Questões de Concursos Libras

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261Q1014989 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a Lei da Libras, nº 10.436, assinale a alternativa incorreta.
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262Q1015001 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Segundo Ronice Quadros (1997), o ensino da língua portuguesa para surdos
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263Q1015518 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

No Brasil, as transformações na história dos surdos tiveram início em 1855, quando o imperador Dom Pedro II trouxe um professor francês, Hernest Huet (surdo e partidário de l'Épée), para iniciar um trabalho de educação com os surdos. Qual contribuição de Huet marcou a história dos surdos e influenciou a sua luta por direitos e reconhecimento?
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264Q1015519 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

É importante considerar que a intricada situação de bilinguismo dos surdos está inserida em um complexo processo de inclusão de pessoas com deficiência na escola comum. Assim, a política de educação bilíngue para surdos é um avanço significativo que visa promover a inclusão e o pleno desenvolvimento dos surdos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
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265Q1014759 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Sobre a sintaxe da Libras, é falsa a afirmativa:
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267Q1014074 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Iniciou-se durante o Império brasileiro o atendimento às pessoas com deficiência. Marque a alternativa que corresponde corretamente às duas primeiras entidades, com suas atuais denominações, que foram concebidas para a finalidade de atender ao referido público:
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268Q1015359 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Nos discursos em Língua de Sinais há a utilização do espaço com função anafórica e são estabelecidos referentes espaciais de sinalização que variam entre espaço real, espaço subrogado e espaço token, segundo Liddell, 2000.
Relacione as definições dos espaços de sinalização listados a seguir, às suas definições.
1. Espaço real 2. Espaço subrogado 3. Espaço token
( ) É representado visualmente por uma espécie de encenação. ( ) É o espaço mental que se refere às pessoas que estão no local e ao tempo de conversação. ( ) É o espaço mental que se limita à representação da terceira pessoa.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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269Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido
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270Q1013584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro da Libras, que, ao ser modificado, muda o significado dos sinais: SÁBADO e APRENDER
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271Q1014138 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Para se comunicar em LIBRAS, é importante o uso de, entre outros:
I. Configuração de mãos. II. Ponto de articulação. III. Expressões faciais.
Está CORRETO o que se afirma:
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272Q1013628 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Segundo Rodrigues e Beer (2016), a educação de surdos está marcada pela presença, convivência e embate de diferentes visões antropológicas e clínicas da surdez, as quais conduzem, ora a uma aproximação intensa com a educação especial, ora a uma identificação plena com as propostas inclusivas, ora ao afastamento destas e a uma consequente aproximação das perspectivas voltadas às diferenças e aos direitos das minorias.
RODRIGUES, C. H.; BEER, H. Direitos, políticas e língua: divergências e convergências na/da/para educação de surdos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 661-680, jul./set. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org. Acesso em: 17 nov. 2022.
As minorias a que Rodrigues e Beer se referem são
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273Q1013884 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&a lias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), o professor deve
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274Q1015433 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Com base em Albres e Neves (2010), assinale a alternativa que apresenta um processo de expressão do sistema de Libras que está relacionado ao sinal de “olho-caro”.
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275Q1015439 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O processo da composição dos sinais que envolve aspectos fonológicos. Diniz (2013) afirma que quando dois sinais formam um sinal composto, é comum que mudanças fonológicas ocorram, o que pode ser explicado por um conjunto de regras que alteram um ou mais parâmetros dos sinais. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
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276Q1015440 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Sobre a formação de professores de língua de sinais, em alguns cursos a preocupação com a educação de surdos, com as novas tecnologias e com a produção de conteúdo multimídia ainda é incipiente. Assinale a alternativa correta que explique essa afirmativa.
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277Q1014700 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

A Língua Brasileira de Sinais conta com parâmetros que devem ser aplicados durante a comunicação que influenciam na compreensão. São parâmetros da Língua Brasileira de Sinais:

I. o ponto ou local de articulação.
II. o movimento.
III. o pensamento.
IV. a expressão corporal/facial.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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278Q1014198 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

As relações de poder, imbricadas na história da educação dos surdos, foi marcada pelo “ouvintismo”, em que os ouvintes definiam o que era melhor para os surdos. Essa relação de poder pode ser observada nas abordagens educacionais para surdos utilizadas no decorrer da história, mais especificamente, na abordagem
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279Q1014199 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A escrita de sinais é fundamental para que se possa fazer registros históricos da evolução linguística, dos traços culturais e das identidades da comunidade surda. Sobre a forma de escrita de sinais denominada de SignWriting, criada nos Estados Unidos em 1974 por Valerie Sutton, podemos afirmar que é um
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280Q1014200 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Na língua de sinais, a construção linguística é produzida pelas mãos, utilizando-se um conjunto de parâmetros composto por 5 elementos (configuração de mão, ponto de articulação, orientação, movimento e expressão facial e/ou corporal), os quais podem ser comparados aos fonemas ou morfemas das línguas orais. O conjunto de sinais que apresentam a mesma configuração de mão é
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