São as estruturas no processo de aquisição e
Desenvolvimento da Linguagem, analise os itens a
seguir:
I. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: desde muito
cedo já pode ser observada, como as variações do
tônus (contração/descontração muscular) entre a
mãe e o bebê, o olho no olho, as expressões faciais.
II. PRODUÇÃO DOS SONS: os primeiros fonemas da
língua são aqueles produzidos com os lábios,
como /b/ /m/ /p/. Logo depois surgem /n/ /t/ /l/ , e,
em seguida, /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/. Só
mais tarde observamos a produção adequada de
alguns fonemas como /lh/ /nh/ /r/.
III.ESTRUTURA DAS SÍLABAS: as formações
silábicas mais simples são consoante-vogal (CV),
como PA, LO, etc; ao se inverter essa ordem (vogalconsoante), já se tornam um pouco mais difíceis,
como AR, US, etc. Quanto maiores, mais difíceis se
tornam.
IV. ESTRUTURA DE FRASES: inicialmente as
crianças usam uma única palavra funcionando com
frase. Mais tarde, surgem as frases telegráficas, com
duas palavras em média. As frases vão se
alongando, passando a ter cada vez mais elementos.
A complexidade também aumenta e surgem
possibilidades de compreender e expressar frases
em outras ordenações, como a voz passiva.
V. DIÁLOGO: até atingir a capacidade de estabelecer
um diálogo (com) alguém, a criança passa por fases
em que depende do adulto para que o mesmo sejapossível. Em um primeiro momento, os adultos
tentam adivinhar o que significam as produções
pouco compreensíveis da criança (especularidade).
Esta fase inicial acontece quando a criança começa
a emitir sons e sílabas que podem ser
compreendidas como palavras.
Estão CORRETOS:
a) I, II, III, IV, apenas.
b) I, II, IV, V, apenas.
c) II, III, IV, V, apenas.
d) I, II, III, V, apenas.
e) I, II, III, IV, V.