Questões de Concursos Libras

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141Q1015561 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Essa filosofia educacional de surdos inclui todo o espectro dos modos linguísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura oro-facial, alfabeto manual, leitura e escrita. [...] incorpora o desenvolvimento de quaisquer restos de audição para a melhoria das habilidades de fala ou de leitura oro-facial, através de uso constante, por um longo período de tempo, de aparelhos auditivos individuais e/ou sistemas de alta fidelidade para amplificação em grupo.
DENTON apud FREEMAN, CARBIN, BOESE,1999, p.171. [Adaptado].

A filosofia educacional para a comunicação dos surdos que faz uso dos mais variados recursos linguísticos citada no excerto é
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142Q1014311 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A posse é um domínio complexo e está presente em todas as línguas do mundo. Envolve uma relação entre, pelo menos, dois itens linguísticos: uma entidade possuidora e uma entidade possuída. Em relação ao sistema de posse na Libras, assinale a alternativa INCORRETA.
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143Q1014312 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a pesquisa e documentação da diversidade linguística o Instituto do Patrimônio Histórico e Linguístico (IPHAN) estabelece categorias de línguas, ou seja, línguas de imigração, línguas indígenas, línguas afro-brasileiras, línguas crioulas e línguas de sinais a serem inventariadas. Sobre as línguas de sinais minoritárias, analise as afirmativas a seguir:
I. A CENA é uma língua de sinais minoritária e emergiu a partir do contato entre os surdos de Várzea Queimada, no município de Jaicós, estado do Piauí, a qual ainda não foi inventariada em nível lexical. II. A Língua de Sinais Ka’apor Brasileira é uma língua localizada no estado do Maranhão e foi estudada por Lucinda Ferreira Brito na década de 1980. III. As línguas de sinais minoritárias brasileiras são línguas em risco de extinção frente à Libras, reconhecida como língua de sinais nacional. IV. As línguas de sinais minoritárias são consideradas sistemas de sinais caseiros. V. O estudo das línguas de sinais minoritárias contribui para a compreensão do surgimento das línguas humanas.
Assinale a alternativa CORRETA.
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144Q1015337 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

Assinale a alternativa incorreta quanto à definição de cultura surda proposta por Moura (2000).
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145Q1015339 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

De acordo com o Decreto nº 5.626/05, a formação docente de Libras dar-se-á por meio de curso de graduação de
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146Q1013810 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Qual é a importância da educação bilíngue para a comunidade surda?
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147Q1015352 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais.
Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue.
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148Q1015870 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A Lei nº 14.191/2021 altera a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Em consonância com tais leis, a educação bilíngue para surdos torna-se uma modalidade de ensino que deve ser aplicada em
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149Q1015364 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Jeferson professor do ensino médio com deficiência auditiva sinalizante, não consegue encontrar em sua cidade, uma instituição que ofereça cursos específicos para formação especializada em ensino bilíngue.
Assinale a opção que apresenta um dos objetivos do desenvolvimento do programas integrados de ensino e pesquisa.
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150Q1015115 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação ao processo de flexão nas línguas de sinais, a marcação de reciprocidade na LIBRAS se dá por meio da
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152Q1015118 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Em relação à educação para surdos, o Plano Nacional de Educação (PNE) dispõe sobre a garantia da oferta de educação bilíngue, em escolas e classes bilíngues, para estudantes surdos. Nesse contexto, as escolas e classes bilíngues são aquelas que
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153Q1013622 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Os sinais icônicos de Libras são
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154Q1015931 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Conforme os níveis linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras -, relacione a COLUNA B pela COLUNA A.

COLUNA A

I. Aspectos Fonológicos.

II. Aspectos Morfológicos.

III. Aspectos Sintáticos.

IV. Aspectos Semânticos e Pragmáticos.

COLUNA B

(__) Na língua de sinais essa complexidade dos morfemas é resultado de processos não concatenados, porque à raiz são adicionados movimentos e contornos no espaço de sinalização.

(__) Deve considerar o espaço de execução do sinal devido as relações sintáticas fazerem uso do sistema pronominal e nominal para este fim. Das frases em Libras não são apenas as mãos, mas a expressão facial e a postura do corpo são elementos gramaticais que afetam o entendimento do enunciado.

(__) Tem como objetivo identificar as unidades mínimas do sistema linguístico. O quirema é a unidade mínima da língua de sinais.

(__) É o estudo do significado linguístico e o estudo do significado construído pelo uso linguístico.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

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155Q1013886 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
A linguagem corporal e a expressão facial são de suma importância na comunicação em LIBRAS, pois é o recurso que o sinalizador utiliza, por meio do corpo e da face, para dar entonação ao seu discurso.
GOMES, L. & BENASSI, C., 2015. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2948>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Os sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais e movimentos do corpo que podem ser consideradas gramaticais. Tais expressões são chamadas de marcações
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156Q1017470 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

As línguas de sinais são línguas __________ e possuem tanto elementos __________ (sinais que remetem visualmente ao referente) quanto __________ (sinais cuja forma não tem relação direta com o significado).
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157Q1017471 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se o histórico da Língua Brasileira de Sinais, analisar os itens.

I. No Brasil, a história dos surdos começou por volta de 1855, quando Dom Pedro II, que tinha um familiar surdo, trouxe o professor francês surdo Eduardo Huet, que implementou o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França.
II. Os surdos só ganharam um lugar para serem atendidos em 1857, quando foi fundado o Instituto Nacional de Educação Surdos-Mudos, atualmente Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES).
III. Em meados de 1987, foi fundada a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), no Rio de Janeiro, composta por pessoas preocupadas com a surdez. Trata-se de uma unidade filantrópica, com objetivo educacional.

Está CORRETO o que se afirma:
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158Q1014688 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Movimento é um “parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço até conjuntos de movimentos no mesmo sinal. O movimento que as mãos descrevem no espaço ou sobre o corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas, circulares etc, e em várias direções e posições”. (BRITO, 1995). Assinale, a seguir, o par em que os dois elementos apresentam movimento semicircular.
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159Q1014697 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2024

Em relação aos aspectos fonológicos da Libras, assinalar a alternativa CORRETA:
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160Q1015465 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os fonologistas têm debatido e investigado os modelos teóricos propostos para línguas naturais. Eles buscam estabelecer as unidades que formam os sinais e o conjunto de traços que irão diferenciar essas unidades, além de testar conjunto de modelos teóricos, a fim de determinar a validade fonológica contemporânea destes, com seus princípios universais aplicáveis às línguas de sinais.

Assinale a opção que apresenta os parâmetros em Língua de Sinais Brasileira.

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