Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


331Q1080142 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Esta lei visa assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Quanto às verdades trazidas por esta lei, analise as afirmativas a seguir.


I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. II. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará, entre outros, os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. III. Conforme esta lei considera-se acessibilidade a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q1013636 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

A comunidade surda, com a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2009, teve, na etapa nacional, a oportunidade de apresentar propostas para escola bilíngue que só haviam sido registradas em etapa estadual de São Paulo, como é citado no artigo - Libras em estudo: políticas linguísticas.
Atualmente, a base dessas propostas fundamenta a educação bilíngue de surdos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A educação bilíngue de surdos é entendida como a modalidade de educação escolar oferecida em Libras, como primeira língua, e em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua. ( ) É oferecido, de acordo com a lei, quando necessário, serviço de apoio educacional especializado como AEE bilíngue. ( ) A educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q1015461 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

No ensino da Libras, há faces que precisam ser consideradas: a leitura de sinais e a produção de textos sinalizados e escritos e o estudo da gramática ou a análise linguística.
Relacione os exemplos de análise linguística a seguir às suas características.
1. Atividades linguísticas 2. Atividades epilinguísticas 3. Atividades metalinguísticas
( ) referem-se aos conceitos e à nomenclatura convencional, na qual o aluno pode refletir, conscientemente, sobre a Língua de Sinais por meio da própria Língua de Sinais.
( ) referem-se ao estudo da língua em atividades dialógicas, em que o aluno é exposto ao maior número possível de textos sinalizados ou escritos em sinais.
( ) estão centradas na reestruturação do texto, no qual o aluno, de forma autônoma, produz, interpreta e compreende qualquer texto, em seu contexto.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1014699 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Leia a afirmativa a seguir.
“O(A) ___________ usa a integração da criança surda à comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o Português). Este modelo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada através da estimulação auditiva.”

A afirmativa faz referência a um modelo educacional utilizado na educação de surdos. Sendo assim, marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1014199 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A escrita de sinais é fundamental para que se possa fazer registros históricos da evolução linguística, dos traços culturais e das identidades da comunidade surda. Sobre a forma de escrita de sinais denominada de SignWriting, criada nos Estados Unidos em 1974 por Valerie Sutton, podemos afirmar que é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q1014207 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A datilologia utilizada para soletrar nomes próprios ou palavras que não tenham sinais, geralmente funciona como um “coringa” para os ouvintes que estão aprendendo a Libras, e, por isso, deve ser trabalhada pelo professor tanto na sua forma produtiva (expressiva) como na receptiva (compreensão). Em contextos de ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q1081536 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Libras, IFB, IFB, 2017

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania (art. 1º). Em seu artigo 3º, a Lei apresenta alguns conceitos fundamentais para a temática da inclusão, os quais são listados abaixo. Relacione-os com as definições apresentadas a seguir:

I) acessibilidade

II) desenho universal

III) tecnologia assistiva ou ajuda técnica

IV) barreiras

( ) qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.

( ) produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

( ) possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

( ) concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1014988 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a língua de sinais, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q1014997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Segundo o livro Libras em contexto (FELIPE, 2007), o começo do curso de Libras como segunda língua para ouvintes deve incluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q1015519 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

É importante considerar que a intricada situação de bilinguismo dos surdos está inserida em um complexo processo de inclusão de pessoas com deficiência na escola comum. Assim, a política de educação bilíngue para surdos é um avanço significativo que visa promover a inclusão e o pleno desenvolvimento dos surdos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

341Q1013729 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Ao considerar a multimodalidade como a integração de variados modos – visuais, espaciais, auditivos, posturais etc, para construir significado. Sparano-Tesser (2020) esclarece a complexidade que envolve os professores ouvintes e surdo e tradutores e intérpretes em reunião de formação pedagógica requer, sob as lentes da multimodalidade, olhar a linguagem como um fio que conduz refletir sobre as ações dos sujeitos em situações de videochamada. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q1081143 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Nos termos da Lei nº 13.146/15, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Considerando essa informação, é correto afirmar que incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q1018700 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Leia os enunciados a seguir, coloque V (verdadeiro) e F (falso) e marque a alternativa correspondente.

[...] As línguas de sinais têm sua base de produção e percepção em características da modalidade gesto-visual.

[...] Por meio de gestos simples, o surdo utiliza as mãos como uma ferramenta ou um recurso de comunicação.

[...] Na língua de sinais, não são encontrados sinais arbitrários.

[...] Um sinal ou entendimento semântico em Libras é formado por cinco elementos básicos.

[...] A língua de sinais utiliza frequentemente a iconicidade como estratégia de comunicação e para criar sinais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q1081188 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Alguns aspectos clínicos da surdez foram descritos a seguir. Assinale a alternativa que traz uma informação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q1015922 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Para Quadros e Karnopp (2004), “o parâmetro (movimento) pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso e os movimentos direcionais no espaço". A este respeito considere os sinais em Libras dos vocabulários a seguir:

BRASIL / BRINCAR / SURDO / IMPORTANTE

Assinale a opção que apresenta CORRETA e respectivamente os movimentos realizados à estes sinais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q1013880 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
O estudo das teorias da educação de surdos se constitui em um instrumento para nos conduzir entre as mais diferentes etapas que a história registrou e registra sobre os surdos, os aspectos de exclusão, de marginalização e de ascensão cultural são aí delineados facilmente.
GLADIS & PERLIN, 2009, p. 41. Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/teor iasDaEducacaoEEstudosSurdos/assets/257/TEXTOBaseTeoria_da_Educac ao_e_Estudos_Surdos_pronta.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A teoria da educação na qual o surdo é entendido como um ser cultural, e os estudos surdos são valorizados pelas suas pesquisas sobre os artefatos culturais do povo surdo (língua de sinais, história das conquistas e das lutas dos surdos, pedagogia de surdos, literatura surda, identidades surdas, artes surdas) denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q1015928 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A Política Nacional de Educação Especial define a deficiência auditiva como sendo, perda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q1013883 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Nas línguas de sinais, […] é possível se realizar um signo com uma mão, e outro com a outra, ao mesmo tempo. Além disso, enquanto as mãos estão realizando sinais lexicais, a posição do tronco e da cabeça, a direção do olhar, as expressões faciais estão fornecendo informações discursivas e gramaticais.
Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/estudosLi nguisticos/scos/navpaths/indexnavpath3.html>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Na Libras, ao realizar um signo linguístico em todos os níveis de análise, do fonológico ao discursivo, os parâmetros são combinados por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q1013887 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Para os surdos, as modificações trazidas pelas novas tecnologias não foram apenas educativas sociais e laborais, mas, sobretudo de inserção comunicativa em muitas das atividades de vida diária antes inacessíveis, pois, a distância e o tempo se encurtam pela Internet e surgiram novas maneiras de se relacionar.
STUMPF, 2010, p. 5. Disponível em: <https://libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/educacao DeSurdosENovasTecnologias/assets/719/TextoEduTecnologia1_Texto_base_ Atualizado_1_.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A evolução de softwares para educação dos surdos encontra-se no quarto estágio, com a utilização de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q1016222 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

O Congresso de Milão em 1880 foi o clímax da história da educação dos surdos. Segundo (BORNE,2002, p.51): “Os temas propostos foram: vantagens e desvantagens do internato, tempo de instrução, número de alunos por classe, trabalhos mais apropriados aos surdos, enfermidades, medidas curativas e preventivas etc. Apesar da variedade de temas, as discussões voltaram-se às questões do oralismo e da língua de sinais.”
Relacione as colunas sobre as características de abordagens educacionais ao logo da história da educação de surdos.
1. Bilinguismo 2. Comunicação Total 3. Oralismo
( ) É a crença que seja a única forma desejável de comunicação para o surdo, e a língua de sinais deve ser evitada a qualquer custo, porque atrapalha o desenvolvimento da aquisição da língua.
( ) É uma abordagem educacional que incorpora o desenvolvimento de qualquer resto de audição para melhoria das habilidades de fala, incluindo língua de sinais, alfabeto manual, leitura e escrita, dentre outros.
( ) É a abordagem que apresenta uma proposta de ensino para acessar duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como primeira língua e o português, na modalidade escrita, como segunda língua.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.