Questões de Concurso Junta Médica em Psiquiatria

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1007875 | Direito Sanitário, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Sobre a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é correto afirmar que:

12 Q1007877 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Transtornos parafílicos podem levar a angústia e sofrimento do próprio paciente e/ou prejudicar outras pessoas.

Dentre esses, encontra-se o transtorno voyeurista, cuja melhor definição é:

13 Q1007881 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Ângela, uma mulher de 45 anos, foi diagnosticada com transtorno de compulsão alimentar periódica e realizou uma cirurgia bariátrica para controlar seu peso. Após a cirurgia, Ângela perdeu muito peso, mas ficou com excesso de pele, o que afetou sua saúde física e emocional. Ela entrou na justiça solicitando o direito à cirurgia reparadora. Considerando o CID-11 e o impacto do excesso de pele na saúde de Ângela, a alternativa que melhor descreve a situação é a seguinte:

14 Q1007884 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

O zolpidem é um hipnótico não benzodiazepínico utilizado principalmente para o tratamento de insônia. O uso abusivo dessa substância pode levar ao surgimento de vários efeitos adversos. A alternativa que melhor descreve um efeito adverso comumente associado ao abuso do zolpidem é:

15 Q1007885 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Em casos de uso abusivo de álcool, o tratamento pode ser direcionado à redução do uso ou à abstinência completa. Em pacientes adultos, com transtorno do uso de álcool sem outras comorbidades, que têm como objetivo o alcance da abstinência total, a medicação que desencoraja o consumo do álcool, por provocar reações adversas desagradáveis, é:

16 Q1007886 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Familiares manifestaram preocupação com o fato de um jovem de 28 anos apresentar há mais de seis meses uma percepção falsa de que seu corpo está sendo invadido por seres externos. Distúrbios físicos não foram objetivamente constatados.

Considerando que esse jovem não usa qualquer droga ou medicamentos e que não apresenta outras comorbidades, é correto afirmar que se trata de um caso de:

17 Q1007887 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Uma mulher de 24 anos apresentou os seguintes sintomas de forma persistente por 15 dias: irritabilidade, fadiga, aumento do apetite, especialmente por doces, anedonia e hipersonia. Os sintomas causaram prejuízo em seu funcionamento social e laboral. Sabendo que ela não faz uso de medicação e que os exames de sangue descartaram diabetes e alterações na tireoide, o diagnóstico mais provável é:

18 Q1007888 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Um paciente idoso em uso contínuo de omeprazol e antidepressivo tricíclico apresentou transtorno neurocognitivo, o que levou à solicitação de sua interdição. Diante dessa solicitação, o magistrado determinou a realização de avaliação psiquiátrica. Com base nas informações apresentadas, as duas medidas iniciais mais importantes que o perito médico deve adotar antes de começar a avaliação completa do estado mental do idoso são:

19 Q1007869 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

A doença de Alzheimer pode cursar com sintomas de agitação e psicose, sendo comum, nesses casos, a prescrição de medicações antipsicóticas para manejo sintomático; porém, a maioria destas drogas não possui indicação formal pela FDA (Food and Drug Administration) para este fim. A medicação abaixo que tem indicação pela FDA para o tratamento de agitação e psicose em pacientes com doença de Alzheimer é:

20 Q1007871 | Medicina, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

O Código de Ética Médica, em seu Capítulo XI, discorre sobre auditoria e perícia médica.

Sobre esse capítulo, é correto afirmar que:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.