Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


391Q1014203 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Os aspectos linguísticos da Libras contam com elementos que constituem os parâmetros da língua, a saber: configuração de mão, ponto de articulação, orientação da palma da mão, movimento, expressão corporal e/ou facial. Os parâmetros da Libras estão adequados em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q1081534 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, SEDF, Quadrix, 2017

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue o item que se segue.

Em relação à educação especial, estados, DF e municípios poderão regulamentar sua própria forma de oferta acerca da inclusão ou da integração.

  1. ✂️
  2. ✂️

393Q1081535 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, SEDF, Quadrix, 2017

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue o item que se segue.

A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

394Q1014208 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

No sistema de flexão verbal da Libras, há o parâmetro direcionalidade, que é um marcador de flexão de pessoa do discurso. Por exemplo, quando se diz em Libras “1sPERGUNTAR2s”, a direção do movimento marca quem é o emissor e quem é o receptor, que, nesse caso, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q1014212 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

O ensino de português escrito como segunda língua para surdos (PSLS), conforme consta na Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos, visa, em qualquer nível, etapa e modalidade de ensino, à literacia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q1016015 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Considerando a História da Educação de Surdos no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q1017926 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Leia o trecho a seguir.
“Característica de pessoas com surdez adquirida, que aprenderam inicialmente a estar e participar do meio e construir o pensamento como ouvintes, utilizando também uma língua oral para se comunicar, e que passaram a estar imersas no contexto da surdez, como pessoas surdas. Sendo anteriormente ouvintes, essas pessoas dependem concomitantemente da linguagem oral e da sinalizada. Reconhecem-se como surdos, convivem com as identidades surdas, participam das associações e comunidades surdas, demandam direitos atinentes aos surdos, como intérpretes, legenda etc. e utilizam recursos desenvolvidos para o contexto da surdez, como campainhas luminosas, telefones adaptados e outros.”

A qual tipo de identidade surda o trecho descreve?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q1018703 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Sobre alguns dos aspectos que caracterizam a fonologia da Libras, é impertinente afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1013877 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Considerando em exceção de preferência de sinais do que de fala ao integrar o surdo-mudo à sociedade, e em dar-lhe um conhecimento melhor da língua, declara: que o método oral deve ser preferido do que a de língua de sinais para o ensino e na educação dos surdos-mudos.
Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/hi storiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurd os.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2023.

A definição acima foi aprovada no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q1013878 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

De acordo com Karnopp (2006), “Literatura surda é a produção de textos literários em sinais, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, possibilitando outras representações de surdos, considerando-os como um grupo linguístico e cultural diferente”. Considerando que a literatura surda está presente na comunidade surda e é socialmente relevante o registro dessas histórias, sua importância consiste dentre outros fatores em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

401Q1017472 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as características da língua de sinais, assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas a seguir.

Um aspecto que se sobressai no contraste entre as modalidades visuoespacial e oral-auditiva é a questão da _________________ do signo linguístico. Esse conceito estabelece que não existe nada na forma do significante que seja motivado pelas propriedades da substância do conteúdo (significado). Uma característica das línguas de sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm _________________. Não é difícil supor que esse contraste se explique pela natureza do canal perceptual: na modalidade visuoespacial, a articulação das unidades da substância gestual (significante) permite a representação de traços semânticos do referente (significado), o que explica que muitos sinais reproduzam imagens do referente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q1013638 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

O papel do professor em uma situação interativa em uma aula é muito importante para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos alunos, principalmente se esse professor está diante de muitas crianças ou adolescentes surdos com atrasos na exposição à Língua de Sinais.
Por isso uma avaliação na linguagem pode ser aplicada para observar em qual estágio esse(s) aluno(s) se encontra(m) para uma devida intervenção.
Assinale a opção que apresente a orientação básica que deve ser considerada na condução de possível intervenção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q1015951 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

A visão ____________ da surdez enfatiza que os surdos compõem comunidades cujo fator aglutinante é a língua de sinais.

Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q1016219 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

Ao final de 1855 chega ao Rio de Janeiro um professor francês surdo, com a intenção de abrir uma escola para pessoas surdas. E com uma carta de apresentação foi levado ao Imperador D. Pedro II.
O nome deste professor surdo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q1016224 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Libras- Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados.
Dentre as opções abaixo, assinale a que define de maneira mais adequada a Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q1016226 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

“A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.” (Art.79-C da Lei nº 14.191 de 03/08/2021)
Avalie as afirmativas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) referentes a alguns objetivos dos programas incluídos no Plano Nacional de Educação.
( ) Manter programas de formação de pessoal especializado para educação bilíngue escolar dos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, especifico e diferenciado.
( ) Fortalecer as práticas socioculturais da comunidade ouvinte e a Língua de Sinais de outros países.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q1015972 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

STOKOE, proprôs um esquema linguístico estrutural para analisar a formação dos sinais, sendo eles três aspectos ou parâmetros, assinale a alternativa que contém corretamente os três parâmetros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q1015975 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

Em que consiste o método de ensino baseado no Bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q1016012 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Com relação aos sinais que constituem a categoria dos verbos na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) apresentam a seguinte classificação: verbos simples, verbos com concordância, verbos espaciais e verbos manuais. Considerando os tipos de verbo, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q1016017 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

A autora Karin Strobel (2008), ao analisar a História do Povo Surdo, descreve três vertentes utilizadas para construir essa História. No que diz respeito a essas diferentes vertentes, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.