Início

Questões de Concursos Língua Inglesa

Resolva questões de Língua Inglesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q946472 | Geografia, Solo, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

No Brasil, as classes latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área superficial. Dentre as principais características desses solos encontra(m)-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q946497 | Filosofia, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

“Toda a obra de Francis bacon se destina a substituir uma cultura do tipo retórico-literário por uma do tipo técnico-científico. Bacon está perfeitamente consciente de que a realização deste programa de reforma comporta numa ruptura com a tradição. De que tal ruptura diz respeito não só ao modo de pensar, mas também ao modo de viver dos homens. O tipo de discurso filosófico elaborado no mundo clássico pressupõe, segundo Bacon, a superioridade da contemplação sobre as obras, da resignação diante da natureza sobre a conquista da natureza, da reflexão acerca da interioridade sobre a pesquisa voltada para os fatos e as coisas.”
ROSSI, Paolo. Os filósofos e as máquinas:1400-700. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.75/adaptado.
A passagem acima expõe a relação entre o pensamento filosófico moderno, representado por Francis Bacon, e o pensamento filosófico clássico. Sobre essa relação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q947011 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

O álcool etílico combustível, mais popularmente conhecido como etanol, é uma fonte de energia limpa e renovável, proveniente de várias matérias-primas como beterraba, milho e cana-de-açúcar, sendo esta última o insumo agrícola mais utilizado na produção de etanol no Brasil.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, o etanol é uma fonte de energia natural e limpa, pois sua composição não contém poluentes que sejam prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Desde o momento em que brota no campo, a cana-de-açúcar passa a absorver parte do gás carbônico utilizado na produção e no consumo do etanol.

A crescente fabricação brasileira de carros flex (movidos a gasolina e etanol), iniciada em 2003, foi o que permitiu o avanço da utilização do etanol no Brasil. Atualmente, 97,7% dos carros produzidos no país podem ser abastecidos com etanol ou gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção.

A equação química que representa o processo de combustão do etanol encontra-se mostrada a seguir.

C2H6O(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l)

Sabendo-se que a entalpia de formação da H2O(l) é -286 kJ/mol; que a do CO2(g) é - 393,5 kJ/mol e que a do C2H6O(l) é - 277,6 kJ/mol, verifica-se que a energia liberada na combustão de 1,0 mol de etanol é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q948846 | Matemática, Função Logarítmica, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2017

Dada a sequência numérica - 2, 10, 12, - 60, - 58, ..., verifica-se que o 12º termo é um número
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q946498 | Filosofia, Maquiavel e O Príncipe, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O florentino Nicolau Maquiavel é considerado pela maioria dos historiadores da política como o primeiro grande pensador moderno a romper com a visão aristotélica sobre o sentido da vida política. Se para o filósofo grego o exercício da vida na polis representava a consumação da natureza racional do homem e a manifestação maior da sua excelência e do bem, Maquiavel, nas palavras de Pierre Manent: “foi o primeiro dos mestres da suspeita... o primeiro a trazer a suspeita para o ponto estratégico da vida dos homens: seu convívio, sua vida política. Se empenhou, Maquiavel, em nos convencer do caráter central ou substancial do mal na coisa pública”.
MANENT, Pierre. História intelectual do liberalismo: dez lições. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990. P. 28-29/ adaptado.
A partir da leitura do trecho acima e levando em consideração o surgimento do pensamento político moderno, em Maquiavel, analise as seguintes proposições:
I. O pensamento político de Maquiavel foi inovador em relação ao pensamento clássico, por considerar que não há um “bem” absoluto em contraposição a um “mal” a ser combatido. Em certas situações, o “bem” advém e é mantido pelo “mal”.
II. Maquiavel e praticamente todos os filósofos da modernidade negavam a existência do bem comum. Uma característica marcante na concepção de política moderna era a de que a conquista e o exercício do poder político era o principal elemento a considerar.
III. Muito influenciado pelas disputas políticas de seu tempo, Maquiavel baseou-se na experiência concreta da coisa pública. Ao contrário dos antigos que viam a política como a realização do fim último da cidadania, ele procurou descrever o processo político de seu tempo.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q946508 | Inglês, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Texto associado.

T E X T


I Used to Fear Being a Nobody. Then I Left

Social Media.


By Bianca Brooks


“What’s happening?”

I stare blankly at the little box as I try to think of something clever for my first tweet. I settle on what’s at the top of my mind: “My only #fear is being a nobody.” How could I know this exchange would begin a dialogue that would continue nearly every day for the next nine years of my life?

I began using Twitter in 2010 as a newly minted high school freshman. Though it began as a hub for my quirky adolescent thoughts, over the years it became an archive of my emotional and intellectual voice — a kind of virtual display for the evolution of my politics and artistic identity. Butafter nine years, it was time to close the archive. My wanting to share my every waking thought became eclipsed by a desire for an increasingly rare commodity — a private life.

Though I thought disappearing from social media would be as simple as logging off, my refusal to post anything caused a bit of a stir among my small but loyal following. I began to receive emails from strangers asking me where I had gone and when I would return. One message read: “Not to be over familiar, but you have to come back eventually. You’re a writer after all. How will we read your writing?” Another follower inquired, “Where will you go?”

The truth is I have not gone anywhere. I am, in fact, more present than ever

Over time, I have begun to sense these messages reveal more than a lack of respect for privacy. I realize that to many millennials, a life without a social media presence is not simply a private life; it is no life at all: We possess a widespread, genuine fear of obscurity.

When I consider the near-decade I have spent on social media, this worry makes sense. As with many in my generation, Twitter was my entry into conversations happening on a global scale; long before my byline graced any publication, tweeting was how I felt a part of the world. Twitter functions much like an echo chamber dependent on likes and retweets, and gaining notoriety is as easy as finding someone to agree with you. For years I poured my opinions, musings and outrage onto my timeline, believing I held an indispensable place in a vital sociopolitical experiment.

But these passionate, public observations were born of more than just a desire to speak my mind — I was measuring my individual worth in constant visibility. Implicit in my follower’s question “Where will you go?” is the resounding question “How will we know where you’ve gone?” Privacy is considered a small exchange for the security of being well known and well liked.

After all, a private life boasts no location markers or story updates. The idea that the happenings of our lives would be constrained to our immediate families, friends and real-life communities is akin to social death in a world measured by followers, views, likes and shares.

I grow weary when I think of this as the new normal for what is considered to be a fruitful personal life. Social media is no longer a mere public extension of our private socialization; it has become a replacement for it. What happens to our humanity when we relegate our real lives to props for the performance of our virtual ones?

For one, a predominantly online existence can lull us into a dubious sense of having enacted concrete change, simply because of a tweet or Instagram post. As “hashtag activism” has obscured longstanding traditions of assembly and protest, there’s concern that a failure to transition from the keyboard to in-person organization will effectively stall or kill the momentum of political movements. (See: Occupy Wall Street.)

The sanctity of our most intimate experiences is also diminished. My grandfather Charles Shaw — a notable musician whose wisdoms and jazz scene tales I often shared on Twitter — passed away last year. Rather than take adequate time to privately mourn the loss of his giant influence in my life alongside those who loved him most, I quickly posted a lengthy tribute to him to my followers. At the time I thought, “How will they remember him if I don’t acknowledge his passing?”

Perhaps at the root of this anxiety over being forgotten is an urgent question of how one ought to form a legacy; with the rise of automation, a widening wealth gap and an unstable political climate, it is easy to feel unimportant. It is almost as if the world is too big and we are much too small to excel in it in any meaningful way. We feel we need as many people as possible to witness our lives, so as not to be left out of a story that is being written too fast by people much more significant than ourselves.

“The secret of a full life is to live and relate to others as if they might not be there tomorrow, as if you might not be there tomorrow,” the writer Anais Nin said. “This feeling has become a rarity, and rarer every day now that we have reached a hastier and more superficial rhythm, now that we believe we are in touch with a greater amount of people. This is the illusion which might cheat us of being in touch deeply with the one breathing next to us.”

I think of those words and at once any fear of obscurity is eclipsed by much deeper ones — the fear of forgoing the sacred moments of life, of never learning to be completely alone, of not bearing witness to the incredible lives of those who surround me.

I observe the world around me. It is big and moving fast. “What’s happening?” I think to myself.

I’m just beginning to find out.


From:www.nytimes.com/Oct. 1, 2019

As to the reasons that lead people to being so much on social media, the author raises the hypothesis that it might be related to a world in which people tend to feel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q911191 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Marque a alternativa que apresenta apenas preposições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q946451 | Matemática, Pontos e Retas, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

No plano, com o sistema de coordenadas cartesianas usual, os gráficos das retas cujas equações são y = x e y = mx – 4, onde m é um número inteiro maior do que um, se cortam em um ponto P. A soma dos possíveis valores de m para os quais as coordenadas de P são números inteiros positivos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q946464 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

A discriminação racial é um fenômeno mundial. Conforme dados da ONU, até 1989, havia um país em que o racismo estava inscrito na constituição, o que tornava os negros, cerca de 73% da população desse país, estrangeiros em sua terra natal. Assinale a opção que corresponde ao país e à política por ele adotada em relação aos negros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

61Q947008 | Biologia, Embriologia humana, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Ao longo do desenvolvimento embrionário humano ocorrem diferentes eventos celulares. Tendo como exemplo uma gestação de 2 meses e meio (10 semanas), quais as recomendações mais adequadas à mãe neste período?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q946486 | Biologia, Anelídeos e Moluscos, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O corpo dos representantes do filo Mollusca apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q947009 | Química, Representação das transformações químicas, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

O biodiesel é um biocombustível, ou seja, é derivado de fontes renováveis, e pode substituir parcial ou totalmente os combustíveis derivados do petróleo. Reações químicas entre lipídios e álcoois de cadeia curta produzem os ésteres de ácidos graxos constituintes do biodiesel. Um dos componentes do biodiesel produzido usando óleo de soja e metanol é o éster metílico do ácido linoleico, cuja fórmula molecular é C19H34O2. Na combustão de 300 mols de C19H34O2, a quantidade de CO2 formada será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q946452 | Matemática, Progressão Geométrica, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Seja S a soma dos termos da progressão geométrica (x1, x2, x3, . . .), cuja razão é o número real q, 0 < q < 1. Se x1 = a, a > 0, a 1, então, o valor de log a (S) é
loga (X) ≡ logaritmo de X na base a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q946479 | Física, Estática e Hidrostática, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Construções civis chamadas de barragens foram temas bastante explorados nos noticiários dos últimos meses. De modo simplificado, trata-se de uma parede vertical que serve para impedir a passagem ou saída de um fluido de uma dada região. Tem-se como exemplos os açudes ou as barragens de contenção de resíduos lamacentos de mineração. Considerando a face da parede de uma barragem que esteja submetida à pressão hidrostática do fluido que ela represa, é correto afirmar que essa pressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q947005 | Física, Lei da Termodinâmica, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Um aparelho de ar condicionado funciona como uma máquina térmica. Utiliza-se um gás refrigerante, que é submetido a uma alta compressão, e posteriormente a uma expansão rápida, promovendo a queda da temperatura. Essa tecnologia de refrigeração está baseada na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q946501 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Segundo a teoria econômica de Karl Marx (apud SELL, 2015) o lucro do capitalista se origina da produção de Mais-Valia na exploração do seu trabalhador. Em síntese, a Mais-Valia é o tempo de trabalho não pago pelo capitalista ao trabalhador que executa horas a mais sem receber por esse tempo gasto. É o trabalho excedente não pago. Vamos imaginar que em uma jornada diária de oito (8) horas, o trabalhador receba o equivalente ao seu salário ao final do mês nas duas (2) primeiras horas deste dia. Assim, o restante das 6 horas que passa trabalhando equivale às horas a mais (a Mais-Valia) não pagas pelo patrão. E para Marx, existem dois tipos de Mais-Valia no sistema capitalista: a Mais-Valia Absoluta, que é aquela obtida pelo aumento da jornada de trabalho, sem reajuste real dos ganhos do trabalhador; e a Mais-Valia Relativa, obtida pelo aumento da produtividade do trabalhador através do uso de maquinários e tecnologias sem o acréscimo das horas de trabalho.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
Assim, tendo como referência essa concepção teórica de Karl Marx sobre Mais-Valia, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q908876 | Pedagogia, PDI, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

Para o atendimento aos alunos com respeito às suas diferenças, é fundamental conhecer as limitações impostas pela deficiências e/ou transtornos globais do desenvolvimento, sendo essencial a construção do PDI. O PDI do aluno permite identificá-lo a partir das suas características familiares, limitações e possibilidades educativas, tendo como objetivo a busca pela qualidade do ensino. O que se almeja com o PDI é buscar as soluções para as necessidades educacionais especiais do aluno, viabilizando o seu sucesso no processo de ensino-aprendizagem. O que significa a sigla PDI?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1024512 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Inglesa, Prefeitura de Sete Barras SP, Avança SP, 2024

Texto associado.
Read the news article to answer question.


Schools closed, warnings issued as Asia swelters in extreme heatwave


South and Southeast Asia braced for more extreme heat on Sunday as authorities across the region issued health warnings and residents fled to parks and air-conditioned malls for relief.

A wave of exceptionally hot weather has blasted the region over the past week, sending the mercury as high as 45 degrees Celsius (113 degrees Fahrenheit) and forcing thousands of schools to tell students to stay home.

The Philippines announced on Sunday the suspension of in-person classes at all public schools for two days after a record-shattering day of heat in the capital Manila.

In Thailand, where at least 30 people have died of heatstroke so far this year, the meteorological department warned of "severe conditions" after temperatures in a northern province exceeded 44.1C (111.4F) on Saturday.

And in Cambodia, Myanmar, Vietnam, India and Bangladesh, forecasters warned that temperatures could exceed 40C in the coming days as people endured searing heat and stifling humidity.

"I dare not go out in the daytime. I am worried we would get heatstroke," said a 39 year-old cashier in Myanmar’s Yangon who gave her name as San Yin.

She said she has been going to a park with her husband and four-year-old son at night to escape the heat of their fourth-floor apartment.

"This is the only spot we can stay to avoid the heat in our neighbourhood," she said.

Global temperatures hit record highs last year, and the United Nations weather and climate agency said Tuesday that Asia was warming at a particularly rapid pace.


France24. (2024, April 28). Schools closed, warnings issued as Asia swelters in extreme heatwave. Retrieved from: https://www.france24.com
With regard to the heatwave conditions in South and Southeast Asia, which measure has been reported as an action taken by residents to cope with the extreme temperatures?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q946458 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

A queda do império no Brasil não se deu apenas por uma causa, mas por um acúmulo de fatores. Analise os fatos apresentados a seguir e assinale o que NÃO corresponde a uma causa para o fim da monarquia no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.