Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


291Q1013735 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com a publicação do MEC (1997) as sugestões para o professor não contemplavam estratégias pedagógicas como a descrição de atividades, proposições ou sugestões metodológicas que norteassem o fazer docente. As instruções são pertinentes, porém condizem com ações de acessibilidade atitudinal. Dadas as informações, analise as afirmativas abaixo.
I. Mostre aos alunos a diferença entre a Língua Brasileira de Sinais e o português ao corrigir o texto dos surdos, apontando suas incoerências quanto as normativas da gramática da língua portuguesa.
II. Utilize os conhecimentos adquiridos para compreender textos produzidos pelos alunos surdos.
III. Solicite cursos de língua de sinais.
IV. Estabeleça contato com a comunidade surda de sua localidade para maior conhecimento de Língua Brasileira de Sinais.
V. Solicite um instrutor surdo para sua escola a fim de cooperar com o seu fazer pedagógico.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q1015334 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

Sobre o ensino da Libras como primeira língua Basso, Strobel e Massutti (2009), apontam para uma abordagem de ensino fundamentada na pedagogia visual. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q1014313 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Educação Bilíngue de Surdos, a Libras deve estar presente como componente curricular, ou seja, como parte do quadro de disciplinas; como língua de instrução, instituindo as lógicas interacionais de ensino e aprendizagem; e como língua utilizada para comunicação interpessoal do ambiente escolar. Analise as afirmativas a seguir em relação ao ensino de Libras como primeira língua na Educação Básica:
I. Na Educação Infantil, o ensino de Libras corresponde a um modo de imersão que propicie aquisição de língua de sinais e desenvolvimento global dos estudantes surdos. II. No Ensino Fundamental, a Libras corresponde a um componente curricular específico. III. No Ensino Médio, a disciplina de Libras se associa diretamente com habilidades específicas que esse saber produz na relação direta com diversos outros códigos e tecnologias humanas. IV. Temas Transversais atrelados à disciplina de Libras envolvem, dentre outros, arte surda; direitos, lutas e movimento social surdo; autoconhecimento e orgulho de ser surdo. V. A avaliação deve seguir a lógica de primeira língua e desligar-se do que é comumente desenvolvido na lógica ouvinte.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q1014077 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Os parâmetros fonológicos da língua de sinais são: Configuração de Mãos (CM), o Ponto de Articulação (PA), o Movimento (M), a Expressão facial e/ou corporal, a Orientação/Direção. Marque a sequência correta das definições correspondentes a cada um dos referidos parâmetros:

_____________: um dos elementos mais importantes no ato da comunicação, pois pode facilitar a compreensão de um determinado enunciado e possibilitar o entendimento real do sinal. Por meio deste mecanismo não manual demonstra-se a entonação na Língua de Sinais. Promove a marcação de construção sintática e a diferenciação de itens lexicais.
_____________: “lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até a cabeça) e horizontal na frente do emissor”
_____________: forma das mãos, que podem ser a datilologia (constituída pelo alfabeto manual), ou outras formas feitas pela mão predominante, ou, ainda, pelas duas mãos do emissor ou sinalizador.
_____________: imprescindível para todos os parâmetros. Possibilitam a diferenciação de verbos e sinais no que diz respeito à direcionalidade, a exemplo de opostos tais como os sinais avisar e me avisar.
_____________: os sinais podem contê-los ou não. Por exemplo, nos casos dos sinais desenhar e desenvolvereles estão presentes, enquanto o sinal em pé não o apresenta.

Fontes: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf e https://erevista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5786/4980. Acesso em 3 de janeiro de 2024.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q1015359 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Nos discursos em Língua de Sinais há a utilização do espaço com função anafórica e são estabelecidos referentes espaciais de sinalização que variam entre espaço real, espaço subrogado e espaço token, segundo Liddell, 2000.
Relacione as definições dos espaços de sinalização listados a seguir, às suas definições.
1. Espaço real 2. Espaço subrogado 3. Espaço token
( ) É representado visualmente por uma espécie de encenação. ( ) É o espaço mental que se refere às pessoas que estão no local e ao tempo de conversação. ( ) É o espaço mental que se limita à representação da terceira pessoa.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1014081 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Amanda, professora surda, fez um pequeno passeio ao redor da escola com seus alunos surdos, estimulando-os a reconhecer as ruas com o uso de apontamentos de diferentes pontos de referência e registros com fotos. Ao retornar do passeio, ela apresentou as fotos, projetadas em um telão, e iniciou um diálogo, em Libras, com os alunos sobre o conhecimento e reconhecimento desses espaços, enumerando os diversos pontos e produzindo um texto sinalizado e contextualizado com a realidade observada. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer e refazer o contexto por meio do discurso em Libras. Os estudos atuais sobre o ensino de língua materna ou primeira língua têm privilegiado as metodologias que priorizam o trabalho com gêneros textuais, ou gêneros discursivos.
Considerando o caso acima descrito, como a fase da produção de textos sinalizados e análise gramatical, assinale a opção que identifica essa atividade como metalinguística.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q1015366 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Atualmente, observamos uma série de leis em relação à educação de surdos, à sua língua de sinais, à cultura surda e à acessibilidade de comunicação para que a comunidade de pessoas surdas possa ser incluída na sociedade.
Assinale a opção que apresenta o documento que resultou dos movimentos em favor dos Direitos Humanos e contra instituições segregacionistas consolidando a Educação Inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1071687 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Filósofo (384 AC) que acreditava que quando uma pessoa não verbalizasse, consequentemente não possuía linguagem, tão pouco pensamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1013586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com Ferreira-Brito (1990), são categorias do parâmetro MOVIMENTO na Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q1015927 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Qual linguista americano definiu que a Língua de Sinais é a língua natural dos surdos e pode ser reconhecida como língua na modalidade sinalizada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

301Q1015930 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A oscilação entre os surdos e os ouvintes faz com que o sujeito surdo constitua, por vezes, sua identidade fragmentada. Skliar (1998) diz que esse processo de identidade, onde o surdo não está a serviço da comunidade ouvinte por falta de comunicação e nem a serviço da comunidade surda por falta da língua dos sinais chama-se de Identidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q1013628 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Segundo Rodrigues e Beer (2016), a educação de surdos está marcada pela presença, convivência e embate de diferentes visões antropológicas e clínicas da surdez, as quais conduzem, ora a uma aproximação intensa com a educação especial, ora a uma identificação plena com as propostas inclusivas, ora ao afastamento destas e a uma consequente aproximação das perspectivas voltadas às diferenças e aos direitos das minorias.
RODRIGUES, C. H.; BEER, H. Direitos, políticas e língua: divergências e convergências na/da/para educação de surdos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 661-680, jul./set. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org. Acesso em: 17 nov. 2022.
As minorias a que Rodrigues e Beer se referem são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q1013629 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O desenvolvimento de linguagem em Libras pelas crianças surdas ocorre da mesma maneira como descrito para as crianças ouvintes em relação à linguagem oral: inicialmente, os primeiros gestos da criança, embora tenham uma função comunicativa, não carregam em si uma intenção de dizer algo. Serão as interpretações do outro, colocando essa criança no lugar de interlocutor, que alterarão e transformarão as produções da criança em linguagem propriamente dita. Nesse processo, a criança começa a dominar o discurso exterior, que determinará seu papel social como interlocutor.
Inicia-se o desenvolvimento do pensamento (discurso interior) com a formação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q1013630 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Nascimento (2021, p. 3), ao abordar o processo de atuação do tradutor e intérprete de Libras, salienta:
Antes da promoção dessas políticas, o parâmetro para tornar-se intérprete, que era como era chamado o sujeito que mobilizava Libras-LP em atividades tradutórias antes da institucionalização legal e acadêmica da tradução de língua de sinais, era o do “convívio com os surdos”, isto é, o quanto o aspirante estava disposto a participar e se envolver com as atividades e eventos organizados pela comunidade surda, a frequentar as associações, os pontos de encontro em que se reuniam e circular nos “espaços surdos” de sua cidade.
NASCIMENTO, V. Alteridades, discursos e saberes na formação de intérpretes de LibrasPortuguês experientes. Belas Infiéis, Brasília, v. 10, n. 2, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br. Acesso em: 24 ago. 2022.
De acordo com Nascimento (2021), NÃO corresponde ao contexto histórico da profissionalização do intérprete de libras, antes da legislação em vigor,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q1015426 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O bilinguismo é importante na revolução anti-oralismo pelo respeito do surdo como sujeito com direito à língua de sinais. A Pedagogia dos multiletramentos colabora para a expansão dos horizontes na educação de surdos em relação às questões de mobilidade e transformação. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q1013635 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

A Lei nº 10.436/2002 é a Lei de Libras. Para alcançar esta conquista, a comunidade surda engendrou movimentos sociais desde 1990 com a culminância de campanha nacional para oficialização da língua de sinais em nosso país.
Assinale a opção que explicita o entendimento da Língua Brasileira de Sinais, conforme a Lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1015433 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Com base em Albres e Neves (2010), assinale a alternativa que apresenta um processo de expressão do sistema de Libras que está relacionado ao sinal de “olho-caro”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q1015953 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Sobre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, marque a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1015977 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

A avaliação escrita do aluno com surdez deve valorizar a tentativa de produzir significados na escrita, mesmo que use palavras inadequadas e nem sempre redigidas da maneira convencional, desta forma, a avaliação deve focar no(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q1014209 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Na Libras, assim como em outras línguas de sinais, os classificadores são formas linguísticas representadas por configurações de mãos que retratam objetos, pessoas e animais, e servem como marcadores de concordância. Com relação à sua tipologia, uma representação mimética ou visual-geométrica mostrando o objeto sendo manipulado denomina-se classificador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.