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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


212Q1013752 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Amanda, estudante do curso de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, indagou à professora surda por que o sinal de ESCOLA é na verdade composto por dois sinais diferentes.
A professora de Amanda explicou, corretamente, considerando uma das três regras morfológicas utilizadas no processo de composição do sinal, que
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213Q1014307 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as estratégias de expressão de plural na Libras, assinale a alternativa CORRETA.
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214Q1014311 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A posse é um domínio complexo e está presente em todas as línguas do mundo. Envolve uma relação entre, pelo menos, dois itens linguísticos: uma entidade possuidora e uma entidade possuída. Em relação ao sistema de posse na Libras, assinale a alternativa INCORRETA.
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215Q1015336 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

No nível lexical, temos em Libras pares mínimos como os sinais de TER e ALEMANHÂ. Diante disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Que se opõem quanto ao Movimento. II. Que se opõem quanto à Locação. III. A Orientação não é a mesma. IV. Que são diferenciados pela Locação.
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216Q1015358 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Mateus, professor surdo está desenvolvendo com sua classe de alunos surdos, um projeto de aquisição da Libras, como língua de instrução.
Na atividade que apresentou aos alunos, o professor quer estimular a evocação de sinais e a linguagem compreensiva em nível de sentenças. Utilizou uma atividade intitulada Descubra a figura, em que um dos alunos sorteia uma ficha e fornece algumas informações para que os demais colegas evoquem o sinal correspondente à figura sorteada. Ao ser sorteada a figura, o aluno dá pistas por meio da utilização de Classificadores.
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os classificadores são usados para especificar o movimento e a posição de objetos ou para descrever o tamanho e a forma destes. ( ) Nos sinais que utilizam classificadores a configuração de mão, o movimento e a locação podem especificar atributos do predicado e as qualidades de um referente. ( ) Os sinais que utilizam classificadores podem oferecer características da pessoa e do animal, sem referências específicas a objetos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
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217Q1015364 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Jeferson professor do ensino médio com deficiência auditiva sinalizante, não consegue encontrar em sua cidade, uma instituição que ofereça cursos específicos para formação especializada em ensino bilíngue.
Assinale a opção que apresenta um dos objetivos do desenvolvimento do programas integrados de ensino e pesquisa.
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218Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido
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219Q1013587 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Que papéis as EXPRESSÕES NÃO MANUAIS desempenham nas línguas de sinais?
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220Q1013590 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Segundo Karnoop (2010, p. 161), Literatura Surda é a(o)
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221Q1015923 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

As línguas de Sinais e as línguas orais são parecidas em muitos aspectos. Para Sandler (2005), ambas são línguas naturais que surgem onde há uma comunidade de pessoas que falam a mesma língua; ambas cumprem efetivamente todas as funções mentais e sociais.

Considerando a afirmativa, marque a opção CORRETA em relação a Língua de sinais.

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222Q1015924 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Um repertório bilingue é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças surdas, no qual a língua de sinais como primeira língua (L1) deve ser adquirida na infância, a fim de não acarretar problemas a esse desenvolvimento. Baseado nisso, é preciso, reconhecimento da língua de sinais como,

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223Q1013882 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
A ordem das palavras é o conceito básico relacionado à estrutura da sentença de uma língua. A ideia de que as línguas podem apresentar diferentes ordens básicas teve um papel significativo na análise linguística.
QUADROS, PIZZIO, REZENDE, 2008, p. 14.

Na Libras, a ordem básica das sentenças é
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224Q1015429 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com o Decreto 5.626/2005, no que tange do uso e da difusão da Libras e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas abaixo.
l. As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
ll. Promover cursos de formação de professores para o ensino de Libras, tradução e interpretação de Libras – língua portuguesa e o ensino de língua portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas.
lll. Ofertar, semestralmente, o ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para alunos surdos.
lV. Promover os cursos de Libras professor ou instrutor de Libras surdo.
Estão corretas as afirmativas:
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225Q1015435 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Quadros (1997) afirma que, nas línguas de sinais, para referentes não-presentes, são estabelecidos pontos específicos (locais) no espaço de sinalização e que vários são os mecanismos utilizados referentes no espaço. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Fazer o sinal em uma localização particular (se a forma do sinal permitir).
( ) Apontar um substantivo em uma localização particular.
( ) Direcionar a cabeça e os olhos (e talvez o corpo) em direção a uma localização particular fazendo o sinal de um substantivo ou apontando para o substantivo.
( ) Usar o pronome depois de um sinal para um referente.
Assinale a alternativa que apresenta sequência correta de cima para baixo.
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226Q1015950 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Médico suíço (1698- 1774) descobriu que os surdos podiam sentir as vibrações da voz quando colocavam as mãos na garganta. A sentença se refere a

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227Q1016218 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores dos componentes curriculares, num trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com necessidades educativas especiais no que se refere aos surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino deve considerar
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228Q1015451 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Professores surdos de uma universidade participaram de um simpósio internacional promovido pelo INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro. Em um dos seminários temáticos, com o tema Origem das Línguas de Sinais, houve debate em torno das semelhanças entre as línguas de sinais e orais, destacando variados mitos que precisam ser desfeitos para que se reconheça a Língua de Sinais como Língua.
Assinale a opção que apresenta corretamente uma semelhança entre as línguas.
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229Q1014687 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Há informação consistente a respeito da Língua Brasileira de Sinais-Libras em:
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230Q1013924 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com a legislação brasileira para a educação de surdos, a modalidade de educação bilíngue/ bicultural do surdo favorece o entendimento da surdez como um aspecto cultural e reconhece que o sujeito surdo transita em dois contextos linguísticos: o da língua de sinais e o da língua oral. Compreendendo que não basta apenas publicação de uma lei, mas uma série de ações para a efetivação da inclusão deve ser planejada e sistematizada... (assinale a alternativa que completa corretamente este enunciado):
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