Início Questões de Concursos Libras Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 171Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 172Q1013731 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023Na educação básica, as escolas podem se tornar bilíngues ou acabarem recebendo os alunos surdos, mesmo não sendo escolas bilíngues (Libras e língua portuguesa). Em contextos nos quais o espaço escolar é compartilhado entre alunos surdos e ouvintes, as escolas irão contar com professores, tradutores e intérpretes de Libras e língua portuguesa. Entre os professores, há possibilidade de haver professores surdos e professores ouvintes. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Tradutores e intérpretes são fundamentais na educação de surdos, pois são referência da Libras para as crianças surdas ✂️ b) Professores surdos e professores ouvintes podem atuar como professores de Libras na sala de aula inclusiva ✂️ c) Professores surdos podem atuar como professores de Libras, na gestão escolar ou regentes ✂️ d) Instrutores e professores surdos e ouvintes, entre os papéis que podem ocupar na escola, assumem o papel de sinalizantes de referência, logo, de falantes de referência Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 173Q1014758 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Em Libras, os pronomes pessoais são um pouco diferentes dos existentes em português. Nesse sentido, a 3ª pessoa do singular, como é representada? ✂️ a) A pessoa aponta diretamente para quem está falando. ✂️ b) A pessoa aponta para a lateral. ✂️ c) A pessoa aponta para ela mesma. ✂️ d) A pessoa aponta para baixo. ✂️ e) A pessoa aponta para cima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 174Q1018371 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos: (__)Proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura. (__)Garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas. (__)Fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) V − V − V. ✂️ d) V − V − F. ✂️ e) F − F − F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 175Q1015335 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019Com base em Gesser (2009), analise as afirmativas quanto ao par mínimo na Libras. I. No nível lexical, temos em Libras pares mínimos como os sinais de GRÁTIS e AMARELO. II. Nas línguas de sinais, os sinais podem ser realizados com uma ou duas mãos. III. Dois sinais com os mesmos outros três parâmetros iguais - Configuração de Mão – (CM), Locação (L), Movimento (M), podem mudar de significado de acordo com a orientação da mão. IV. Nas línguas de sinais, podemos realizar todos os parâmetros com apenas uma das mãos. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas ✂️ b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas ✂️ c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas ✂️ d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 176Q1013801 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023O que é o Movimento Surdo? ✂️ a) Um movimento social de luta pelos direitos das pessoas surdas. ✂️ b) Um programa governamental de inclusão escolar de alunos surdos. ✂️ c) Um método de ensino que utiliza recursos visuais para facilitar a aprendizagem de surdos. ✂️ d) Um tratamento médico para restaurar a audição de surdos. ✂️ e) Uma organização religiosa que atua em prol da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 177Q1015352 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais. Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue. ✂️ a) A proposta da Pedagogia Visual, que capta o pensamento por meio da semiótica imagética, poderá auxiliar uma educação que não só beneficie o estudante surdo, mas que garanta a participação de todos no contexto escolar. ✂️ b) A Pedagogia Visual, conhecida como semiótica imagética, insere a cultura surda que será utilizada unicamente pelos estudantes surdos, em uma classe de ouvintes. ✂️ c) A Pedagogia Visual é um campo de estudos na área da semiótica imagética e na prática faz uso de gestos e mímicas sem significados para a Língua de Sinais, em detrimento da compreensão por parte dos estudantes surdos. ✂️ d) Para compreender a Pedagogia Visual, que ainda está em processo de pesquisas e estudos, é necessário que os estudantes surdos e ouvintes criem uma roda de conversa somente entre os professores e instrutores surdos usuários de Libras. ✂️ e) Na Pedagogia Visual caberá ao tradutor e intérprete de Libras toda a pesquisa do processo da semiótica imagética, sem a participação do instrutor surdo e do professor ouvinte bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 178Q1015354 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023Humberto é professor de Libras, surdo oralizado e filho de pais ouvintes. O processo de sua formação como professor ocorreu com muitas dificuldades, pois somente adquiriu a Libras aos 18 anos de idade, período que ainda estava cursando o ensino médio, e, portanto, construindo sua própria identidade, em meio a culturas ouvintistas e surdas. Assinale a opção que apresenta a identidade surda do professor surdo, citada acima. ✂️ a) híbrida. ✂️ b) flutuante. ✂️ c) incompleta. ✂️ d) de transição. ✂️ e) de diáspora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 179Q1017921 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024A respeito da datilologia, assinale corretamente. ✂️ a) É a técnica de digitar sem olhar muito para as teclas e com certa velocidade. ✂️ b) É o nome usado hoje, em quase todos os países, para designar o sistema de identificação humana por meio das impressões digitais. ✂️ c) É um caso gramatical geralmente usado para indicar o nome dado a algo. ✂️ d) É usada para soletrar manualmente as palavras, representação de nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas, além de ser utilizada para expressões e palavras que ainda não tem sinais na LIBRAS. ✂️ e) Refere-se à técnica de pintar com os dedos, ou seja, sem o uso de pincel ou qualquer outro utensílio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 180Q1017922 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024Analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO corresponda a um exemplo de verbo com concordância em LIBRAS. ✂️ a) Enviar. ✂️ b) Inventar. ✂️ c) Perguntar. ✂️ d) Provocar. ✂️ e) Dar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 181Q1015118 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020Em relação à educação para surdos, o Plano Nacional de Educação (PNE) dispõe sobre a garantia da oferta de educação bilíngue, em escolas e classes bilíngues, para estudantes surdos. Nesse contexto, as escolas e classes bilíngues são aquelas que ✂️ a) objetivam capacitar o surdo na compressão e produção do português oral e escrito. ✂️ b) utilizam a LIBRAS e o português oral simultaneamente nas aulas. ✂️ c) oferecem AEE em LIBRAS em sala de recursos multifuncional. ✂️ d) têm a presença de um profissional tradutor e intérprete da LIBRAS. ✂️ e) utilizam, no desenvolvimento de todo o processo educativo, a LIBRAS e a modalidade escrita da língua portuguesa como língua de instrução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 182Q1013618 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022Semiótica imagética é a parte da semiótica geral responsável pelos signos e seus significados. Por meio dela, o falante da língua de sinais constrói e estrutura a língua no campo viso-espacial. É possível explorar a visualidade por meio da semiótica imagética ao serem considerados e investigados aspectos como recursos visuais e ✂️ a) comunicação gestual, imagem visual dos surdos, politicas visuais e recursos didáticos. ✂️ b) cultura surda, imagem visual dos surdos, os olhares surdos e recursos didáticos. ✂️ c) comunicação gestual, os olhares surdos, politicas visuais e recursos didáticos. ✂️ d) cultura surda, comunicação gestual, os olhares surdos e politicas visuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 183Q1015931 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021Conforme os níveis linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras -, relacione a COLUNA B pela COLUNA A. COLUNA A I. Aspectos Fonológicos. II. Aspectos Morfológicos. III. Aspectos Sintáticos. IV. Aspectos Semânticos e Pragmáticos. COLUNA B (__) Na língua de sinais essa complexidade dos morfemas é resultado de processos não concatenados, porque à raiz são adicionados movimentos e contornos no espaço de sinalização. (__) Deve considerar o espaço de execução do sinal devido as relações sintáticas fazerem uso do sistema pronominal e nominal para este fim. Das frases em Libras não são apenas as mãos, mas a expressão facial e a postura do corpo são elementos gramaticais que afetam o entendimento do enunciado. (__) Tem como objetivo identificar as unidades mínimas do sistema linguístico. O quirema é a unidade mínima da língua de sinais. (__) É o estudo do significado linguístico e o estudo do significado construído pelo uso linguístico. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) II – I – III – IV. ✂️ b) III – I – II – IV. ✂️ c) II – IV – I – III. ✂️ d) II – III – IV – I. ✂️ e) II – III – I – IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 184Q1017470 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. As línguas de sinais são línguas __________ e possuem tanto elementos __________ (sinais que remetem visualmente ao referente) quanto __________ (sinais cuja forma não tem relação direta com o significado). ✂️ a) naturais | icônicos | arbitrários ✂️ b) naturais | arbitrários | icônicos ✂️ c) abstratas | icônicos | arbitrários ✂️ d) abstratas | arbitrários | icônicos ✂️ e) naturais | manuais | icônicos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 185Q1014690 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024Após observar as produções na língua portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais-Libras, Kato (1988) elencou uma série semelhanças entre elas, dentre as quais aponta-se: ✂️ a) A base de todas as línguas naturais. ✂️ b) Emprego/presença da sintaxe linear. ✂️ c) Adoção/utilização de escrita alfabética. ✂️ d) Descrição para captar uso de classificadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 186Q1013925 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023A história da educação dos surdos foi marcada pelo uso de três abordagens educacionais: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Sobre elas, é correto afirmar: ✂️ a) O Bilinguismo compreende o sujeito surdo em dois contextos: o da língua de sinais e o da língua oral. As duas línguas são utilizadas em momentos diferentes, e a língua de sinais é a língua de instrução para as pessoas surdas, ao passo que a língua oral do país é ensinada na modalidade escrita. ✂️ b) O oralismo é uma abordagem que compreende o sujeito surdo como diferente por possuir a surdez em diferentes graus e tipos, e propõe o uso simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, abrangendo oralização, sinalização e o uso do aparelho auditivo. ✂️ c) A comunicação total é uma abordagem que percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada e deseja reabilitá-la por meio de todo e qualquer recurso para a comunicação, abrangendo principalmente a estimulação da oralização. ✂️ d) As três abordagens estão pautadas na visão socio-antropológica, que compreende o sujeito surdo como possuidor de diferenças, inserido em dois contextos: o da comunidade surda e o da comunidade ouvinte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 187Q1015472 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023Em relação à iconicidade e à arbitrariedade e sua representação na gramática da Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Sinais icônicos são aqueles em que o gesto reproduz ou faz alusão à imagem do seu referente. Como exemplo, temos CASA, BORBOLETA e TELEFONE. Arbitrariedade – ocorre quando o gesto não faz alusão à imagem do seu significado. Exemplos: CONVERSAR, PESSOA, PERDOAR. ✂️ b) Sinais arbitrários são representados em apenas 5% da sinalização, sendo o restante dos sinais representados na iconicidade. ✂️ c) Sinais icônicos são representados em espaço neutro na frente do corpo, sinais arbitrários são representados tocando no corpo. ✂️ d) Sinais arbitrários são aqueles em que o gesto reproduz ou faz alusão à imagem do seu referente. Como exemplo, temos CASA, BORBOLETA e TELEFONE. Sinais icônicos – ocorrem quando o gesto não faz alusão à imagem do seu significado. Exemplos: CONVERSAR, PESSOA, PERDOAR. ✂️ e) Sinais Icônicos são representados com a configuração de mão que não é correspondente ao sinal desejado. Sinais arbitrários são representados com a configuração de mão correspondente ao sinal desejado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 188Q1015474 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023De que forma a morfologia da Libras pode ser considerada complexa? ✂️ a) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. ✂️ b) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais não é complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo poucas articulações no espaço. ✂️ c) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais pode ser aprendida tanto por docentes ouvintes como por surdos, devido à pouca complexidade que ela apresenta. ✂️ d) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é muito complexa e só pode ser estudada por indivíduos surdos. ✂️ e) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa, pois não está baseada em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 189Q975550 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025O educador, natural da Espanha, que se destacou e voltou-se para a educação de sua irmã surda, e, na França, em 1744, começou a ensinar a surdos e utilizou no seu ensino o alfabeto manual e os sinais com a finalidade de desenvolver a fala dos surdos, foi: ✂️ a) John Wallis. ✂️ b) Jacob Rodrigues Pereira. ✂️ c) Juan Martin Pablo Bonet. ✂️ d) Mazzotta. ✂️ e) Girolamo Cardano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 190Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
171Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
172Q1013731 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023Na educação básica, as escolas podem se tornar bilíngues ou acabarem recebendo os alunos surdos, mesmo não sendo escolas bilíngues (Libras e língua portuguesa). Em contextos nos quais o espaço escolar é compartilhado entre alunos surdos e ouvintes, as escolas irão contar com professores, tradutores e intérpretes de Libras e língua portuguesa. Entre os professores, há possibilidade de haver professores surdos e professores ouvintes. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Tradutores e intérpretes são fundamentais na educação de surdos, pois são referência da Libras para as crianças surdas ✂️ b) Professores surdos e professores ouvintes podem atuar como professores de Libras na sala de aula inclusiva ✂️ c) Professores surdos podem atuar como professores de Libras, na gestão escolar ou regentes ✂️ d) Instrutores e professores surdos e ouvintes, entre os papéis que podem ocupar na escola, assumem o papel de sinalizantes de referência, logo, de falantes de referência Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
173Q1014758 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Em Libras, os pronomes pessoais são um pouco diferentes dos existentes em português. Nesse sentido, a 3ª pessoa do singular, como é representada? ✂️ a) A pessoa aponta diretamente para quem está falando. ✂️ b) A pessoa aponta para a lateral. ✂️ c) A pessoa aponta para ela mesma. ✂️ d) A pessoa aponta para baixo. ✂️ e) A pessoa aponta para cima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
174Q1018371 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos: (__)Proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura. (__)Garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas. (__)Fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) V − V − V. ✂️ d) V − V − F. ✂️ e) F − F − F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
175Q1015335 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019Com base em Gesser (2009), analise as afirmativas quanto ao par mínimo na Libras. I. No nível lexical, temos em Libras pares mínimos como os sinais de GRÁTIS e AMARELO. II. Nas línguas de sinais, os sinais podem ser realizados com uma ou duas mãos. III. Dois sinais com os mesmos outros três parâmetros iguais - Configuração de Mão – (CM), Locação (L), Movimento (M), podem mudar de significado de acordo com a orientação da mão. IV. Nas línguas de sinais, podemos realizar todos os parâmetros com apenas uma das mãos. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas ✂️ b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas ✂️ c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas ✂️ d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
176Q1013801 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023O que é o Movimento Surdo? ✂️ a) Um movimento social de luta pelos direitos das pessoas surdas. ✂️ b) Um programa governamental de inclusão escolar de alunos surdos. ✂️ c) Um método de ensino que utiliza recursos visuais para facilitar a aprendizagem de surdos. ✂️ d) Um tratamento médico para restaurar a audição de surdos. ✂️ e) Uma organização religiosa que atua em prol da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
177Q1015352 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023Suzana, professora ouvinte da disciplina Ciências de uma escola inclusiva de ensino regular, faz parte de uma equipe bilíngue com instrutor surdo e intérprete de Libras de classes do 6º ano do Ensino Fundamental de surdos e ouvintes. A equipe iniciou a apresentação sobre a concepção humana, utilizando imagens e o uso de classificadores em Libras, além de outros recursos visuais. Assinale a opção que apresenta a definição que melhor se aproxima da Pedagogia Visual em uma educação bilíngue. ✂️ a) A proposta da Pedagogia Visual, que capta o pensamento por meio da semiótica imagética, poderá auxiliar uma educação que não só beneficie o estudante surdo, mas que garanta a participação de todos no contexto escolar. ✂️ b) A Pedagogia Visual, conhecida como semiótica imagética, insere a cultura surda que será utilizada unicamente pelos estudantes surdos, em uma classe de ouvintes. ✂️ c) A Pedagogia Visual é um campo de estudos na área da semiótica imagética e na prática faz uso de gestos e mímicas sem significados para a Língua de Sinais, em detrimento da compreensão por parte dos estudantes surdos. ✂️ d) Para compreender a Pedagogia Visual, que ainda está em processo de pesquisas e estudos, é necessário que os estudantes surdos e ouvintes criem uma roda de conversa somente entre os professores e instrutores surdos usuários de Libras. ✂️ e) Na Pedagogia Visual caberá ao tradutor e intérprete de Libras toda a pesquisa do processo da semiótica imagética, sem a participação do instrutor surdo e do professor ouvinte bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
178Q1015354 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023Humberto é professor de Libras, surdo oralizado e filho de pais ouvintes. O processo de sua formação como professor ocorreu com muitas dificuldades, pois somente adquiriu a Libras aos 18 anos de idade, período que ainda estava cursando o ensino médio, e, portanto, construindo sua própria identidade, em meio a culturas ouvintistas e surdas. Assinale a opção que apresenta a identidade surda do professor surdo, citada acima. ✂️ a) híbrida. ✂️ b) flutuante. ✂️ c) incompleta. ✂️ d) de transição. ✂️ e) de diáspora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
179Q1017921 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024A respeito da datilologia, assinale corretamente. ✂️ a) É a técnica de digitar sem olhar muito para as teclas e com certa velocidade. ✂️ b) É o nome usado hoje, em quase todos os países, para designar o sistema de identificação humana por meio das impressões digitais. ✂️ c) É um caso gramatical geralmente usado para indicar o nome dado a algo. ✂️ d) É usada para soletrar manualmente as palavras, representação de nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas, além de ser utilizada para expressões e palavras que ainda não tem sinais na LIBRAS. ✂️ e) Refere-se à técnica de pintar com os dedos, ou seja, sem o uso de pincel ou qualquer outro utensílio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
180Q1017922 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024Analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO corresponda a um exemplo de verbo com concordância em LIBRAS. ✂️ a) Enviar. ✂️ b) Inventar. ✂️ c) Perguntar. ✂️ d) Provocar. ✂️ e) Dar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
181Q1015118 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020Em relação à educação para surdos, o Plano Nacional de Educação (PNE) dispõe sobre a garantia da oferta de educação bilíngue, em escolas e classes bilíngues, para estudantes surdos. Nesse contexto, as escolas e classes bilíngues são aquelas que ✂️ a) objetivam capacitar o surdo na compressão e produção do português oral e escrito. ✂️ b) utilizam a LIBRAS e o português oral simultaneamente nas aulas. ✂️ c) oferecem AEE em LIBRAS em sala de recursos multifuncional. ✂️ d) têm a presença de um profissional tradutor e intérprete da LIBRAS. ✂️ e) utilizam, no desenvolvimento de todo o processo educativo, a LIBRAS e a modalidade escrita da língua portuguesa como língua de instrução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
182Q1013618 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022Semiótica imagética é a parte da semiótica geral responsável pelos signos e seus significados. Por meio dela, o falante da língua de sinais constrói e estrutura a língua no campo viso-espacial. É possível explorar a visualidade por meio da semiótica imagética ao serem considerados e investigados aspectos como recursos visuais e ✂️ a) comunicação gestual, imagem visual dos surdos, politicas visuais e recursos didáticos. ✂️ b) cultura surda, imagem visual dos surdos, os olhares surdos e recursos didáticos. ✂️ c) comunicação gestual, os olhares surdos, politicas visuais e recursos didáticos. ✂️ d) cultura surda, comunicação gestual, os olhares surdos e politicas visuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
183Q1015931 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021Conforme os níveis linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras -, relacione a COLUNA B pela COLUNA A. COLUNA A I. Aspectos Fonológicos. II. Aspectos Morfológicos. III. Aspectos Sintáticos. IV. Aspectos Semânticos e Pragmáticos. COLUNA B (__) Na língua de sinais essa complexidade dos morfemas é resultado de processos não concatenados, porque à raiz são adicionados movimentos e contornos no espaço de sinalização. (__) Deve considerar o espaço de execução do sinal devido as relações sintáticas fazerem uso do sistema pronominal e nominal para este fim. Das frases em Libras não são apenas as mãos, mas a expressão facial e a postura do corpo são elementos gramaticais que afetam o entendimento do enunciado. (__) Tem como objetivo identificar as unidades mínimas do sistema linguístico. O quirema é a unidade mínima da língua de sinais. (__) É o estudo do significado linguístico e o estudo do significado construído pelo uso linguístico. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) II – I – III – IV. ✂️ b) III – I – II – IV. ✂️ c) II – IV – I – III. ✂️ d) II – III – IV – I. ✂️ e) II – III – I – IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
184Q1017470 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. As línguas de sinais são línguas __________ e possuem tanto elementos __________ (sinais que remetem visualmente ao referente) quanto __________ (sinais cuja forma não tem relação direta com o significado). ✂️ a) naturais | icônicos | arbitrários ✂️ b) naturais | arbitrários | icônicos ✂️ c) abstratas | icônicos | arbitrários ✂️ d) abstratas | arbitrários | icônicos ✂️ e) naturais | manuais | icônicos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
185Q1014690 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024Após observar as produções na língua portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais-Libras, Kato (1988) elencou uma série semelhanças entre elas, dentre as quais aponta-se: ✂️ a) A base de todas as línguas naturais. ✂️ b) Emprego/presença da sintaxe linear. ✂️ c) Adoção/utilização de escrita alfabética. ✂️ d) Descrição para captar uso de classificadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
186Q1013925 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023A história da educação dos surdos foi marcada pelo uso de três abordagens educacionais: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Sobre elas, é correto afirmar: ✂️ a) O Bilinguismo compreende o sujeito surdo em dois contextos: o da língua de sinais e o da língua oral. As duas línguas são utilizadas em momentos diferentes, e a língua de sinais é a língua de instrução para as pessoas surdas, ao passo que a língua oral do país é ensinada na modalidade escrita. ✂️ b) O oralismo é uma abordagem que compreende o sujeito surdo como diferente por possuir a surdez em diferentes graus e tipos, e propõe o uso simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, abrangendo oralização, sinalização e o uso do aparelho auditivo. ✂️ c) A comunicação total é uma abordagem que percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada e deseja reabilitá-la por meio de todo e qualquer recurso para a comunicação, abrangendo principalmente a estimulação da oralização. ✂️ d) As três abordagens estão pautadas na visão socio-antropológica, que compreende o sujeito surdo como possuidor de diferenças, inserido em dois contextos: o da comunidade surda e o da comunidade ouvinte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
187Q1015472 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023Em relação à iconicidade e à arbitrariedade e sua representação na gramática da Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Sinais icônicos são aqueles em que o gesto reproduz ou faz alusão à imagem do seu referente. Como exemplo, temos CASA, BORBOLETA e TELEFONE. Arbitrariedade – ocorre quando o gesto não faz alusão à imagem do seu significado. Exemplos: CONVERSAR, PESSOA, PERDOAR. ✂️ b) Sinais arbitrários são representados em apenas 5% da sinalização, sendo o restante dos sinais representados na iconicidade. ✂️ c) Sinais icônicos são representados em espaço neutro na frente do corpo, sinais arbitrários são representados tocando no corpo. ✂️ d) Sinais arbitrários são aqueles em que o gesto reproduz ou faz alusão à imagem do seu referente. Como exemplo, temos CASA, BORBOLETA e TELEFONE. Sinais icônicos – ocorrem quando o gesto não faz alusão à imagem do seu significado. Exemplos: CONVERSAR, PESSOA, PERDOAR. ✂️ e) Sinais Icônicos são representados com a configuração de mão que não é correspondente ao sinal desejado. Sinais arbitrários são representados com a configuração de mão correspondente ao sinal desejado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
188Q1015474 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023De que forma a morfologia da Libras pode ser considerada complexa? ✂️ a) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. ✂️ b) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais não é complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo poucas articulações no espaço. ✂️ c) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais pode ser aprendida tanto por docentes ouvintes como por surdos, devido à pouca complexidade que ela apresenta. ✂️ d) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é muito complexa e só pode ser estudada por indivíduos surdos. ✂️ e) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa, pois não está baseada em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
189Q975550 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025O educador, natural da Espanha, que se destacou e voltou-se para a educação de sua irmã surda, e, na França, em 1744, começou a ensinar a surdos e utilizou no seu ensino o alfabeto manual e os sinais com a finalidade de desenvolver a fala dos surdos, foi: ✂️ a) John Wallis. ✂️ b) Jacob Rodrigues Pereira. ✂️ c) Juan Martin Pablo Bonet. ✂️ d) Mazzotta. ✂️ e) Girolamo Cardano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
190Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro