Questões de Concursos Libras

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121Q1015335 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

Com base em Gesser (2009), analise as afirmativas quanto ao par mínimo na Libras.
I. No nível lexical, temos em Libras pares mínimos como os sinais de GRÁTIS e AMARELO. II. Nas línguas de sinais, os sinais podem ser realizados com uma ou duas mãos. III. Dois sinais com os mesmos outros três parâmetros iguais - Configuração de Mão – (CM), Locação (L), Movimento (M), podem mudar de significado de acordo com a orientação da mão. IV. Nas línguas de sinais, podemos realizar todos os parâmetros com apenas uma das mãos.
Assinale a alternativa correta.
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122Q1015606 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com Lacerda (2014 p. 137) “A formação de novas palavras pode se dar por diferentes processos. Em português, ocorre mais comumente a derivação e a composição do léxico”. Na língua portuguesa, fazemos uso de várias palavras que sofreram o processo de composição, como: guarda-chuva, pé de moleque, passatempo, entre outras. Na língua de sinais, esse processo denominado (assinale a alternativa correta):
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123Q1015607 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com Quadros (2004 p. 31) o código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. O código de ética do tradutor/intérprete de Libras sublinha os aspectos indispensáveis ao trabalho de tradução/interpretação. Com base no código de ética integrante do regimento interno do departamento nacional de intérprete da FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), o tradutor/ intérprete de Libras que atua no contexto educacional deve (assinale a alternativa correta):
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124Q1014072 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Perda condutiva e neurossensorial, com problemas no ouvido externo e/ou médio e no ouvido interno. A alteração na condução do som pode ser reversível, mas geralmente o problema sensorial é permanente. Ocorre por exemplo em casos de infecções de ouvido crônicas, traumatismos. O texto se refere a qual tipo de perda?
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125Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1:
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126Q1013876 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Segundo Berthier (1984), “A infortunada criança era prontamente asfixiada ou tinha sua garganta cortada ou era lançada de um precipício para dentro das ondas. Era uma traição poupar uma criatura de quem a nação nada poderia esperar”. Essa afirmação refere-se à conduta da sociedade grega e romana em relação às crianças surdas na
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127Q1015452 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Analise o seguinte depoimento de uma pessoa surda sobre o seu passado, quando houve encontro de seus pares, pois encontro surdo-surdo representa a possibilidade de troca de significados, de constituição de identidades.
“[....] aquilo no momento de meu encontro com os outros surdos era o igual que eu queria, tinha a comunicação que eu queria. Aquilo que identificava eles identificava a mim também e fazia ser eu mesma, igual.”
(PERLIN, 1998, p. 54)
Acerca da identidade surda híbrida, é correto afirmar que
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128Q1014686 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Considerando-se a educação dos surdos em um recorte histórico e, ainda, tendo em conta exclusão, conquistas, retrocessos, reconquistas que se entrelaçaram e a caracterizam, é pertinente afirmar que:
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129Q1014690 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Após observar as produções na língua portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais-Libras, Kato (1988) elencou uma série semelhanças entre elas, dentre as quais aponta-se:
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130Q1014696 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2024

Apesar do reconhecimento oficial da Libras como língua na legislação brasileira, ainda permanecem muitos mitos, de modo que seu status linguístico continua sendo questionado em muitas esferas. Em relação aos mitos que vigoram sobre as línguas de sinais, assinalar a alternativa CORRETA:
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131Q1015470 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

A Literatura Surda é um dos artefatos culturais que favorece o desenvolvimento e a valorização dos elementos identitários, linguísticos e culturais da pessoa surda e que é pouco utilizado no ambiente escolar inclusivo.
Assinale a opção que descreve corretamente a Literatura Surda.
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132Q1014205 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

As metodologias ativas são métodos de ensino que incentivam o aluno a ter papel mais ativo na sua própria aprendizagem. Nesse sentido, para o ensino de Libras como segunda língua para alunos ouvintes, é necessário
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133Q1015501 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Entre os filósofos da antiguidade até o Iluminismo, a qual deles pertence a autoria da citação “Suponha que nós não tenhamos voz ou língua, e queiramos indicar objetos um ao outro. Não deveríamos nós, como os surdos-mudos, fazer sinais com as mãos, a cabeça e o resto do corpo?”
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134Q1014994 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a formação de professores de Libras no Brasil, é correto afirmar que, para professores de Libras da(o)
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135Q1014758 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Em Libras, os pronomes pessoais são um pouco diferentes dos existentes em português. Nesse sentido, a 3ª pessoa do singular, como é representada?
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136Q1013752 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Amanda, estudante do curso de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, indagou à professora surda por que o sinal de ESCOLA é na verdade composto por dois sinais diferentes.
A professora de Amanda explicou, corretamente, considerando uma das três regras morfológicas utilizadas no processo de composição do sinal, que
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137Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação:
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138Q1015297 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Com relação ao que incumbe ao poder público sobre o Direito à Educação, disposto na Lei 13.146/2015, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.


( ) Incentivar adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, econômicos, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.


( ) Promover formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.


( ) Implementar oferta de educação bilíngue; em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

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139Q1018371 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos:
(__)Proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.
(__)Garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas.
(__)Fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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140Q1015561 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Essa filosofia educacional de surdos inclui todo o espectro dos modos linguísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura oro-facial, alfabeto manual, leitura e escrita. [...] incorpora o desenvolvimento de quaisquer restos de audição para a melhoria das habilidades de fala ou de leitura oro-facial, através de uso constante, por um longo período de tempo, de aparelhos auditivos individuais e/ou sistemas de alta fidelidade para amplificação em grupo.
DENTON apud FREEMAN, CARBIN, BOESE,1999, p.171. [Adaptado].

A filosofia educacional para a comunicação dos surdos que faz uso dos mais variados recursos linguísticos citada no excerto é
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