Questões de Concursos Libras

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222Q1014211 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Com relação ao ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas, o Decreto nº 5.626/2005 estabelece que este deve ser incluído como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, de nível médio e superior, bem como
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223Q1016004 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Em seus estudos, Ferreira-Brito pesquisou, identificou e descreveu os classificadores mais produtivos na Língua Brasileira de Sinais. Para essa autora, os classificadores são constituídos por
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224Q1016005 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre os estudos dos verbos com e sem concordância na Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar que
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225Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que
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226Q1014991 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

São estratégias de ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, exceto:
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227Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de
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228Q1014995 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Assinale a alternativa correta sobre a relação entre as definições da legislação brasileira e as discussões de Ronice Quadros (1997) acerca da educação bilíngue para surdos.
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229Q1013733 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

A Lei 10.436/02 dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Com base no que nela fundamenta, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras), por sua estrutura linguística consolidada, poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa quando houver acessibilidade por meio do profissional intérprete de Libras.
( ) Reconhecida como a segunda língua oficial, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil.
( ) Entende-se que a Libras possui o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideia se fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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230Q1015295 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser, segundo o Decreto nº 5.626/2005, realizada
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231Q1015336 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

No nível lexical, temos em Libras pares mínimos como os sinais de TER e ALEMANHÂ. Diante disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Que se opõem quanto ao Movimento. II. Que se opõem quanto à Locação. III. A Orientação não é a mesma. IV. Que são diferenciados pela Locação.
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232Q1013801 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

O que é o Movimento Surdo?
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233Q1014313 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Educação Bilíngue de Surdos, a Libras deve estar presente como componente curricular, ou seja, como parte do quadro de disciplinas; como língua de instrução, instituindo as lógicas interacionais de ensino e aprendizagem; e como língua utilizada para comunicação interpessoal do ambiente escolar. Analise as afirmativas a seguir em relação ao ensino de Libras como primeira língua na Educação Básica:
I. Na Educação Infantil, o ensino de Libras corresponde a um modo de imersão que propicie aquisição de língua de sinais e desenvolvimento global dos estudantes surdos. II. No Ensino Fundamental, a Libras corresponde a um componente curricular específico. III. No Ensino Médio, a disciplina de Libras se associa diretamente com habilidades específicas que esse saber produz na relação direta com diversos outros códigos e tecnologias humanas. IV. Temas Transversais atrelados à disciplina de Libras envolvem, dentre outros, arte surda; direitos, lutas e movimento social surdo; autoconhecimento e orgulho de ser surdo. V. A avaliação deve seguir a lógica de primeira língua e desligar-se do que é comumente desenvolvido na lógica ouvinte.
Assinale a alternativa CORRETA.
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234Q1013811 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Qual é o principal desafio enfrentado pela comunidade surda em relação à construção de sua identidade?
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235Q1014077 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Os parâmetros fonológicos da língua de sinais são: Configuração de Mãos (CM), o Ponto de Articulação (PA), o Movimento (M), a Expressão facial e/ou corporal, a Orientação/Direção. Marque a sequência correta das definições correspondentes a cada um dos referidos parâmetros:

_____________: um dos elementos mais importantes no ato da comunicação, pois pode facilitar a compreensão de um determinado enunciado e possibilitar o entendimento real do sinal. Por meio deste mecanismo não manual demonstra-se a entonação na Língua de Sinais. Promove a marcação de construção sintática e a diferenciação de itens lexicais.
_____________: “lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até a cabeça) e horizontal na frente do emissor”
_____________: forma das mãos, que podem ser a datilologia (constituída pelo alfabeto manual), ou outras formas feitas pela mão predominante, ou, ainda, pelas duas mãos do emissor ou sinalizador.
_____________: imprescindível para todos os parâmetros. Possibilitam a diferenciação de verbos e sinais no que diz respeito à direcionalidade, a exemplo de opostos tais como os sinais avisar e me avisar.
_____________: os sinais podem contê-los ou não. Por exemplo, nos casos dos sinais desenhar e desenvolvereles estão presentes, enquanto o sinal em pé não o apresenta.

Fontes: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf e https://erevista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5786/4980. Acesso em 3 de janeiro de 2024.
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236Q1014078 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Marque a opção que se refere corretamente ao tipo de deficiência auditiva caracterizada pela ocorrência de qualquer “interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna”. A maioria destas deficiências auditivas “pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico”. Algumas de suas causas podem ser a presença de corpos estranhos no conduto auditivo externo, tampões de cera, otite externa e média, inflamação da membrana timpânica, perfuração do tímpano, obstrução da tuba auditiva, etc.
Fonte: Fiocruz. Disponível em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm

Trata-se da deficiência auditiva:
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237Q1015360 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Roberta, que atualmente está com 15 anos de idade, é aluna surda do 7º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Bilíngue para surdos. Filha de pais ouvintes passou por um processo de aquisição da Libras, tardiamente.
Nos resultados de avaliação de linguagem foi observado que o desempenho linguístico da aluna apresentava atraso na compreensão e expressão por falta de input linguístico na Língua de Sinais.
Assinale a opção que apresenta o contexto deste caso, em que a aluna precisa receber input linguístico na Língua de Sinais.
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238Q1014081 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Amanda, professora surda, fez um pequeno passeio ao redor da escola com seus alunos surdos, estimulando-os a reconhecer as ruas com o uso de apontamentos de diferentes pontos de referência e registros com fotos. Ao retornar do passeio, ela apresentou as fotos, projetadas em um telão, e iniciou um diálogo, em Libras, com os alunos sobre o conhecimento e reconhecimento desses espaços, enumerando os diversos pontos e produzindo um texto sinalizado e contextualizado com a realidade observada. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer e refazer o contexto por meio do discurso em Libras. Os estudos atuais sobre o ensino de língua materna ou primeira língua têm privilegiado as metodologias que priorizam o trabalho com gêneros textuais, ou gêneros discursivos.
Considerando o caso acima descrito, como a fase da produção de textos sinalizados e análise gramatical, assinale a opção que identifica essa atividade como metalinguística.
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239Q1015361 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Vanessa professora surda de escola bilíngue, através do projeto-Aprenda Libras- após a contação de história em Libras, destacou alguns sinais para trabalhar um dos itens de composição fonético-fonológico na formação do sinal. A professora solicitou, dos alunos, que identificassem os sinais que são realizados em partes do corpo com e sem contato e no espaço neutro.
De acordo com o ponto de articulação dos pares de sinais transcritos, relacione as colunas a seguir.
1. Sinais realizados na cabeça 2. Sinais realizados no tronco 3. Sinais realizados na mão dominante 4. Sinais realizados no espaço neutro
( ) ÚLTIMO - COMPRAR ( ) ACREDITAR - LEMBRAR ( ) TRABALHAR - BRINCAR ( ) SENTIR - FOME
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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240Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos?
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