Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


311Q1013635 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

A Lei nº 10.436/2002 é a Lei de Libras. Para alcançar esta conquista, a comunidade surda engendrou movimentos sociais desde 1990 com a culminância de campanha nacional para oficialização da língua de sinais em nosso país.
Assinale a opção que explicita o entendimento da Língua Brasileira de Sinais, conforme a Lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1015433 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Com base em Albres e Neves (2010), assinale a alternativa que apresenta um processo de expressão do sistema de Libras que está relacionado ao sinal de “olho-caro”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q1015953 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Sobre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, marque a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1014689 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a perda auditiva nos seguintes graus: 1) Perda leve, de 26 dB a 40 dB; 2) Perda moderada, de 41 dB a 60 dB; 3) Perda severa, de 61 dB a 80 dB; e, 4) Perda profunda, maior que 81 dB. Com relação às características da perda auditiva, a OMS classifica três tipos: 1) Perda condutiva, quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média; 2) Perda neurossensorial, quando ocorre uma perda de células ciliadas da cóclea e/ou nervo auditivo, afetando a percepção de diversos sons e comprometendo, assim, a percepção do estímulo sonoro; e, 3) Perda mista, quando ocorrem alterações na orelha externa e/ou na orelha média e na orelha interna. A surdez de cóclea ou nervo auditivo pode ter causas diversas, dentre estas, poderá ser desencadeada por: viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores. Os dados e as informações exibidas enfocam a surdez sob o prisma do modelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q1080238 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, SEDUC TO, FGV, 2023

O Estatuto da Pessoa com Deficiência considera as barreiras que limitam ou impedem a participação social da pessoa, além do exercício dos seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, entre outros.
Relacione os tipos de barreiras listados a seguir às suas respectivas características.
1. Urbanísticas 2. Arquitetônicas 3. Atitudinais 4. Comunicações e Informações
( ) Qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que impossibilite a expressão ou recebimento de mensagens.
( ) Existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
( ) Atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
( ) Existentes nos edifícios públicos e privados.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q1015471 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

O Art. 14 da Resolução nº 1/2010 dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, apresenta as ações que devem ser observadas quanto à estrutura da organização das classes que terão alunos com deficiência.
Assinale a opção que apresenta um serviço de apoio pedagógico, específico para alunos surdos e/ou surdo-cegos, em classes comuns, quando necessário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1014209 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Na Libras, assim como em outras línguas de sinais, os classificadores são formas linguísticas representadas por configurações de mãos que retratam objetos, pessoas e animais, e servem como marcadores de concordância. Com relação à sua tipologia, uma representação mimética ou visual-geométrica mostrando o objeto sendo manipulado denomina-se classificador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q1015002 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que caracteriza a didática cultural dos surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q1013730 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Em 1857, durante o império de D. Pedro II, Hernest Huet fundou o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, um marco na história da educação de Surdos no Brasil. Ao longo do tempo, esta instituição passou por transformações estruturais, ideológicas, filosóficas e de nomenclatura. Sobre a atual proposta do INES (Instituto Nacional de Ensino para Surdo), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O INES tem o papel de subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças.
( ) Tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional.
( ) Após o Congresso de Milão, na Itália, em 1880 que ficou estabelecido o Oralismo como abordagem na educação de surdos, sendo o INES uma das poucas exceções que se manteve com a proposta de ensino bilíngue.
( ) O Instituto Nacional de Ensino para Surdo é um órgão vinculado ao Ministério da Educação e que, atualmente é a única instituição que certifica com Prolibras pessoas surdas ou ouvintes fluentes em Libras com ensino superior ou médio completo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

321Q1014760 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

São observadas algumas propriedades das línguas humanas nas línguas de sinais. Uma dessas propriedades ratifica que as configurações por si só não apresentam significado, mas ao serem combinadas formam sinais que significam alguma coisa. Observe os seguintes exemplos: CM – sem significado / L - sem significado / M – sem significado // CM + L + M = significado / (L + bochecha + semicírculo para trás). A partir da contextualização anterior, destaque a propriedade correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1013749 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

A educação bilíngue envolve duas línguas no contexto educacional. A escola precisa então estruturar a forma como essas línguas serão acessíveis às crianças, além de desenvolver as demais atividades escolares. No caso do aluno surdo, a educação bilíngue vai apresentar diferentes contextos em cada estado e em cada município brasileiro, mas será imprescindível a presença de professores bilíngues e a interação com usuários da língua de sinais.
Relacione as colunas de acordo com a aquisição da Libras pela criança surda com usuários da língua.
1. Crianças surdas a partir de 3 a 4 anos de idade. 2. Crianças surdas a partir de 4 a 5 anos de idade. 3. Crianças surdas a partir dos 5 a 6 anos de idade.
( ) Nesse período as crianças começam a contar histórias e fatos mais complexos e conseguem se comunicar com qualquer pessoa sobre o que têm feito e experimentado.
( ) Nesse período as crianças tentam usar configurações mais complexas para produção de sinais , com movimentos, ainda simplificados, mas observa-se o uso de classificadores para expressar formas de objetos, por exemplo.
( ) Nesse período as crianças apresentam condições de produzir configurações de mãos mais complexas, como o uso do espaço explorando os movimentos incorporados aos sinais de forma estruturada.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1013753 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Segundo Strobel (2008), os artefatos culturais não são apenas produções materiais de uma cultura, mas consistem nas manifestações culturais, produções palpáveis e não palpáveis que expressam sua forma de ver, entender e transformar o mundo do qual ele se apropria para seu desenvolvimento cognitivo, cultural e de sua identidade.”
A Imagem do Outro Sobre a Cultura Surda- 2008
Assinale a opção que se refere corretamente em relação ao artefato cultural linguístico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q985597 | Antropologia, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à questão multicultural surda, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1014073 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Conforme o Decreto Federal nº 5626/05, em relação a formação do professor de libras e do instrutor de libras é correto afirmar que:

I.A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
II.A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino médio deve ser realizada em curso de Letras ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação trilíngue.
III.As instituições de educação superior devem incluir a Libras como objeto de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de formação de professores para a educação básica, nos cursos de Fonoaudiologia e nos cursos de Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q1017923 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Em LIBRAS os verbos espaciais são aqueles que apresentam movimento e posição no espaço, sendo que a direção do movimento codifica a posição dos argumentos locativos, o ponto de partida e o destino. Sendo assim, assinale a alternativa que apresente um exemplo de verbo espacial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1013576 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O aprendizado de uma língua visual-espacial requer dos aprendizes ouvintes que eles entrem num mundo ao qual nunca foram expostos antes, o da visão, enfrentando dificuldades que fazem parte do processo ensino-aprendizagem da língua. Dentre elas, destacam-se dificuldades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1014088 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considere a Libras e o que apresenta-se seguir:

COMER-MAÇÃ

COMER-PIPOCA

BEBER-CACHAÇA

CORTAR-CABELO

TOMAR-CAFÉ



É consistente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q1018699 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Sobre os classificadores em Libras, leia as asserções seguintes e assinale a única alternativa que não apresenta nenhum erro em sua construção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1080142 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Esta lei visa assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Quanto às verdades trazidas por esta lei, analise as afirmativas a seguir.


I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. II. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará, entre outros, os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. III. Conforme esta lei considera-se acessibilidade a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.