Início

Questões de Concursos Médico Anatomia Patológica

Resolva questões de Médico Anatomia Patológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q691655 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao melanoma, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. 
( )A) Quando há ulceração, a profundidade do índice de Breslow deve ser medida a partir da base da úlcera.
 ( )B) O padrão citológico (células fusiformes ou epitelioides) corresponde a um fator prognóstico independente.
 ( )C) A microssatelitose revela alta associação com metástases para linfonodos regionais. 
( )D) Por definição, melanoma fino corresponde ao melanoma in situ. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q693039 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Nefropatia caracterizada por esclerose mesangial nodular e difusa, lesões exsudativas e espessamento difuso da membrana basal glomerular melhor corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q685096 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

O par que apresenta correlação entre o método histoquímico/coloração especial e substância/estrutura corada é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q684342 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Avalie se são verdadeiros (V) ou falsos (F) os padrões morfológicos abaixo, que podem ser observados e foram descritos como variantes do carcinoma papilífero da tireoide. 
( ) Células claras
 ( ) Folicular
 ( ) Oncocítico 
( ) Difuso esclerosante A sequência correta, de cima para baixo, é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q694106 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Sobre as lesões uroteliais invasivas e não invasivas, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. 
( ) Carcinoma urotelial papilífero não invasivo corresponde a uma proliferação de células uroteliais neoplásicas em arranjo papilar, com grupamentos celulares que ultrapassam além da membrana basal, porém não atingem camada muscular própria (músculo detrusor). 
( ) Os tumores não invasivos constituem a grande maioria das neoplasias primárias de bexiga e podem ser separadas em duas categorias, papilífera e plana, as quais são observadas separadamente ou em associação. 
( ) Carcinoma urotelial in situ é uma lesão urotelial plana, com graus variados de espessamento, desprovida de estruturas papilíferas, constituída por células com núcleos pleomórficos grandes e hipercromáticos.
( ) Papiloma urotelial e papiloma urotelial invertido, embora sejam tumores com comportamento biológico benigno, estão inseridos dentro da classificação de lesão urotelial invasiva. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q685798 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Massa de mediastino anterior em paciente masculino, jovem, representada por neoplasia maligna germinativa com imunomarcação positiva para alfa-fetoproteína melhor favorece a hipótese de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q689931 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

No diagnóstico diferencial de neoplasia primária pulmonar pouco diferenciada, melhor favorece o diagnóstico de carcinoma neuroendócrino, pouco diferenciado, a imunopositividade forte e difusa com o anticorpo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q681237 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Adenocarcinoma acinar usual de próstata representado, predominantemente, por glândulas malformadas, fusionadas, aglomeradas e aspecto cribriforme, e menor componente de glândulas bem formadas, melhor representa, respectivamente, o escore de Gleason e o grupo prognóstico ISUP: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q690208 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação à doença de Paget extramamária, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q694212 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação aos tumores de partes moles, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. 
( ) A fasciite nodular corresponde à lesão pseudossarcomatosa e apresenta, à microscopia óptica, bandas onduladas de colágeno ladeadas por células fusiformes. 
( ) O tumor fibroso solitário pode apresentar, à microscopia óptica, padrão vascular hemangiopericitoma-like e imunomarcação positiva para os anticorpos CD34 e STAT6. 
( ) O schwanoma tem crescimento expansivo, desprovido de cápsula, apresentando, à microscopia, zonas Antoni A (celulares) e Antoni B (edematosas e císticas). 
( ) No tumor miofibroblástico inflamatório, a imunomarcação positiva para ALK pode ocorrer em até 50% dos casos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q685348 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Das alterações histológicas abaixo discriminadas, as que melhor representam o quadro morfológico da gastropatia química é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q683382 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

No diagnóstico diferencial dos linfomas não Hodgkin, o seguinte painel imunoistoquímico: positividade para CD5, CD19, CD20, CD43, CD79a, PAX5 e ciclina D1; e negatividade para CD3, CD10, CD23 E Bcl6, melhor favorece ao linfoma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q689270 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Correspondem aos subtipos de HPV mais prevalentes considerados de alto risco, associados à displasia moderada e acentuada, carcinoma in situ e carcinoma invasor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q693411 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Neoplasia bem diferenciada da tireoide com padrão folicular de crescimento, apresentando características nucleares de carcinoma papilar e invasão capsular ou vascular questionável, será melhor classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q693020 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação aos tumores ovarianos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
 ( ) O corpúsculo de Schiller–Duval é encontrado caracteristicamente no tumor de células da granulosa. 
( ) O Struma Ovarii corresponde à variante monodérmica do teratoma imaturo.
 ( ) A marcação imunoistoquímica positiva para a inibina favorece o diagnóstico dos tumores do cordão sexual. 
( ) A complexidade arquitetural e o padrão de invasão expansivo são critérios histológicos para o diagnóstico do tumor mucinoso borderline. A sequência correta, de cima para baixa, é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q682319 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Paciente feminina, 23 anos, apresentando quadro clínico de síndrome de má absorção e dosagem dos anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase positiva, foi submetida a múltiplas biópsias do duodeno. O achado histológico mais provável na biópsia e o respectivo diagnóstico são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q683644 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação às neoplasias do pâncreas, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( )Q) O adenocarcinoma ductal corresponde a cerca de 25% das neoplasias malignas do pâncreas e apresenta curso clínico altamente agressivo. ( ) O pancreatoblastoma apresenta como característica histológica ninhos ou corpúsculos escamoides. ( ) Lesões precursoras conhecidas como neoplasia intraepitelial pancreática correspondem à hiperplasia atípica, hiperplasia papilar, displasia e carcinoma in situ. ( )R) Estroma desmoplásico abundante permeado por glândulas individuais produtoras de mucina permite discutir pancreatite crônica como diagnóstico diferencial. ( )S) Tumor pseudopapilar-sólido corresponde à neoplasia de alto grau de malignidade, com alto índice de recorrência local. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q685645 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Lesão papilífera na mama que se apresenta como lesão única com papilas finas, às vezes ramificadas, com células mioepiteliais ausentes nas papilas e na periferia, exibindo células com características arquiteturais e citológicas de um carcinoma intraductal de baixo grau ou de grau intermediário, com áreas de padrão cribriforme, cujo perfil imuno-histoquímico é: RE e RP positivos (forte e difuso), CK5/6 e CK14 negativos, p63 negativo (nas ramificações papilíferas e na periferia da lesão), corresponde ao diagnóstico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q690046 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em 2016 a Organização Mundial de Saúde publicou um update da classificação de 2007 dos tumores do sistema nervoso central, incorporando parâmetros moleculares bem estabelecidos para a classificação dos gliomas difusos. Neste contexto atual, uma neoplasia cerebral intraparenquimatosa, apresentando perfil imuno-histoquímico/molecular positivo para GFAP, IDH1 e p53; negativo para ATRX; e ausência de codeleção dos cromossomos dos braços 1p e 19q, corresponde ao: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q689017 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Correspondem, respectivamente, a exemplos de dermatite de interface, dermatite espongiótica e dermatite psoriasiforme:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.