Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1013812 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Leia o texto a seguir.
Sílvia, apesar da surdez profunda (maior que 91 dB), é bilíngue, sinalizada e oralizada. Desde a abertura de sua conta-corrente no Banco “123”, tem feito todas as suas transações pelo canal mobile banking. Atendendo a uma ação de Promoção de Vendas, foi convencida a comprar um seguro de vida pelo canal físico, onde poderia ser melhor atendida, dada a sua deficiência. Chegando à agência, não havia nenhum funcionário que dominasse Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Uma forma mais segura e dentro das boas práticas de etiqueta, encontrada pelo funcionário do Banco, para que Sílvia compreendesse todo o conteúdo da proposta, dizendo-lhe “as coisas de forma a facilitar a comunicação com pessoas surdas, evitando rodeios e circunlóquios”
(Bernardino, 2008; Moura, 2016)
Qual a opção que apresenta a solução adequada para Silvia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1015427 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com Strobel (2013) a expressão “comunidade surda” e “povo surdo” não são iguais, e que esse conceito tem sido usado de maneira equivocada. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1015458 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“O intérprete e instrutor de Libras é, para a pessoa surda, um verdadeiro elo de comunicação com o mundo. ‘A Libras me ajuda a aprender e a me desenvolver, além de poder fazer novas amizades na Escola.’, disse em Libras o aluno do 6º ano da Escola Municipal Eliete Araújo, Matheus Gomes, revelando que adora matemática.”
Diário de Pernambuco. Libras: Inclusão em escolas de Petrolina é destaque no ensino. Publicado em 16/11/2022
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) De forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares, o tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve atuar interpretando, de acordo com a Língua Brasileira de Sinais, todas as atividades didático-pedagógicas e culturais ocorridas nas instituições de ensino em seus níveis fundamental, médio e superior.
( ) O tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve realizar uma comunicação eficiente entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos- cegos, surdos- cegos e ouvintes, através da interpretação entre as duas línguas, dando ênfase a Libras em detrimento da Língua Portuguesa.
( ) O intérprete educacional deve redirecionar os questionamentos dos alunos ao professor, cumprindo sua função de intermediário na interlocução entre aluno e professor.
( ) É permitido ao intérprete educacional fazer comentários específicos relacionados a linguagem da criança, a interpretação em si e ao processo de interpretação quando forem pertinentes ao processo ensino-aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1015459 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os depoimentos de alunos surdos que passaram pelo ensino regular sem uma metodologia específica mostram como eles se sentem estrangeiros e marginalizados nessa situação (...)
STROBEL, Karin. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. 2008.
Aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, os sistemas de ensino devem assegurar, em uma educação bilíngue para surdos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q975550 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O educador, natural da Espanha, que se destacou e voltou-se para a educação de sua irmã surda, e, na França, em 1744, começou a ensinar a surdos e utilizou no seu ensino o alfabeto manual e os sinais com a finalidade de desenvolver a fala dos surdos, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q975552 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a educação bilíngue, analise as alternativas a seguir:
I. O modelo de educação bilíngue contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal visogestualde fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se "`misture" uma com a outra.

II. modelo, o que se propõe é que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário. A língua de sinais é considerada a mais adaptada à pessoa surda, por contar com a integridade do canal visogestual. Porque as interações podem fluir, a criança surda é exposta, então, o mais cedo possível, à língua de sinais, aprendendo a sinalizar tão rapidamente quanto as crianças ouvintes aprendem a falar.

III. Ao sinalizar, a criança desenvolve sua capacidade e sua competência linguística, numa língua que lhe servirá depois para aprender a língua falada, do grupo majoritário, como segunda língua, tornando-se bilíngue, numa modalidade de bilinguismo sucessivo.

IV. A situação de bilinguismo não é como aquela de crianças que têm pais que falam duas línguas diferentes, porque nesse caso elas aprendem as duas línguas usando o canal auditivo-vocal num bilinguismo contemporâneo, enquanto no caso das crianças surdas, trata-se da aprendizagem de duas línguas que envolvem canais de comunicação diversos.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1013766 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Relacione as colunas, considerando a importância dos artefatos culturais, que, ao longo do tempo, os surdos foram desenvolvendo como cultura própria, por meio do contato linguístico com os seus pares.
1. Artefato cultural desenvolvimento linguístico
2. Artefato cultural familiar 3. Artefato cultural material
( ) Seu uso está relacionado ao comportamento cultural dos povos surdos, que auxilia e facilita a acessibilidade à vida cotidiana desses sujeitos.
( ) Gera debates em torno dos entraves existentes sobre a influência da visão clínica para a escolha de qual língua a criança surda será exposta inicialmente.
( ) Promove uma forma de comunicação que capta as experiências visuais dos sujeitos surdos, levando-os a transmitir e buscar a aquisição de conhecimento universal.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1013575 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Atualmente as metodologias de ensino da Libras como segunda língua (L2) têm como objetivo o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1015117 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1015453 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O trabalho com as pessoas surdas é, há muito tempo, um desafio. Muitos acreditam que a dificuldade está no fato de o indivíduo surdo não ouvir, mas o real problema, para aqueles que desconhecem a surdez e como as pessoas surdas se comportam, é o não falar. O foco da questão é a linguagem da pessoa surda. Atualmente, muitos estudos enfatizam as variadas formas e percepções de compreensão do desenvolvimento da linguagem da criança surda.
Assinale a opção correta acerca da forma natural de aquisição da linguagem pela criança surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1013928 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Dentre os aspectos linguísticos da Libras, existe a polissemia que, assim como na língua portuguesa, refere-se a um termo com vários significados. São exemplos de sinais polissêmicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1013761 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

No sentido das investigações linguísticas, os estudos das línguas de sinais apresentam evidências que, com as mesmas restrições, se aplicam as línguas faladas. No Brasil, a Língua de Sinais começou a ser investigada nas décadas de 1980 e 1990 e, sua aquisição, nos anos 1990.
Relacione os estágios de aquisição da Língua de Sinais pelas crianças surdas às suas respectivas caracterizações.
1. Período pré-linguístico 2. Estágio de um sinal 3. Estágio das primeiras combinações 4. Estágio de múltiplas combinações
( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal, mas de forma indecisa, mesmo sendo evidente o ato de apontar que representa os pronomes na língua de sinais.
( ) As crianças surdas, por volta dos 3 anos e 6 meses, utilizam a concordância verbal com referentes presentes, mas com referentes não presentes podem apresentar inconsistências, por não identificarem o estabelecimento do ponto espacial de forma substancial.
( ) As vocalizações são interrompidas nos bebês surdos, assim como as produções manuais nos bebês ouvintes, pois a língua que os bebês estão tendo acesso favorece o desenvolvimento de um dos modos de balbuciar.
( ) Nesse período as crianças surdas usam gestos como as crianças ouvintes. Essa ação é típica de produção gestual e, para elas, o uso dos movimentos é comum; a partir deles, as crianças surdas começam a utilizar sinais da Língua de Sinais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1013767 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Gabriela, professora surda de uma classe bilíngue de alunos surdos, apresentou a contação de uma história em sequência lógica, utilizando expressões corporais e faciais, assim como de classificadores, que auxiliaram na incorporação dos personagens da história narrada.
O discurso em Libras é construído fundamentado em espaços mentais, porém há distinção entre: espaço mental, espaço mental token e espaço mental sub-rogado.
De acordo com a observação do uso do próprio corpo para expressar a “voz” do personagem, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1013583 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O sinal APRENDER é composto pelos seguintes parâmetros da Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1015438 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Sobre as abordagens educacionais adotadas para alunos surdos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1015475 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023

Como a fonologia da Língua Brasileira de Sinais se diferencia dos padrões da língua falada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1013762 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

A rede municipal do ensino de Belém planejou a semana da Jornada Pedagógica com a comunidade escolar para avaliar e planejar as ações para o ano letivo, considerando sua realidade.
Leia a reflexão da Secretária Municipal de Educação:
“A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, explica que a Semec criou diversas coordenadorias que não existiam na rede, uma delas voltada às Relações Étnico-Raciais. ‘É importante tratar isso desde a infância? Como é que a gente faz política antirracista? E a inclusão, que tem uma luta histórica de 30 anos? Mas, quantas de nós educadoras conseguimos aprender Libras, a Língua de Sinas?’, instigou a secretária, sobre como acolher um aluno surdo, cego ou com outras deficiências.”
Fonte: Belém Alfabetizada: escola debate a ressignificação e humanização da Educação Infantil. Agência Belém. 20/01/2022.
Assinale a opção em que o projeto pedagógico de uma escola de Ensino Regular poderá atender, por meio do Atendimento Educacional Especializado, os alunos surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1015298 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Para a pesquisadora Karin Strobel (2009), a fase Revelação Cultural na história da educação de surdos caracteriza-se por ser uma(um)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.