Questões de Concursos Língua Inglesa

Resolva questões de Língua Inglesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q908869 | Pedagogia, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

São objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q908877 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é a expressão de autonomia da escola, no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. É um documento juridicamente reconhecido, que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas no espaço escolar. Com base em Veiga (2001), assinale a alternativa correta sobre a definição do PPP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q948842 | Português, Interpretação de Textos, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2017

Texto associado.

O mundo como pode ser: uma outra globalização


Podemos pensar na construção de um outro mundo a partir de uma globalização mais humana. As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir uma globalização perversa. Mas essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos. Parece que as condições históricas do fim do século XX apontavam para esta última possibilidade. Tais novas condições tanto se dão no plano empírico quanto no plano teórico.

Considerando o que atualmente se verifica no plano empírico, podemos, em primeiro lugar, reconhecer um certo número de fatos novos indicativos da emergência de uma nova história. O primeiro desses fenômenos é a enorme mistura de povos, raças, culturas, gostos, em todos os continentes. A isso se acrescente, graças ao progresso da informação, a “mistura” de filosofia, em detrimento do racionalismo europeu. Um outro dado de nossa era, indicativo da possibilidade de mudanças, é a produção de uma população aglomerada em áreas cada vez menores, o que permite um ainda maior dinamismo àquela mistura entre pessoas e filosofias. As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação. Trata-se da existência de uma verdadeira sociodiversidade, historicamente muito mais significativa que a própria biodiversidade. Junte-se a esses fatos a emergência de uma cultura popular que se serve dos meios técnicos antes exclusivos da cultura de massas, permitindo-lhe exercer sobre esta última uma verdadeira revanche ou vingança.

É sobre tais alicerces que se edifica o discurso da escassez, afinal descoberta pelas massas. A população, aglomerada em poucos pontos da superfície da Terra, constitui uma das bases de reconstrução e de sobrevivência das relações locais, abrindo a possiblidade de utilização, ao serviço dos homens, do sistema técnico atual.

No plano teórico, o que verificamos é a possiblidade de produção de um novo discurso, de uma nova metanarrativa, um grande relato. Esse novo discurso ganha relevância pelo fato de que, pela primeira vez na história do homem, se pode constatar a existência de uma universalidade empírica. A universalidade deixa de ser apenas uma elaboração abstrata na mente dos filósofos para resultar da experiência ordinária de cada pessoa. De tal modo, em mundo datado como o nosso, a explicação do acontecer pode ser feita a partir de categorias de uma história concreta. É isso, também, que permite conhecer as possiblidade existentes e escrever uma nova história.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 13. ed. São Paulo: Record, 2006. p. 20-21. (Adaptado).

O segundo parágrafo é construído a partir da enumeração de uma série de fatos sociais que, segundo o autor, indicam possibilidade de emergência de uma nova história. Esses fatos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q903018 | Arquivologia, Advérbios e conjunções Adverbs and conjunctions, Língua Inglesa, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Texto associado.
Text I: 'Quiet quitting' isn't really quitting


Clocking out at 5 p.m. on the dot, only doing your assigned daily tasks, limiting chats with colleagues and not working overtime. These are the distinctive features of "quiet quitting," a term coined to describe how people are approaching their jobs and professional lives differently to manage burnout.

The phrase, which isn't actually intended to lead to a resignation, exploded into the popular lexicon in 2022 when a TikTok video went viral. The creator, Zaid Khan, said in the video "I recently learned about this term 'quiet quitting,' where you're not outright quitting your job, but you're quitting the idea of going above and beyond." Nonetheless, “quiet quitting” is a misnomer, at least according to Karen K. Ho, a freelance business and culture reporter. She said that the term doesn't account for the fact that people are watching their grocery bills, fuel costs and housing prices go up, often without so much as a salary increase. "You're literally stagnating as a result of not earning more, not being promoted – and that's why a lot of people are leaving jobs," she completed.

While the words "quiet quitting" are loaded, evoking images of a slacker or ne'er-do-well for some, others say that the approach frees up time to spend with family and friends or to take care of oneself. In short, it's a renewed commitment to life beyond the workplace. On the other hand, the term “quiet quitting” has also received criticism, even from those who generally favor the idea behind it.

However, while the term "quiet quitting" may be a new invention, the mentality behind it is not. The phrase "work to rule," for example, describes a labor action in which employees strictly perform the work laid out in their contract, without taking on additional work. In 2020, the COVID-19 pandemic triggered a major economic movement, The Great Resignation, which saw people leaving their jobs or switching professions in droves, as they re-evaluated their relationship with work during a lifechanging health crisis.

A May 2022 survey by RBC Insurance suggested that more than one-third of recently retired Canadians aged 55-75 had retired sooner than they planned. Another third decided to retire sooner because of the pandemic. Moreover, Statistics Canada reported that the third quarter of 2021 saw a 60% increase in job vacancies compared to pre-pandemic levels in the country.

Both Quiet Quitting and The Great Resignation indicate a marked cultural shift from the early and mid-2010s when "hustle culture" paved the way to "grinding" and "girl-bossing" – two ideas that prioritized work over everything else, with the belief that such effort made employees more desirable to managers, therefore helping them climb up the corporate ladder faster and generating more income.

In addition, it is important to highlight that employees have been re-evaluating how much time they spend commuting, working overtime and generally investing in low-pay, low-reward jobs. It seems they have realized that they work in systems where they are constantly immersed in a hustle culture – which has been repeatedly shown to be only beneficial for corporations and their managers, through bonuses, through increased productivity, through increased revenue and profits and the like.

Furthermore, some employees are advocating for policies, benefits and working conditions that strengthen work-life balance. But critics say it doesn't work as well as it should, with a glaring loophole that allows employers to take advantage by vaguely wording their policies.


Adapted from: https://www.cbc.ca/news/business/quiet-quitting-workerdisengagement-1.6560226 Last Updated: August 25, 2022
Analyze the excerpts below.

I. “… or to take care of oneself” [Reflexive pronoun].
II. “In 2020, the COVID-19 pandemic …” [Preposition].
III. “… with a glaring loophole that allows…” [Superlative adverb].
IV. “…and professional lives differently to manage burnout” [Phrasal verb].

The information in brackets correctly describes the underlined word/expression in the excerpt(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q948848 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2017

Uma pessoa utiliza um ferro elétrico de 1.000 W de potência, seis dias por semana, 30 min por dia. Qual será sua economia aproximada, em porcentagem, por semana, se passar a utilizar o ferro por 2 h e apenas um dia na semana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q948188 | Física, Queda Livre, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

“...aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta se expande .” Com relação ao sulfeto de hidrogênio, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1023488 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Língua Inglesa, Prefeitura de Alagoa Nova PB, CPCON, 2023

Texto associado.
READ TEXT 4 FOR THE QUESTION:


“(…) Black English (African American Vernacular –AAV), has a distinctive use of be as a main verb, expressing iteration rather than instantaneous or constant states. Although the Standard English phrases will be and would be can have a meaning similar to Black English be, phonological deletion of these modals cannot account for all occurrences of be in Black English. It is argued that the best analysis is one which recognizes only one verb to be, which can occur without tense.”


(Available at: https://www.jstor.org/stable/412334)
Which one of the following options best describes teaching social and cultural variation in the English Language?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q946457 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O sistema agrícola conhecido como plantation, que foi implantado durante a colonização do Brasil, tinha como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q946460 | História e Geografia de Estados e Municípios, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Na década de 1930, o Ceará foi marcado política e socialmente por siglas como LCT, COC e LEC. Considerando as organizações identificadas por essas siglas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q946488 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O conhecimento científico é um importante aliado no combate às inúmeras fake news disseminadas atualmente. Algumas delas dizem respeito a doenças como o sarampo, doença sobre a qual são feitas as seguintes afirmações:
I. O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a maneira de evitar que isso aconteça.
II. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
III. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
IV. É importante que a mulher se vacine antes ou durante a gestação, já que a vacina não é contraindicada para mulheres grávidas.
V. A vacina tríplice, uma das vacinas utilizadas no combate ao sarampo, dentre outros malefícios, causa autismo em crianças.
É verdadeiro somente o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q908875 | Pedagogia, Principais Autores, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Oliveira (2018), encontramos na história da educação períodos em que se difundiram novas tendências educacionais que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Uma dessas, segundo o autor, pode ser definida como uma teoria da aprendizagem behaviorista, orientada por objetivos instrucionais pré-definidos. A ela cabe o termo “aprender a fazer”, tendo como preocupação básica a eficiência e a eficácia do processo de ensino. A função da escola é de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, e ao professor cabe a responsabilidade de transmitir as matérias, a fim de garantir também o adequado controle no comportamento diante do ensino. De acordo com o autor, a qual teoria de ensino essa definição se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q947020 | Sociologia, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Texto associado.
Ideologia

Cazuza
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Ah! Eu nem acredito

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do Grand Monde

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! Saber quem eu sou

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro!

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver

Disponível em: https://www.letras.mus.br/cazuza/43860/. Acesso em: 09 out. 2019.
O termo “ideologia” é um dos mais abordados na história da filosofia e da sociologia. Desde o surgimento da palavra e seu primeiro significado, com Destutt de Tracy, ela recebeu várias interpretações, entre as quais as de Marx e posteriormente Mannheim, até chegar a Ricouer e outros. A ideologia já foi concebida como falsa consciência, sistema de pensamento ilusório, pensamento valorativo, concepção metafísica pré-científica, visão de mundo, etc. A letra da música “ideologia” tematiza esse termo. A partir das concepções existentes sobre esse termo, podemos dizer que a ideologia, de acordo com a letra da música, se aproxima mais da concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q906378 | Inglês, Verbos modais Modal verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
TEXT VI


Literacy Instruction for Young EFL Learners:
A Balanced Approach


Developing literacy skills in a foreign language can begin as early as foreign language instruction begins. Although some EFL programs delay literacy instruction for young learners and only focus on oral language development, studies have shown that it is not necessary, or even recommended, to take this approach. First, it is widely known that literacy skills in the native or first language (L1) can be transferred to reading and writing in a foreign language, such as English. Remember that “One only has to become ‘literate’ once” (Shin and Crandall, 2014, p. 160), so English as a foreign language (EFL) teachers can tap into students’ understanding of print and strategies for making meaning from text that originate in their L1 as a starting point for building literacy in English. Even further, research supports that literacy skills can be transferred bidirectionally—that is, both ways between L1 and L2—and the language of initial literacy does not necessarily need to be the L1. Even preschool-age children who are not yet literate in their L1 can still engage in early literacy activities that build reading readiness and phonemic awareness. Teachers can read big books with print aloud and use songs and rhymes to focus on the sounds of English. They can also engage students in writing readiness exercises like tracing, connecting the dots, and coloring. These are fun and effective activities for building early literacy with young EFL learners.


Although EFL teachers usually have limited time in class, sometimes only 3–5 hours a week, they should incorporate literacy instruction and not just oral skills development for young learners, especially because learning to read is also proven to assist in oral language development.[…] If students progress faster when reading is part of language instruction, EFL teachers of young learners should use a curriculum that integrates all four language skills and provides a balanced approach to literacy instruction.

Note: Shin, J. K., & Crandall, J. A. (2014). Teaching Young Learners English: From Theory to Practice. Boston: National Geographic Learning/Cengage Learning.


Adapted from https://www.eltngl.com/assets/downloads/
ourworld2_pro0000009113/ourworld2e-literacy-instruction.pdf

The modal verb in “Even preschool-age children […] can still engage in early literacy activities”(1st paragraph) indicates
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1023724 | Inglês, Pronomes Pronouns, Língua Inglesa, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Texto associado.
Agatha Christie

Agatha Christie is one of the rare writers who has completely transcended pop culture to become a more or less permanent fixture in the literary filament. Most authors — even best-selling authors who won awards and enjoyed huge sales of their books — fade away shortly after they die, their work falling out of fashion. A favorite example is George Barr McCutcheon, who had several bestsellers in the early 20th century — including "Brewster’s Millions," which has been adapted to film seven times — and was quite the literary star. A hundred years later, few people know his name, and if they know the title of his most famous work, it’s probably because of Richard Pryor.
But Christie is something else entirely. [...] Christie’s works are protected from the sort of rot that makes most non-literary classics fade from the public mind, of course, because they are generally quite clever, and the mysteries they describe and solve are crimes and schemes that could still be attempted today despite the march of time and technology. That makes Christie’s stories very adaptable, and indeed they are still adapting her most famous novels for television and film. Whether as period pieces or with effortless updates, these stories remain the gold standard for a “whodunnit.” On top of that, despite being a writer of paperback mysteries, a traditionally low-rent genre, Christie injected a certain thrilling literary adventure into her writing, ignoring the rules quite often and setting new standards [...].
And that’s likely the reason for Christie’s continued popularity. Despite writing what could have been tossed-off novels that sold like hotcakes and were then forgotten, Christie managed a perfect balance between intelligent artistry and the red meat of surprise twists, sudden reveals, and convoluted murder plots. Tha t literary intelligence, in fact, means that there’s a lot more than just clues to the mystery at hand in Christie’s stories — in fact, there are clues to Agatha Christie herself hidden in her prose.

(Adapted from: https://www.thoughtco.com/agatha-christie-secrets-4137763)
Relative pronouns are: that, who, whom, which, and whose. They refer to terms quoted previously and must be used to introduce a subordinated and main sentence.
(Source: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/relative-pronouns.htm)
The pronoun “who” underlined in the first paragraph of Agatha Christie’s biography is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1024513 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Sete Barras SP, Avança SP, 2024

Choose the correct sequence of verbs to complete the text below:

Before the civil rights movement, many Black Americans ______ discrimination and injustice. However, few ______ the courage to stand up against such treatment. Rosa Parks, a brave woman, ______ to give up her seat on a bus. This act of defiance ______ the beginning of a larger movement. People ______ to boycott the buses, and eventually, the laws ______.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q946998 | Matemática, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Em um experimento com uma colônia de bactérias, verificou-se que uma bactéria se divide em duas a cada hora. Nessas condições, o número de bactérias originadas de uma só bactéria dessa colônia, depois de 12 horas, será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q947010 | Química, Soluções características, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Líquidos de arrefecimento são utilizados para melhorar o sistema de refrigeração dos motores dos carros. Geralmente são soluções aquosas de etilenoglicol, um diol, de fórmula molecular C2H6O2 e massa molar 62,1 g/mol. O rótulo de uma determinada marca de líquido de arrefecimento indica que há 50% de etilenoglicol em massa, o que corresponde a 530 g por litro de solução. A concentração dessa solução aquosa de etilenoglicol, em mol/L, é aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q948190 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

Coelhos de linhagem chinchila apresentam pelagem cinzenta, ao passo que coelhos de linhagem albina apresentam pelagem branca. A pelagem cinzenta domina completamente a pelagem albina, sendo esta característica determinada por apenas um par de alelos. No cruzamento de dois coelhos chinchilas heterozigóticos, a proporção fenotípica dos descendentes é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1024514 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Sete Barras SP, Avança SP, 2024

Read the sentences below and choose the one that is grammatically incorrect:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.