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Questões de Concursos Língua Portuguesa

Resolva questões de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1073948 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia:
Um estudo coordenado pela Fundação Getúlio Vargas aponta que, enquanto 80% dos professores de educação infantil da rede pública do país têm nível superior completo, 65,6% dos docentes dessa mesma etapa na rede privada têm igual escolaridade.
Os dados correspondem ao ano de 2014 e mostram que a formação dos professores das instituições públicas continua melhor que a dos professores da rede privada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais dessa etapa, a proporção de docentes com formação adequada muda: 92% dos docentes na rede privada e 89% na pública. No ensino médio, a formação é praticamente igual.
Deve-se ressaltar que o fato de que o nível superior completo, sem se considerar a qualidade do conteúdo aprendido nas licenciaturas, não garante excelência no trabalho docente e, consequentemente, no ensino.
Internet: <revistaeducação.com.br> (com adaptações).

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, nota-se como válido que:
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82Q1045576 | Português, Problemas da Língua Culta, Língua Portuguesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do período a seguir.

Ela se afastou de sua amiga, _______ estava enciumada. Não queria saber o _________ de suas atitudes. Esperava apenas que não se encontrassem mais pelas ruas _______ passavam.
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83Q1042001 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As frases a seguir têm dois adjetivos sublinhados; assinale a frase em que esses adjetivos exercem uma função sintática diferente.
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84Q1042004 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir.

Enquanto os socialistas gostam de falar das imperfeições do mercado, os liberais têm medo das imperfeições do governo.

Sobre os termos sublinhados na frase acima, assinale a afirmativa correta.
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85Q1045589 | Informática, Sistema Operacional, Língua Portuguesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

A área de notificações em sistemas operacionais desempenha o papel de exibir informações úteis, como status de conexão, atualizações e relógio, auxiliando o usuário no acompanhamento de atividades do computador. No Windows 7, essa área está posicionada em qual dos componentes abaixo relacionados:
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86Q1042007 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que não exemplifica a substantivação de um adjetivo.
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87Q1045593 | Informática, Editor de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

No Microsoft Word 2019, o recurso de dividir a janela do documento permite visualizar diferentes partes do mesmo arquivo simultaneamente, o que facilita a revisão e a edição de conteúdos extensos. Assinale a alternativa que corresponde ao atalho de teclado utilizado para acessar essa funcionalidade.
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88Q1042581 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De todas as frases abaixo podemos inferir um acontecimento; assinale a opção em que essa inferência é incoerente.
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89Q911514 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Em sonda

Quieta, enrolada a um tronco, ameaçadora e hedionda,

A boa espia... Em cima estende-se a folhagem

Que um vento manso faz oscilar, de onda em onda,

Com a sua noturna e amorosa bafagem.

Um luar mortiço banha a floresta de Sonda,

Desde a copa da faia à esplêndida pastagem;

O ofidiano escondido, olhos abertos, sonda...

Vai passando, tranquilo, um búfalo selvagem.

Segue o búfalo, só... mas suspende-lhe o passo

O ofidiano cruel que o ataca de repente,

E que o prende, a silvar, com suas roscas de aço.

Tenta o pobre lutar; os chavelhos enresta;

Mas tomba de cansaço e morre... Tristemente

No alto se esconde a lua, e cala-se a floresta...




O poema acima é uma referência de autoria feminina do Parnasianismo, um momento histórico da produção literária em que o rigor formal, o caráter descritivo e o distanciamento do eu-lírico se fizeram presentes na produção da época e também dessa autora.


Estamos, portanto, tratando de:


Assinale a alternativa CORRETA:

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90Q1045933 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Segundo a Lei Federal nº 13.146/2015, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial e realizada por uma equipe:
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91Q899027 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

"A busca da perfeição pela correção gramatical, a volta aos clássicos e o rebuscamento marcam uma atitude de tipo aristocrático e constituem um traço saliente da fase que vai dos anos de 1880 até a altura de 1920, correspondendo a um desejo generalizado de elegância ligado à modernização urbana do país, sobretudo sua capital, Rio de Janeiro. Do ponto de vista da literatura, foi uma barreira que petrificou a expressão, criando um hiato largo entre a língua falada e a língua escrita, além de favorecer o artificialismo que satisfaz as elites, porque marca distância em relação ao povo; e pode satisfazer a este, parecendo admiti-lo a um terreno reservado. Essa cultura acadêmica, geralmente sancionada pelos Poderes, teve a utilidade de estimular, por reação, o surto transformador do Modernismo, a partir de 1922."
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007. p. 76-77.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre o excerto acima.
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92Q1074470 | Informática, Sistema Operacional, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

No sistema Windows, podemos configurar um aplicativo para que ele se torne padrão para um tipo de arquivo ou link, por exemplo, para reproduzir música, para abrir mapas, para navegar pela internet etc. Assinale a alternativa que contém o caminho correto para fazer essa configuração:
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93Q1041995 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um jornalista moderno escreveu:
Nossa juventude está mal preparada para a sociedade civilizada se insistirmos em uma educação que produz uma competência linguística pouco expressiva.
Assinale a opção que apresenta a tese do autor desse texto.
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94Q1045582 | Matemática, Aritmética e Problemas, Língua Portuguesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Em uma determinada legislação, o regime tributário funciona da seguinte forma: se o salário bruto do trabalhador for menor ou igual a R$ 4.000,00, o imposto cobrado sobre o seu salário é de 15%, e o trabalhador receberá o salário líquido com esse desconto. Se o salário bruto do trabalhador for maior que R$ 4.000,00, a alíquota de imposto cobrado passa a ser 20%. Nesta situação, suponha que o salário bruto de um trabalhador é exatamente R$ 4.000,00, e a sua empresa decidir dar-lhe um aumento. Qual deve ser o novo salário bruto para que o salário líquido aumente em R$ 200,00?
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95Q1045587 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Língua Portuguesa, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Quatro amigos, André, Beatriz, Carlos e Daniela, participaram de um concurso de perguntas e respostas. No final do concurso, eles receberam medalhas de ouro, prata, bronze e uma menção honrosa, não necessariamente nesta ordem. Sabe-se que:

• André não ganhou a medalha de ouro nem a de prata.
• Beatriz ficou na frente de André na classificação e atrás de Daniela.
• Daniela não ficou em último lugar nem em primeiro.
• Carlos ganhou a medalha de ouro ou a de prata.

Indique a ordem de classificação dos amigos, em ordem decrescente de colocação (do ouro para a menção honrosa):
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96Q1042006 | Português, Morfologia, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase que apresenta o adjetivo sem variação de grau.
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97Q910964 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino?

A incorporação das novas tecnologias no ensino tornou-se um dos principais debates da educação na atualidade. Robótica, jogos eletrônicos, inteligência artificial e realidade aumentada são apenas algumas das novidades que têm movimentado o mercado educacional e sido inseridas nas escolas.
Na realidade da sala de aula, porém, ainda há muita discussão sobre como integrar as novidades ao dia a dia escolar. Por mais que a desconfiança docente com relação ao uso das novas tecnologias venha diminuindo, ainda há muitos desafios para incorporar essas ferramentas de forma efetiva, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Para compreender quais são esses obstáculos, professores da educação básica falaram sobre o panorama da área e compartilharam suas experiências com o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas pelos educadores está a formação docente insuficiente para a área.
“As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento”, avalia Diego Trujillo: “Mas vejo que a formação ainda é carente. Há um desejo do professor de aprender, mas ele não sabe para onde ou como ir.”
Os números demonstram que a formação é mesmo um dos grandes desafios no que diz respeito ao uso da tecnologia. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 54% dos professores não cursaram na graduação disciplina específica sobre como usar computador e internet em atividades com os alunos. Além disso, 70% não realizaram formação continuada sobre o tema no ano anterior ao levantamento. Dos que realizaram, 20% afirmaram que a capacitação “contribuiu muito” para a atualização na área.
Nesse cenário, a busca por novas formas de explorar os recursos tecnológicos acaba por depender da iniciativa do próprio professor. Na visão de Trujillo, a própria escola pode ajudar a reverter o quadro oferecendo apoio ao docente. “É necessário que a equipe pedagógica tenha um especialista em tecnologia educacional. Esse éum novo profissional de extrema importância”, afirma.
Dada a formação insuficiente, torna-se mais difícil explorar as potencialidades pedagógicas das novas tecnologias. E, em muitos casos, isso pode levar a uma certa resistência com relação ao seu uso, fazendo com que métodos mais tradicionais sigam sendo reproduzidos.
“O maior desafio atualmente é os professores conseguirem notar que a tecnologia pode tornar o processo de ensino-aprendizagem melhor”, opina Rafael Ribeiro. Para o educador, parte da desconfiança de alguns docentes com relação ao uso das novas tecnologias vem das mudanças que elas causam na própria rotina da aula. “É algo que tira o professor da zona de conforto. É uma ferramenta que precisa de estudo em casa, de um planejamento maior, de um período semanal que exige reflexão e estudo.” Outro fator que gera desconfiança é o medo de a tecnologia atuar como um distrator. No uso da internet, por exemplo, o receio é que os alunos acabem desviando a atenção do conteúdo para as redes sociais.
Na visão de Edilene von Wallwitz, driblar o problema também passa pela formação docente. “O professor precisa dominar essas ferramentas, participar de cursos, se inteirar a respeito, praticar. É preciso estar embasado para manter a atenção do aluno”, analisa.
No caso da rede pública, há um problema ainda anterior à apropriação das novas tecnologias: a falta de infraestrutura. Segundo uma pesquisa de 2017 do movimento Todos pela Educação, 66% dos professores da rede apontam o número insuficiente de equipamentos como limitador no uso dos recursos tecnológicos no ensino. Além disso, 64% indicam a velocidade insuficiente da internet como restrição. “[Nas escolas públicas] temos o básico, que é internet na escola para documentação, secretaria. Para uso de aluno e professor, a gente não tem”, conta Regina de Freitas, professora de língua portuguesa na rede pública.
Quando a escola dispõe do equipamento, podem surgir novos empecilhos — como a falta de manutenção. “A gente não consegue terminar o trabalho com o aluno porque o computador está com problema, a lousa digital tem algum defeito, a internet não funciona legal”, diz Angélica Guimarães, professora de Língua Portuguesa na rede pública. “Muitos professores optam por não utilizar [os recursos tecnológicos] para não perder tempo da aula. Às vezes, ao invés de otimizar o aprendizado, otimizar o tempo, acaba prejudicando.”

O que eles fazem:

Regina de Freitas, professora de Língua Portuguesa na rede pública, criou, um projeto que incorporou o uso do WhatsApp para o estudo dos gêneros textuais. Para isso, ela criou grupos com os estudantes dos oitavo e nono anos, que passaram a mandar os textos produzidos em casa pelo aplicativo de mensagens. Com um projeto simples, ela afirma ter observado como resultados a facilitação da comunicação e um aumento da motivação das turmas. “Alguns alunos que já tinham gosto pela escrita me enviaram até outros textos, que não estavam relacionados com o gênero que eu estava pedindo. Eu aceitava e revisava”, conta.
Edilene von Wallwitz, professora de Língua Portuguesa e Alemão na rede privada, é uma entusiasta do uso da tecnologia na educação, especialmente pela aproximação com o cotidiano dos adolescentes. A educadora utiliza, entre outras ferramentas, aplicativos que permitem gamificar as aulas — como o Kahoot. “O fator motivação, com jogos e competição, ajuda no aprendizado”, avalia.
Rafael Ribeiro, professor de Biologia na rede privada, explora a tecnologia em sala de aula desde 2014. Entre as principais vantagens da utilização desses recursos, ele destaca a possibilidade de mostrar vídeos e modelos 3D aos alunos, o que facilita a visualização dos conteúdos estudados. Além disso, o educador busca utilizar ferramentas que otimizem processos. “Também aplico provas utilizando formulário Google, que corrige automaticamente as questões-testes. Já as dissertativas eu corrijo individualmente e envio a nota para o aluno por e-mail com o gabarito embaixo. Ou seja, todo esse processo ficou muito mais instantâneo.”

Fonte: FONTOURA, Juliana. Revista Educação. Edição 249. 09 maio 2018. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br>. Acesso em: 09 jul. 2024 (adaptado).

De acordo com os exemplos sobre o uso das tecnologias, descritos pelos três professores, nos 11º, 12º e 13º parágrafos do texto, analise as afirmativas sobre os seus possíveis benefícios.
I. Maior interesse do aluno com a escrita e com o aprendizado. II. Facilitação da comunicação e aumento da motivação por parte dos alunos. III. Aprendizado mais próximo do cotidiano dos alunos. IV. Melhor visualização dos conteúdos estudados, tornando o aprendizado mais acessível e compreensível.
Assinale a alternativa CORRETA.
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98Q1042589 | Português, Problemas da Língua Culta, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que o vocábulo mais tem valor diferente do das demais opções.
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99Q1042590 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase abaixo que não exemplifica um texto injuntivo.
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100Q899025 | Pedagogia, Legislação da Educação, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher:
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