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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


151Q1015299 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

No dia 11 de setembro de 1880, houve uma votação na Itália, com 4 contra e 160 votos a favor de métodos orais na educação de surdos, e, a partir daí, a língua de sinais foi proibida oficialmente nas escolas, sob a alegação de que
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152Q1015339 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

De acordo com o Decreto nº 5.626/05, a formação docente de Libras dar-se-á por meio de curso de graduação de
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153Q1013811 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Qual é o principal desafio enfrentado pela comunidade surda em relação à construção de sua identidade?
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154Q1014072 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Perda condutiva e neurossensorial, com problemas no ouvido externo e/ou médio e no ouvido interno. A alteração na condução do som pode ser reversível, mas geralmente o problema sensorial é permanente. Ocorre por exemplo em casos de infecções de ouvido crônicas, traumatismos. O texto se refere a qual tipo de perda?
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156Q1013876 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Segundo Berthier (1984), “A infortunada criança era prontamente asfixiada ou tinha sua garganta cortada ou era lançada de um precipício para dentro das ondas. Era uma traição poupar uma criatura de quem a nação nada poderia esperar”. Essa afirmação refere-se à conduta da sociedade grega e romana em relação às crianças surdas na
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157Q1013624 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

De acordo com Quadros e Karnopp (2004, apud GODOI, 2013), os sinais manuais são sempre acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais e denominadas expressões não manuais. A sinalização também deve ser acompanhada pela posição da cabeça e do olhar dos sinalizadores.
GODOI, E. Sinais icônicos e arbitrários, produção de texto em língua de sinais e a escrita de sinais. 2013. Disponível em: https://idoc.pub_sinais-iconicos-da-libras.pdf. Acesso em: 5 nov. 2022.
Assinale V para verdadeiro e F para falso quanto aos elementos que devem estar presentes em um texto em Libras (discurso):
( ) marcação de concordância gramatical por meio da direção dos olhos ( ) marcação de associação como foco (observação atenta de cada fala) ( ) marcação de negativas, de tópico e de interrogativas ( ) estrutura da Libras linear e/ou estrutura tópico-comentário nas estruturas frasais

A sequência correta é:
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158Q1013627 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Para Souza (1998), o bilinguismo na educação de surdos praticado no Brasil é incipiente, resultando no monolinguismo, sendo que inúmeras variáveis, elencadas por Souza (2019), contribuem para essa situação.
SOUZA, R. G. Que palavra que te falta? Linguística e educação: considerações epistemológicas a partir da surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. SOUZA, M. M. M. F. As políticas linguísticas públicas educativas no Brasil e o processo de desconcentração política pós 1988. In: SAVEDRA, M.; PEREIRA, T.; GAIO, L. (Org.) Repertórios plurilíngues em situação de contato. Rio de Janeiro: CRV, 2019. v. 1, p. 74-88.
As variáveis a seguir foram apresentadas como tendo sido citadas por Souza (2019):
I. fortes pressões exercidas sobre os surdos para o domínio do português;
II. falta de uma política linguística dentro da escola que atribua à Libras a qualidade de língua principal para o ensino – o que requereria professores surdos e ouvintes fluentes em Libras;
III. obrigatoriedade, por força da política nacional de inclusão, de que estudantes surdos concluam seus estudos em escolas monolíngues (nas quais todo o ensino é oferecido em língua portuguesa);
IV. contribuição de uma proposta curricular que contemple temas na área de Estudos Surdos para a constituição de identidades surdas mais sólidas.

Estão corretas
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159Q1017471 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se o histórico da Língua Brasileira de Sinais, analisar os itens.

I. No Brasil, a história dos surdos começou por volta de 1855, quando Dom Pedro II, que tinha um familiar surdo, trouxe o professor francês surdo Eduardo Huet, que implementou o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França.
II. Os surdos só ganharam um lugar para serem atendidos em 1857, quando foi fundado o Instituto Nacional de Educação Surdos-Mudos, atualmente Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES).
III. Em meados de 1987, foi fundada a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), no Rio de Janeiro, composta por pessoas preocupadas com a surdez. Trata-se de uma unidade filantrópica, com objetivo educacional.

Está CORRETO o que se afirma:
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160Q1013637 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

O Movimento como um dos parâmetros da Língua de Sinais apresenta traços que se referem ao tipo, à direcionalidade, ao modo e à frequência.
Relacione os tipos de movimento às suas respectivas características.
1. Contato 2. Interno das mãos 3. Contorno 4. Dobramento do pulso 5. Interação 6. Torcedura do pulso
( ) Rotação ( ) Retilíneo ( ) Fechamento ( ) De aproximação ( ) Para cima e para baixo ( ) De deslizamento
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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161Q1015437 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Para Moura (2013) a escola tem um papel importante, para a criança surda, será no espaço escolar que ela poderá adquirir a língua e, portanto, desenvolver a linguagem, sem as restrições que normalmente aparecem no ambiente doméstico. Assinale a alternativa correta.
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162Q1014686 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Considerando-se a educação dos surdos em um recorte histórico e, ainda, tendo em conta exclusão, conquistas, retrocessos, reconquistas que se entrelaçaram e a caracterizam, é pertinente afirmar que:
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163Q1015454 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Todo intérprete deverá sempre usar o bom senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional.”
(Regulamento dos intérpretes da FENEIS do Rio Grande do Sul.)
Relacione as posturas éticas e profissionais listadas abaixo com as atitudes que o tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve ter em sua atuação. Uma atitude que não seja compatível com nenhuma das posturas apresentadas será indicada por um (X).
1. Imparcialidade 2. Discrição 3. Fidelidade
( ) O intérprete deve providenciar as adaptações necessárias no espaço para que a percepção visual seja adequada.
( ) Não mastigar chicletes, nem usar roupas ou adereços, tirando o foco do trabalho de interpretação.
( ) Conhecer bem as duas línguas Libras e Língua Portuguesa, usando a estrutura gramatical própria de cada uma, assim como os sinais da comunidade surda local.
( ) Não emitir opiniões e comentários no que ele próprio está interpretando, a não ser que perguntem sua opinião, pois o intérprete é apenas a ponte entre as duas línguas.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
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164Q1014176 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Em relação ao Congresso de Milão de 1880, qual das alternativas a seguir está correta:
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165Q1014688 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Movimento é um “parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço até conjuntos de movimentos no mesmo sinal. O movimento que as mãos descrevem no espaço ou sobre o corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas, circulares etc, e em várias direções e posições”. (BRITO, 1995). Assinale, a seguir, o par em que os dois elementos apresentam movimento semicircular.
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166Q1013930 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

A paromínia na língua portuguesa aborda a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura semelhante, seja na grafia, seja no som, e significados diferentes, ao passo que a homonímia refere-se a palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Na Libras, entende- -se por paronímia a existência de sinais que se diferenciam apenas em um dos parâmetros, e, por homonímia, a existência de sinal idênticos, que se diferenciam apenas pelo contexto. São exemplos de homônimos e parônimos em Libras respectivamente:
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167Q1015469 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

“Em síntese, a história dos surdos, contada pelos não-surdos, é mais ou menos assim: primeiramente os surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e afinal conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isolá-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos.”


Relacione as diferentes visões da representação dos sujeitos surdos às suas características.


1. Historicismo

2. História crítica

3. História cultural


( ) Os surdos precisam de ajuda para se promoverem; assim, a educação é vista como caridade porque os surdos têm dificuldades em acompanhar o processo ensino/ aprendizagem.


( ) Os surdos são apresentados como sujeitos com experiências visuais, com identidades multifacetadas, em que a Língua de Sinais é a manifestação da diferença linguística e cultural.


( ) Os surdos são categorizados em graus de surdez com uma educação de caráter clínico-terapêutico e de reabilitação, sendo a Língua de Sinais considerada prejudicial aos surdos.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

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168Q1015996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Para McDonald (1982), “o conteúdo semântico das Configurações de Mãos mostrou existirem duas classes básicas de significado: as formas dos objetos concretos e a maneira de seu envolvimento no evento”. A autora definiu essas classes como x-tipo de objeto e segurar x-tipo de objeto. Considerando essa definição, assinale a opção que descreve corretamente essas duas classes.
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169Q975551 | História, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O país, que na antiguidade, as crianças surdas eram condenadas à mesma morte reservada aos deficientes e eram lançados ao mar, foi:
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170Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que
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