Questões de Concursos Libras

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361Q1014210 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Conforme consta nos Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos, além da educação básica, alunos surdos, surdocegos, pessoas surdas com outras deficiências associadas e pessoas com deficiência auditiva que se comunicam por meio da Libras têm o direito de acesso aos conteúdos acadêmico-científicos no âmbito do Ensino Superior em Libras. Nessa perspectiva, a proposta de Libras como L1, para esse público, tem como função
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362Q1016017 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

A autora Karin Strobel (2008), ao analisar a História do Povo Surdo, descreve três vertentes utilizadas para construir essa História. No que diz respeito a essas diferentes vertentes, assinale a afirmação verdadeira.
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363Q1018372 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a articulação entre as práticas de sala de aula comum e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na abordagem bilíngue para alunos com surdez:
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364Q1015559 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
[...] é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo. [...] atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e atender a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. [...] ainda ajuda a inserir o surdo no mercado de trabalho por meio de ensino profissionalizante e estágios.
Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/institutonacional-de-educacao-de-surdos-comemora-165 anos#:~:text=O%20governo%20imperial%20apoiou%20a,de%20ensino%20ap resentada%20por%20Huet>. Acesso em: 28 ago. 2023.

O texto aborda as funções da primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 26 de setembro de 1857. Ela atualmente é reconhecida como
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365Q1018706 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Dentre as atribuições do tradutor e intérprete, nos exercícios de suas competências, qual a ação afirmativa que desempenha em relação às atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares?
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366Q1015929 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Assinale a alternativa CORRETA conforme as variações linguísticas na Libras.

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367Q1014139 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Nos exemplos abaixo, a diferença sintática entre as duas lÌnguas acontece devido:
• LIBRAS: Eu ir casa • Português: Eu irei para casa
• LIBRAS: Idade você (expressão facial de dúvida) • Português: Quantos anos você tem?
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368Q1015933 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A Língua de Sinais no Brasil foi trazida oficialmente durante o Império de D. Pedro II, com a vinda do professor da França Hernest Huet, fundando o Instituto Imperial para surdos-mudos, que existe até os dias de hoje e se chama

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369Q1013887 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Para os surdos, as modificações trazidas pelas novas tecnologias não foram apenas educativas sociais e laborais, mas, sobretudo de inserção comunicativa em muitas das atividades de vida diária antes inacessíveis, pois, a distância e o tempo se encurtam pela Internet e surgiram novas maneiras de se relacionar.
STUMPF, 2010, p. 5. Disponível em: <https://libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/educacao DeSurdosENovasTecnologias/assets/719/TextoEduTecnologia1_Texto_base_ Atualizado_1_.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A evolução de softwares para educação dos surdos encontra-se no quarto estágio, com a utilização de
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370Q1017472 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as características da língua de sinais, assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas a seguir.

Um aspecto que se sobressai no contraste entre as modalidades visuoespacial e oral-auditiva é a questão da _________________ do signo linguístico. Esse conceito estabelece que não existe nada na forma do significante que seja motivado pelas propriedades da substância do conteúdo (significado). Uma característica das línguas de sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm _________________. Não é difícil supor que esse contraste se explique pela natureza do canal perceptual: na modalidade visuoespacial, a articulação das unidades da substância gestual (significante) permite a representação de traços semânticos do referente (significado), o que explica que muitos sinais reproduzam imagens do referente.
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371Q1015959 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Leia com atenção as afirmativas a seguir. Marque a opção INCORRETA sobre como o professor de Libras deve exercer sua profissão em sala de aula.

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372Q1018776 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A tradução de textos em Libras para o português pode ser feita tanto por meio de ferramentas de tradução automática quanto por tradutores humanos especializados.
A Tradução Automática VLibras, é:
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373Q1016227 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

“A LIBRAS desempenha todas as funções de uma língua e, como tal, poderia ser usada para cumprir o papel que a linguagem oral tem na criança ouvinte.” (MOURA-2013)
Assinale a opção que melhor apresenta o desenvolvimento da linguagem pela criança surda.
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374Q1015972 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

STOKOE, proprôs um esquema linguístico estrutural para analisar a formação dos sinais, sendo eles três aspectos ou parâmetros, assinale a alternativa que contém corretamente os três parâmetros:

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375Q1016228 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A pessoa com surdocegueira utiliza várias formas de comunicação para interagir, acessar as informações e desenvolver técnicas de orientação e mobilidade para explorar e conhecer o seu ambiente (GRUPOBRASIL,2005). Relacione as colunas com alguns métodos de comunicação utilizados com as pessoas surdocegas, e suas características.
1. Tadoma 2. Fala Ampliada 3. Loops
( ) É um aparelho de amplificação sonora que ajuda na recepção de uma determinada mensagem.
( ) A mão da pessoa surdocega se coloca nos lábios, bochecha, mandíbula e garganta do interlocutor.
( ) É utilizado quando o surdocego ainda possui resíduos auditivos com a necessidade de falar de forma clara perto de seu ouvido.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
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376Q1015975 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

Em que consiste o método de ensino baseado no Bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:

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377Q1078696 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre Sistemas Operacionais e o ambiente Windows:
I.O Windows utiliza um sistema de arquivos chamado NTFS, que oferece suporte para grandes volumes de armazenamento e permissões de segurança avançadas.
II.O Microsoft Word é um editor de textos para o ambiente Windows que não permite a inserção de gráficos e tabelas em um documento.
III.No Microsoft Excel, é possível criar gráficos dinâmicos que se atualizam automaticamente quando os dados subjacentes são alterados.
IV.O Microsoft PowerPoint permite a criação de apresentações com animações e transições personalizadas entre slides.
Assinale a alternativa correta:
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378Q1014208 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

No sistema de flexão verbal da Libras, há o parâmetro direcionalidade, que é um marcador de flexão de pessoa do discurso. Por exemplo, quando se diz em Libras “1sPERGUNTAR2s”, a direção do movimento marca quem é o emissor e quem é o receptor, que, nesse caso, é:
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379Q1081536 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Libras, IFB, IFB, 2017

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania (art. 1º). Em seu artigo 3º, a Lei apresenta alguns conceitos fundamentais para a temática da inclusão, os quais são listados abaixo. Relacione-os com as definições apresentadas a seguir:

I) acessibilidade

II) desenho universal

III) tecnologia assistiva ou ajuda técnica

IV) barreiras

( ) qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.

( ) produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

( ) possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

( ) concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação:

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380Q1014212 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

O ensino de português escrito como segunda língua para surdos (PSLS), conforme consta na Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos, visa, em qualquer nível, etapa e modalidade de ensino, à literacia
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