Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q1014214 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A Lei nº 13.146/2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera como tecnologia assistiva ou ajuda técnica os produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Com base nessa definição, constitui tecnologia assistiva, capaz de promover a acessibilidade linguística da pessoa surda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q1015559 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
[...] é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo. [...] atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e atender a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. [...] ainda ajuda a inserir o surdo no mercado de trabalho por meio de ensino profissionalizante e estágios.
Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/institutonacional-de-educacao-de-surdos-comemora-165 anos#:~:text=O%20governo%20imperial%20apoiou%20a,de%20ensino%20ap resentada%20por%20Huet>. Acesso em: 28 ago. 2023.

O texto aborda as funções da primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 26 de setembro de 1857. Ela atualmente é reconhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q1013576 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O aprendizado de uma língua visual-espacial requer dos aprendizes ouvintes que eles entrem num mundo ao qual nunca foram expostos antes, o da visão, enfrentando dificuldades que fazem parte do processo ensino-aprendizagem da língua. Dentre elas, destacam-se dificuldades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q1017472 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as características da língua de sinais, assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas a seguir.

Um aspecto que se sobressai no contraste entre as modalidades visuoespacial e oral-auditiva é a questão da _________________ do signo linguístico. Esse conceito estabelece que não existe nada na forma do significante que seja motivado pelas propriedades da substância do conteúdo (significado). Uma característica das línguas de sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm _________________. Não é difícil supor que esse contraste se explique pela natureza do canal perceptual: na modalidade visuoespacial, a articulação das unidades da substância gestual (significante) permite a representação de traços semânticos do referente (significado), o que explica que muitos sinais reproduzam imagens do referente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q1015954 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Segundo os principais fatores determinantes da cultura surda, é INCORRETO afirmar que os(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q1015959 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Leia com atenção as afirmativas a seguir. Marque a opção INCORRETA sobre como o professor de Libras deve exercer sua profissão em sala de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q1015960 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Marque a opção que NÃO demonstra um desafio dos surdos ao entrarem no mercado de trabalho nas empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1015462 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os professores bilíngues surdos e/ou ouvintes estão habilitados, linguística e pedagogicamente, a exercer a docência na modalidade especializada de educação bilíngue de surdos. Eles devem estar preparados para o ensino da Libras como primeira língua para estudantes surdos.
No aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, o professor bilíngue deve observar que, para o aluno surdo, os anos iniciais não têm a mesma função que para o aluno ouvinte.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q1015974 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

Um dos métodos de ensino às crianças surdas é o oralismo, segundo esse método, para obter um bom resultado, EXCETUA-SE apenas uma das opções a seguir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q1014197 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A modalidade de educação bilíngue/bicultural do surdo compreende a surdez como uma condição e como um aspecto cultural, considerando que existem dois contextos linguísticos: o da língua de sinais e o da língua oral. De acordo com, o Decreto nº 7.611/2011, para atender um aluno surdo, é necessário promover um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente por meio do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q1014208 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

No sistema de flexão verbal da Libras, há o parâmetro direcionalidade, que é um marcador de flexão de pessoa do discurso. Por exemplo, quando se diz em Libras “1sPERGUNTAR2s”, a direção do movimento marca quem é o emissor e quem é o receptor, que, nesse caso, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q1016017 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

A autora Karin Strobel (2008), ao analisar a História do Povo Surdo, descreve três vertentes utilizadas para construir essa História. No que diz respeito a essas diferentes vertentes, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q1032724 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

No estudo da lógica e da argumentação, é essencial compreender como construímos raciocínios válidos e identificamos falácias, um argumento bem estruturado é fundamental não apenas na matemática e na filosofia, mas também em diversas áreas do conhecimento e situações do cotidiano, onde é necessário justificar decisões e resolver problemas de forma coerente. Considere as seguintes proposições:
- Se está chovendo, então o chão está molhado.
- Está chovendo.
- Portanto, o chão está molhado.
Assinale a alternativa que corretamente classifica a estrutura do argumento acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q1014079 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A professora surda Heloisa apresentou uma atividade de alfabetização/letramento, para sua classe de alunos surdos, com o objetivo de desenvolver os aspectos descritivos dos objetos selecionados, promovendo categorias especificas que irão auxiliar na aquisição da Libras quanto a cores, números (quantidade e ordem), nomeação (sinalização) dos objetos.
Assinale a opção que apresenta os aspectos da Libras mais explorados na atividade descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q1013875 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
A história comum dos Surdos é uma história que enfatiza a caridade, o sacrifício e a dedicação necessária para vencer “grandes adversidades”.
LIMEIRA, Nídia de Sá; apud STROBEL, K. 2009, p. 5. Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/hi storiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurd os.pdf>. Acesso em: 12 set. 2023. [Adaptado].

O grupo de sujeitos com costumes, histórias, tradições em comum e com as mesmas peculiaridades, que apreende e compreende o mundo por meio da visão, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q1013877 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Considerando em exceção de preferência de sinais do que de fala ao integrar o surdo-mudo à sociedade, e em dar-lhe um conhecimento melhor da língua, declara: que o método oral deve ser preferido do que a de língua de sinais para o ensino e na educação dos surdos-mudos.
Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/hi storiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurd os.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2023.

A definição acima foi aprovada no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q1015933 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A Língua de Sinais no Brasil foi trazida oficialmente durante o Império de D. Pedro II, com a vinda do professor da França Hernest Huet, fundando o Instituto Imperial para surdos-mudos, que existe até os dias de hoje e se chama

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q1015951 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

A visão ____________ da surdez enfatiza que os surdos compõem comunidades cujo fator aglutinante é a língua de sinais.

Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q1015952 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Sobre a Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Língua Brasileira de Sinais – Libras – não possui estrutura gramatical.

( ) A estrutura gramatical da Libras é constituída a partir de 5 parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial/corporal.

( ) A Libras é uma língua ágrafa.

( ) A Libras usada no Brasil apresenta uma unidade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.