Questões de Concursos Libras

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21Q1013764 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

“A demanda legal para o ensino da LIBRAS em escolas é imensa e crescente, pois quanto mais espaço o surdo ocupa na sociedade, maior a necessidade de circulação da LIBRAS. Isso requer, cada vez mais, professores de Libras nos mais diferentes espaços, disseminando o conhecimento da cultura surda, assumindo postos de trabalhos no estado e municípios e criando metodologias para diminuir a diferença entre surdos e ouvintes.” afirma Bruno Gonçalves Carneiro, professor do curso de Letras/Libras da UFT.
Fonte: Universidade Federal oferta 30 vagas para curso superior de Letras/Libras no Tocantins. AF Notícias - 25/06/2021.
Assinale a opção que apresenta os cursos de formação que devem incluir o ensino da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente.
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22Q894253 | Libras, Iconicidade e Arbitrariedade nas Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“É qualquer língua que os grupos humanos desenvolvem de uma forma não intencional como resultado da habilidade linguística inata possuída pela inteligência humana, sendo primordialmente usada para comunicação. Difere-se das línguas construtivas e formais, como as computacionais, as escritas, e as utilizadas para o estudo formal da lógica, especialmente a lógica matemática. Em termos linguísticos, esta classificação aplica-se apenas às línguas que evoluíram espontaneamente, como a língua nativa de um indivíduo (primeira língua) e a língua de sinais, como a Libras. Sua expressão consiste de unidades menores (palavras/sinais) com significado, que, por sua vez, são compostas por unidades menores, as quais também podem construir significados. Algumas das características dessa língua são: gramática e sintaxe com dependências não locais; infinidade discreta; generatividade e criatividade; capacidade de expressar ideias e abstrações.” A descrição e os dados que compõem o texto são relativos à língua
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23Q1015434 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com Sparano-Tesser (2014) a mediação do intérprete em sala de aula é fundamental para propiciar o acesso à comunicação entre o aluno surdo e os ouvintes na sala de aula, por meio da Libras. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta.
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24Q1013572 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Com relação à Educação bilingue para surdos, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.

( ) Educação bilíngue envolve, pelo menos, duas línguas no contexto educacional.
( ) Nas escolas bilíngues para surdos, a língua de instrução é a língua portuguesa, e a de sinais é ensinada como 2ª língua.
( ) No caso do aluno surdo, a educação bilíngue vai apresentar diferentes contextos, dependendo das ações de cada munícipio e de cada estado brasileiro.
( ) Libras é língua de instrução, e o português é ensinado como primeira língua nas salas de aula das turmas das séries iniciais do ensino fundamental.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
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25Q1014992 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre didática cultural dos surdos, assinale a alternativa incorreta.
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26Q1015811 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Sobre a estrutura linguística da LIBRAS, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
A LIBRAS, na sua condição de língua natural, é ________ e __________ qualquer outra língua oral, apresentando __________ propriedades linguísticas.
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27Q1015502 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Considerando a evolução histórica do reconhecimento dos direitos linguísticos da comunidade surda brasileira, qual foi o ano em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) obteve oficialmente seu reconhecimento como um meio de comunicação legítimo e legalmente protegido?
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28Q1015300 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O processo de ensino para crianças surdas faz sentido se for significado por meio da língua de sinais brasileira, a língua usada na escola para aquisição das línguas, para aprender por meio dessa língua e para aprender sobre as línguas. A língua portuguesa será a segunda língua da criança surda, sendo significada pela criança na sua forma escrita com as suas funções sociais representadas no contexto brasileiro.
A perspectiva apresentada caracteriza o
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29Q1015340 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O Decreto nº 5.626/05 dispõe sobre as atribuições das Instituições Federais de Ensino para atendimento educacional especializado à pessoa surda. Foram enumeradas as seguintes categorias profissionais de que as Ifes devem prover as escolas para garantir esse atendimento, de acordo com a legislação:
I. professor de Libras; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas;
II. professor de Atendimento Educacional Especializado;
III. professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos;
IV. tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa.
Estão corretas
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30Q1015517 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

As línguas de sinais não são universais, ou seja, cada país tem a sua própria língua de sinais, por exemplo, a Língua de Sinais Britânica (BSL), a Língua de Sinais Americana (ASL) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É fundamental para a aquisição da linguagem pelos surdos o(a):
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31Q1015342 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

No Brasil do século XIX, verifica-se a instauração da Língua Portuguesa como estratégia para desvincular o Brasil da “dependência” linguística de Portugal e França. Barbosa (2020, p. 185) destaca que “é a partir da necessidade de independência da formação linguística que vários fatos inauguram o cenário da educação e também da educação dos surdos brasileiros”.
BARBOSA, P. C. L. Análise de discurso sobre educação de surdos no século XIX: um gesto de leitura. Campinas: Pontes, 2020.
Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO se enquadrava no projeto de educação popular para os surdos.
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32Q1015810 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Em relação aos aspectos morfológicos da LIBRAS, assinalar a alternativa CORRETA.
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33Q1013809 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

O que significa a expressão "cultura surda"?
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34Q1015355 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

No Art.18 do Decreto nº 5.626/2005 é mencionado que, nos dez anos a partir da publicação do referido decreto, será aceita a formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, em nível médio.
Assinale a opção em que o curso de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, realizado por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, precisa ter o certificado convalidado por instituições de ensino que ministrem
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35Q1015438 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Sobre as abordagens educacionais adotadas para alunos surdos, assinale a alternativa correta.
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36Q1015296 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
A definição de Libras apresentada consta na(no)
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37Q894249 | Libras, Escrita de Sinais, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Em Libras, é possível criar um novo sinal utilizando o significado de sinais já existentes; para os sinais compostos juntam-se duas bases de sinais preexistentes, sendo exemplos desse processo:
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38Q1015116 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Nas línguas de sinais, existem manifestações verbais que são chamadas de verbos manuais. Assinale a opção que apresenta verbos manuais na LIBRAS.
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39Q1015117 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS.
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40Q1013620 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O uso do espaço à frente do sinalizador enquanto “representação de entidades não presentes em relações” (ALBRES, 2021, p. 106) é denominado por alguns autores como sintaxe espacial. Albres (2021), ao citar Quadros e Karnopp (2006), descreve alguns mecanismos relacionados ao local no espaço da sinalização.
ALBRES, N. A. Comunicação em Libras: para além dos sinais. In: LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2021.
Assinale a alternativa que NÃO se enquadra nesses mecanismos relacionados à sintaxe espacial.
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