Questões de Concursos: Libras

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Libras. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q894252 | Libras, Categorias Gramaticais – verbos, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Considere a Libras e o que apresenta-se seguir:

COMER-MAÇÃ

COMER-PIPOCA

BEBER-CACHAÇA

CORTAR-CABELO

TOMAR-CAFÉ



É consistente que:

12 Q975556 | Pedagogia, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

São as estruturas no processo de aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, analise os itens a seguir:

I. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: desde muito cedo já pode ser observada, como as variações do tônus (contração/descontração muscular) entre a mãe e o bebê, o olho no olho, as expressões faciais.

II. PRODUÇÃO DOS SONS: os primeiros fonemas da língua são aqueles produzidos com os lábios, como /b/ /m/ /p/. Logo depois surgem /n/ /t/ /l/ , e, em seguida, /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/. Só mais tarde observamos a produção adequada de alguns fonemas como /lh/ /nh/ /r/.

III.ESTRUTURA DAS SÍLABAS: as formações silábicas mais simples são consoante-vogal (CV), como PA, LO, etc; ao se inverter essa ordem (vogalconsoante), já se tornam um pouco mais difíceis, como AR, US, etc. Quanto maiores, mais difíceis se tornam.

IV. ESTRUTURA DE FRASES: inicialmente as crianças usam uma única palavra funcionando com frase. Mais tarde, surgem as frases telegráficas, com duas palavras em média. As frases vão se alongando, passando a ter cada vez mais elementos. A complexidade também aumenta e surgem possibilidades de compreender e expressar frases em outras ordenações, como a voz passiva.

V. DIÁLOGO: até atingir a capacidade de estabelecer um diálogo (com) alguém, a criança passa por fases em que depende do adulto para que o mesmo sejapossível. Em um primeiro momento, os adultos tentam adivinhar o que significam as produções pouco compreensíveis da criança (especularidade). Esta fase inicial acontece quando a criança começa a emitir sons e sílabas que podem ser compreendidas como palavras.


Estão CORRETOS:

13 Q894249 | Libras, Escrita de Sinais, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Em Libras, é possível criar um novo sinal utilizando o significado de sinais já existentes; para os sinais compostos juntam-se duas bases de sinais preexistentes, sendo exemplos desse processo:

14 Q894253 | Libras, Iconicidade e Arbitrariedade nas Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

“É qualquer língua que os grupos humanos desenvolvem de uma forma não intencional como resultado da habilidade linguística inata possuída pela inteligência humana, sendo primordialmente usada para comunicação. Difere-se das línguas construtivas e formais, como as computacionais, as escritas, e as utilizadas para o estudo formal da lógica, especialmente a lógica matemática. Em termos linguísticos, esta classificação aplica-se apenas às línguas que evoluíram espontaneamente, como a língua nativa de um indivíduo (primeira língua) e a língua de sinais, como a Libras. Sua expressão consiste de unidades menores (palavras/sinais) com significado, que, por sua vez, são compostas por unidades menores, as quais também podem construir significados. Algumas das características dessa língua são: gramática e sintaxe com dependências não locais; infinidade discreta; generatividade e criatividade; capacidade de expressar ideias e abstrações.” A descrição e os dados que compõem o texto são relativos à língua

15 Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

16 Q975550 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O educador, natural da Espanha, que se destacou e voltou-se para a educação de sua irmã surda, e, na França, em 1744, começou a ensinar a surdos e utilizou no seu ensino o alfabeto manual e os sinais com a finalidade de desenvolver a fala dos surdos, foi:

17 Q975551 | História, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O país, que na antiguidade, as crianças surdas eram condenadas à mesma morte reservada aos deficientes e eram lançados ao mar, foi:

18 Q975552 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a educação bilíngue, analise as alternativas a seguir:
I. O modelo de educação bilíngue contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal visogestualde fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se "`misture" uma com a outra.

II. modelo, o que se propõe é que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário. A língua de sinais é considerada a mais adaptada à pessoa surda, por contar com a integridade do canal visogestual. Porque as interações podem fluir, a criança surda é exposta, então, o mais cedo possível, à língua de sinais, aprendendo a sinalizar tão rapidamente quanto as crianças ouvintes aprendem a falar.

III. Ao sinalizar, a criança desenvolve sua capacidade e sua competência linguística, numa língua que lhe servirá depois para aprender a língua falada, do grupo majoritário, como segunda língua, tornando-se bilíngue, numa modalidade de bilinguismo sucessivo.

IV. A situação de bilinguismo não é como aquela de crianças que têm pais que falam duas línguas diferentes, porque nesse caso elas aprendem as duas línguas usando o canal auditivo-vocal num bilinguismo contemporâneo, enquanto no caso das crianças surdas, trata-se da aprendizagem de duas línguas que envolvem canais de comunicação diversos.

Estão CORRETOS:

19 Q975554 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em LIBRAS os pronomes pessoais são um pouco diferentes dos existentes em português, como veremos a seguir. Na 1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular, os pronomes são feitos com o dedo indicador:

I. √ na 1ª pessoa do singular “eu” a pessoa aponta para ela mesma.
II. √ na 2ª pessoa do singular “você” a pessoa aponta diretamente para com quem se está falando.
III. √ na 3ª pessoal do singular “ele ou ela” a pessoa aponta para a lateral.


Está(ã) CORRETO(S):

20 Q975557 | Pedagogia, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

São características do atraso na linguagem, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.