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Questões de Concursos Língua Portuguesa

Resolva questões de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1048489 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A frase em que o advérbio formado com o sufixo -mente mostra uma classificação diferente da de advérbio de modo, é:
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202Q1089495 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

A estrutura e a formação das palavras no português são objeto central da Morfologia, que investiga os mecanismos de criação lexical em diferentes contextos. Entre os processos mais produtivos estão a derivação, a composição e o hibridismo, que explicam a origem de vocábulos em situações históricas e contemporâneas.

Considerando os exemplos a seguir, identifique a alternativa que apresenta classificação INCORRETA do processo de formação.
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203Q1004252 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considerando o panorama da obra Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura, de Angela Kleiman, que enfatiza o processo de cognição para a compreensão textual, analise as afirmativas a seguir.

I. A leitura implica na interação entre autor e leitor, mediada pelo texto, e depende dos conhecimentos prévios e textuais do leitor.
II. A formulação de hipóteses durante a leitura é um aspecto secundário no processo de compreensão do texto.
III. O conhecimento linguístico do leitor, relacionado à gramática e ao vocabulário, não interfere na sua capacidade de interpretar textos argumentativos.

Está correto o que se afirma em:
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204Q1080101 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Língua Portuguesa, SEAD AP, FGV, 2022

Avalie se, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar, entre outros:

I. diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.

II. serviços de habilitação e de reabilitação sempre que necessários, para qualquer tipo de deficiência, inclusive para a manutenção da melhor condição de saúde e qualidade de vida.

III. atendimento domiciliar unidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação quando possível.

IV. atendimento psicológico, não extensivo a seus familiares e atendentes pessoais.

Estão corretos

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205Q1079180 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Língua Portuguesa, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2024

As fórmulas no Excel são expressões matemáticas ou lógicas que realizam cálculos ou operações em dados contidos em células. Elas são usadas para executar uma ampla variedade de tarefas, desde simples cálculos aritméticos até análises mais complexas. Neste contexto, pode-se afirmar que as fórmulas devem anteceder:
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206Q1080294 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Língua Portuguesa, SEE MG, FGV, 2023

Y, pessoa com deficiência regularmente matriculada no ensino fundamental da Escola Estadual Beta, informou à sua professora, o que chegou ao conhecimento da Secretaria Estadual de Educação, que necessitava de um suporte, comercializado no mercado, que contribuísse para firmar o lápis e a caneta em sua mão, permitindo-lhe escrever.
À luz da sistemática legal vigente, é correto afirmar que Y
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207Q1080196 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com o Art. 2º da Lei Brasileira de Inclusão, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, __________________, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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208Q984625 | Português, Língua Portuguesa, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com as regras de pontuação, analisar os itens.
I. O travessão é utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do texto.
II. Os dois−pontos indicam uma pausa maior que a da vírgula, mas não encerra a frase.
III. Os parênteses servem para destacar uma palavra ou expressão no enunciado.
Está CORRETO o que se afirma:
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209Q910972 | Pedagogia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Com relação às concepções gerais de linguagem, de gramática e de metodologia do ensino de Língua Portuguesa, relacione as colunas de acordo com o significado dos termos:
Coluna 1
1. Prática de ensino de gramática contextualizada. 2. Gramática descritiva. 3. Gramática internalizada. 4. Gramática normativa. 5. Prática de ensino de gramática na perspectiva analítico-reflexiva.
Coluna 2
( ) Descreve a língua num dado momento histórico em função da explicitação de formas legitimadas de uso da língua, que é considerada um sistema de códigos. Compromete-se com a descrição de regras e conceitos, resultando em um trabalho com metalinguagens. ( ) Exclui a possibilidade de aulas meramente expositivas, arraigadas de metalinguagens, desenvolve atividades que provocam os estudantes, estimulando-os rumo à descoberta de sentidos textuais a partir de análises dos elementos linguísticos, refletindo sobre a língua em usos concretos (concepção de linguagem enquanto interação). ( ) Descreve a estrutura e funcionamento da língua, de sua forma e função, sem interesses prescritivos. ( ) Usa o texto como referência para análises gramaticais convencionais, do tipo: retire os substantivos do texto; analise morfológica e sintaticamente a última frase do texto; leia o poema e sublinhe os verbos transitivos, etc. ( ) Refere-se ao conjunto das regras que o falante de fato aprendeu e das quais lança mão ao falar.

Fonte: TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (adaptado). Fonte: SILVA, W. R.; ANDRADE, A. A.; BATISTA-SANTOS, D. O. Estudo do verbo em livros didáticos: excesso permanente de metalinguagens para crianças. Periódico Horizontes – USF, Itatiba, v. 39 n. 1 (2021), p. 1-26. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1028/533. Acesso em: 12 jul. 2024. (adaptado).

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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210Q985472 | Português, Figuras de Linguagem, Língua Portuguesa, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Hipérbole é uma figura de linguagem classificada como figura de pensamento, pois lida com a combinação de ideias, expressando exagero ou intensidade de forma intencional. Também são figuras de pensamento, EXCETO:
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211Q1080197 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

A Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015 dispõe que:
I. Toda pessoa com deficiência tem prioridade nas oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. II. A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. III. É direito de todos os cidadãos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.
Quais estão corretas?
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212Q1089500 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Leia o fragmento: “O vento dançava furioso entre as árvores, chicoteando folhas e galhos como se fosse uma multidão em revolta.” Esse recurso, presente em textos literários, atribui ações humanas a elementos inanimados, intensificando o efeito expressivo.

Qual figura de linguagem está em destaque?
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213Q1089496 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Na análise de produções literárias e jornalísticas, observa-se que muitos autores recorrem a obras anteriores para construir sentidos novos. Em uma crônica contemporânea, o narrador reproduz estrofes de Camões, utilizando-as para estabelecer contrastes entre valores clássicos e problemáticas atuais. Esse procedimento, comum em práticas discursivas, evidencia a relação entre textos de épocas distintas.

Nessa situação, qual conceito é mobilizado?
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214Q1089497 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O Trovadorismo galego-português, marco inicial da literatura em língua portuguesa, apresenta diferentes modalidades de cantigas, cada qual com funções e características próprias. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.

I. As cantigas líricas, divididas em cantigas de amigo e de natureza, exploravam sentimentos subjetivos e relações interpessoais.
II. As cantigas satíricas se subdividiam em cantigas de escárnio e de maldizer.
III. As cantigas de maldizer faziam uso de linguagem ambígua e indireta para ironizar ou ridicularizar comportamentos sociais, enquanto as de escárnio se caracterizavam pela crítica mais explícita e direta, por vezes marcada pelo uso de termos ofensivos.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) seguinte(s) proposição(ões).
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215Q1080198 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Quanto ao direito à educação, o Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
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216Q1089499 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O Simbolismo brasileiro, inaugurado em 1893 com Missal e Broquéis de Cruz e Sousa, opôs-se ao cientificismo e ao realismo predominantes no final do século XIX.

Sobre esse assunto, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
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217Q1089494 | Português, Fonologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Leia o excerto abaixo:

Nos estudos fonéticos e fonológicos, o português apresenta fenômenos característicos da fala cotidiana, nos quais os sons sofrem adaptações conforme o ritmo, a posição ou a influência de outros fonemas. Esses processos, embora muitas vezes estigmatizados em contextos formais, são fundamentais para compreender a dinâmica da língua em uso real. Um exemplo recorrente é quando uma consoante ou vogal se altera para aproximarse do som vizinho, tornando-os mais semelhantes. Esse fenômeno recebe o nome de ___________________.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
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