Início

Questões de Concursos Juíz Estadual

Resolva questões de Juíz Estadual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q418749 | Direito Civil, Relação de Parentesco, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Relações de parentesco.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q808916 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Sobre a composição e funcionamento dos Conselhos Tutelares, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q818511 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Constitui obrigação dos dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q433323 | Direito Constitucional, Administração Pública, Juíz Estadual, TJ SC, TJ SC

Quanto à administração pública é correto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q440016 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Juíz Estadual, TJ SC, TJ SC

Assinale a alternativa correta a respeito do Congresso Nacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q427501 | Direito Constitucional, Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Leia, atentamente, os dispositivos a seguir transcritos da Lei nº 8.629, de 25 de fevereiro de 1993, em parte com redação dada pela Medida Provisória no 2.183-56, de 24 de agosto de 2001:

"Art. 4º (...) Parágrafo único. São insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e a média propriedade rural, desde que o seu proprietário não possua outra propriedade rural.
Art. 5º. A desapropriação por interesse social, aplicável ao imóvel rural que não cumpra sua função social, importa prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária.
§1º. As benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em dinheiro.
§2º. O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza a União a propor ação de desapropriação.
§3º. Os títulos da dívida agrária, que conterão cláusula assecuratória de preservação de seu valor real, serão resgatáveis a partir do segundo ano de sua emissão, em percentual proporcional ao prazo, observados os seguintes critérios:
I. do segundo ao décimo quinto ano, quando emitidos para indenização de imóvel com área de até setenta módulos fiscais;
II. do segundo ao décimo oitavo ano, quando emitidos para indenização de imóvel com área acima de setenta e até cento e cinqüenta módulos fiscais; e
III. do segundo ao vigésimo ano, quando emitidos para indenização de imóvel com área superior a cento e cinqüenta módulos fiscais."

Considerada a disciplina constitucional da desapropriação para fins de reforma agrária, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q736319 | Direito Processual Penal, Prova, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Sobre prova criminal, NÃO se pode afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q735784 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

O habeas corpus

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q413792 | Direito Ambiental, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Considerando o que dispõe a Lei 9.605/98 em relação à Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica, nas infrações penais contra o meio ambiente, é CORRETO afirmar que:

I. Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la.

II. As pessoas jurídicas somente poderão ser responsabilizadas administrativa e civilmente, conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.

III. A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.

IV. Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.

Dadas as assertivas acima escolha a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

470Q817821 | Legislação Federal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Todas as alternativas estão corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

471Q413625 | Direito Ambiental, Juíz Estadual, TJ SC, TJ SC

Assinale a alternativa correta:

I. Ainda que o empreendimento opere em conformidade com a licença ambiental obtida, o empreendedor deverá reparar os danos causados ao ambiente ou indenizar pelos riscos produzidos em decorrência da atividade, haja vista o Brasil adotar a teoria da responsabilidade objetiva do risco integral.

II. O licenciamento ambiental é feito em três etapas distintas, que podem ser suprimidas de acordo com a conveniência e oportunidade da Administração: outorga da licença prévia, outorga da licença de instalação e outorga da licença de operação. 

III. Entende-se por Mosaico de Espaços Protegidos um conjunto de unidades de conservação da mesma ou de distintas categorias, mas que, pela proximidade, justaposição ou sobreposição, requerem gestão unificada e integrada.

IV. O Estatuto da Cidade introduziu a denominada operação consorciada e, dentre as medidas facultadas para realização da transformação urbanística, encontra-se a regularização de construções executadas em desacordo com a legislação vigente.

V. Com a evolução da tutela ao meio ambiente no Brasil, a doutrina pacificou o entendimento acerca da possibilidade de reconhecimento da indenização por dano moral coletivo, quando decorrente de agressões ao patrimônio ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q402007 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

Considere a Súmula nº 473 do Supremo Tribunal Federal: "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial." Esse entendimento, tradicional no Direito administrativo brasileiro, comporta, presentemente, nova compreensão, decorrente de regra introduzida pela legislação federal em matéria de processo e atos administrativos. Com efeito, a lei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q440937 | Direito Constitucional, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Analise as assertivas abaixo.

I. O Conselho Nacional de Justiça, órgão do Poder Judiciário, compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 02 (dois) anos, admitida 01 (uma) recondução. De acordo com a EC n. 61/2009, o Presidente do STF não mais compõe o CNJ, órgão que tem sede na Capital Federal.

II. A composição do Conselho Nacional de Justiça é considerada bastante democrática, visto que dele participam representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, membros do Ministério Público e, inclusive, cidadãos brasileiros natos.

III. Ao contrário do que se verifica em relação aos membros da Corte Constitucional (STF), o ordenamento constitucional vigente exige graduação em Direito de todos os membros do STJ, pois os integrantes deste Tribunal Superior serão, necessariamente, membros da magistratura, do Ministério Público ou advogados.

IV. Não se aplica a regra do “quinto constitucional” para a composição dos tribunais da Justiça do Trabalho (TST e TRT).

V. Os Tribunais Regionais Eleitorais são órgãos da Justiça Eleitoral. De suas decisões, segundo prescreve o texto magno vigente, poderá haver recursos. Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, na forma da lei civil, registrarão seus estatutos nos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q732560 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Juíz Estadual, TJ MT, VUNESP

Encerrada a instrução probatória, se houver o reconhecimento de possibilidade de nova definição jurídica do fato, em consequência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, deverá aditar a denúncia ou queixa, se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q736992 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Aditada a denúncia, o juiz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q817138 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Nos crimes ambientais,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q439540 | Direito Constitucional, Tribunais e Juízes Estaduais, Juíz Estadual, TJ AL, FCC

A despeito de envolverem interesse de ente federal, serão processadas e julgadas pela justiça estadual, por expressa determinação constitucional, sendo competente para julgamento de recurso cabível o Tribunal Regional Federal da área de jurisdição do juiz de primeiro grau, as causas em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q430863 | Direito Constitucional, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Sobre o controle de constitucionalidade, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q809007 | Legislação Federal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Enumeradas as alternativas abaixo, assinale a opção VERDADEIRA.

I. Segundo prescreve a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha do emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.

II. O direito à livre escolha do emprego, contemplado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, é de natureza individual no ordenamento jurídico brasileiro vigente.

III. A Declaração Universal dos Direitos do Homem, em determinado dispositivo, trata do “bem-estar social”, que, inclusive, é um dos objetivos da Ordem Social, contemplada na Constituição “cidadã” de 1988.

IV. O ser humano deve ter um padrão de vida capaz de “assegurar saúde e bem-estar”, conceito este ligado ao “bem-estar social” contemplado na Declaração Universal dos Direitos do Homem subscrita pelo Brasil.

V. No ordenamento constitucional brasileiro vigente, o princípio do primado do trabalho é a base da Ordem Social. A falta de trabalho (direito social) afasta a igualdade entre os homens, dando azo às desigualdades sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

480Q733330 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

Caberá recurso em sentido estrito contra a decisão que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.