Início

Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1050483 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto de Carlos Chaparro por ocasião dos 100 anos da atividade de Assessoria de Imprensa.

A questão das relações entre as organizações e a imprensa não é nova. Como tema e problema, é até coisa velha, já secular. Na verdade, se nos identificarmos como profissionais ou estudiosos da comunicação chamada empresarial, institucional ou organizacional, somos mais ou menos herdeiros de um jornalista americano, que em 1906, inventou a atividade especializada a que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação. Com um bem-sucedido projeto profissional de relações com a imprensa, a serviço de um cliente poderoso, ele conquistou, por direito e mérito, na história moderna da comunicação social, o título de fundador das relações públicas, berço da assessoria de imprensa. Ou vice-versa.

(CHAPARRO in DUARTE, 2018, adaptado)

O jornalista fundador das relações públicas e o cliente poderoso citados no texto são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1050484 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre a importância da assessoria de comunicação nas organizações.

É grande o risco de exposição negativa quando uma organização toma decisões sem o olhar da comunicação. Tem graves consequências atropelar o impacto simbólico, a receptividade por parte do público e resistências de grupos sociais. Entenda-se: a chamada “área de comunicação” pode até ser vencida nos debates internos (o que ocorre algumas vezes), mas jamais ignorada. Para dar efetiva contribuição técnica e teórica, precisa participar das esferas do poder existentes dentro das organizações. Alijada ou sem acesso aos espaços internos de decisão, a assessoria de comunicação perde sua efetividade. E a empresa fica privada de uma análise que dimensiona percepções externas, riscos e oportunidades.

(FARIA in DUARTE, 2018)

Diante desse contexto, espera-se que as assessorias de comunicação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1060227 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O serviço de checagem, que integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conta com parceiros para, através da Justiça Eleitoral divulgar notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos em sua página.
Lançado em 2020, esse serviço chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1050485 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Sobre o uso de entrevistas coletivas no atendimento às demandas da imprensa, avalie as seguintes afirmativas.

I. Devem ser usadas quando é necessário reunir jornalistas de vários veículos, ao mesmo tempo, para passar informações de interesse público imediato.

II. Os veículos devem enviar compulsória e previamente as perguntas para a adequada preparação da fonte para a entrevista.

III. É dispensável fornecer documentos ou recursos visuais pertinentes ao tema da coletiva aos jornalistas, visto que eles se interessarão apenas pelas informações exclusivas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1050495 | Jornalismo, História do Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Em 30 de outubro de 1938, véspera do Dia das Bruxas nos Estados Unidos, a rede de rádio CBS transmitiu o Mercury Theater, com a dramatização do romance de ficção científica A Guerra dos Mundos. Parte considerável dos ouvintes acreditou que a Terra estava, de fato, sendo invadida por marcianos, a ponto de deixar, em pânico, suas casas, o que gerou acidentes em série.

Esse episódio marcante da história do rádio teve a direção e narração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1060230 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre um projeto do Redes Cordiais e da Lupa para treinar influenciadores locais e representantes de rádios comunitárias.

Locais que não dispõem de cobertura jornalística local, os chamados “desertos de notícias”, têm diminuído nos últimos anos, conforme consta na última edição de relatório do Atlas da Notícia. No entanto, ainda restam 2.712 cidades e 26,7 milhões de brasileiros sem acesso a notícias sobre os seus municípios. Para combater o problema, o Redes Cordiais e a Lupa desenvolveram um projeto que acaba de ser contemplado como uma das 20 iniciativas ao redor do mundo que receberão um investimento total de US$ 2 milhões do Global Fact Check Fund. Ligado à International Fact-Checking Network, o fundo apoia o fortalecimento de organizações de checagem que promovem ações de combate à desinformação.

Esse projeto chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1074642 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Em anos recentes, os blogs se transformaram em importantes ferramentas de comunicação. Um dos grandes atrativos dessa ferramenta é a simplicidade da operação, já que suas páginas contam com espaços para os comentários (os posts) e templates prontos, sendo que estes últimos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1074631 | Jornalismo, História do Jornalismo, Jornalismo, INSS, FUNRIO

Muniz Sodré é considerado um dos mais importantes teóricos brasileiros de comunicação. No início de sua carreira acadêmica na década de 1970, escreveu um ensaio, em forma de livro, sobre a cultura de massa no Brasil, no qual analisa os Programas do Chacrinha e o ridículo da sociedade de consumo. Essa obra intitula-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1074638 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, INSS, FUNRIO

A palavra podcast, associada com frequência a uma nova forma de fazer rádio na internet, nasce da associação dos seguintes termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1050481 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O trecho de uma entrevista televisiva realizada pelo repórter e selecionado para ir ao ar chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q993373 | Legislação Federal, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Para garantir a efetividade do acesso à informação pública, a legislação sobre direito à informação ( Lei nº 12.527/2011) observa um conjunto de padrões estabelecidos com base nos melhores critérios e práticas internacionais. Dentre esses princípios, destaca-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1050480 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Segundo Nilson Lage, “notícias podem motivar reportagens (...). Isso não significa que toda reportagem tenha um gancho, ou seja, decorra de uma notícia”.
Nesse contexto, as pautas de reportagens para jornais impressos caracterizam-se pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1050486 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Imagine que um assessor de imprensa foi contratado por uma empresa pública, cujo dirigente busca visibilidade midiática e é high profile.

No sentido de equilibrar a imagem do cliente com as demandas da instituição que ele representa, sem perder o foco no interesse público, o assessor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1055096 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O lide é uma palavra aportuguesada do inglês lead, que significa conduzir, liderar. (MARTINS, 1997.)
De acordo com as funções e características do lide na redação jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q1050491 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo, publicado em junho de 2024 no veículo jornalístico gaúcho Matinal.

“Até a próxima
por Carlos Alberto Kolecza

Na primeira vez foi a iniciativa dos filhos, com ares de ultimato. Não me deixariam engaiolado, o que certamente aconteceria, sem luz, sem água, comida e internet. A síndica me ajudou a compor a mochila de emergência. Um filho agiu confiado no poder de seu muque. O outro, com a mulher, arrebanhou um time de socorristas voluntários e um bote. Ofereceram-se ao caudal sujo que ocupou a rua Augusto Melecchi, no bairro Menino Deus, no segundo dia da primeira enchente.
Estava se formando o coquetel bacteriológico do vômito do rio-lago, resultado inevitável das pestilências obrigado a engolir da manhã à noite. Na horizontal, abraçado aos socorristas, fui depositado no bote sem ter molhado um centímetro da roupa, tinha à minha espera, na praça Estado de Israel, uma médica mineira voluntária, atenta ao protocolo clínico básico.
Estava na primeira etapa da maratona de ansiedade, na verdade medo, desatada por duas enchentes descomunais seguidas. Algo inesperado, para quem tinha um ano na grande enchente de 1941. A esta altura do campeonato, não esperava ver o repeteco. Currículo desprezível diante do infortúnio de dezenas de milhares que perderam tudo e de centenas de mortos.
Na segunda vez, 23 de maio, mesmo cenário, quase em pânico, fui socorrido por uma equipe da Polícia Judiciária do TR-4, reforçada por um voluntariado de Brasília. Até cadeira de rodas no desembarque….Vendo os esguichos efervescentes da boca dos bueiros não tenho mais a certeza de que não pedirei socorro mais uma vez.”

O texto acima é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1050493 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o lead abaixo:

Lucas Malasuerte, de 47 anos, era, a despeito do nome, um sujeito feliz: casado, com dois filhos, casa própria e um bom emprego como ferramenteiro em São José dos Campos, São Paulo. Em janeiro passado, perdeu o emprego; em março, a mulher o deixou, levando os filhos; vendeu a casa em maio, para pagar dívidas. Ontem, Lucas escreveu um bilhete de despedida, enfiou um revólver na boca e se matou, em frente ao guichê do Sine, a agência de empregos do Ministério do Trabalho.
(LAGE, 2015)

Esse tipo de estrutura textual que, nas palavras do autor, “é como um pequeno conto de poucas linhas” é o lead
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1050477 | Relações Públicas, Eventos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

É comum dividir um evento em quatro fases, a saber: concepção, pré-evento, transevento; pós-evento.

As opções a seguir apresentam atividades de concepção do evento, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1055097 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre a relação do assessor de imprensa e o gestor de uma instituição assessorada, em entrevistas com veículos de comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I. O assessor é o responsável pelos contatos e a organização de todos os detalhes para a realização de entrevistas com a imprensa, mas, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem deve ter autonomia e iniciativa para atender os jornalistas, mesmo diante de perguntas mais embaraçosas. II. O assessorado deve ir para a entrevista com um discurso preparado. Deve fazer notas breves, que sirvam como um roteiro, para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de declamação, para persuadir a imprensa. III. O jornalista de A.I. (Assessoria de Imprensa) deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa e como se portar durante as entrevistas. As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral até dicas de como se comportar diante de um microfone. IV. Nas entrevistas coletivas, nunca é indicada a distribuição de brindes para os jornalistas, já que podem se sentir comprados e isso influenciar negativamente na divulgação das informações.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q1055107 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Observe os conceitos referentes aos termos jornalísticos.
1. Matéria, geralmente de entretenimento e variedades, caracterizada por ser menos perecível que a notícia comum e podendo ser publicada a qualquer tempo. 2. Notícia ou fato que desperta interesse do leitor por implicar rompimento extraordinário dos acontecimentos cotidianos, como crime, morte e desastre. 3. Jornalista novato, repórter sem experiência na profissão. 4. Publicação da imprensa alternativa, dedica-se a assuntos musicais e outras manifestações culturais. Nasceu junto com o movimento punk inglês, na década de 1970.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta dos termos jornalísticos em relação aos seus conceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q993382 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O documento que traz a ordem das reportagens em um telejornal e que prevê a entrada de repórteres ao vivo, entrevistas em estúdio, divisão dos blocos, intervalos e encerramento do jornal é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.