Questões de Concursos Libras

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421Q1015462 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os professores bilíngues surdos e/ou ouvintes estão habilitados, linguística e pedagogicamente, a exercer a docência na modalidade especializada de educação bilíngue de surdos. Eles devem estar preparados para o ensino da Libras como primeira língua para estudantes surdos.
No aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, o professor bilíngue deve observar que, para o aluno surdo, os anos iniciais não têm a mesma função que para o aluno ouvinte.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
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422Q1015978 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

Sobre os aspectos gramaticais da LIBRAS, é FALSO:

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423Q1080238 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, SEDUC TO, FGV, 2023

O Estatuto da Pessoa com Deficiência considera as barreiras que limitam ou impedem a participação social da pessoa, além do exercício dos seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, entre outros.
Relacione os tipos de barreiras listados a seguir às suas respectivas características.
1. Urbanísticas 2. Arquitetônicas 3. Atitudinais 4. Comunicações e Informações
( ) Qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que impossibilite a expressão ou recebimento de mensagens.
( ) Existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
( ) Atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
( ) Existentes nos edifícios públicos e privados.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
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424Q1081534 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, SEDF, Quadrix, 2017

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue o item que se segue.

Em relação à educação especial, estados, DF e municípios poderão regulamentar sua própria forma de oferta acerca da inclusão ou da integração.

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425Q1081535 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Libras, SEDF, Quadrix, 2017

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue o item que se segue.

A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.

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426Q1016020 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Seria mais apropriado e justo separar estas duas questões: uma coisa é a potencialidade expressiva de uma língua; e outra, muito diferente, o estado cognoscitivo informativo e cultural, no qual se encontra quem usa essa língua. Se os surdos foram excluídos de aprendizagens significativas, obrigados a uma prática de atividades sensório-motoras e perceptuais, mas não de conteúdo de abstração; se foram impedidos de utilizar a língua de sinais em todos os contextos de sua vida, então nada têm que ver os surdos nem a língua de sinais com as supostas limitações no uso dessa língua, na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento do pensamento. Não é a natureza restrita da língua de sinais a causadora das limitações dos surdos, mas as razões socioeducativas que levaram os surdos a ter que usar sua língua só em ambientes específicos e sob certas condições.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
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427Q1016024 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Literatura Surda envolve uma gama rica de manifestações, dentre elas, a produção de narrativas visuais. Um exemplo dessas produções envolve a técnica de contar histórias sem utilizar o vocabulário de sinais. É um estilo que tem as raízes na tradição surda de contar histórias de modo cinematográfico, em que todos os personagens, a paisagem e o narrador são apresentados pelo contador. Sobre o nome da técnica indicada no enunciado, assinale a alternativa CORRETA.
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428Q1016141 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024

De acordo com Audrei Gesser, sobre as origens das línguas de sinais, assinale a alternativa correta:
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429Q1015976 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

Sobre o bilinguismo é correto:

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430Q1080237 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Libras, SEDUC TO, FGV, 2023

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) “também forma profissionais surdos e ouvintes no ensino superior, em seu curso bilíngue de graduação em Pedagogia, (...) Atualmente, são cerca de 500 alunos matriculados no ensino superior, incluindo turmas de graduação, mestrado e pós-graduação lato sensu.”
Ministério da Educação - Aniversário INES. Publicado em 26/09/2022
No que se refere ao acesso à educação superior e à inclusão da pessoa com deficiência (segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência), cabe ao Poder Publico
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431Q1013728 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com Quadros (2019) o fato das línguas de sinais se apresentarem na modalidade visual-espacial implica uma estrutura fonética e fonológica pautada na articulação dos sinais, envolvendo braços, mãos, dedos, tronco e face. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
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432Q1016019 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação à modalidade Educação Bilíngue de surdos:
I. É a modalidade de ensino posta na LDB a partir da Lei 14.191, de 3 de agosto de 2021. II. Oferta serviços de apoio educacional, como o atendimento educacional especializado bilingue, quando necessário. III. Deve ser ofertada a partir das séries finais do Ensino Fundamental e se estenderá ao longo da vida. IV. Oferecida em escolas especiais e classes especiais, tendo elas a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda língua. V. Tem como público-alvo educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com deficiências associadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
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