Início

Questões de Concursos Juíz Estadual

Resolva questões de Juíz Estadual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q461230 | Direito Penal, Do Crime, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

No que se refere aos elementos do crime, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q467726 | Direito Tributário, Competência tributária, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Nos termos do art. 153, § 4º, III, da Constituição Federal, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural poderá ser fiscalizado e cobrado pelo Município. Se o Município, em caráter excepcional, resolver fazer uso dessa faculdade, passará a exercer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q735512 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

Antônio Pereira é denunciado por crime de roubo. Recebendo a denúncia, o juiz determina a citação do réu para oferecimento de resposta escrita preliminar, no endereço indicado pelo próprio réu em seu interrogatório policial. O mandado de citação é negativo, tendo o oficial de justiça certificado que Antônio não reside naquele local há um mês, sendo que o atual morador não soube informar seu novo endereço.

Assinale a alternativa que indique como deve agir o juiz.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q469039 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Considere os seguintes itens sobre responsabilidade tributária:

I. Não há responsabilidade do adquirente de bem imóvel arrematado em hasta pública.

II. Há responsabilidade do adquirente, a título oneroso ou gratuito, de bem imóvel, independente de prova da quitação dos tributos.

III. Não é responsável tributário o adquirente de filial, em processo de recuperação judicial, ainda que sócio da sociedade em recuperação judicial.

IV. Não é responsável tributário o sucessor, pelos tributos devidos pelo de cujus, antes da partilha ou adjudicação.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q416942 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Efetuar-se-á o pagamento no domicílio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q457935 | Direito Empresarial e Comercial, Título de Crédito, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

Em relação aos Títulos de Créditos, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q737315 | Direito Processual Penal, Execução, Juíz Estadual, TJ RS, TJ RS

Considere as assertivas abaixo sobre execução penal.

I - Quando no curso da execução da pena privativa de liberdade sobrevier doença mental, o magistrado, a pedido do Ministério Público, poder á determinar a substituição da pena por medida de segurança.

II - O juízo da execução penal poderá realizar a conversão da pena privativa de liberdade, não superior a dois anos, em restritiva de direitos, desde que cumpridos os requisitos legais.

III - O recurso adequado para atacar a decisão do magistrado que indeferiu a progressão do regime fechado ao semiaberto é o agravo em execu ção, que será recebido nos efeitos devolutivo e suspensivo.

Quais são corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q458744 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

De acordo com entendimento sumulado dos Tribunais Superiores,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q417221 | Direito Civil, Teoria Geral das Obrigações, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

Mévio realiza, com a instituição financeira K e K S/A, contrato de mútuo no valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), sendo que Túlio figura como fiador, pela quantia total ajustada. O devedor possuía vasto patrimônio à época do negócio jurídico referido.

Posteriormente, faltando o pagamento de dez prestações, o devedor tem sua insolvência decretada, fato que foi comunicado ao fiador e à instituição financeira.

Após isso, a instituição financeira pretende cobrar a dívida do fiador. Túlio não renunciou ao beneficio de ordem. Diante do narrado, analise as afirmativas a seguir.

I. O fiador poderá requerer, antes de ser cobrado, que o credor busque bens do devedor para satisfazer o seu crédito.

II. O credor pode optar por cobrar do devedor ou do fiador ou, ainda, de ambos, a dívida.

III. O benefício de ordem cede diante da declaração de insolvência do devedor afiançado.

IV. O patrimônio do fiador está protegido diante da inexistência de renúncia ao beneficio de ordem.

V. O fiador, ao pagar a dívida do afiançado, sub-roga-se nos direitos do credor.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q415499 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Juíz Estadual, TJ MG, FUNDEP UFMG

No que tange ao negócio jurídico anulável, marque a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q455963 | Direito Eleitoral, Credenciamento de delegados, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Sobre o registro de candidatos, segundo o Código Eleitoral, assinale a afirmação INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q463813 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Constitui causa interruptiva da prescrição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q437258 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Juíz Estadual, TJ RS, TJ RS

João sofreu acidente de trabalho e pretende acionar o INSS para obter o respectivo auxílio-acidente, negado administrativamente. João reside em Cachoeirinha/ RS, que não é sede de Vara Federal. Neste caso, que juízos, de 1o e 2o graus, deverão apreciar essa ação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q457247 | Direito Empresarial e Comercial, Falências e Concordatas, Juíz Estadual, TJ MT, VUNESP

A sentença que decretar a falência do devedor, dentre outras determinações, fixará o termo legal da falência, sem poder retrotraí-lo por mais de 90 dias contados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q417840 | Direito Civil, Direito das Coisas, Juíz Estadual, TJ SC, TJ SC

Sobre condomínio, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q396467 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Instruções: As questões de números 15 e 16 contêm duas afirmações. Assinale, na folha de respostas, a alternativa correta de acordo com a seguinte chave:

Uma empresa privada, concessionária de serviço público, responderá objetivamente por dano causado a usuário, sem culpa ou dolo, por empregado seu, atuando na prestação do serviço

PORQUE

são aplicáveis as regras da responsabilidade objetiva, ao invés da subjetiva, sempre que o causador do dano não agir com culpa ou dolo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q462038 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE GERAL, Juíz Estadual, TJ MT, VUNESP

Para solucionar os vários problemas referentes ao concurso de pessoas, Roxin, jurista alemão, idealizou a teoria do domínio do fato, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q404255 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Juíz Estadual, TJ RS, TJ RS

Em relação a bens públicos, considere as assertivas abaixo.

I - Permissão de uso é o ato administrativo unilateral que autoriza o particular a utilizar-se de um bem público, mediante o preenchimento de determinadas condições, como acontece com a instalação de uma banca de jornais na calçada.

II - Afetação é o ato ou fato pelo qual um bem é incorporado ao domínio da pessoa jurídica pública, e decorre da lei.

III - Integram o rol dos bens públicos os imóveis por acessão física, como eletrodutos, oleodutos, aviões civis e navios mercantes.

Quais são corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q732840 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

Assinale a causa que NÃO interrompe o curso da prescrição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.