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Questões de Concursos Língua Portuguesa

Resolva questões de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1042586 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As frases a seguir têm por tema o casamento; assinale a que mostra uma visão positiva dele.
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62Q1073949 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia:

NOVO ACORDO, VELHAS QUESTÕES

A intenção de unificar a língua portuguesa entre os países em que ela é o idioma oficial é antiga. Em 1931, foi realizado o primeiro acordo ortográfico luso-brasileiro, mas ele acabou não sendo efetivado na prática. Em 1945, a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira foi adotada em Portugal, mas não no Brasil.
Anos depois, em 1986, os sete países de língua portuguesa (Timor-Leste não pôde ser incluído na lista, pois se tornaria independente apenas em 2002) consolidaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945, que não chegaram a ser implementadas.
Em 1990, os países de língua portuguesa se comprometeram a unificar a grafia da língua, segundo a proposta apresentada pela Academia de Ciências de Lisboa e pela AcademiaBrasileira de Letras. Mesmo assim, o acordo ainda não podia entrar em vigor.
Foram necessários mais 16 anos para que fossem alcançadas as três adesões necessárias para que o acordo fosse cumprido. Em 2006, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil e ratificaram o novo acordo. Entretanto, Portugal ainda apresentava uma grande relutância às mudanças. Apenas em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa.

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/entenda-asmudancas-do-novo-acordoortografico/

Analisando-se os elementos constitutivos do texto acima, é correto afirmar que a produção em evidência se caracteriza por ter:
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63Q984626 | Português, Verbos auxiliares, Língua Portuguesa, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em “As sugestões, em geral tendo−se erguido em tumulto, são seguidas e esquecidas de maneira semelhante.”, o verbo sublinhado é classificado, quanto à função exercida na frase, como:
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64Q1041999 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que, em função da forma de particípio empregada, mostra problema de correção.
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65Q1045590 | Informática, Sistema Operacional, Língua Portuguesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

A desinstalação de programas no sistema operacional Windows é realizada por meio de ferramentas que permitem gerenciar os aplicativos instalados, removendo aqueles que não são mais necessários. No Windows 7, qual das opções a seguir deve ser acessada para executar esse procedimento:
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66Q910961 | Pedagogia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino?

A incorporação das novas tecnologias no ensino tornou-se um dos principais debates da educação na atualidade. Robótica, jogos eletrônicos, inteligência artificial e realidade aumentada são apenas algumas das novidades que têm movimentado o mercado educacional e sido inseridas nas escolas.
Na realidade da sala de aula, porém, ainda há muita discussão sobre como integrar as novidades ao dia a dia escolar. Por mais que a desconfiança docente com relação ao uso das novas tecnologias venha diminuindo, ainda há muitos desafios para incorporar essas ferramentas de forma efetiva, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Para compreender quais são esses obstáculos, professores da educação básica falaram sobre o panorama da área e compartilharam suas experiências com o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas pelos educadores está a formação docente insuficiente para a área.
“As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento”, avalia Diego Trujillo: “Mas vejo que a formação ainda é carente. Há um desejo do professor de aprender, mas ele não sabe para onde ou como ir.”
Os números demonstram que a formação é mesmo um dos grandes desafios no que diz respeito ao uso da tecnologia. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 54% dos professores não cursaram na graduação disciplina específica sobre como usar computador e internet em atividades com os alunos. Além disso, 70% não realizaram formação continuada sobre o tema no ano anterior ao levantamento. Dos que realizaram, 20% afirmaram que a capacitação “contribuiu muito” para a atualização na área.
Nesse cenário, a busca por novas formas de explorar os recursos tecnológicos acaba por depender da iniciativa do próprio professor. Na visão de Trujillo, a própria escola pode ajudar a reverter o quadro oferecendo apoio ao docente. “É necessário que a equipe pedagógica tenha um especialista em tecnologia educacional. Esse éum novo profissional de extrema importância”, afirma.
Dada a formação insuficiente, torna-se mais difícil explorar as potencialidades pedagógicas das novas tecnologias. E, em muitos casos, isso pode levar a uma certa resistência com relação ao seu uso, fazendo com que métodos mais tradicionais sigam sendo reproduzidos.
“O maior desafio atualmente é os professores conseguirem notar que a tecnologia pode tornar o processo de ensino-aprendizagem melhor”, opina Rafael Ribeiro. Para o educador, parte da desconfiança de alguns docentes com relação ao uso das novas tecnologias vem das mudanças que elas causam na própria rotina da aula. “É algo que tira o professor da zona de conforto. É uma ferramenta que precisa de estudo em casa, de um planejamento maior, de um período semanal que exige reflexão e estudo.” Outro fator que gera desconfiança é o medo de a tecnologia atuar como um distrator. No uso da internet, por exemplo, o receio é que os alunos acabem desviando a atenção do conteúdo para as redes sociais.
Na visão de Edilene von Wallwitz, driblar o problema também passa pela formação docente. “O professor precisa dominar essas ferramentas, participar de cursos, se inteirar a respeito, praticar. É preciso estar embasado para manter a atenção do aluno”, analisa.
No caso da rede pública, há um problema ainda anterior à apropriação das novas tecnologias: a falta de infraestrutura. Segundo uma pesquisa de 2017 do movimento Todos pela Educação, 66% dos professores da rede apontam o número insuficiente de equipamentos como limitador no uso dos recursos tecnológicos no ensino. Além disso, 64% indicam a velocidade insuficiente da internet como restrição. “[Nas escolas públicas] temos o básico, que é internet na escola para documentação, secretaria. Para uso de aluno e professor, a gente não tem”, conta Regina de Freitas, professora de língua portuguesa na rede pública.
Quando a escola dispõe do equipamento, podem surgir novos empecilhos — como a falta de manutenção. “A gente não consegue terminar o trabalho com o aluno porque o computador está com problema, a lousa digital tem algum defeito, a internet não funciona legal”, diz Angélica Guimarães, professora de Língua Portuguesa na rede pública. “Muitos professores optam por não utilizar [os recursos tecnológicos] para não perder tempo da aula. Às vezes, ao invés de otimizar o aprendizado, otimizar o tempo, acaba prejudicando.”

O que eles fazem:

Regina de Freitas, professora de Língua Portuguesa na rede pública, criou, um projeto que incorporou o uso do WhatsApp para o estudo dos gêneros textuais. Para isso, ela criou grupos com os estudantes dos oitavo e nono anos, que passaram a mandar os textos produzidos em casa pelo aplicativo de mensagens. Com um projeto simples, ela afirma ter observado como resultados a facilitação da comunicação e um aumento da motivação das turmas. “Alguns alunos que já tinham gosto pela escrita me enviaram até outros textos, que não estavam relacionados com o gênero que eu estava pedindo. Eu aceitava e revisava”, conta.
Edilene von Wallwitz, professora de Língua Portuguesa e Alemão na rede privada, é uma entusiasta do uso da tecnologia na educação, especialmente pela aproximação com o cotidiano dos adolescentes. A educadora utiliza, entre outras ferramentas, aplicativos que permitem gamificar as aulas — como o Kahoot. “O fator motivação, com jogos e competição, ajuda no aprendizado”, avalia.
Rafael Ribeiro, professor de Biologia na rede privada, explora a tecnologia em sala de aula desde 2014. Entre as principais vantagens da utilização desses recursos, ele destaca a possibilidade de mostrar vídeos e modelos 3D aos alunos, o que facilita a visualização dos conteúdos estudados. Além disso, o educador busca utilizar ferramentas que otimizem processos. “Também aplico provas utilizando formulário Google, que corrige automaticamente as questões-testes. Já as dissertativas eu corrijo individualmente e envio a nota para o aluno por e-mail com o gabarito embaixo. Ou seja, todo esse processo ficou muito mais instantâneo.”

Fonte: FONTOURA, Juliana. Revista Educação. Edição 249. 09 maio 2018. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br>. Acesso em: 09 jul. 2024 (adaptado).

Sobre os principais obstáculos ao efetivo uso das tecnologias em sala de aula, analise as afirmativas.
I. Formação insuficiente – muitos professores não receberam formação específica sobre o uso de tecnologias. II. Carência de apoio institucional – necessidade da presença de especialistas em tecnologia educacional nas escolas. III. Resistência – os professores podem sentir desconforto com mudanças na rotina e maior necessidade de planejamento e estudo. IV. Infraestrutura deficiente por parte da escola – faltam equipamentos e a velocidade da internet é baixa. V. Falta de engajamento – ausência de vontade dos professores de aprender e de se atualizar.
Assinale a alternativa CORRETA.
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67Q903544 | Literatura, Língua Portuguesa, SEEDPR, Consulplan, 2024

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

(Trecho do Soneto de fidelidade de Vinicius de Moraes, do livro “Antologia poética”. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1960, p. 96.)



A partir de recursos estilísticos, efeitos sonoros específicos podem ser identificados no trecho apresentado. Considerando tal afirmação, está correto o indicado em:
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68Q910969 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Relacione as colunas de acordo com o significado dos termos sobre a história da língua portuguesa:
Coluna 1 1. Origens do português. 2. Lusitanização. 3. Bilinguismo e multilinguismo. 4. Nheengatu. 5. Crioulização.
Coluna 2
( ) As várias situações em que o português passou a conviver com uma ou mais línguas diferentes. Muitas vezes, os portugueses encontravam nas colônias exploradas uma diversidade de línguas e dialetos, situação verificada nas costas da África, da Índia e do continente sulamericano. ( ) Designa os falares que nascem do contato entre línguas diferentes e tem sido aplicada sobretudo ao contato de línguas europeias com as línguas nativas de regiões colonizadas. São exemplos desses falares no Brasil: Saramacano, Curaçau, Papiamento, Bonaire. ( ) Deriva do latim, a língua da civilização que teve como centro Roma antiga. A variedade de latim que deu origem ao português (e às outras línguas românicas) foi o latim vulgar, uma variedade principalmente falada, a mesma que os soldados e comerciantes romanos levaram às regiões conquistadas durante a formação do império. ( ) Foi a língua geral da catequese do norte e do nordeste do Brasil. Desenvolveu-se no Maranhão no século XVII e foi levada durante a conquista portuguesa da Amazônia a regiões onde não era nativo, sendo falada até hoje no curso médio do rio Negro. ( ) Denomina o processo do qual o português, com os “descobrimentos”, foi levado às terras que iam sendo submetidas à Coroa portuguesa.
Fonte: ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente. A língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2014. Fonte: CASTILHO, A. T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2022.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.
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69Q1045929 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação é um direito social.
( ) É livre a associação profissional ou sindical, observados os requisitos legais, dentre eles, a vedação da criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.
( ) Os Municípios atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, ficando a cargo dos Estados e do Distrito Federal a atuação prioritária no Ensino Fundamental e Médio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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70Q1015833 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa, IFNMG, IV UFG, 2024

Em 1880, o Congresso de Milão proibiu o uso de línguas de sinais como forma de comunicação em ambientes institucionais. Nos últimos anos, no entanto, intensificou-se a discussão a respeito do oralismo de crianças surdas, sobretudo no período da alfabetização. O interesse por trás do uso das línguas de sinais no ambiente escolar está associado
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71Q1043738 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.

Um computador consegue fazer com que você cometa mais erros do que qualquer outra invenção – com as possíveis exceções do revólver e da cachaça.

Sobre a significação e a estruturação dessa frase, assinale a afirmativa correta.
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73Q1045579 | Matemática, Aritmética e Problemas, Língua Portuguesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Três primos fazem um campeonato de futebol de botão. Cada rodada há três jogos, onde os primos jogam entre si. Cada vitória vale 3 pontos, cada empate vale 1 ponto e cada derrota não pontua. Eles definem que o ganhador será aquele que primeiro completar 24 pontos. Quantas rodadas são necessárias, no mínimo, para que algum primo ganhe o campeonato?
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74Q1041998 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o fragmento textual a seguir.

Praga é uma cidade belíssima. Não só a velha arquitetura boêmia e os surpreendentes acréscimos em art nouveau que foram poupados da guerra como tudo foi restaurado e é conservado com cuidado exemplar.

VERÍSSIMO, Luís Fernando.

O texto acima deve ser classificado como
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75Q903545 | Literatura, Língua Portuguesa, SEEDPR, Consulplan, 2024

De acordo com o conhecimento acerca dos movimentos literários no Brasil assim como suas características, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Determinismo. 2. Admiração pelo Classicismo. 3. Quebra das convenções de versificação. 4. Complexidade e profundidade dos conceitos.

( ) Barroco. ( ) Realismo. ( ) Modernismo. ( ) Parnasianismo.

A sequência está correta em
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76Q985474 | Português, Termos integrantes da oração Objeto direto, Língua Portuguesa, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Os termos sublinhados das orações que se seguem foram identificados respectiva e CORRETAMENTE em:
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77Q1042575 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Todos os fragmentos textuais a seguir são do tipo narrativo; o fragmento que mostra uma sucessão de acontecimentos e não de ações, é:
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78Q1045455 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A sala de aula é um complexo, é um mundo, digamos, é a alma da escola, onde as coisas acontecem, ou não. Ao tratar daquilo que normalmente mais ocupa o docente, a questão do conteúdo, da metodologia, da construção do conhecimento, sentimos necessidade de situar a reflexão no contexto maior da sala de aula, justamente para não reduzir a complexidade da atividade docente. O trabalho com o conhecimento, embora nuclear, não esgota o trabalho do professor. Existem outras duas dimensões que devem ser agregadas quando pensamos na gestão da sala de aula: relacionamento interpessoal e organização da coletividade de sala de aula. Sobre o relacionamento interpessoal entre professor e alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. É fundamental para a construção do conhecimento e o desenvolvimento humano do estudante, mas não interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem.
II. A capacidade do professor de conhecer cada aluno individualmente é essencial para uma prática pedagógica eficaz, independentemente das condições de trabalho e da complexidade das turmas.
III. A construção de um vínculo positivo entre professor e aluno é crucial para a criação de um ambiente de aprendizagem seguro e colaborativo, onde os estudantes se sintam motivados a aprender e a superar desafios.
IV. O amor à profissão e o compromisso com a aprendizagem de todos os alunos são elementos fundamentais para o sucesso da prática pedagógica e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
V. O professor deve priorizar a individualidade de cada aluno, desconsiderando as características e as necessidades do grupo como um todo.

Está correto o que se afirma apenas em
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79Q1073948 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia:
Um estudo coordenado pela Fundação Getúlio Vargas aponta que, enquanto 80% dos professores de educação infantil da rede pública do país têm nível superior completo, 65,6% dos docentes dessa mesma etapa na rede privada têm igual escolaridade.
Os dados correspondem ao ano de 2014 e mostram que a formação dos professores das instituições públicas continua melhor que a dos professores da rede privada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais dessa etapa, a proporção de docentes com formação adequada muda: 92% dos docentes na rede privada e 89% na pública. No ensino médio, a formação é praticamente igual.
Deve-se ressaltar que o fato de que o nível superior completo, sem se considerar a qualidade do conteúdo aprendido nas licenciaturas, não garante excelência no trabalho docente e, consequentemente, no ensino.
Internet: <revistaeducação.com.br> (com adaptações).

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, nota-se como válido que:
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80Q1074472 | Informática, Internet, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

Rick estava lendo uma matéria sobre a navegação na internet e descobriu que a URL é um elemento essencial para acessar páginas da web. Qual é o conceito de URL? Assinale a alternativa correta.
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