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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


351Q1081014 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A tecnologia assistiva (TA) se organiza em modalidades, ou especialidades, e essa forma de classificação varia conforme diferentes autores ou instituições que trabalham com a TA. A organização por modalidades contribui para o desenvolvimento de pesquisas, recursos, especializações profissionais e organização de serviços. São modalidades:

I. Comunicação aumentativa e alternativa. II. Recursos de acessibilidade ao computador. III. Adequação postural (posicionamento para função).

Está CORRETO o que se afirma:
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352Q1014204 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Uma escola da rede regular de ensino recebe uma criança surda de cinco anos que apresenta surdez bilateral congênita de grau profundo. Trata-se de uma criança surda de pais ouvintes e que não adquiriu a língua de sinais como primeira língua.

Elaborado pelo(a) autor(a).


Para iniciar o processo de escolarização dessa criança, a escola deverá
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353Q1014206 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Assim como nas línguas orais, as línguas de sinais também apresentam especificidades e se utilizam de metáforas. Na Libras, é possível utilizar metáforas orientacionais, icônicas e ontológicas. As metáforas orientacionais são aquelas que dão a um conceito uma orientação espacial. É exemplo de metáfora orientacional a utilização do sinal de
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354Q1014210 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Conforme consta nos Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos, além da educação básica, alunos surdos, surdocegos, pessoas surdas com outras deficiências associadas e pessoas com deficiência auditiva que se comunicam por meio da Libras têm o direito de acesso aos conteúdos acadêmico-científicos no âmbito do Ensino Superior em Libras. Nessa perspectiva, a proposta de Libras como L1, para esse público, tem como função
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355Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que
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356Q1014213 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A abordagem educacional da comunicação total advoga o uso de todos os meios que possam facilitar a comunicação, desde a fala sinalizada, passando por uma série de sistemas artificiais, até os sinais (Capovilla, 2000). Constitui-se, portanto, característica dessa abordagem educacional a
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357Q1016013 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Nas últimas décadas, no processo educacional para surdos, destacaram-se algumas correntes educacionais. Para Goldfeld (2002), cada uma das abordagens apresenta uma visão específica sobre o surdo e a surdez. A visão de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias é uma visão característica da vertente que privilegia o ensino
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358Q1013732 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Nas línguas orais, por exemplo, pata e rata se diferenciam significativamente pela alteração de um único fonema: a substituição do /p/ por /r/. No nível lexical, temos em Libras pares mínimos como os sinais grátis e amarelo. Gesser (2010) aborda as concepções das unidades mínimas fonológica e suas distinções. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os sinais em Libras de ‘churrascaria’ e ‘provocar’ são pares mínimos que se opõe pelo parâmetro do movimento.
( ) Um exemplo de oposição de locação pode ser percebido no par mínimo ‘grátis’ e ‘amarelo’.
( ) O par mínimo ‘ter’ e ‘Alemanha’ tem oposição pelo mesmo parâmetro que ‘sábado’ e ‘aprender’.
( ) Enquanto o par mínimo ‘azar’ e ‘desculpar’ se opõe por locação, o par mínimo ‘televisão’ e ‘trabalhar’ se opõe pela orientação.
( ) Só a partir da década de 1970, os estudos linguísticos sobre a gramática da ASL identificaram que além dos parâmetros configuração de mão (CM), ponto de articulação (PA) e movimento (M), também teria a orientação da palma da mão (O).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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359Q1013734 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Para Fernandes (2006) o letramento compreende que a leitura e a escrita são complementares e dependentes devendo estar inseridas nas práticas sociais. No caso do ensino para surdos, também deve viabilizar o Letramento Visual. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
I. O letramento visual é a área de estudo que lida com práticas sociais e culturais de leitura e compreensão de imagens.
II. O letramento visual busca compreender como os surdos leem e interpretam o mundo a partir de suas singularidades linguísticas e culturais e como eles utilizam social e culturalmente a escrita.
III. O surdo é imerso naturalmente na experiência visual, na cultura visual, na cultura surda. Todavia, essas características não lhe conferem atributos relevantes no processo do letramento visual.
IV. Para ensinar uma língua faz -se necessário práticas pedagógicas que encorajem os aprendizes a desenvolverem habilidades cognitivas para a aprendizagem e as utilizarem durante o processo de aprendizagem da segunda língua.
Estão corretas as afirmativas:
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360Q1013759 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Sobre o perfil dos profissionais do ensino de Libras, caso não haja docente com titulação de pós-graduação ou de graduação em Libras em cursos de educação superior, analise as afirmativas a seguir.
I. Professor de Libras, usuário da língua com curso de pósgraduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação.
II. Professor de Libras ouvinte com formação de nível médio ou formação em curso de Pedagogia com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras promovido pelo Ministério da Educação.
III. Instrutor de Libras, usuário da língua, com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras promovido pelo Ministério da Educação.
Está correto o que se afirma em
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361Q1015809 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Considerando-se o uso de tecnologias da informação e comunicação na educaçãoo principal objetivo da Tecnologia Assistiva é:
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362Q1015558 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

A Libras tem sua estrutura gramatical própria, ela é organizada a partir de alguns parâmetros que formam os diferentes níveis linguísticos, dentre eles, o uso do espaço, o qual abrange desde o topo da cabeça até a cintura do sinalizador, sendo alguns mais específicos, tais como a ponta do nariz e outros mais abrangentes, como a frente do tórax e abdômen. O parâmetro descrito acima é de
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363Q1032724 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

No estudo da lógica e da argumentação, é essencial compreender como construímos raciocínios válidos e identificamos falácias, um argumento bem estruturado é fundamental não apenas na matemática e na filosofia, mas também em diversas áreas do conhecimento e situações do cotidiano, onde é necessário justificar decisões e resolver problemas de forma coerente. Considere as seguintes proposições:
- Se está chovendo, então o chão está molhado.
- Está chovendo.
- Portanto, o chão está molhado.
Assinale a alternativa que corretamente classifica a estrutura do argumento acima:
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364Q1081144 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Nos termos da Lei nº 13.146/15, nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas as seguintes medidas:

(__)Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação.

(__)Disponibilização de recursos de acessibilidade e detecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.

(__)Dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, apenas na realização de exame para seleção, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

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365Q1013879 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Segundo Perlin (2004), “[...] As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o indivíduo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social”. Dentre as identidades surdas, uma se refere aos surdos que nasceram ouvintes e com o tempo, devido às diversas circunstâncias da vida, tornaram-se surdos. Eles utilizam uma percepção visual, passam para sua língua materna oral e depois realizam a tradução para a língua de sinais. Essa identidade descrita é denominada
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366Q1015929 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Assinale a alternativa CORRETA conforme as variações linguísticas na Libras.

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367Q1015954 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Segundo os principais fatores determinantes da cultura surda, é INCORRETO afirmar que os(a)

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368Q1015959 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Leia com atenção as afirmativas a seguir. Marque a opção INCORRETA sobre como o professor de Libras deve exercer sua profissão em sala de aula.

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369Q1018776 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A tradução de textos em Libras para o português pode ser feita tanto por meio de ferramentas de tradução automática quanto por tradutores humanos especializados.
A Tradução Automática VLibras, é:
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370Q1016228 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A pessoa com surdocegueira utiliza várias formas de comunicação para interagir, acessar as informações e desenvolver técnicas de orientação e mobilidade para explorar e conhecer o seu ambiente (GRUPOBRASIL,2005). Relacione as colunas com alguns métodos de comunicação utilizados com as pessoas surdocegas, e suas características.
1. Tadoma 2. Fala Ampliada 3. Loops
( ) É um aparelho de amplificação sonora que ajuda na recepção de uma determinada mensagem.
( ) A mão da pessoa surdocega se coloca nos lábios, bochecha, mandíbula e garganta do interlocutor.
( ) É utilizado quando o surdocego ainda possui resíduos auditivos com a necessidade de falar de forma clara perto de seu ouvido.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
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