Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q1013765 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Qual o legado que as Surdolimpíadas podem deixar para a população de Caxias do Sul? O principal legado será de igualdade e superação do ser humano. Provar para toda a cidade que qualquer pessoa pode disputar um campeonato, praticar esporte sem preconceito e que podemos conviver tranquilamente com os surdos. Esperamos que a população comprove a qualidade dos espaços públicos para o esporte e, o mais importante, o respeito e a igualdade com a interação social.
Hendriks, M. Maior legado para Caxias do Sul com Surdolimpíadas será humano. Agência de Notícias CEUB- esportes. 01/05/2022.
No que se refere ao dever do poder público quanto à participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Assegurar acessibilidade nos locais de evento e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades.
( ) Incentivar recursos para instrução e treinamento adequados, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
( ) Assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades esportivas, recreativas, de lazer, culturais e artísticas, assim como no sistema de ensino em igualdade de condições com as demais pessoas.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1013767 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Gabriela, professora surda de uma classe bilíngue de alunos surdos, apresentou a contação de uma história em sequência lógica, utilizando expressões corporais e faciais, assim como de classificadores, que auxiliaram na incorporação dos personagens da história narrada.
O discurso em Libras é construído fundamentado em espaços mentais, porém há distinção entre: espaço mental, espaço mental token e espaço mental sub-rogado.
De acordo com a observação do uso do próprio corpo para expressar a “voz” do personagem, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1015602 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Segundo Goldfeld (2002, p. 39), “o surdo deve ser bilíngue, usar a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos” e a língua oral deve ser adquirida como segunda língua. Para que a educação seja bilíngue, a aquisição da linguagem da criança surda (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1013812 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Leia o texto a seguir.
Sílvia, apesar da surdez profunda (maior que 91 dB), é bilíngue, sinalizada e oralizada. Desde a abertura de sua conta-corrente no Banco “123”, tem feito todas as suas transações pelo canal mobile banking. Atendendo a uma ação de Promoção de Vendas, foi convencida a comprar um seguro de vida pelo canal físico, onde poderia ser melhor atendida, dada a sua deficiência. Chegando à agência, não havia nenhum funcionário que dominasse Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Uma forma mais segura e dentro das boas práticas de etiqueta, encontrada pelo funcionário do Banco, para que Sílvia compreendesse todo o conteúdo da proposta, dizendo-lhe “as coisas de forma a facilitar a comunicação com pessoas surdas, evitando rodeios e circunlóquios”
(Bernardino, 2008; Moura, 2016)
Qual a opção que apresenta a solução adequada para Silvia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1015604 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Muitos conceitos e definições foram criados ao longo da história para definir a surdez. A informação de que a surdez consiste na “perda maior ou menor da percepção normal dos sons e que existem mais de setenta tipos e graus de surdez, está em consonância com a (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1013575 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Atualmente as metodologias de ensino da Libras como segunda língua (L2) têm como objetivo o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1015117 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1015298 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Para a pesquisadora Karin Strobel (2009), a fase Revelação Cultural na história da educação de surdos caracteriza-se por ser uma(um)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1014308 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação à marcação de masculino e feminino na Libras:
I. A marcação de masculino e feminino na Libras não forma um sistema de gênero. II. A marcação de masculino e feminino acontece em referentes animados, de maneira opcional. III. A marcação de masculino e feminino não acontece em referentes inanimados. IV. Em sinais de parentesco, há formas lexicais específicas para referentes masculinos, específicas para referentes femininos e formas consideradas neutras. V. A marcação de masculino e feminino em sinais neutros é opcional e acontece a partir da justaposição dos sinais HOMEM e MULHER.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1015365 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q1013619 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Atualmente, não há dúvidas em relação ao estatuto linguístico das línguas de sinais. Assim, principalmente a partir da década de 90, iniciaram-se investigações com o intuito de identificar não apenas o que era “igual”, mas também o que era “diferente” com o objetivo de enriquecer as teorias linguísticas atuais.

(QUADROS, 2006, p.169) QUADROS, R. M. Efeitos de modalidade de língua: as línguas de sinais. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 168-178, 2006. Disponível em: https://nbn-resolving.org . Acesso em: 17 nov. 2022.


Os pontos identificados como “diferentes” entre a modalidade oral e a modalidade sinalizada são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1014677 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

Nos termos do Decreto nº 5.626/05, o Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, deverão garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Libras - Língua Portuguesa. Acerca desse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1013929 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Os parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, orientação da palma da mão, movimento, expressão corporal e ou facial representam elementos que constituem aspectos linguísticos da Libras. As descrições dos sinais com seus parâmetros estão adequadas em (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1015477 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFMA, AOCP, 2023

De que forma a promoção da inclusão de alunos surdos pode trazer benefícios para toda a comunidade escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1015606 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com Lacerda (2014 p. 137) “A formação de novas palavras pode se dar por diferentes processos. Em português, ocorre mais comumente a derivação e a composição do léxico”. Na língua portuguesa, fazemos uso de várias palavras que sofreram o processo de composição, como: guarda-chuva, pé de moleque, passatempo, entre outras. Na língua de sinais, esse processo denominado (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1013885 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
O profissional intérprete é aquele que interpreta a mensagem de forma “precisa e apropriada” de uma língua para permitir que a comunicação aconteça entre pessoas que não usam a mesma língua, isto é, o profissional intérprete intermedia a interação comunicação.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A estrutura do Código de ética do intérprete de Libras compõe-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1015428 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Para Sparano-Tesser (2020) afirma que diversas demandas e várias articulações do tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS) precisam ser articulados, como: os gestos, as expressões não manuais, a simultaneidade ou a redução e expansão da enunciação. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1015453 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O trabalho com as pessoas surdas é, há muito tempo, um desafio. Muitos acreditam que a dificuldade está no fato de o indivíduo surdo não ouvir, mas o real problema, para aqueles que desconhecem a surdez e como as pessoas surdas se comportam, é o não falar. O foco da questão é a linguagem da pessoa surda. Atualmente, muitos estudos enfatizam as variadas formas e percepções de compreensão do desenvolvimento da linguagem da criança surda.
Assinale a opção correta acerca da forma natural de aquisição da linguagem pela criança surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1013926 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

O Art. 1.º da Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010, regulamenta a profissão de tradutor/intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A análise dessa lei permite dividi-la em três partes principais, conforme os temas: formação profissional, atribuições do tradutor/Intérprete e questões éticas inerentes à profissão. O intérprete educacional tem como atribuição mediar a comunicação entre os surdos e os demais membros da comunidade escolar e participar das atividades pedagógicas da escola, como reuniões e conselhos de classe. Mas, além dessas atribuições, o tradutor/intérprete educacional de libras deve (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1015475 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023

Como a fonologia da Língua Brasileira de Sinais se diferencia dos padrões da língua falada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.