Início

Questões de Concursos Médico Anatomia Patológica

Resolva questões de Médico Anatomia Patológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q692177 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

No diagnóstico diferencial entre adenocarcinoma endometrial e adenocarcinoma endocervical, deve-se considerar que o adenocarcinoma: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q692273 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

PEComa foi definido em 2002 pela Organização Mundial de Saúde, sendo atualmente conceituado como um conjunto de neoplasias que exibem características anatomopatológicas e imuno-histoquímicas semelhantes. Dentre as neoplasias citadas abaixo, pertencem ao grupo dos PEComas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q681202 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Biópsia hepática apresentando infiltrado mononuclear intralobular e portal; agregados linfoides no espaço porta; ductos com hiperplasia epitelial, exocitose de linfócitos, vacuolização citoplasmática e estratificação nuclear; no lóbulo apoptose e necrose focal de hepatócitos; esteatose macrovesicular leve a moderada; linfócitos formando cordões perissinusoidais. Esta descrição microscópica melhor representa hepatite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q687783 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação à doença inflamatória intestinal, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( )E) A retocolite ulcerativa (RCU) é caracteristicamente doença do cólon esquerdo, podendo evoluir para pancolite. ( )F) Úlceras longitudinais, sobretudo se conectadas a úlceras transversais, corresponde a aspecto macroscópico característico da doença de Chron. ( )G) A doença de Chron, primariamente, acomete a mucosa e a submucosa com plasmocitose basal. ( )H) Na RCU, granulomas, quando presentes, estão relacionados à criptite. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q684018 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação à doença trofoblástica gestacional, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( )T) Em geral a mola hidatiforme parcial (MHP) apresenta cariótipo triploide, enquanto a mola hidatiforme completa (MHC) é diploide. ( )U) A pesquisa do antígeno p57 para o diagnóstico diferencial entre a MHP e a MHC revela imunomarcação positiva, forte e difusa na MHP. ( ) Curetagem uterina exibindo proliferação de sincício e citotrofoblasto com intensas atipias, vilosidades coriônicas e hemorragia, melhor representa o diagnóstico de coriocarcinoma. ( ) No diagnóstico diferencial entre MHP e o aborto hidrópico, a presença de edema de vilosidades e trofoblasto atenuado ou com proliferação polar melhor favorece o diagnóstico de MHP. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q689656 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Mulher jovem, apresentando adenopatia cervical posterior e febre. No exame histológico do linfonodo, há marcada hiperplasia folicular, proliferação de células B monocitoides e agregados de macrófagos epitelioides paracorticais, rodeando e invadindo centro germinativo; ausência de necrose. Este quadro morfológico melhor representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q686010 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

A classificação genômica do carcinoma mamário, apesar de complexa e de alto custo, revela boa concordância entre seus resultados e aqueles fornecidos pela imunoistoquímica. Assim sendo, é correto afirmar que um carcinoma mamário do subtipo luminal A apresentará como perfil imunoistoquímico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q685073 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao carcinoma do cólon, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( )I) O carcinoma hereditário sem polipose (HNPCC) apresenta mutação germinativa em genes de reparo do DNA. ( )J) O adenocarcinoma medular apresenta, na maioria dos casos, imunopositividade para marcadores neuroendócrinos. ( )K) Infiltrado inflamatório proeminente na periferia do tumor, incluindo a reação linfoide Chron-like, é um indicador de prognóstico desfavorável. ( )L) A via da sequência adenomacarcinoma (APC/beta-catenina) é responsável pela maioria dos carcinomas esporádicos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q687070 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Conjuntiva ocular apresentando estroma com degeneração basofílica do colágeno, focos de calcificação e neovascularização, recoberta por lâmina de epitélio espessado ou atrófico, com atipias reacionais, sem comprometimento da córnea, melhor representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q686487 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Neoplasia renal cística bem delimitada, exibindo septos revestidos por células com citoplasma claro, núcleos pequenos e sem nucléolos evidentes, isoladas ou em pequenos grupamentos, sem crescimento expansivo, áreas sólidas ou necrose. Esta descrição morfológica melhor corresponde ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q689682 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Masculino, 25 anos, dor pleurítica, tosse seca e febre, apresenta derrame pleural à esquerda representado por exsudato, com ADA (adenosina desaminase) elevada. A citologia do líquido revelou efusão linfocítica e esparsas células mesoteliais, podendo ser sugestiva de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q684185 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Pneumonia intersticial bronquiolocêntrica com bronquiolite crônica, infiltrado inflamatório de linfócitos e plasmócitos e granulomas malformados com esparsas células multinucleadas. Esta tríade histológica melhor representa a pneumonia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q683586 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Neoplasia intracraniana de crescimento lento constituída por células epitelioides de médio tamanho, ora com padrão de crescimento sincicial, ora com padrão de crescimento em lençol, entremeadas por finos septos colageneizados, exibindo núcleos ovais com nucléolos evidentes e abundante citoplasma eosinofílico. Observando-se, ainda, frequentes corpos psamomatosos, cerca de 10 mitoses por 10 campos de grande aumento e áreas de necrose. Essa descrição histopatológica corresponde a meningioma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q681691 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao diagnóstico das dermatoses bolhosas, representam, respectivamente, afecção caracterizada por bolha intraepidérmica e subepidérmica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q686982 | Medicina, Médico Anatomia Patológica, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao tumor estromal gastrointestinal (GIST), avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( )M) Tumor fibroso solitário, tumor desmoide e pólipo fibroide inflamatório estão incluídos no diagnóstico diferencial. ( )N) Tamanho do tumor, índice mitótico e local primário de origem são parâmetros utilizados na estratificação de risco de progressão de doença. ( )O) A imunomarcação positiva para CD117 não necessariamente é indicativa da mutação do gene KIT e, inversamente, a mutação KIT pode estar presente na ausência de positividade para CD117. ( )P) A positividade para o marcador DOG1 apresenta alta sensibilidade e alta especificidade. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.