Para realizar essa pesquisa ele se valeu do conteúdo da teoria _________________.
Assinale a opção CORRETA:
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35Q944972 | Jornalismo, História do Rádio, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A Rádio Nacional é responsável pela existência, a partir dos anos 1940 e 1950, de grandestorcidas de clubes do Rio de Janeiro em todos os estados brasileiros. Nas mais longínquas localidades da pátria, milhões de brasileiros sintonizavam a PRE-8 e, como disse Rubem Braga, aprendiam, por meio de suas novelas, programas de auditório, musicais e noticiários, a falar a língua da Rádio Nacional. Era uma emissora carioca, e foi isto, em matéria de futebol, o que ela ensinou ao brasileiro: torcer pelos clubes do Rio de Janeiro.
AGUIAR, R. C. Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A história do rádio no Brasil foi caracterizada por transmissões a partir dos centros urbanos, carregadas de sotaque e contextos sociais distantes daqueles vividos por grande parte do público que as ondas sonoras conseguiam alcançar.
II. O jornalismo esportivo se desenvolveu de forma nacional no início das transmissões de rádio no Brasil, privilegiando a cobertura das competições nacionais entre times de diversos estados e regiões.
III. A difusão radiofônica, em meados do século XX, era pautada pela adequação à diversidade linguística e cultural do público, pois as emissoras transmitiam para todo o território brasileiro.

É correto o que se afirma em
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36Q944978 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Como a Lupa faz suas checagens?
A principal matéria-prima no processo de produção de conteúdo jornalístico são as declarações feitas por atores públicos e as informações potencialmente falsas que circulam em plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens.
Diariamente, os jornalistas da Lupa observam o que é dito por políticos, líderes sociais e celebridades em jornais, revistas, rádios, programas de TV e na internet. A Lupa se esforça para verificar o grau de veracidade de frases que contenham dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou à constitucionalidade de um fato.
Por princípio, a Lupa não analisa a intenção de atores públicos ao proferirem informações falsas. Porém, desde janeiro de 2021, a Lupa se reserva o direito de “apontar mentiras”, identificando-as em títulos e textos quando vê repetições de falas equivocadas como parte de um comportamento que busca distorcer o debate público.
AGÊNCIA LUPA. Como a Lupa faz suas checagens? Disponível em: https://lupa.uol.com.br/ institucional/como-fazemos-nossas-checagens. Acesso em: 23 jun. 2022.

TEXTO 2
O fantasma das fake news e o surgimento da indústria de fact-checking (checagem de fatos) são movimentos paralelos na disputa pela credibilidade e pela legitimidade. Ambos reforçam o entendimento de que há uma “verdade factual” objetiva a ser desvelada pela imprensa. Ao recorrer a agências especializadas em fact-checking, o jornalismo transfere a terceiros sua pretensão à posição de guardião da veracidade factual. Ao assumir como uma de suas funções primordiais testar a veracidade do discurso de políticos, o fact-checking sinaliza uma autocrítica involuntária a respeito do jornalismo declaratório, que é o pão cotidiano do ofício. Toda essa situação cria um pesadelo epistemológico, já que, a rigor, não resta qualquer instância de realidade indiscutível na qual ancorar as pretensões de veracidade discursiva. Se o jornalismo profissional não desfruta mais da credibilidade que suas práticas conferiam, se uma parte do público acredita que ele participa de uma conspiração para ocultar a realidade, não há motivo para não julgar que as agências de fact-checking estejam igualmente comprometidas. É essa indeterminação sem fim que define a era da “pós-verdade”.
MIGUEL, L. F. Jornalismo, polarização política e a querela das fake news. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 46-58, 2019 (adaptado).
Considerando os textos apresentados sobre a emergência e as contradições da chamada era da “pós-verdade”, avalie as afirmações a seguir.
I. Na era da desinformação e das fake news, agências de checagem como a Lupa, vinculadas a grupos da mídia hegemônica, buscam construir um discurso de relegitimação do jornalismo.
II. Ao assumirem o lugar de verificação dos discursos em circulação nas mídias jornalísticas, as agências de checagem de fatos reivindicam para si a credibilidade que elas questionam no jornalismo.
III. Agências especializadas em fact-checking constroem uma vigilância sobre o debate público e possibilitam uma leitura crítica e qualificada das mídias por parte dos públicos.

É correto o que se afirma em
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37Q944981 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo e seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem. Eles se definem a si mesmos como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores-gerais suprimem toda dúvida quanto à necessidade social de seus produtos.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A indústria cultural, conceito formulado pelos sociólogos Theodor Adorno e Max Horkheimer, expoentes da Escola de Frankfurt, coloca em pauta as relações de consumo nas sociedades atuais, o que evidencia o papel dosmeios de comunicação como agentes de cidadania.
PORQUE
II. A oferta de cultura como mercadoria, pelos meios de comunicação de massa, contribui, do ponto de vista da Teoria Crítica, para o embotamento da consciência dos indivíduos, perpetuando a padronização própria da lógica capitalista.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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38Q943679 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Conforme Maria Cicília Peruzzo (1998), as pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Em continuação aos conceitos dessa autora, sobre as transformações dos modelos de atuação do jornalismo, que inclusive, se igualam ao que pensa a maioria dos críticos de jornalismo, é correto afirmar, que:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
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39Q944979 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Em junho de 2020, três meses após decretada a pandemia de Covid-19 no mundo, uma iniciativa marcaria a imprensa brasileira. Diante da limitação, do atraso e da irregularidade na divulgação de dados sobre a doença, era criado um consórcio de veículos de imprensa reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Em meio à evolução da doença no país, seis redações montaram uma força-tarefa para colher dados nas secretarias dos estados e do Distrito Federal e garantir à população acesso à informação de qualidade sobre o novo coronavírus. Essa parceria histórica entre veículos de imprensa foi reconhecida como importante atitude no combate à desinformação.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A iniciativa de criação do consórcio brasileiro de imprensa reflete um movimento em curso no jornalismo mundial e sugere que, apesar da concorrência entre veículos, a colaboração entre redações para o alcance de objetivos comuns tem se estabelecido cada vez mais no cotidiano profissional.
PORQUE
II. A demanda por informação de qualidade, a busca por transparência, a tentativa de elucidar a complexidade de determinadostemas e o desejo de revelar fatos de interesse público são desafios que jornalistas podem vencer somando forças e dividindo tarefas, o que também permite reduzir a dependência exclusiva de dados sistematizados por fontes oficiais e fortalecer a credibilidade de suas marcas e do próprio jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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40Q944982 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Nas Teorias do Jornalismo, uma abordagem que pode lançar caminhos para se pensar o fazer jornalístico é o newsmaking. A marca mais importante das teorias produzidas com base nesse paradigma são as considerações acerca das rotinas de produção de notícias. Na lógica do newsmaking, a elaboração da pauta, a seleção das fontes e o trabalho de apuração, redação e circulação da notícia constituem elementos determinantes da operação de produção informativa.
MORAES JUNIOR, E.; ANTONIOLI, M. E. Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário on-line. Revista Alterjor USP , v. 14 (2), p. 43-52, 2016 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto apresentado, o poder exercido pelo jornalismo na construção de sentidos e o trabalho de planejamento de coberturas jornalísticas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao planejar coberturas jornalísticas de acordo com a abordagem do newsmaking, o jornalista lança mão de critérios de noticiabilidade e de valores-notícia para definir o que será ou não noticiado e como isso será levado ao conhecimento do público.
PORQUE
II. O processo de seleção das notícias é influenciado pela cultura profissional, rotina e organização do trabalho e pelos processos produtivos e pressões externas, que deixam marcas no resultado final de construção da notícia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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