Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q1014202 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Para a inclusão de pessoas surdas, o Decreto nº 5.626/2005 propõe a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q1014207 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A datilologia utilizada para soletrar nomes próprios ou palavras que não tenham sinais, geralmente funciona como um “coringa” para os ouvintes que estão aprendendo a Libras, e, por isso, deve ser trabalhada pelo professor tanto na sua forma produtiva (expressiva) como na receptiva (compreensão). Em contextos de ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q1014209 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Na Libras, assim como em outras línguas de sinais, os classificadores são formas linguísticas representadas por configurações de mãos que retratam objetos, pessoas e animais, e servem como marcadores de concordância. Com relação à sua tipologia, uma representação mimética ou visual-geométrica mostrando o objeto sendo manipulado denomina-se classificador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q1014988 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a língua de sinais, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q1016013 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Nas últimas décadas, no processo educacional para surdos, destacaram-se algumas correntes educacionais. Para Goldfeld (2002), cada uma das abordagens apresenta uma visão específica sobre o surdo e a surdez. A visão de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias é uma visão característica da vertente que privilegia o ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q1016023 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Conforme legislação vigente, os sistemas de ensino contarão com as entidades representativas das pessoas surdas para prover a modalidade Educação Bilíngue de surdos, incluindo contratação e avaliação de professores. Sobre o nome de entidades representativas das pessoas surdas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q1013730 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Em 1857, durante o império de D. Pedro II, Hernest Huet fundou o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, um marco na história da educação de Surdos no Brasil. Ao longo do tempo, esta instituição passou por transformações estruturais, ideológicas, filosóficas e de nomenclatura. Sobre a atual proposta do INES (Instituto Nacional de Ensino para Surdo), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O INES tem o papel de subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças.
( ) Tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional.
( ) Após o Congresso de Milão, na Itália, em 1880 que ficou estabelecido o Oralismo como abordagem na educação de surdos, sendo o INES uma das poucas exceções que se manteve com a proposta de ensino bilíngue.
( ) O Instituto Nacional de Ensino para Surdo é um órgão vinculado ao Ministério da Educação e que, atualmente é a única instituição que certifica com Prolibras pessoas surdas ou ouvintes fluentes em Libras com ensino superior ou médio completo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q1013731 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Na educação básica, as escolas podem se tornar bilíngues ou acabarem recebendo os alunos surdos, mesmo não sendo escolas bilíngues (Libras e língua portuguesa). Em contextos nos quais o espaço escolar é compartilhado entre alunos surdos e ouvintes, as escolas irão contar com professores, tradutores e intérpretes de Libras e língua portuguesa. Entre os professores, há possibilidade de haver professores surdos e professores ouvintes. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q1014760 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

São observadas algumas propriedades das línguas humanas nas línguas de sinais. Uma dessas propriedades ratifica que as configurações por si só não apresentam significado, mas ao serem combinadas formam sinais que significam alguma coisa. Observe os seguintes exemplos: CM – sem significado / L - sem significado / M – sem significado // CM + L + M = significado / (L + bochecha + semicírculo para trás). A partir da contextualização anterior, destaque a propriedade correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q1013749 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

A educação bilíngue envolve duas línguas no contexto educacional. A escola precisa então estruturar a forma como essas línguas serão acessíveis às crianças, além de desenvolver as demais atividades escolares. No caso do aluno surdo, a educação bilíngue vai apresentar diferentes contextos em cada estado e em cada município brasileiro, mas será imprescindível a presença de professores bilíngues e a interação com usuários da língua de sinais.
Relacione as colunas de acordo com a aquisição da Libras pela criança surda com usuários da língua.
1. Crianças surdas a partir de 3 a 4 anos de idade. 2. Crianças surdas a partir de 4 a 5 anos de idade. 3. Crianças surdas a partir dos 5 a 6 anos de idade.
( ) Nesse período as crianças começam a contar histórias e fatos mais complexos e conseguem se comunicar com qualquer pessoa sobre o que têm feito e experimentado.
( ) Nesse período as crianças tentam usar configurações mais complexas para produção de sinais , com movimentos, ainda simplificados, mas observa-se o uso de classificadores para expressar formas de objetos, por exemplo.
( ) Nesse período as crianças apresentam condições de produzir configurações de mãos mais complexas, como o uso do espaço explorando os movimentos incorporados aos sinais de forma estruturada.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q985597 | Antropologia, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à questão multicultural surda, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q1015809 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Considerando-se o uso de tecnologias da informação e comunicação na educaçãoo principal objetivo da Tecnologia Assistiva é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q1015302 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Segundo Vilhalva (2004), há dois tipos de educação para os surdos, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q1013807 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Considerando a crescente complexidade dos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), qual é o nível linguístico que foi objeto de uma nova proposta de terminologia denominada Sigmanulogia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1014073 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Conforme o Decreto Federal nº 5626/05, em relação a formação do professor de libras e do instrutor de libras é correto afirmar que:

I.A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
II.A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino médio deve ser realizada em curso de Letras ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação trilíngue.
III.As instituições de educação superior devem incluir a Libras como objeto de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de formação de professores para a educação básica, nos cursos de Fonoaudiologia e nos cursos de Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q1015362 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Analise a definição de um dos eixos que estrutura as fases de organização do currículo de Língua Portuguesa para surdos.
“O principal compromisso é organizar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação ao uso dos textos escritos e à organização social da Língua Portuguesa, assim como a relação entre as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa) e os impactos de utilização na comunidade surda.”
Assinale a opção que apresente o eixo descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1015366 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Atualmente, observamos uma série de leis em relação à educação de surdos, à sua língua de sinais, à cultura surda e à acessibilidade de comunicação para que a comunidade de pessoas surdas possa ser incluída na sociedade.
Assinale a opção que apresenta o documento que resultou dos movimentos em favor dos Direitos Humanos e contra instituições segregacionistas consolidando a Educação Inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1071687 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Filósofo (384 AC) que acreditava que quando uma pessoa não verbalizasse, consequentemente não possuía linguagem, tão pouco pensamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q1018700 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Leia os enunciados a seguir, coloque V (verdadeiro) e F (falso) e marque a alternativa correspondente.

[...] As línguas de sinais têm sua base de produção e percepção em características da modalidade gesto-visual.

[...] Por meio de gestos simples, o surdo utiliza as mãos como uma ferramenta ou um recurso de comunicação.

[...] Na língua de sinais, não são encontrados sinais arbitrários.

[...] Um sinal ou entendimento semântico em Libras é formado por cinco elementos básicos.

[...] A língua de sinais utiliza frequentemente a iconicidade como estratégia de comunicação e para criar sinais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.