Questões de Concursos Letras Português Inglês

Resolva questões de Letras Português Inglês comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q907596 | História, A estruturação do Estado norteamericano território, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

De língua estrangeira para língua franca: na Base, essa é uma mudança de conceito importante para o ensino do Inglês. O que isso significa? Língua franca é a língua que várias pessoas, que falam idiomas diferentes, adotam para se comunicarem entre si. Nesse sentido, a BNCC legitima o Inglês, não só como a língua falada em países como nos Estados Unidos ou na Inglaterra, mas como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado.

Rita Trevisan. Nova Escola. O que a BNCC propõe para o ensino de língua inglesa? Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/77/o-que-abncc-propoe-para-o-ensino-de-lingua-inglesa. Acesso em: 29 mai. 2024.

O método de ensino de línguas audiolingual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q907601 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A tecnologia da informação e comunicação (TIC) tem se tornado cada vez mais presente nas práticas pedagógicas, incluindo o ensino de línguas. Ferramentas como plataformas online, aplicativos móveis, softwares de reconhecimento de voz e realidade virtual oferecem novas possibilidades para a aprendizagem, permitindo a criação de ambientes interativos e personalizados.

MORAN, J. M. (2015). Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, L., Neto, A. T., & TREVISANI, F. M. (Orgs.). 2015. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso. [Adaptado].

Partindo dessa perspectiva, o uso dessas tecnologias proporciona
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q907603 | Literatura, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

"A aprendizagem de línguas estrangeiras se dá por meio da interação e do uso da língua em contextos significativos. A produção oral, como uma das habilidades linguísticas, desempenha um papel crucial na comunicação e na construção de significado."
NUNAN, D. Second language teaching & learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers. 1999. [Adaptado].

Considerando a importância da produção oral no ensino de língua inglesa, um professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q907600 | Pedagogia, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

"A gente se esfriou, e eu fiquei triste. Aí, quando eu ia me embora, ela me deu um beijo. Mas não foi um beijo qualquer, não. Foi um beijo de cinema, daqueles de tirar o fôlego."
Trecho de "Vidas Secas", Graciliano Ramos.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2008.

No trecho de "Vidas Secas", como o regionalismo se manifesta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q907599 | Literatura, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Um grande desafio para quem trabalha com ensino de língua inglesa é escolher o método adequado de ensino para cada turma entre os vários métodos existentes. Até mesmo porque ainda existem várias abordagens que partem de um mesmo método. Partindo do método sociointeracionista, pode-se dizer que, para a Abordagem Natural,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q907606 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 19 jun. 2024. O excerto acima reflete um conceito central em diversas obras pós-coloniais de língua inglesa. Trata-se do conceito de"> Leia o texto a seguir.

Ó tu, ladrão odioso! Onde escondeste minha filha? Infernal como és, sem dúvida a encantaste com efeito, apelo para toda criatura de senso: se não estivesse ela encadeada em correntes de magia, será que uma donzela tão terna, tão bela, tão feliz, tão contrária ao casamento que rejeitava os apaixonados mais suntuosos e mais bem frisados do país, teria, algum dia, com risco de ser objeto do desprezo geral, fugido da tutela paterna para ir refugiar-se no seio denegrido de um ser como tu, feito para inspirar medo e não deleite? Que o mundo seja minha testemunha, se não é de toda a evidência que agiste sobre ela com feitiços odiosos, que abusaste de sua delicada juventude por meio de drogas ou de minerais que debilitam a sensibilidade.

Shakespeare, 1981, p. 340. in FILHO, Luiz Martinho Stringuetti. A trágica mímica de Otelo. Travessias Interativas / São Cristóvão (SE), N. 14 (Vol. 7), p. 176–186, jul-dez/2017. Disponível em: < https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/download/9129/7153>. Acesso em: 19 jun. 2024.


O excerto acima reflete um conceito central em diversas obras pós-coloniais de língua inglesa. Trata-se do conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q907607 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

As literaturas pós-coloniais de língua inglesa caracterizam-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q907598 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

No que tange à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o aprendizado de língua inglesa deve ocorrer de maneira natural, para isso são estabelecidos cinco eixos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q907604 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Qual a abordagem que enfatiza a análise das estruturas narrativas, dos elementos formais e da linguagem utilizada no texto literário, buscando compreender como esses aspectos contribuem para a construção de significado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q907602 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

O conceito de inglês como língua franca tem implicações significativas para o ensino e aprendizagem de inglês, bem como para a produção e recepção de literaturas em língua inglesa. Considerando o impacto do conceito de língua franca nesse contexto, podemos dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.