Questões de Concursos Língua Portuguesa

Resolva questões de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q909845 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com o Referencial Curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, entre as competências específicas da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental está “compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem”.

Em um diagnóstico de aprendizagem, o analista curricular precisa identificar a natureza das dificuldades de uso da Língua Portuguesa.

Nesse contexto, relacione a COLUNA I à COLUNA II, associando os conceitos apresentados no texto com as suas respectivas descrições.

COLUNA I
1. Fenômeno cultural
2. Variação linguística
3. Identidade linguística

COLUNA II
A. Refere-se à compreensão da língua como uma expressão das tradições, crenças e valores de uma sociedade.
B. Reconhece a diversidade de formas de expressão dentro de uma língua, influenciada por fatores geográficos, sociais e históricos.
C. Envolve a maneira como os falantes se identificam com sua língua, refletindo sua relação pessoal e coletiva com ela.

Assinale a alternativa que associa corretamente cada conceito à sua descrição correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1043734 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra se, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase na qual a palavra se é um pronome reflexivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1043735 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o segmento expositivo a seguir.

No Curso de Linguística Geral, Saussure estabeleceu a possibilidade de uma língua ser estudada sob dois aspectos: I. Sincrônico – procura analisar o sistema de uma língua numa determinada época ou período; II. Diacrônico – estudo da língua através do tempo, analisando-se as diversas fases.

Assinale a opção que apresenta a classificação adequada do segmento, segundo sua estruturação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1043736 | Português, Flexão Verbal de Tempo Presente, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.

Uma noite, trabalhava eu no silêncio do meu gabinete, quando fui procurado por uma velhinha, toda engelhada e trêmula, que me disse em voz misteriosa ter uma carta para mim.

AZEVEDO, Aluísio. A Condessa Vésper.

Sobre a estruturação dessa frase, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1015833 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa, IFNMG, IV UFG, 2024

Em 1880, o Congresso de Milão proibiu o uso de línguas de sinais como forma de comunicação em ambientes institucionais. Nos últimos anos, no entanto, intensificou-se a discussão a respeito do oralismo de crianças surdas, sobretudo no período da alfabetização. O interesse por trás do uso das línguas de sinais no ambiente escolar está associado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1043737 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.

Os computadores são maravilhosos. Fazem os seus erros aparecerem muito mais depressa.

Sobre a estruturação dessa frase, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1043738 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.

Um computador consegue fazer com que você cometa mais erros do que qualquer outra invenção – com as possíveis exceções do revólver e da cachaça.

Sobre a significação e a estruturação dessa frase, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1041994 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre o surgimento da linguagem humana, leia o texto a seguir.

Embora não exista uma resposta fechada para a pergunta de como surgiu a linguagem humana, há alguns experimentos e teorias que sugerem que o início do processo se deu entre os antepassados do Homo Sapiens há 1,5 milhão de anos. A hipótese mais considerada pelos especialistas é a antropológica, ou seja, o processo resultou da necessidade de o homem, além de se comunicar socialmente, garantir sua sobrevivência.

Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1041995 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um jornalista moderno escreveu:
Nossa juventude está mal preparada para a sociedade civilizada se insistirmos em uma educação que produz uma competência linguística pouco expressiva.
Assinale a opção que apresenta a tese do autor desse texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1041996 | Linguística, Divisões da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a primeira estrofe de um poema de alusões linguísticas.

Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de água que ele fazia; cortado, a água se quebra em pedaços, em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale a uma palavra em situação dicionária: isolada, estanque no poço dela mesma, e porque assim estanque, estancada; e mais: porque assim estancada, muda, e muda porque com nenhuma comunica, porque cortou-se a _____ desse rio, o fio de água que por ele discorria.


MELO NETO, João Cabral de. Antologia Poética. 7ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1989.

Consoante o significado da estrofe, o vocábulo que preenche corretamente o penúltimo verso, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1041997 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Interpretar não é o mesmo que compreender um texto. Interpretar é decodificar os significados, enquanto compreender é construir esses significados.

Observe, por exemplo, a frase abaixo, de autoria da ex-atriz Tônia Carrero:

Ser uma mulher muito bonita nunca atrapalha, só ajuda. Beleza abre as portas, fortalece o caráter e nos torna mais condescendentes.

Assinale a opção que apresenta a pergunta sobre essa frase que se filia à compreensão de texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1041998 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o fragmento textual a seguir.

Praga é uma cidade belíssima. Não só a velha arquitetura boêmia e os surpreendentes acréscimos em art nouveau que foram poupados da guerra como tudo foi restaurado e é conservado com cuidado exemplar.

VERÍSSIMO, Luís Fernando.

O texto acima deve ser classificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1041999 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que, em função da forma de particípio empregada, mostra problema de correção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1042000 | Português, Fonologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Entre os pares de palavras abaixo, assinale o que mostra uma pronúncia equivocada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1042001 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As frases a seguir têm dois adjetivos sublinhados; assinale a frase em que esses adjetivos exercem uma função sintática diferente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1042002 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As frases a seguir mostram um adjetivo sublinhado; assinale a frase em que esse adjetivo tem valor de característica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1042003 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As frases a seguir mostram locuções adjetivas.
Assinale a frase que possui um adjetivo semanticamente equivalente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1042004 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.

Enquanto os socialistas gostam de falar das imperfeições do mercado, os liberais têm medo das imperfeições do governo.

Sobre os termos sublinhados na frase acima, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1042005 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que não exemplifica o caso de um adjetivo com valor adverbial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1042006 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que apresenta o adjetivo sem variação de grau.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.