Questões de Concursos Jornalismo

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61Q993385 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

São considerados gêneros jornalísticos opinativos:
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62Q1050476 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O clássico autor Philip Kotler propõe que as três mais recentes evoluções do Marketing estão relacionadas com a técnica.
Nesse contexto, assinale a opção que indica a correlação correta.
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63Q1050484 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre a importância da assessoria de comunicação nas organizações.

É grande o risco de exposição negativa quando uma organização toma decisões sem o olhar da comunicação. Tem graves consequências atropelar o impacto simbólico, a receptividade por parte do público e resistências de grupos sociais. Entenda-se: a chamada “área de comunicação” pode até ser vencida nos debates internos (o que ocorre algumas vezes), mas jamais ignorada. Para dar efetiva contribuição técnica e teórica, precisa participar das esferas do poder existentes dentro das organizações. Alijada ou sem acesso aos espaços internos de decisão, a assessoria de comunicação perde sua efetividade. E a empresa fica privada de uma análise que dimensiona percepções externas, riscos e oportunidades.

(FARIA in DUARTE, 2018)

Diante desse contexto, espera-se que as assessorias de comunicação
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64Q1050494 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

José Carlos Aronchi propôs a classificação dos programas da televisão brasileira em cinco categorias: entretenimento, informação, educação, publicidade e outros (para os que não se enquadravam nas anteriores). Integram a categoria Informação, os gêneros
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65Q1055102 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

De acordo com os critérios de noticiabilidade e características de uma pauta jornalística, analise as afirmativas a seguir.
I. A noticiabilidade de um fato está ligada aos seus fatores éticos, circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais que viabilizam a transformação desse fato em informação jornalística. II. O ineditismo, a improbabilidade, a utilidade, o apelo, a empatia, o conflito, a proeminência e a oportunidade são características necessárias em um fato, para que ele se torne noticiável. III. A pauta para internet, na maioria das vezes, é um roteiro direto e objetivo, ordena, mais do que sugere, alinha, mais do que motiva e obriga, mais do que solicita, aos redatores dos sites o cumprimento de ações para se chegar às matérias. IV. A reunião de pauta, na verdade, é uma das etapas da seleção de conteúdo do que vai ser noticiado. São estipulados os profissionais que participarão e as formas como irão acontecer esses importantes encontros na rotina das redações.
Estão corretas as afirmativas
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66Q993369 | Jornalismo, Internet na Tecnologia e Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Sobre o uso de hashtags em posts de redes sociais, assinale a alternativa correta.
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67Q993379 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O IBGE se prepara para divulgar o Rendimento Domiciliar per capita (RDPC) e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional (CDR) referentes ao ano de 2018 para as Regiões Norte, Nordeste e CentroOeste. Os dados foram obtidos com base nas informações obtidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Para que essa pesquisa, obtenha bons índices de mídia espontânea, ou seja, publicações gratuitas pelos veículos de comunicação, é necessário que o assessor de imprensa
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68Q1050478 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Sobre branded content, analise as afirmativas a seguir.

I. As atividades de branded content consistem em patrocinar programas e inserir a marca em conteúdos pré-formatados e veiculados como editoriais simultaneamente em diversos meios de comunicação.

II. O branded content concentra-se no apelo à venda direta de um produto e, secundariamente, apoia-se no entretenimento para reforçar a estratégia de apresentar a marca indistinta das demais do setor;

III. O branded content pode tornar tênue a fronteira entre informação, publicidade e entretenimento objetivando oferecer experiências positivas e gerar vínculos emocionais entre as marcas e seus consumidores.

Está correto o que se afirma em
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69Q1050486 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Imagine que um assessor de imprensa foi contratado por uma empresa pública, cujo dirigente busca visibilidade midiática e é high profile.

No sentido de equilibrar a imagem do cliente com as demandas da instituição que ele representa, sem perder o foco no interesse público, o assessor deve
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70Q1050491 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo, publicado em junho de 2024 no veículo jornalístico gaúcho Matinal.

“Até a próxima
por Carlos Alberto Kolecza

Na primeira vez foi a iniciativa dos filhos, com ares de ultimato. Não me deixariam engaiolado, o que certamente aconteceria, sem luz, sem água, comida e internet. A síndica me ajudou a compor a mochila de emergência. Um filho agiu confiado no poder de seu muque. O outro, com a mulher, arrebanhou um time de socorristas voluntários e um bote. Ofereceram-se ao caudal sujo que ocupou a rua Augusto Melecchi, no bairro Menino Deus, no segundo dia da primeira enchente.
Estava se formando o coquetel bacteriológico do vômito do rio-lago, resultado inevitável das pestilências obrigado a engolir da manhã à noite. Na horizontal, abraçado aos socorristas, fui depositado no bote sem ter molhado um centímetro da roupa, tinha à minha espera, na praça Estado de Israel, uma médica mineira voluntária, atenta ao protocolo clínico básico.
Estava na primeira etapa da maratona de ansiedade, na verdade medo, desatada por duas enchentes descomunais seguidas. Algo inesperado, para quem tinha um ano na grande enchente de 1941. A esta altura do campeonato, não esperava ver o repeteco. Currículo desprezível diante do infortúnio de dezenas de milhares que perderam tudo e de centenas de mortos.
Na segunda vez, 23 de maio, mesmo cenário, quase em pânico, fui socorrido por uma equipe da Polícia Judiciária do TR-4, reforçada por um voluntariado de Brasília. Até cadeira de rodas no desembarque….Vendo os esguichos efervescentes da boca dos bueiros não tenho mais a certeza de que não pedirei socorro mais uma vez.”

O texto acima é um(a)
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71Q1060225 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Com a popularização de sistemas de inteligência artificial, o dicionário Cambridge elegeu como palavra do ano de 2023
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72Q1060234 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Ao observar a natureza das fontes das matérias jornalísticas, o professor Nilson Lage propôs classificá-las em oficiais, oficiosas e independentes.
Sobre essa classificação, analise as afirmativas a seguir.

I. As fontes independentes são consideradas as mais confiáveis e é comum não serem mencionadas, pois os dados que propõem são tomados a priori como verdadeiros.

II. A expressão fontes oficiosas foi banalizada pelo jornalismo estadunidense, aplicando-a, quando a fonte (que não quer ser mencionada) são organizações não governamentais (ONGs), chamadas nos EUA, de sem fins lucrativos.

III. Fontes oficiais são mantidas pelo Estado; por instituições que preservam algum poder de Estado, como as juntas comerciais e os cartórios de ofício; por empresas e organizações, como sindicatos e associações.

Está correto o que se afirma em
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73Q1060231 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O veículo de comunicação empresarial é, ao mesmo tempo, jornalístico e institucional, por isso apresenta especificidades como
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74Q993377 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Um jornalista trabalha como repórter de televisão em uma emissora durante o período matutino e como assessor de imprensa do IBGE na mesma cidade à tarde. Acerca dessa situação, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros estabelece que
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75Q1050485 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Sobre o uso de entrevistas coletivas no atendimento às demandas da imprensa, avalie as seguintes afirmativas.

I. Devem ser usadas quando é necessário reunir jornalistas de vários veículos, ao mesmo tempo, para passar informações de interesse público imediato.

II. Os veículos devem enviar compulsória e previamente as perguntas para a adequada preparação da fonte para a entrevista.

III. É dispensável fornecer documentos ou recursos visuais pertinentes ao tema da coletiva aos jornalistas, visto que eles se interessarão apenas pelas informações exclusivas.

Está correto o que se afirma em

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76Q1055106 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. ( ) O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos. ( ) A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes. ( ) A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos.
A sequência está correta em
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77Q993375 | Jornalismo, Lei de Acesso à Informação, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Para a classificação da informação em grau de sigilo, deverá ser observado o interesse público da informação e utilizado o critério menos restritivo possível, considerando a gravidade do risco ou dano à segurança da sociedade e do Estado e o prazo máximo de classificação em grau de sigilo ou o evento que defina seu termo final. Considerando o que a LAI (Lei nº 12.527/2011) versa sobre os prazos máximos de classificação, assinale a alternativa correta.
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78Q1050477 | Relações Públicas, Eventos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

É comum dividir um evento em quatro fases, a saber: concepção, pré-evento, transevento; pós-evento.

As opções a seguir apresentam atividades de concepção do evento, à exceção de uma. Assinale-a.
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79Q1050481 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O trecho de uma entrevista televisiva realizada pelo repórter e selecionado para ir ao ar chama-se
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80Q1050492 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o trecho da matéria, assinada por Duda Menegassi e publicada, em junho de 2024, em O Eco

Peru aprova lei de proteção para macaco encontrado apenas nos Andes peruanos

“Nesta quarta-feira (12), o Congresso da República do Peru aprovou a criação do projeto de lei n° 7559, que visa a proteção e conservação do mono choro de cola amarilla – ou macaco-barrigudo-da-cauda-amarela – e seu habitat. A proposta foi aprovada em sessão única, com uma maioria de 90 votos favoráveis, 22 votos contrários e uma abstenção. O mono choro vive apenas na porção de floresta montanhosa, acima dos 2 mil metros de altitude, no centro-norte do Peru, aos pés da Cordilheira dos Andes”.

Esse trecho é característico de um (a)
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