Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q1018701 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Ao analisar a língua oral, é possível observar a presença de regionalismo que caracteriza as variações linguísticas. Sobre a língua de sinais, em relação à essa variação linguística, é pertinente afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1013586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com Ferreira-Brito (1990), são categorias do parâmetro MOVIMENTO na Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q1013591 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com Skliar (1999), os Estudos Surdos, que defendem uma Pedagogia Surda, se constituem enquanto um(uma)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1013629 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O desenvolvimento de linguagem em Libras pelas crianças surdas ocorre da mesma maneira como descrito para as crianças ouvintes em relação à linguagem oral: inicialmente, os primeiros gestos da criança, embora tenham uma função comunicativa, não carregam em si uma intenção de dizer algo. Serão as interpretações do outro, colocando essa criança no lugar de interlocutor, que alterarão e transformarão as produções da criança em linguagem propriamente dita. Nesse processo, a criança começa a dominar o discurso exterior, que determinará seu papel social como interlocutor.
Inicia-se o desenvolvimento do pensamento (discurso interior) com a formação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q1013630 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Nascimento (2021, p. 3), ao abordar o processo de atuação do tradutor e intérprete de Libras, salienta:
Antes da promoção dessas políticas, o parâmetro para tornar-se intérprete, que era como era chamado o sujeito que mobilizava Libras-LP em atividades tradutórias antes da institucionalização legal e acadêmica da tradução de língua de sinais, era o do “convívio com os surdos”, isto é, o quanto o aspirante estava disposto a participar e se envolver com as atividades e eventos organizados pela comunidade surda, a frequentar as associações, os pontos de encontro em que se reuniam e circular nos “espaços surdos” de sua cidade.
NASCIMENTO, V. Alteridades, discursos e saberes na formação de intérpretes de LibrasPortuguês experientes. Belas Infiéis, Brasília, v. 10, n. 2, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br. Acesso em: 24 ago. 2022.
De acordo com Nascimento (2021), NÃO corresponde ao contexto histórico da profissionalização do intérprete de libras, antes da legislação em vigor,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q1013631 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Segundo Brito (2013, apud SOUZA, 2019), identidade _________________ é uma definição interativa e compartilhada produzida por numerosos indivíduos e relativa às orientações da ação e ao campo de oportunidades e constrangimentos no qual a ação acontece. Desta forma, começa-se a desenvolver um certo sentir como pessoa surda de modo pleno em cultura, identidade étnico-linguística e língua de sinais.
SOUZA, R. M. (Org.). História da emergência do campo das pesquisas em educação bilíngue de/para surdos e dos estudos linguísticos da Libras no Brasil: contribuições do Grupo de Trabalho Lingua(gem) e Surdez da Anpoll. Curitiba: CRV, 2019.
O termo que preenche corretamente a lacuna refere-se ao conceito de identidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q1016220 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

Segundo o Ministério da Educação, prevê chegar com mais de 2 milhões de estudantes do público da educação especial matriculados em classes comuns, além de atingir o total de 169 mil matrículas na educação infantil e ampliar os recursos financeiros para atender a mais Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), ao final de 2026.
(Educação Inclusiva- Governo federal reforça política de educação inclusiva. Ministério da Educação, publicado em 21/11/2023)
Assinale a opção que caracteriza o público-alvo da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1014176 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Em relação ao Congresso de Milão de 1880, qual das alternativas a seguir está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q1014689 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a perda auditiva nos seguintes graus: 1) Perda leve, de 26 dB a 40 dB; 2) Perda moderada, de 41 dB a 60 dB; 3) Perda severa, de 61 dB a 80 dB; e, 4) Perda profunda, maior que 81 dB. Com relação às características da perda auditiva, a OMS classifica três tipos: 1) Perda condutiva, quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média; 2) Perda neurossensorial, quando ocorre uma perda de células ciliadas da cóclea e/ou nervo auditivo, afetando a percepção de diversos sons e comprometendo, assim, a percepção do estímulo sonoro; e, 3) Perda mista, quando ocorrem alterações na orelha externa e/ou na orelha média e na orelha interna. A surdez de cóclea ou nervo auditivo pode ter causas diversas, dentre estas, poderá ser desencadeada por: viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores. Os dados e as informações exibidas enfocam a surdez sob o prisma do modelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q1013925 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

A história da educação dos surdos foi marcada pelo uso de três abordagens educacionais: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Sobre elas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q1015461 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

No ensino da Libras, há faces que precisam ser consideradas: a leitura de sinais e a produção de textos sinalizados e escritos e o estudo da gramática ou a análise linguística.
Relacione os exemplos de análise linguística a seguir às suas características.
1. Atividades linguísticas 2. Atividades epilinguísticas 3. Atividades metalinguísticas
( ) referem-se aos conceitos e à nomenclatura convencional, na qual o aluno pode refletir, conscientemente, sobre a Língua de Sinais por meio da própria Língua de Sinais.
( ) referem-se ao estudo da língua em atividades dialógicas, em que o aluno é exposto ao maior número possível de textos sinalizados ou escritos em sinais.
( ) estão centradas na reestruturação do texto, no qual o aluno, de forma autônoma, produz, interpreta e compreende qualquer texto, em seu contexto.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1013927 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Leia a citação a seguir
A história dos surdos, contada pelos não-surdos, é mais ou menos assim: primeiramente os surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e afinal conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isola-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos (SÁ, 2004, p. 3).

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Os Estudos Surdos. 2004.

O trecho retrata um período da história da educação de surdos denominado (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q1013930 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

A paromínia na língua portuguesa aborda a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura semelhante, seja na grafia, seja no som, e significados diferentes, ao passo que a homonímia refere-se a palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Na Libras, entende- -se por paronímia a existência de sinais que se diferenciam apenas em um dos parâmetros, e, por homonímia, a existência de sinal idênticos, que se diferenciam apenas pelo contexto. São exemplos de homônimos e parônimos em Libras respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q1015471 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

O Art. 14 da Resolução nº 1/2010 dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, apresenta as ações que devem ser observadas quanto à estrutura da organização das classes que terão alunos com deficiência.
Assinale a opção que apresenta um serviço de apoio pedagógico, específico para alunos surdos e/ou surdo-cegos, em classes comuns, quando necessário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1014204 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Uma escola da rede regular de ensino recebe uma criança surda de cinco anos que apresenta surdez bilateral congênita de grau profundo. Trata-se de uma criança surda de pais ouvintes e que não adquiriu a língua de sinais como primeira língua.

Elaborado pelo(a) autor(a).


Para iniciar o processo de escolarização dessa criança, a escola deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q1016014 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que concerne ao II Congresso Internacional de Educação do Surdo, acontecido em Milão no ano de 1880, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q1014997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Segundo o livro Libras em contexto (FELIPE, 2007), o começo do curso de Libras como segunda língua para ouvintes deve incluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.