Questões de Concursos Libras

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341Q1013732 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Nas línguas orais, por exemplo, pata e rata se diferenciam significativamente pela alteração de um único fonema: a substituição do /p/ por /r/. No nível lexical, temos em Libras pares mínimos como os sinais grátis e amarelo. Gesser (2010) aborda as concepções das unidades mínimas fonológica e suas distinções. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os sinais em Libras de ‘churrascaria’ e ‘provocar’ são pares mínimos que se opõe pelo parâmetro do movimento.
( ) Um exemplo de oposição de locação pode ser percebido no par mínimo ‘grátis’ e ‘amarelo’.
( ) O par mínimo ‘ter’ e ‘Alemanha’ tem oposição pelo mesmo parâmetro que ‘sábado’ e ‘aprender’.
( ) Enquanto o par mínimo ‘azar’ e ‘desculpar’ se opõe por locação, o par mínimo ‘televisão’ e ‘trabalhar’ se opõe pela orientação.
( ) Só a partir da década de 1970, os estudos linguísticos sobre a gramática da ASL identificaram que além dos parâmetros configuração de mão (CM), ponto de articulação (PA) e movimento (M), também teria a orientação da palma da mão (O).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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342Q1013735 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com a publicação do MEC (1997) as sugestões para o professor não contemplavam estratégias pedagógicas como a descrição de atividades, proposições ou sugestões metodológicas que norteassem o fazer docente. As instruções são pertinentes, porém condizem com ações de acessibilidade atitudinal. Dadas as informações, analise as afirmativas abaixo.
I. Mostre aos alunos a diferença entre a Língua Brasileira de Sinais e o português ao corrigir o texto dos surdos, apontando suas incoerências quanto as normativas da gramática da língua portuguesa.
II. Utilize os conhecimentos adquiridos para compreender textos produzidos pelos alunos surdos.
III. Solicite cursos de língua de sinais.
IV. Estabeleça contato com a comunidade surda de sua localidade para maior conhecimento de Língua Brasileira de Sinais.
V. Solicite um instrutor surdo para sua escola a fim de cooperar com o seu fazer pedagógico.
Estão corretas as afirmativas:
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343Q1032724 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

No estudo da lógica e da argumentação, é essencial compreender como construímos raciocínios válidos e identificamos falácias, um argumento bem estruturado é fundamental não apenas na matemática e na filosofia, mas também em diversas áreas do conhecimento e situações do cotidiano, onde é necessário justificar decisões e resolver problemas de forma coerente. Considere as seguintes proposições:
- Se está chovendo, então o chão está molhado.
- Está chovendo.
- Portanto, o chão está molhado.
Assinale a alternativa que corretamente classifica a estrutura do argumento acima:
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344Q1014079 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A professora surda Heloisa apresentou uma atividade de alfabetização/letramento, para sua classe de alunos surdos, com o objetivo de desenvolver os aspectos descritivos dos objetos selecionados, promovendo categorias especificas que irão auxiliar na aquisição da Libras quanto a cores, números (quantidade e ordem), nomeação (sinalização) dos objetos.
Assinale a opção que apresenta os aspectos da Libras mais explorados na atividade descrita.
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345Q1017920 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

“Durante o Século XVI, foi considerado o primeiro professor de surdos da história. Seu foco era o desenvolvimento da oralização e defendia que o surdo era capaz de desenvolver a aprendizagem.”
O trecho faz referência a
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346Q1017923 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Em LIBRAS os verbos espaciais são aqueles que apresentam movimento e posição no espaço, sendo que a direção do movimento codifica a posição dos argumentos locativos, o ponto de partida e o destino. Sendo assim, assinale a alternativa que apresente um exemplo de verbo espacial.
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347Q1018702 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Ao estudar a Fonologia da Libras, observa-se a existência de diversos modelos teóricos ou fonológicos. Nesse sentido, sobre o Modelo Movement-Hold, são verdadeiras a seguintes asserções, afora:
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348Q1015922 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Para Quadros e Karnopp (2004), “o parâmetro (movimento) pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso e os movimentos direcionais no espaço". A este respeito considere os sinais em Libras dos vocabulários a seguir:

BRASIL / BRINCAR / SURDO / IMPORTANTE

Assinale a opção que apresenta CORRETA e respectivamente os movimentos realizados à estes sinais.

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349Q1013875 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
A história comum dos Surdos é uma história que enfatiza a caridade, o sacrifício e a dedicação necessária para vencer “grandes adversidades”.
LIMEIRA, Nídia de Sá; apud STROBEL, K. 2009, p. 5. Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/hi storiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurd os.pdf>. Acesso em: 12 set. 2023. [Adaptado].

O grupo de sujeitos com costumes, histórias, tradições em comum e com as mesmas peculiaridades, que apreende e compreende o mundo por meio da visão, denomina-se
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350Q1015925 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

O alfabeto manual de Libras, também conhecido como datilologia, é uma representação, com as mãos, das letas do alfabeto da língua oral, É um sistema de representação, quer simbólica, quer icônica, das letras dos alfabetos das línguas orais escritas, por meio das mãos.

Sobre o uso da DATILOLOGIA, analise as afirmativas a seguir.

I. Tratar de substantivos próprios (como nomes, marcas, lugares).

II. Para palavras que não têm sinal conhecido, explica à um surdo como é a escrita em português.

III. Para até mesmo palavras da língua portuguesa que foram incorporadas à Libras.

IV. Incorporada a língua oral dentro dos aspectos linguísticos da Libra.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

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351Q1015928 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A Política Nacional de Educação Especial define a deficiência auditiva como sendo, perda

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352Q1013883 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Nas línguas de sinais, […] é possível se realizar um signo com uma mão, e outro com a outra, ao mesmo tempo. Além disso, enquanto as mãos estão realizando sinais lexicais, a posição do tronco e da cabeça, a direção do olhar, as expressões faciais estão fornecendo informações discursivas e gramaticais.
Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/estudosLi nguisticos/scos/navpaths/indexnavpath3.html>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Na Libras, ao realizar um signo linguístico em todos os níveis de análise, do fonológico ao discursivo, os parâmetros são combinados por meio da
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353Q1013635 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

A Lei nº 10.436/2002 é a Lei de Libras. Para alcançar esta conquista, a comunidade surda engendrou movimentos sociais desde 1990 com a culminância de campanha nacional para oficialização da língua de sinais em nosso país.
Assinale a opção que explicita o entendimento da Língua Brasileira de Sinais, conforme a Lei.
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354Q1013636 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

A comunidade surda, com a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2009, teve, na etapa nacional, a oportunidade de apresentar propostas para escola bilíngue que só haviam sido registradas em etapa estadual de São Paulo, como é citado no artigo - Libras em estudo: políticas linguísticas.
Atualmente, a base dessas propostas fundamenta a educação bilíngue de surdos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A educação bilíngue de surdos é entendida como a modalidade de educação escolar oferecida em Libras, como primeira língua, e em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua. ( ) É oferecido, de acordo com a lei, quando necessário, serviço de apoio educacional especializado como AEE bilíngue. ( ) A educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
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355Q1015954 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Segundo os principais fatores determinantes da cultura surda, é INCORRETO afirmar que os(a)

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356Q1015960 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Marque a opção que NÃO demonstra um desafio dos surdos ao entrarem no mercado de trabalho nas empresas.

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357Q1016219 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

Ao final de 1855 chega ao Rio de Janeiro um professor francês surdo, com a intenção de abrir uma escola para pessoas surdas. E com uma carta de apresentação foi levado ao Imperador D. Pedro II.
O nome deste professor surdo é
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358Q1016226 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

“A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.” (Art.79-C da Lei nº 14.191 de 03/08/2021)
Avalie as afirmativas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) referentes a alguns objetivos dos programas incluídos no Plano Nacional de Educação.
( ) Manter programas de formação de pessoal especializado para educação bilíngue escolar dos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, especifico e diferenciado.
( ) Fortalecer as práticas socioculturais da comunidade ouvinte e a Língua de Sinais de outros países.

As afirmativas são, respectivamente,
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359Q1014699 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Leia a afirmativa a seguir.
“O(A) ___________ usa a integração da criança surda à comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o Português). Este modelo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada através da estimulação auditiva.”

A afirmativa faz referência a um modelo educacional utilizado na educação de surdos. Sendo assim, marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
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360Q1014203 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Os aspectos linguísticos da Libras contam com elementos que constituem os parâmetros da língua, a saber: configuração de mão, ponto de articulação, orientação da palma da mão, movimento, expressão corporal e/ou facial. Os parâmetros da Libras estão adequados em:
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