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Questões de Concursos Língua Portuguesa

Resolva questões de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


211Q1080197 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

A Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015 dispõe que:
I. Toda pessoa com deficiência tem prioridade nas oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. II. A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. III. É direito de todos os cidadãos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.
Quais estão corretas?
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212Q1089500 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Leia o fragmento: “O vento dançava furioso entre as árvores, chicoteando folhas e galhos como se fosse uma multidão em revolta.” Esse recurso, presente em textos literários, atribui ações humanas a elementos inanimados, intensificando o efeito expressivo.

Qual figura de linguagem está em destaque?
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213Q1089496 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Na análise de produções literárias e jornalísticas, observa-se que muitos autores recorrem a obras anteriores para construir sentidos novos. Em uma crônica contemporânea, o narrador reproduz estrofes de Camões, utilizando-as para estabelecer contrastes entre valores clássicos e problemáticas atuais. Esse procedimento, comum em práticas discursivas, evidencia a relação entre textos de épocas distintas.

Nessa situação, qual conceito é mobilizado?
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214Q1089497 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O Trovadorismo galego-português, marco inicial da literatura em língua portuguesa, apresenta diferentes modalidades de cantigas, cada qual com funções e características próprias. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.

I. As cantigas líricas, divididas em cantigas de amigo e de natureza, exploravam sentimentos subjetivos e relações interpessoais.
II. As cantigas satíricas se subdividiam em cantigas de escárnio e de maldizer.
III. As cantigas de maldizer faziam uso de linguagem ambígua e indireta para ironizar ou ridicularizar comportamentos sociais, enquanto as de escárnio se caracterizavam pela crítica mais explícita e direta, por vezes marcada pelo uso de termos ofensivos.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) seguinte(s) proposição(ões).
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215Q1080198 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Quanto ao direito à educação, o Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
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216Q1089499 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O Simbolismo brasileiro, inaugurado em 1893 com Missal e Broquéis de Cruz e Sousa, opôs-se ao cientificismo e ao realismo predominantes no final do século XIX.

Sobre esse assunto, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
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217Q1089494 | Português, Fonologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Leia o excerto abaixo:

Nos estudos fonéticos e fonológicos, o português apresenta fenômenos característicos da fala cotidiana, nos quais os sons sofrem adaptações conforme o ritmo, a posição ou a influência de outros fonemas. Esses processos, embora muitas vezes estigmatizados em contextos formais, são fundamentais para compreender a dinâmica da língua em uso real. Um exemplo recorrente é quando uma consoante ou vogal se altera para aproximarse do som vizinho, tornando-os mais semelhantes. Esse fenômeno recebe o nome de ___________________.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
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