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Questões de Concursos Língua Inglesa

Resolva questões de Língua Inglesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


131Q946488 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O conhecimento científico é um importante aliado no combate às inúmeras fake news disseminadas atualmente. Algumas delas dizem respeito a doenças como o sarampo, doença sobre a qual são feitas as seguintes afirmações:
I. O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a maneira de evitar que isso aconteça.
II. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
III. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
IV. É importante que a mulher se vacine antes ou durante a gestação, já que a vacina não é contraindicada para mulheres grávidas.
V. A vacina tríplice, uma das vacinas utilizadas no combate ao sarampo, dentre outros malefícios, causa autismo em crianças.
É verdadeiro somente o que se afirma em
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132Q908869 | Pedagogia, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

São objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, EXCETO:

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133Q948842 | Português, Interpretação de Textos, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2017

Texto associado.

O mundo como pode ser: uma outra globalização


Podemos pensar na construção de um outro mundo a partir de uma globalização mais humana. As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir uma globalização perversa. Mas essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos. Parece que as condições históricas do fim do século XX apontavam para esta última possibilidade. Tais novas condições tanto se dão no plano empírico quanto no plano teórico.

Considerando o que atualmente se verifica no plano empírico, podemos, em primeiro lugar, reconhecer um certo número de fatos novos indicativos da emergência de uma nova história. O primeiro desses fenômenos é a enorme mistura de povos, raças, culturas, gostos, em todos os continentes. A isso se acrescente, graças ao progresso da informação, a “mistura” de filosofia, em detrimento do racionalismo europeu. Um outro dado de nossa era, indicativo da possibilidade de mudanças, é a produção de uma população aglomerada em áreas cada vez menores, o que permite um ainda maior dinamismo àquela mistura entre pessoas e filosofias. As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação. Trata-se da existência de uma verdadeira sociodiversidade, historicamente muito mais significativa que a própria biodiversidade. Junte-se a esses fatos a emergência de uma cultura popular que se serve dos meios técnicos antes exclusivos da cultura de massas, permitindo-lhe exercer sobre esta última uma verdadeira revanche ou vingança.

É sobre tais alicerces que se edifica o discurso da escassez, afinal descoberta pelas massas. A população, aglomerada em poucos pontos da superfície da Terra, constitui uma das bases de reconstrução e de sobrevivência das relações locais, abrindo a possiblidade de utilização, ao serviço dos homens, do sistema técnico atual.

No plano teórico, o que verificamos é a possiblidade de produção de um novo discurso, de uma nova metanarrativa, um grande relato. Esse novo discurso ganha relevância pelo fato de que, pela primeira vez na história do homem, se pode constatar a existência de uma universalidade empírica. A universalidade deixa de ser apenas uma elaboração abstrata na mente dos filósofos para resultar da experiência ordinária de cada pessoa. De tal modo, em mundo datado como o nosso, a explicação do acontecer pode ser feita a partir de categorias de uma história concreta. É isso, também, que permite conhecer as possiblidade existentes e escrever uma nova história.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 13. ed. São Paulo: Record, 2006. p. 20-21. (Adaptado).

O segundo parágrafo é construído a partir da enumeração de uma série de fatos sociais que, segundo o autor, indicam possibilidade de emergência de uma nova história. Esses fatos são:
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134Q948843 | Português, Análise sintática, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2017

Texto associado.

O mundo como pode ser: uma outra globalização


Podemos pensar na construção de um outro mundo a partir de uma globalização mais humana. As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir uma globalização perversa. Mas essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas a serviço de outros fundamentos sociais e políticos. Parece que as condições históricas do fim do século XX apontavam para esta última possibilidade. Tais novas condições tanto se dão no plano empírico quanto no plano teórico.

Considerando o que atualmente se verifica no plano empírico, podemos, em primeiro lugar, reconhecer um certo número de fatos novos indicativos da emergência de uma nova história. O primeiro desses fenômenos é a enorme mistura de povos, raças, culturas, gostos, em todos os continentes. A isso se acrescente, graças ao progresso da informação, a “mistura” de filosofia, em detrimento do racionalismo europeu. Um outro dado de nossa era, indicativo da possibilidade de mudanças, é a produção de uma população aglomerada em áreas cada vez menores, o que permite um ainda maior dinamismo àquela mistura entre pessoas e filosofias. As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação. Trata-se da existência de uma verdadeira sociodiversidade, historicamente muito mais significativa que a própria biodiversidade. Junte-se a esses fatos a emergência de uma cultura popular que se serve dos meios técnicos antes exclusivos da cultura de massas, permitindo-lhe exercer sobre esta última uma verdadeira revanche ou vingança.

É sobre tais alicerces que se edifica o discurso da escassez, afinal descoberta pelas massas. A população, aglomerada em poucos pontos da superfície da Terra, constitui uma das bases de reconstrução e de sobrevivência das relações locais, abrindo a possiblidade de utilização, ao serviço dos homens, do sistema técnico atual.

No plano teórico, o que verificamos é a possiblidade de produção de um novo discurso, de uma nova metanarrativa, um grande relato. Esse novo discurso ganha relevância pelo fato de que, pela primeira vez na história do homem, se pode constatar a existência de uma universalidade empírica. A universalidade deixa de ser apenas uma elaboração abstrata na mente dos filósofos para resultar da experiência ordinária de cada pessoa. De tal modo, em mundo datado como o nosso, a explicação do acontecer pode ser feita a partir de categorias de uma história concreta. É isso, também, que permite conhecer as possiblidade existentes e escrever uma nova história.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 13. ed. São Paulo: Record, 2006. p. 20-21. (Adaptado).

Considere o seguinte recorte:

“As massas, de que falava Ortega y Gasset na primeira metade do século (A rebelião das massas, 1937), ganham uma nova qualidade em virtude de sua aglomeração exponencial e de sua diversificação”.

O discurso do outro é apresentado nesse trecho por meio de uma

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135Q906378 | Inglês, Verbos modais Modal verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
TEXT VI


Literacy Instruction for Young EFL Learners:
A Balanced Approach


Developing literacy skills in a foreign language can begin as early as foreign language instruction begins. Although some EFL programs delay literacy instruction for young learners and only focus on oral language development, studies have shown that it is not necessary, or even recommended, to take this approach. First, it is widely known that literacy skills in the native or first language (L1) can be transferred to reading and writing in a foreign language, such as English. Remember that “One only has to become ‘literate’ once” (Shin and Crandall, 2014, p. 160), so English as a foreign language (EFL) teachers can tap into students’ understanding of print and strategies for making meaning from text that originate in their L1 as a starting point for building literacy in English. Even further, research supports that literacy skills can be transferred bidirectionally—that is, both ways between L1 and L2—and the language of initial literacy does not necessarily need to be the L1. Even preschool-age children who are not yet literate in their L1 can still engage in early literacy activities that build reading readiness and phonemic awareness. Teachers can read big books with print aloud and use songs and rhymes to focus on the sounds of English. They can also engage students in writing readiness exercises like tracing, connecting the dots, and coloring. These are fun and effective activities for building early literacy with young EFL learners.


Although EFL teachers usually have limited time in class, sometimes only 3–5 hours a week, they should incorporate literacy instruction and not just oral skills development for young learners, especially because learning to read is also proven to assist in oral language development.[…] If students progress faster when reading is part of language instruction, EFL teachers of young learners should use a curriculum that integrates all four language skills and provides a balanced approach to literacy instruction.

Note: Shin, J. K., & Crandall, J. A. (2014). Teaching Young Learners English: From Theory to Practice. Boston: National Geographic Learning/Cengage Learning.


Adapted from https://www.eltngl.com/assets/downloads/
ourworld2_pro0000009113/ourworld2e-literacy-instruction.pdf

The modal verb in “Even preschool-age children […] can still engage in early literacy activities”(1st paragraph) indicates
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136Q1022203 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, Língua Inglesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Identify the sentence that uses the correct conditional structure:
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138Q1024514 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Sete Barras SP, Avança SP, 2024

Read the sentences below and choose the one that is grammatically incorrect:
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140Q1022725 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Língua Inglesa, Prefeitura de Barro Preto BA, MS Consultoria, 2024

Match Column A with Column B to fill in with the appropriate question word.

Column A

I – Where

II – Who

III – When

IV – How

Column B

_____ do you live? In Icapuí

_____ is your best friend? It’s Sam.

_____ old are you? I am 19

_____ is your party? Tomorrow morning.

_____ is the ticket? It's free.

Select the corret answer.

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141Q1022982 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, Língua Inglesa, Prefeitura de Sete Barras SP, Avança SP, 2024

"Even though it was raining, they went for a walk."

Choose the option which has the same meaning and idea as the sentence in italics:

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142Q1022997 | Inglês, Tradução Translation, Língua Inglesa, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2024

No contexto da prática de tradução, assinalar a alternativa CORRETA:
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143Q947006 | Biologia, Estudo dos tecidos, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Leia a letra da música a seguir.
Deus deseja que a tua doçura Que também é a dele Se revele, mais pura, na tua pele E que eu pouse a tua mão sobre o teu colo Lua na noite escura E a brancura do pólo se descongele Essa pele de criança Essa rima pra esperança Tão antiga e nova Que põe tudo à prova Esse repouso, essa dança Que me impele, que me lança No meio da vida Pra uma outra trova Pele, pétala calma Pele, parte mais clara da alma Que o mistério se desvele E outra vez mistério seja Sobre tua pele É o que Deus deseja Tua pele luminosa Madrepérola animada Mensagem da rosa, enfim decifrada
(Caetano Veloso)
Ao ler a letra dessa música, percebe-se referência a um órgão do corpo humano. Para amenizar rugas e vincas nesse órgão, substâncias como colágeno, silicone e outras são aplicadas de acordo com recomendação médica na:
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144Q947012 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir. A tradição continua a ser o único fundamento para imaginarmos que houve a Guerra de Tróia, e os motivos de uma expedição ultramarina tão complicada ainda precisam ser explicados.

FINLEY, M. Aspectos da Antiguidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 37.

De acordo com a tradição mítica, o episódio responsável por fazer eclodir a Guerra de Tróia foi

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145Q1023339 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Inglesa, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item que se segue.


Read the text: “Once there was a woman who only did things that made her happy. The only time she wasn’t happy was when she forgot that she only did things that made her happy. The end.” (Kai Skye, 2014). The punch line of the previous story is that sometimes we need to forget things to be happy.

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146Q947058 | Matemática, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2018

Em termos imagéticos tem-se, na pintura e na letra da canção apresentadas, respectivamente, a representação do
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148Q948194 | História, República Autoritária 1964 1984, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (Império Austro-húngaro) na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914, foi o estopim da Primeira Guerra Mundial que envolveu as principais potências europeias da época.

Sobre este conflito, é correto afirmar.

I - As causas da Primeira Guerra são motivo de intenso debate historiográfico. Entre elas, podemos citar as rivalidades políticas envolvendo Estados europeus como Inglaterra, Alemanha, França e Rússia, em um contexto de crescente sentimento nacionalista e avanço do militarismo; a disputa imperialista pelos territórios e riquezas da Ásia e da África; a perda do caráter defensivo da intricada política de alianças envolvendo os países europeus e a ascensão da Alemanha contestando a hegemonia das potências capitalistas tradicionais.
II - Apesar de ter deixado um rastro de mortes e destruição, o final da guerra permitiu a acomodação dos interesses das potências tradicionais e ascendentes da Europa, mas manteve intocada a hegemonia dos antigos Impérios europeus.
III - O envolvimento da Rússia na guerra ao lado da Tríplice Entente agravou as tensões e as contradições internas do czarismo russo, favorecendo a eclosão da Revolução bolchevique de 1917.

Está(ão) correta(s)
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149Q1021922 | Inglês, Falso Cognatos False Cognates, Língua Inglesa, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
The report presents an overview of English teaching in Brazil, examining the main national policies that regulate and inform English language learning and how they have been implemented. In addition, the study aims to exemplify how English teaching is guided from the national level to the state and municipal level, looking particularly at the states of Minas Gerais and Mato Grosso. The case studies in these two states examine state policies related to English, with a particular focus on teachers and their careers, from training to work routine and 20 classroom pedagogical practices.

Based on an in-depth analysis of these two Brazilian states and the results of questionnaires conducted with universities and with teachers, this report offers a set of recommendations for improving English teaching in these two states, which can also be applied to other states or federal entities in Brazil. The aim is to consolidate these recommendations into workable and meaningful propositions with the ultimate goal of improving English teaching 25 in Brazil through better quality education led by qualified teachers.


(Source: https://www.thedialogue.org/analysis/english-language-learning-in-brazil/. Access: October 2024.)
“There is then, a window of opportunity that is opening to improve English instruction in Brazilian education and a chance to modernize the way school is structured in the country.” (2º§)

( ) The word “opportunity” is cognate, which means it is similar to Portuguese and has the same meaning in English.

( ) The word “improve” is cognate and the word “improbable” is one of its synonyms.

( ) The word “modernize” is a cognate word. It could be substituted by the word “update”.

( ) The word “country” is a false cognate. It seems to be a type of music, but it is actually referring to places far from the city.


The sequence is correct only in:
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150Q1022728 | Inglês, Adjetivos Adjectives, Língua Inglesa, Prefeitura de Barro Preto BA, MS Consultoria, 2024

Concerning the use of adjectives, Swan stablishes that the following sentences are correct or incorrect.

I – A fat old black horse.

II – A big grey woolen sweater

III – New brazilian tennis.

IV – A little modern square wooden house.

The correct alternatives are:

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