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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


231Q1013924 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com a legislação brasileira para a educação de surdos, a modalidade de educação bilíngue/ bicultural do surdo favorece o entendimento da surdez como um aspecto cultural e reconhece que o sujeito surdo transita em dois contextos linguísticos: o da língua de sinais e o da língua oral. Compreendendo que não basta apenas publicação de uma lei, mas uma série de ações para a efetivação da inclusão deve ser planejada e sistematizada... (assinale a alternativa que completa corretamente este enunciado):
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232Q1015465 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os fonologistas têm debatido e investigado os modelos teóricos propostos para línguas naturais. Eles buscam estabelecer as unidades que formam os sinais e o conjunto de traços que irão diferenciar essas unidades, além de testar conjunto de modelos teóricos, a fim de determinar a validade fonológica contemporânea destes, com seus princípios universais aplicáveis às línguas de sinais.

Assinale a opção que apresenta os parâmetros em Língua de Sinais Brasileira.

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233Q1015478 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFMA, AOCP, 2023

De acordo com QUADROS & KARNOPP, 2004, o letramento em Libras favorece a vida dos alunos surdos. De que forma esse letramento em Libras pode impactar a vida dos sujeitos surdos?
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234Q1014200 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Na língua de sinais, a construção linguística é produzida pelas mãos, utilizando-se um conjunto de parâmetros composto por 5 elementos (configuração de mão, ponto de articulação, orientação, movimento e expressão facial e/ou corporal), os quais podem ser comparados aos fonemas ou morfemas das línguas orais. O conjunto de sinais que apresentam a mesma configuração de mão é
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235Q1014202 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Para a inclusão de pessoas surdas, o Decreto nº 5.626/2005 propõe a
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236Q975554 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em LIBRAS os pronomes pessoais são um pouco diferentes dos existentes em português, como veremos a seguir. Na 1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular, os pronomes são feitos com o dedo indicador:

I. √ na 1ª pessoa do singular “eu” a pessoa aponta para ela mesma.
II. √ na 2ª pessoa do singular “você” a pessoa aponta diretamente para com quem se está falando.
III. √ na 3ª pessoal do singular “ele ou ela” a pessoa aponta para a lateral.


Está(ã) CORRETO(S):
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238Q1014990 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Assinale a alternativa que apresenta as características sobre o bilinguismo para surdos.
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239Q1015003 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

São conteúdos que fazem parte do currículo escolar da disciplina de Libras para surdos como primeira língua, no Ensino Fundamental, exceto:
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240Q1015302 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Segundo Vilhalva (2004), há dois tipos de educação para os surdos, a saber:
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241Q1015560 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Os verbos direcionais são também chamados de verbos com concordância. [...] Na língua de sinais brasileira, esses verbos têm que concordar com o sujeito e ou com o objeto indireto/direto da frase.
QUADROS,R. & KARNOPP,L. 2004, p. 130.

Dentre os verbos direcionais em Libras, constam:
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242Q1015561 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Essa filosofia educacional de surdos inclui todo o espectro dos modos linguísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura oro-facial, alfabeto manual, leitura e escrita. [...] incorpora o desenvolvimento de quaisquer restos de audição para a melhoria das habilidades de fala ou de leitura oro-facial, através de uso constante, por um longo período de tempo, de aparelhos auditivos individuais e/ou sistemas de alta fidelidade para amplificação em grupo.
DENTON apud FREEMAN, CARBIN, BOESE,1999, p.171. [Adaptado].

A filosofia educacional para a comunicação dos surdos que faz uso dos mais variados recursos linguísticos citada no excerto é
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244Q1013807 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Considerando a crescente complexidade dos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), qual é o nível linguístico que foi objeto de uma nova proposta de terminologia denominada Sigmanulogia?
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245Q1015353 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

“A educação dos surdos é uma questão de extrema relevância para a comunidade surda do país, bem como para a população brasileira em geral – motivo pelo qual o tema de redação do ENEM em 2017 foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, que proporcionou visibilidade nacional para a questão e para a comunidade surda.”
BARROS, Caio Vinícius da Silva. Politize: Educação dos surdos: escola inclusiva ou bilíngue¿ Publicado em 15/10/2002.
Para uma educação bilíngue de fato, se faz necessário o respeito a alguns princípios que conduzam a um currículo de formação educacional de surdos brasileiros.
Assinale a opção que apresenta um princípio básico que assegure as práticas de ensino de Libras no currículo escolar.
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246Q1015360 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Roberta, que atualmente está com 15 anos de idade, é aluna surda do 7º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Bilíngue para surdos. Filha de pais ouvintes passou por um processo de aquisição da Libras, tardiamente.
Nos resultados de avaliação de linguagem foi observado que o desempenho linguístico da aluna apresentava atraso na compreensão e expressão por falta de input linguístico na Língua de Sinais.
Assinale a opção que apresenta o contexto deste caso, em que a aluna precisa receber input linguístico na Língua de Sinais.
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247Q1015361 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Vanessa professora surda de escola bilíngue, através do projeto-Aprenda Libras- após a contação de história em Libras, destacou alguns sinais para trabalhar um dos itens de composição fonético-fonológico na formação do sinal. A professora solicitou, dos alunos, que identificassem os sinais que são realizados em partes do corpo com e sem contato e no espaço neutro.
De acordo com o ponto de articulação dos pares de sinais transcritos, relacione as colunas a seguir.
1. Sinais realizados na cabeça 2. Sinais realizados no tronco 3. Sinais realizados na mão dominante 4. Sinais realizados no espaço neutro
( ) ÚLTIMO - COMPRAR ( ) ACREDITAR - LEMBRAR ( ) TRABALHAR - BRINCAR ( ) SENTIR - FOME
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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248Q1013581 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

São considerados PARÂMETROS de formação dos sinais da Libras:
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250Q1013621 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Segundo Albres (2021, p. 100), “as mãos podem remeter aos referentes em diferente graduação de iconicidade, quando de um sinal motivado”. A autora aponta a possibilidade de expressar distintos significados ao mesmo tempo na efetivação de um determinado contexto, o que se entende por “alto grau de simultaneidade”.
ALBRES, N. A. Comunicação em Libras: para além dos sinais. In: LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2021.
O aspecto de simultaneidade das línguas de sinais se apresenta no nível
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