Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q944989 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Os programas jornalísticos de TV que apresentam reportagens especiais mais longas que o telejornal diário seguem etapas de produção que se assemelham às produções de vídeos e filmes de curta e média metragens. Essas etapas se dividem em: pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fases de trabalho.
KELLINSON, C. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).

Considerando as etapas de trabalho necessárias para produzir uma reportagem especial que vai cobrir um bloco inteiro de um programa jornalístico semanal gravado, avalie as afirmações a seguir.
I. A pesquisa, a pauta e a definição das marcações e locações para a gravação externa ou em estúdio devem ser realizadas durante a pré-produção.
II. A produção deve conter a captação de áudio e vídeo, decupagem e edição com inserção de offs, gráficos, arte e toda a sonoplastia e execução do script.
III. A pós-produção inclui a gravação final do script no estúdio, com as cabeças e chamadas, realizadas pelo apresentador, e a inserção de créditos.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q944988 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Ao elaborar reportagens investigativas, o profissional, muitas vezes, se vê às voltas com recursos polêmicos de apuração, como informações reveladas em off pelas fontes. Isso significa que, por alguma razão, a fonte não pode ou não quer se identificar. É algo que não chega a ser raro em reportagens que se definem por, justamente, querer revelar aquilo que alguém pretende esconder, mesmo sendo de interesse público.
Considerando esse contexto e a deontologia que rege a profissão de jornalista, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalista, quando recebe uma informação em off, só deve publicá-la depois de verificar sua veracidade por meio de consultas a outras fontes ou documentos.
II. O que permite a publicação de informações obtidas em off em reportagens com uma única fonte é o fato de elas tratarem de denúncia grave e de incontestável interesse público.
III. A fonte de uma informação revelada em off pode ser utilizada como a única em uma reportagem, desde que o leitor fique ciente de que se trata de fonte que não quis ou não pôde identificar-se.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q943684 | Jornalismo, Estudos Culturais, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Em 1985, a banda Legião Urbana lança seu album de estreia com a canção Geração Coca-Cola. Observe o trecho da música composta por Renato Russo (1960-1996):
"Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês nos empurraram Com os enlatados dos U.S.A., de nove as seis
Desde pequenos nós comemos lixo Comercial e industrial Mas agora chegou nossa vez Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução Somos burgueses sem religião Somos o futuro da nação Geração Coca-Cola".
A partir da letra, qual escola analisada em Teorias da Comunicação mais se relaciona com a canção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q944980 | Jornalismo, Jornalismo de Dados, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A estratégia de selecionar dados científicos e usá-los de maneira deturpada, em favor de um ponto de vista, é conhecida entre os cientistas como cherry-picking. O termo serve para ilustrar uma colheita de cerejas em que uma amostra madura é selecionada a dedo e usada para apontar que todo o restante das frutas também está saudável.
Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias /2022/05/28/desinformacao-climatica-saiba-o-que-e-e-quais-assuas-consequencias.htm. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A seletividade de dados, por omissão ou supressão de evidências, é utilizada na produção de fake news a fimde fazer parecer que a falsa notícia tem bases científicas.
II. O fact-checking, ou checagem de fatos, realiza pesquisas científicas por amostragem para coleta de dados e reproduz estudos científicos de modo a confirmar a veracidade das informações publicadas.
III. O uso de dadosreais em contextos nos quais informações relevantes são descartadas ou escondidas constitui falácias lógicas que ignoram o método científico em favor da defesa de determinado ponto de vista.
IV. A deturpação de dados científicos se configura como estratégia de desinformação utilizada para a construção de argumentos que corroboram determinados discursos, segundo as intenções de quem escolhe os dados.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q993367 | Jornalismo, Telejornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O jornalismo para TV, também conhecido como telejornalismo, reúne uma série de características como concisão do texto, linguagem objetiva, relação de não concorrência entre texto e imagem, entre outras. A área também possui um vocabulário próprio que é utilizado no cotidiano das redações por profissionais da área. Considerando a terminologia em telejornalismo, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Escalada.

2. Espelho.

3. Texto em Off.

4. Passagem.

5. Sonora.

( ) Texto gravado pelo repórter – normalmente após a finalização da matéria na rua. É a narração da notícia, colocada durante a matéria.

( ) Manchetes do telejornal, sempre no início de cada edição.

( ) Fala do entrevistado na matéria.

( ) Gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações a serem usadas na matéria. É o momento em que o repórter aparece no vídeo para destacar um aspecto da reportagem.

( ) Cronograma de como o telejornal irá se desenrolar. Prevê a entrada de matérias, notas, blocos, chamadas e encerramento do telejornal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q944984 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Escrever uma notícia significa, na maior parte do tempo, um esforço para coordenarinformações de várias fontes, às vezes contraditórias, em uma escrita compreensível para o leitor, isto é, reduzir a complexidade de vários eventos em um texto simples e legível, com limites claros de tamanho, tempo de criação e dificuldade.
MARTINO, L. M. S. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009 (adaptado).
Considerando que o texto apresentado remete a estudos de newsmaking, avalie as afirmações a seguir.
I. Em um texto jornalístico, dar espaço ao contraditório é uma estratégia utilizada pelo repórter para se proteger de críticas a possível distorção da notícia.
II. As notícias são o resultado de várias escolhas e seleções feitas por jornalistas, editores e empresas de comunicação a respeito de como um fato pode ser transformado em texto.
III. Existe simetria entre o número de eventos reais e o espaço de um jornal ou programa de televisão.
IV. As escolhas feitas pelo jornalista ao escrever uma notícia vão mudar, em algum grau, o modo como os leitores vão entendê-la.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q943682 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Como modalidade do Jornalismo, o Fotojornalismo se adequa ao Jornalismo Especializado. As pautas fotográficas são destinadas a coberturas específicas, nas áreas de atuação das editorias, o que exige do fotógrafo habilidade para produzir imagens de naturezas diferentes.
Diante desta observação, assinale alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q944985 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A edição jornalística requer isenção e equilíbrio. No jornalismo televisivo, a função do editor é organizar o material que foi coletado na rua e montar a história que vai ser contada no telejornal.
Suponha que um repórter desenvolva uma matéria sobre denúncia de maus-tratos a uma pessoa com deficiência em uma escola particular. Até o fechamento da edição que vai veicular a matéria, o repórter entrevista o denunciante, mas não consegue entrar em contato com o dono da escola denunciada, que não foi localizado. Faltando poucos minutos para o telejornal ir ao ar, o dono da escola liga para a emissora e relata sua versão por telefone ao editor.
Considerando-se os critérios de edição em telejornalismo e a pressão do deadline para o fechamento de telejornal, é recomendado que o editor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q943688 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Do ponto de vista técnico, escritores de folhetins e jornalistas obrigaram-se a reformar a modalidade escrita da língua, ou aproximando-a dos usos orais ou cultivando figuras de estilo espetaculares; ora exagerando no sentimentalismo, ora incorporando a invenção léxica e gramatical das ruas. Descobriu-se a importância dos títulos, que são como anúncios do texto, e dos furos, ou notícias em primeira mão: o jornal que publicasse primeiro o relato de um fato de interesse público seria lido em lugar dos concorrentes e ganharia pontos na preferência dos leitores em geral para as próximas edições. (LAGE, Nilson, 2001)
Na citação inicial, o pesquisador Nilson Lage problematiza Teoria e Técnica de Reportagen para a produção da escrita jornalística em relaçã aos títulos. Vamos imaginar o seguinte cenário: Você chegou para mais um dia de trabalho na redação de um jornal de grande circulação. O chefe de reportagem pediu para você suitar a reportagem da página 3 da edição daquele dia. E o mais importante: o retorno dessa suite tem que ser dado antes do almoço. O que o chefe de reportagem quer que você faça?
Escolha a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1050482 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O autor Jorge Duarte, para efeito didático, agrupou as informações, no âmbito da Comunicação Pública em algumas categorias, entre elas:

1. Institucionais
2. De gestão
3. De prestação de contas

4. Mercadológicas
5. Dados públicos

Relacione essas categorias com as seguintes afirmativas:

( ) à explicação e esclarecimento sobre decisões políticas e uso de recursos públicos, viabilizando o conhecimento, avaliação e fiscalização da ação de um governo.
( ) às normas legais, estatísticas, decisões judiciais, documentos históricos, legislação e normas e informações de controle do Estado e que dizem respeito ao conjunto da sociedade e a seu funcionamento.
( ) a produtos e serviços que participam de concorrência no mercado.
( ) ao processo decisório e de ação dos agentes que atuam em temas de interesse público, incluindo discursos, metas, intenções, motivações, prioridades e objetivos dos agentes para esclarecer, orientar e municiar o debate público.
( ) ao papel, responsabilidades e funcionamento das organizações, estrutura, políticas, serviços e a responsabilidades e funções dos agentes públicos, poderes, esferas governamentais e entes federativos.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1050488 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Sobre os veículos jornalísticos empresariais, analise as afirmativas a seguir.

I. A distinção entre as publicações jornalísticas empresariais internas e externas se intensificou com Internet, pois os conteúdos jornalísticos que circulam nas mídias sociais atingem apenas o público externo.

II. A definição dos formatos das publicações empresariais deve ser feita de acordo com os objetivos buscados, o público, os recursos disponíveis, a cultura organizacional e a evolução dos processos de comunicação na empresa.

III. Independentemente do público (interno ou externo), as publicações empresariais devem estar aderentes a uma estratégia institucional coerente e planejada e ter, desde o número zero, metas bem definidas, assim como serem permanentemente avaliadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q943666 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

O assunto: "conquista de um campeonato mundial de natação", será noticiada para o público em geral, com curiosidade quanto à personalidade do atleta e ao ranking da disputa. Para o segmento especialista em treinamento desportivo, será relevante também a preparação do atleta e o ritmo das braçadas. Considerando o texto enunciativo, analise os itens a seguir:
I - A informação jornalística é o espaço privilegiado da reportagem especializada. Uma peculiaridade é destinar-se a públicos mais, ou menos, heterogêneos. A máxima heterogeneidade seria a audiência presumível de uma emissora de TV aberta (audiência de massa). A mínima heterogeneidade encontra-se entre leitores de revistas ou sites destinados a aficionados de uma atividade como engenharia naval ou surf. Quanto mais específico o público, mas se pode particularizar a linguagem.
II - Há relação entre interesse jornalístico e abrangência de público. Quanto maior o interesse jornalístico, maior a abrangência do público a que a informação se destina.
III- A criação de cadernos específicos para áreas como Cultura e Saúde, por exemplo, ou de suplementos especiais de fim de semana, como Literatura ou Decoração, assinala uma tendência consolidada no Jornalismo, que pressupõe conhecimento e domínio do tema por parte do jornalista e que envolve também a adoção de gêneros textuais diversos em um mesmo veículo.
IV- Situação predominante no Jornalismo atual é de jornalistas que se especializam para cobrir diferentes áreas de conhecimento. Em seis meses ou um ano de leitura e observação, qualquer jornalista competente é capaz de se "adestrar" para cobrir áreas tão específicas quanto o mercado de capitais ou o setor de saúde de uma metrópole.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q943671 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

São campos de atuação do jornalista especializado:
I. Editorias ou Seções de veículos de informação geral, como as de Esporte, Política, Economia, Cultura, Saúde, Comportamento etc.
II. Os veículos populares de informação geral, pois oferecem a um público específico um conjunto de assuntos de interesse distinto aos de outros públicos, além de usar uma linguagem própria.
III. Veículos segmentados que podem cobrir desde grandes áreas como Cultura ou Música como subáreas (Literatura, Rock, Samba, Instrumentos Musicais, por exemplo).
A partir das assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1050489 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

As instituições, para ampliarem sua presença e serem reconhecidas como referência nos veículos jornalísticos, produzem textos informativos em diversos formatos, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q993376 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Os Estados Unidos é considerado o país pioneiro no exercício de assessoria de imprensa, pois, em 1906, um jornalista que atuava em Nova Iorque decidiu abandonar o ofício para abrir o primeiro escritório de Relações Públicas de que se tem notícia. O profissional havia sido contratado pelo empresário John Rockfeller para recuperar sua credibilidade e imagem que estavam desgastadas devido ao tratamento inadequado dispensado aos grevistas de suas empresas e as acusações de monopólio no setor de combustíveis. Quem é esse jornalista precursor na assessoria de imprensa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1050483 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto de Carlos Chaparro por ocasião dos 100 anos da atividade de Assessoria de Imprensa.

A questão das relações entre as organizações e a imprensa não é nova. Como tema e problema, é até coisa velha, já secular. Na verdade, se nos identificarmos como profissionais ou estudiosos da comunicação chamada empresarial, institucional ou organizacional, somos mais ou menos herdeiros de um jornalista americano, que em 1906, inventou a atividade especializada a que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação. Com um bem-sucedido projeto profissional de relações com a imprensa, a serviço de um cliente poderoso, ele conquistou, por direito e mérito, na história moderna da comunicação social, o título de fundador das relações públicas, berço da assessoria de imprensa. Ou vice-versa.

(CHAPARRO in DUARTE, 2018, adaptado)

O jornalista fundador das relações públicas e o cliente poderoso citados no texto são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q993370 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

A lista que contém informações sobre jornalistas, como endereço de e-mail, telefone, nome, veículo de atuação e editoria em que trabalha, e que é utilizada para disparar releases e outros assuntos simultaneamente é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1050479 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o trecho sobre o impacto das tecnologias digitais nas publicações jornalísticas empresariais.

Com o aumento do uso das ferramentas digitais, a atualidade do jornalismo foi _____, permitindo a resposta ainda mais rápida a questões que surgem no cotidiano das organizações. Além disso, a _____ permitida pelas tecnologias digitais passou a possibilitar a maior participação dos empregados em listas de correio eletrônico, fóruns, blogs e redes sociais, quando essa é uma definição de política de gestão e de comunicação da organização. Mesmo quando essa não é a estratégia desenhada, a empresa ou órgão do governo é cada vez mais frequentemente atropelado pela presença de comentários sobre sua atuação nesses espaços e passa a orientar os empregados sobre como se comportar no cenário das redes sociais. Assim, elas são, na prática, ao mesmo tempo _____ e conteúdo da comunicação com o público interno, contribuindo para o (a) _____ dos meios e representando elemento de _____ internos.

(LEMOS E DEL GALDIO in DUARTE, 2015 – Adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1050490 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Durante uma crise de reputação, os veículos institucionais internos que circulam na intranet são importantes na recuperação da imagem de uma empresa porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q993385 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

São considerados gêneros jornalísticos opinativos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.